sábado, 13 de novembro de 2010

Abiatar - Resumo Semanal - 13/11/2010 a 13/11/2010

ABIATAR, O SACERDOTE
Resumo Semanal - 07/11/2010 a 13/11/2010


Ivanaudo Barbosa

Objetivo deste estudo: Mostrar que nosso destino é decidido pelas nossas escolhas.
Verdade Central: Nossas escolhas determinam nosso futuro nesta vida e na vida futura.

Introdução
Nesta semana estudaremos a vida do sacerdote Abiatar. Em nosso estudo, algumas perguntas interessantes são levantadas. As principais são: As pessoas estão destinadas a cumprir tarefas pré-estabelecidas por Deus, ou elas têm direito à escolha? Por que alguns vão bem a vida toda e, de repente, tem um fim tão triste no ocaso da vida? Abiatar se tornou um exemplo do que não fazer. Por toda a vida ele foi leal a Deus e a Davi. Mas, no fim, escolheu um caminho diferente.

Esse caminho o levou a perder sua posição como sacerdote e ele teve uma aposentadoria compulsória. Não foi morto porque Salomão disse que o pouparia por ter ele sido leal ao seu pai Davi. Vamos conhecer Abiatar, o sacerdote, e tirar de sua história lições preciosas para nossa vida.

I. Uma apresentação de Abiatar
Era filho do sumo sacerdote Aimeleque, da tribo de Levi e da linhagem de Eli (1Sm 14:3; 22:11; 23:6). Seu nome significa “Pai de Excelência” ou “Pai de Mais do Que o Suficiente” indicando superabundância. Ele viveu durante os reinados de Saul, Davi e Salomão e, durante o reinado de Davi, se tornou sumo sacerdote. Tinha dois filhos, Jonatã e Aimeleque (o mesmo nome do pai de Abiatar; 2Sm 15:27, 36; 8:17). Abiatar foi criado em Nobe, “a cidade dos sacerdotes”, a curta distância de Jerusalém, quando o rei Saul mandou que Doegue, o edomita, matasse seu pai, o sumo sacerdote Aimeleque, e outros 85 sacerdotes.

No dia do massacre, não sabemos como, mas Abiatar conseguiu escapar e fugiu para Davi, que também estava fugindo de Saul. Ao fugir, levou consigo o “Efode” que continha o Urim e o Tumim. Provavelmente, esse Efode fizesse parte das vestimentas de seu pai Aimeleque (1Sm 23: 9 a 12). Abiatar atuou ao lado de Davi por cerca de 40 anos. Mas, nos anos finais de sua vida, ele foi na contramão do plano de Deus. Davi indicou por vontade divina Salomão para ser seu sucessor, mas Abiatar contrabandeou para o lado de Adonias, o irmão mais velho de Salomão, com Joabe, o general do exército de Davi. Após a entronização de Salomão, este baniu Abiatar para Anatote, onde viveu seus últimos anos destituído do sacerdócio.

Comente com seus alunos sobre tradições:
Abiatar estava certo quando considerou a tradição. Quem deveria ser o sucessor de Davi, seria Adonias. Mas Deus foi claro em dizer que seria Salomão. A tradição deve ter seu lugar em nossa igreja. Mas quando ela deixa de ser relevante?

II. Uma vida dedicada ao sacerdócio ao lado de Davi
Abiatar foi um sacerdote leal a Davi por cerca de 40 anos. Seus primeiros anos ao lado de Davi foram vividos no deserto fugindo de Saul. Viveu a crise da tentativa de Absalão em fazer guerra contra Davi e se tornou um dos conselheiros de Davi. Vejamos alguns marcos importantes na vida de Abiatar:
1. Salvou o Efode sagrado ao fugir do massacre de Saul. (O Efode era uma vestimenta sagrada que continha as duas pedras Urim e Tumim, pelas quais o sacerdote consultava a Deus sobre negócios e decisões importantes).
2. Abiatar participou com outros sacerdotes do privilégio de levar a arca de Jeová da casa de Obede-Edom para Jerusalém (2Sm 6:12; 1Cr 15:11, 12).
3. Além de ter sido sumo sacerdote, ele estava incluído no grupo de conselheiros de Davi (1Cr 27:33, 34).
4. Participou da reorganização das festividades anuais de Israel.
5. Na conspiração de Absalão, Abiatar novamente apoiou Davi quando as circunstâncias obrigaram o rei a fugir de Jerusalém. Ele permaneceu leal a Davi em meio aos perigos.
6. Depois da morte de Absalão, Abiatar e Zadoque serviram como intermediários para providenciar a volta de Davi à capital (2Sm 19:11-14).
7. Abiatar, como sacerdote, permaneceu em Jerusalém como intercessor, enquanto Davi e os que permaneceram leais a ele fugiam de Absalão. Abiatar compreendia muito bem as lutas pelas quais Davi passou, uma vez que viveu os mesmos dramas nos desertos como fugitivo. É um quadro perfeito de Jesus que, viveu nossas lutas e nossos dramas. Isso O qualifica para ser perfeito intercessor.

Medite com sua classe:
1- Por que a humanidade de Jesus é tão importante sendo Ele nosso intercessor?

III. Escolha pessoal ou predestinação?
Este tópico talvez seja um dos mais difíceis de ser entendido no assunto desta semana, porque, APARENTEMENTE, dá uma ideia de predestinação. Vamos aos fatos: Abiatar serviu a Deus nas atividades sacerdotais por cerca de 40 anos. Desde os dias de Saul, Davi, passando pela rebelião de Absalão e terminando seus dias frustrado na terra de Anatote, aposentado compulsoriamente por Salomão. A primeira pergunta que nasce é: Tinha que ser assim, ou poderia ter sido diferente?

Vamos relembrar a história: Nos dias de Samuel, Deus pronunciou a seguinte profecia a respeito do sacerdócio na linhagem de Eli: Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado Eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de Mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de Mim tal coisa, porque aos que Me honram honrarei, porém os que Me desprezam serão desprezados. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa… E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Fineias; ambos morrerão no mesmo dia. E Eu suscitarei para Mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o Meu coração e a Minha alma, e Eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do Meu ungido. E será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um bocado de pão…” (1Sm 2:30-36 ).

É verdade que a profecia apontava o dia em que a linhagem de Eli seria extirpada do sacerdócio. Mas não diz que seria com Abiatar. A profecia não foi dada por um capricho pessoal, nem por uma determinação arbitrária da parte de Deus. Veja a parte grifada no verso 30 onde diz claramente que Deus desejava que o sacerdócio de Eli fosse contínuo. Mas seriam extirpados e substituídos pela infidelidade deles mesmos. (Aos que Me honram honrarei, porém, os que Me desprezam, serão desprezados.) Então, vem a última pergunta: Por que foi acontecer com Abiatar? Resposta: Porque ele se tornou infiel. Agora vem a consideração final sobre este ponto: Deus sabia que Abiatar cumpriria a profecia? Sem dúvida. Deus é soberano e onisciente. Ele sabia que seria com Abiatar, mas a escolha de ser Abiatar foi dele mesmo. Então, qual foi mesmo o problema de Abiatar?

1- Ignorância – ele não sabia. Então, foi somente um erro de estratégia. Nesse caso ele foi vítima de uma escolha errada.
2- Teimosia – ele sabia, mas queria fazer de seu jeito. A escolha de Adonias era um capricho dele (talvez interesse político).
3- Desrespeito – Davi já estava velho, então Abiatar decidiu que não mais o respeitaria.
4- Autossuficiência – Ele já não dependia tanto de Deus. Ele mesmo sabia qual era a melhor escolha. E para ele a melhor escolha era Adonias e não Salomão.

Pelo exposto acima, podemos saber o que aconteceu. Todas as respostas estão certas, menos a primeira. Ele não era ignorante do assunto. Deus já havia determinado que Salomão seria o sucessor de Davi com palavras inequívocas: “Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias. Ele edificará uma casa ao Meu nome, e Me será por filho, e Eu lhe serei por Pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre” (1Cr 22: 9 e 10). Então, Abiatar foi teimoso, desrespeitou o que Deus já havia dito, e foi autossuficiente aliando-se a Joabe para confirmar Adonias como rei de Israel.

Concluindo: Ao cumprir a profecia de Samuel, ele o fez por decisão e escolha pessoal e não por predestinação arbitrária da parte de Deus.

Converse com os alunos:
1. E então, usando este raciocínio, Deus sabe quem vai se salvar e quem vai se perder?

(Resposta para ajudar o professor) – Claro que sim! Deus é onisciente. Entretanto, pelo fato de Ele saber quem vai ser salvo ou perdido, isso não determina os fatos. A decisão final continua sendo uma questão de escolha pessoal de cada um.
2. A história de Abiatar mostra que Deus pode escolher quem Ele quer? Ele escolheu por exemplo que o sacerdócio com a casa de Eli seria exterminado?

(Resposta para ajudar o professor) – Em primeiro lugar é certo e verdadeiro que Deus escolhe algumas pessoas ou famílias para deveres ou tarefas específicas. Nesse caso, vale a soberania de Deus. O que a Bíblia ensina é que Ele escolhe pessoas específicas para tarefas específicas. Mas não há escolhas de pessoas específicas para serem salvas ou perdidas. Em segundo lugar, mesmo as pessoas específicas que Deus escolheu ou rejeitou para tarefas específicas, Ele o fez com base em Seu conhecimento do que a pessoa escolheria ser posteriormente.

Conclusão – Nossa missão como igreja é pessoal
A Bíblia nos chama de reis e sacerdotes (1Pe 2:9). Se Abiatar foi um sacerdote a serviço de Deus, ele nos legou um exemplo do que devemos fazer.Vejamos o que aconteceu em sua vida:

Como sacerdote, ele vivia na presença de Deus. Somos desafiados a isso hoje também.2- Abiatar era um intercessor. Somos chamados a interceder por aqueles que ainda não conhecem Jesus como seu Salvador pessoal. Nossa intercessão consiste em orar e encaminhar as pessoas a Jesus, o Cordeiro de Deus.3- Ao estar dentro de Jerusalém por ocasião da rebelião de Absalão, Abiatar levou, pelos mensageiros, boas-novas a Davi, que estava fugindo. Hoje, somos chamados a levar as boas-novas do evangelho aos que estão em trevas. Então, nossa tarefa como sacerdotes do Deus altíssimo está bem definida no Novo Testamento.

Ivanaudo Barbosa Oliveira é Secretário e Ministerial da União Nordeste-Brasileira

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Abiatar - 12/11/2010 a 13/11/2010

Sexta, 12 de novembro

Opinião
O superstar desconhecido


Sempre desejei ser uma superstar. Acho que, no fundo, todos desejamos ser alguém. Contudo, “sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você”.* Portanto, é melhor ser simplesmente o que Deus planejou que você fosse. Nem todos podemos ser super-heróis; senão não haveria nenhuma pessoa comum para ser salva.

Você poderia dizer que a viúva mencionada em Marcos 12 não era ninguém. Nem mesmo sabemos seu nome, e ela possuía somente duas moedas para seu sustento. Contudo, ela as entregou a Deus. Ela se tornou estrela em uma das histórias de Jesus, e as pessoas continuam a aprender grandes lições com ela.

E há também Abiatar. Ele era um sacerdote que servia durante o tempo do rei Davi. Ofereceu sacrifícios em seu favor e ajudou a trazer a arca de Deus de volta a Jerusalém (2Sm 15:24). Não ouvimos muito sobre ele, mas exatamente como num quebra-cabeça, quer sejamos uma peça grande ou pequena, todos somos necessários para completar o quadro.

A mãe de Tiago e João desejava que seus filhos fossem superstars. Ela solicitou que Jesus lhes permitisse sentarem-se cada um de um lado de Seu trono no reino (Mt 20:21). Contudo, através dela, Jesus nos lembra a considerarmos se podemos ou não lidar com o que pedimos, e que se desejamos ser os primeiros, precisamos estar dispostos a ser os últimos (versos 22, 27).

Na verdade, Deus requer que todos os tipos de pessoas cumpram Seu maravilhoso plano cósmico. É um plano muito maior que qualquer um de nós, portanto Ele precisa de grandes, pequenos, ricos e pobres para realizar sua vontade. Ele sabe o que está fazendo. O poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza (2Co 12:9). Na verdade, o poder de Deus se aperfeiçoa nas pessoas que ficam no pano de fundo.

Você ainda deseja ser um superstar? Você já é um! Deus o ama imensamente. Ele é o Rei, e você é Seu filho (1Jo 3:1)!

*Max Ehrmann, Desiderata, c.1920. Disponível em: http://www.fleurdelis.com/desiderata.htm (acessado em 9 de setembro de 2009).

Mãos à obra

1. Entrar em contato com um líder de sua igreja e deixar essa pessoa saber que você a está apoiando em oração e, se necessário, está à disposição para ajudá-la.
2. Pesquise quais eram os deveres dos sacerdotes sob a lei de Moisés. Veja, por exemplo, Êxodo 28-30 e Números 18.
3. Reflita em pessoas que você já conheceu que viveram uma vida íntegra, apesar de terem tido oportunidades de comprometer seus princípios.
4. Relate a história de como Deus tem guiado e protegido você, mesmo quando os eventos poderiam tê-lo prejudicado.

Cheryl Stewart | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Abiatar - 11/11/2010 a 13/11/2010

Quinta, 11 de novembro

Aplicação
Preparados para uso santo


Podemos discutir se Abiatar estava ou não preparado para ser o sumo sacerdote. Contudo, precisamos também perguntar a nós mesmos se estamos preparados para ser filhos de Deus. Abaixo estão várias maneiras em que podemos estar preparados para a obra que Ele tem para fazermos:

Siga a direção de Deus em Sua Palavra (2Tm 3:16, 17). Quando tomamos o nome de cristãos, não podemos permanecer como estamos. Através da habitação do Espírito Santo, somos transformados à imagem de nosso Criador. Estudar a Palavra de Deus e aplicá-la a nossa vida é essencial para essa mudança.

Esteja disposto a mudar (Ez 36:22-28). Como povo de Deus, precisamos reconhecer que há um padrão que precisamos alcançar para ser considerados perfeitos por Jesus, nosso Senhor. A perfeição vem apenas de Deus, mas precisamos estar preparados para recebê-la dEle.

Reonheça que só Deus pode tornar você perfeito (Sl 18:32; Jo 17:23; 1Ts 5:23). Às vezes somos incapazes de discernir imediatamente Sua vontade para nossa vida; mas, se estivermos dispostos, Ele guiará nossos passos ao andarmos com Ele e Lhe permitirmos que nos guie. É importante nos lembrarmos de que esse processo dura toda uma vida.

Confie nEle (Sl 91:2; Pv 3:5, 6). É-nos assegurada Sua proteção quando fazemos isso.

Creia no poder dAquele que o(a) fortalece (Fp 4:13). Aqui é importante nos lembrarmos de que, por nós mesmos, nada podemos fazer (Jo 15:5).

Ande de maneira digna do elevado chamado (2Ts 1:11). Não siga o exemplo de Abiatar. Ele seguiu a Deus só por algum tempo. Após sua fidelidade na juventude, ele se colocou contra o ungido de Deus. Conserve os olhos em Jesus. Contemplando-O, seremos transformados (2Co 3:18).

Mãos à Bíblia

5. Após se tornar rei, como Salomão lidou com Abiatar e que razões ele deu? 1Rs 2:26, 27

Uma leitura superficial do verso pode dar a impressão de que Abiatar foi despedido por causa de uma profecia feita a Eli 100 anos antes (1Sm 2:30-36). Mas, na realidade, Deus sabe que escolhas livres faremos.

6. Compare essa história com a de Judas. Que princípio semelhante esteve em ação em ambos os casos? Explique essa predição à luz da remoção de Abiatar como sacerdote. Mt 26:14-16, 20-25

O fato de que Jesus sabia, desde o princípio, que Judas o trairia não O levou a afastá-lo. Como Abiatar, Judas não estava preparado para aceitar a vontade de Deus. A presciência não se traduz automaticamente em predestinação divina. As pessoas têm escolhas, como fizeram Judas e Abiatar. A presciência de Deus a respeito dessas escolhas não limita nossa liberdade de fazê-las.

Howard Kelly | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Abiatar - 10/11/2010 a 13/11/2010

Quarta, 10 de novembro

Evidência
Viva o nome


O nome de Abiatar significa “o pai da abundância”, ou “o pai é preeminente”. Será que ele viveu à altura de seu nome? Meu primeiro nome significa “alguém que aprecia seu passado”. Também tenho outro nome: Christian, que significa “seguidor de Cristo”. Tento viver à altura das expectativas de ambos os nomes. Contudo, a lição desta semana me ensina que é mais importante que eu viva à altura do nome de Cristo.

Quando aceitei a Cristo, Ele disse: Sanjo “você é uma pessoa escolhida, um sacerdote real, você pertence a Deus, para que possa declarar os louvores dAquele que chamou você das trevas para Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, parafraseado). Sim, pertenço a Deus. Portanto, é exigido muito mais de mim, porque muito me foi dado.

Você está vivendo à altura de seu nome como cristão? “Consagre-se a Deus pela manhã. Faça disso sua primeira atividade. E ore: ‘Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo e permite que toda a minha obra se faça em Ti’*. Essa é uma questão diária. Cada manhã consagre-se a Deus para esse dia. Peça-Lhe que examine todos os seus planos, para que eles sejam levados avante ou não, conforme a indicação de Sua providência. Assim, dia a dia poderá entregar às mãos de Deus a sua vida, e ela se tornará cada vez mais semelhante ao modelo de Jesus” (Ellen G. White, Caminho a Cristo: em linguagem atualizada, p. 70).

Coloque sua vida nas mãos dEle – viva o nome!

* Matthew Henry, Comentário sobre 1 Pedro 2, Blue Letter Bible. http://www.blueletterbible.org/commentaries/comm_view.cfm?AuthorID=4&contentID=1839&commInfo=5&topic=1%20Peter&ar=1Pe_2_9 (acessado em 8 de setembro de 2009).

Mãos à Bíblia


4. O que pode ter levado Abiatar, que era tão leal a Davi, a se unir a Adonias contra a escolha de Salomão?

Salomão não era o filho primogênito. Portanto, costumeiramente, não teria sucedido seu pai como rei. Adonias achava que, legalmente, o trono era dele. Consultou Joabe e Abiatar, e eles lhe deram apoio (1Rs 1:7).

Filho de Bate-Seba, Salomão era mais moço que Adonias e tinha uma história familiar vergonhosa. Mas era amado por Deus (2Sm 12:24) e havia sido escolhido como sucessor de Davi (1Cr 22:9, 10). Diante dessa escolha incômoda, pode ser que Abiatar não pudesse aceitar o escândalo público que a escolha causaria, e, então, recorreu à tradição, em vez de aceitar a vontade revelada de Deus.

Sanjo Jeffrey | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Abiatar - 09/11/2010 a 13/11/2010

Terça, 9 de novembro

Testemunho
Busque a Deus novamente


Muito embora Abiatar tivesse se posicionado contra Salomão como o herdeiro ao trono apontado por Deus, o Senhor poupou sua vida “em atenção ao seu ofício e anterior fidelidade para com Davi; mas foi rebaixado da função de sumo sacerdote, que passou à linhagem de Zadoque” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 749). Como todos os servos de Deus antes de nós, também cometemos erros. É confortador notar que, como no caso de Abiatar, conquanto precisemos enfrentar as consequências, Deus nos dá uma segunda chance. Da mesma forma, quando Abrão mentiu sobre o fato de Sarai ser sua esposa, Deus ainda cumpriu Sua promessa a ele tornando-o uma grande nação. Você já fez algo contra Deus? Que esses exemplos encorajem você a buscá-Lo uma vez mais.

Deus pode e irá mudar sua vida se você deixar que Ele o faça. Jacó era um ladrão de primogenituras, mas Deus mudou seu nome, de “usurpador” para “Israel”, que significa “aquele que luta com Deus”. Há um pouco de Abiatar em todos nós. Assim, a fim de que tenhamos nosso nome mudado e a vitória ganha, precisamos buscar a Deus em nossas dificuldades com um coração quebrantado e contrito (ver Sl 51:17).

“Do [Salmo 51] podemos aprender que curso seguir se nos separamos do Senhor. ... Davi confessou seu pecado e humilhou o coração, declarando que Deus é justo em todo o Seu trato” (Ellen G. White, Comentários no SDA Bible Commentary, v. 3, p. 1147).

“Um homem incorre em culpa por prejudicar o próximo, mas sua principal culpa é o pecado que ele cometeu contra o Senhor, e a má influência de seu exemplo sobre outros. O sincero filho de Deus não irá tratar com indiferença nenhum de Seus requisitos” (Ibid.)

“Não é seguro fecharmos nossos olhos e endurecermos nossa consciência, de forma que não vejamos ou percebamos nossos pecados. Precisamos entesourar as instruções que temos recebido com respeito ao detestável caráter do pecado, a fim de que possamos nos arrepender de nossos pecados e confessá-los” (Ibid.)

Mãos à Bíblia

2 Samuel 15–18 conta a triste história de Absalão, o filho de Davi que se rebelou contra o governo de seu pai. Davi decidiu fugir para não transformar Jerusalém em um campo de batalha.

3. Leia 2 Samuel 15:13-29. O que esta passagem nos ensina sobre o caráter de Davi, mesmo nesse momento de perigo? Que papel teve Abiatar nesse episódio?

Carlington A. Clarke | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Abiatar - 08/11/2010 a 13/11/2010

Segunda, 8 de novembro

Exposição

O chamado


O chamado para o sacerdócio (Hb 5:1). A transliteração hebraica kehunnah (“sacerdócio”) se refere ao ofício ou função de um sacerdote. O ofício ou função tem um objetivo definido. Portanto, o chamado não visava a dar status, mas a cumprir um propósito específico. Da mesma forma, um indivíduo não era chamado ao sacerdócio com base em sua popularidade, capacidade intelectual ou adesão ao status quo. Sua responsabilidade era cumprir a vontade de Deus ao auxiliar no processo de redenção. A transliteração hebraica kahan (“sacerdote”) significa “mediar em serviços religiosos”. O sacerdote, portanto, devia ser o representante de Deus, instalado para mediar em favor do povo. Hebreus 5:1 declara: “Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados”. Condescender com atividades que fossem contrárias aos propósitos de Deus, portanto, resultava em sérias consequências.

O chamado para mediar (Ex 20:19). A pressuposição do papel do sacerdote é melhor compreendida pela definição de pecado como uma distorção da ordem divina na Criação e um rompimento da comunhão entre Deus e os seres humanos (o relacionamento vertical). Consequentemente, Deus, em Sua misericórdia, reagiu ao problema do pecado (mal), iniciando um sacerdócio. Durante o período do Antigo Testamento, os sumos sacerdotes faziam expiação a Deus em favor do povo. O serviço do sumo sacerdote tinha duplo papel. Êxodo 20:19 diz: “Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos”. Isso ilustra a gravidade do mal e a necessidade de um mediador.

Os regulamentos do chamado (Ex 28:4). O sacerdócio é caracterizado por numerosos e detalhados regulamentos. Era requerido que o sumo sacerdote e os sacerdotes subordinados se vestissem de acordo com certas especificações a fim de refletir o conceito de santidade.

O chamado para Abiatar (1Rs 1:5-10; 2:27; 1Cr 15:11). Durante o reinado de Davi, Abiatar foi nomeado sacerdote. Ele mostrou lealdade ao rei Davi, o que demonstrou quando levou a arca da aliança e partilhou das dificuldades do rei (1Rs 2:26). Enquanto estava fazendo o que era certo aos olhos de Deus, foi protegido por Ele, e seus deveres sacerdotais foram preservados. 1 Samuel 22:17-20 traz a narrativa de quando Saul resolveu matar todos os sacerdotes de Deus, mas Abiatar foi o único que escapou. Isso indica a proteção de Deus sobre a vida de Abiatar. Contudo, Abiatar demonstrou um comportamento errôneo quando aprovou ilegalmente a nomeação de Adonias como rei. Este é um claro exemplo de como escolhas erradas podem desqualificar uma pessoa para o sacerdócio.

Em princípio, os desafios que Abiatar enfrentou não são diferentes dos que enfrentamos hoje. Talvez o risco de se colocar ao lado do direito e perder amigos em resultado disso tenha sido demais para Abiatar; ou talvez a falta de dedicação em sua relação com Deus o tenha deixado vulnerável ao mal.

Nós também somos membros do sacerdócio, como é dito em 1 Pedro 2:9; e a instrução é que anunciemos “as grandezas dAquele que ... [nos] chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (NVI).

A essência do chamado (1Pe 2:9; 2Co 3:18). A definição da natureza intrínseca do chamado não deve ser compreendida meramente no contexto de “fazer”. Não é difícil, nem mesmo incomum, que indivíduos condescendam com o fingir ser religiosos puramente com o intuito de criar uma impressão que agrade as multidões. Esse tipo de comportamento indica atos baseados no dever, em vez de no relacionamento. O chamado é melhor entendido no contexto de “ser”. “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados” (2Co 3:18), indicando assim um estado em que o ser é transformado de glória em glória pelo Espírito do Senhor. A frase “estamos sendo transformados” vem do grego metamorphoo, que significa “mudar de forma”. Assim, pode ser aplicado o princípio homilético do desenvolvimento espiritual. A vida transformada capacita a pessoa a viver em vitória e a exercer o ofício do sacerdócio com retidão.

É Deus que escolhe nos nomear para servir no sacerdócio. Consequentemente, não devemos considerar o ofício como algo comum. Devemos cultivar uma paixão proporcional ao chamado. É esta paixão que nos impele a permanecer comprometidos com Deus e a partilhar fielmente Seu evangelho com outros. No final, nosso compromisso com Ele nos capacitará a fazer as escolhas certas.

Mãos à Bíblia

2. Quais eram algumas das funções de Abiatar como sacerdote? 1Sm 23:9-13; 2Sm 15:24; 17:15-22

Além de atuar na função sacerdotal, Abiatar havia passado por trauma pessoal e, como Davi, era um refugiado sem-teto. Isso o permitia entender as frustrações, temores e traições que Davi e seus homens devem ter frequentemente sentido devido à contínua perseguição. No Novo Testamento, o autor de Hebreus nos diz que Jesus pode ser nosso Sumo Sacerdote por identificar-Se completamente conosco (Hb 2:17).

Rory Mendez | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

domingo, 7 de novembro de 2010

Abiatar - 07/11/2010 a 13/11/2010

ABIATAR


“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Prévia da semana: Abiatar tem dois momentos marcantes em sua vida, um positivo e outro negativo. Sua vida revela que Deus enxerga a vida toda e não nos rejeita, considerando atos isolados. Por outro lado, uma vida de dedicação pode ser destruída por atos impensados.

Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, p. 746–755; Educação, p. 51–70.

Domingo, 7 de novembro

Introdução

Para que não nos esqueçamos


Ogan chamou a atenção do Grande Clã pela primeira vez com a idade de 15 anos. Ele havia vivido em pobreza com sua família em uma das mais remotas partes do país. Mas era incrivelmente brilhante. Seu pai, analfabeto, observava sua menta arguta, como ele era capaz de recordar os nomes de todas as plantas em sua aldeia e todas as histórias que lhe haviam sido contadas. Seu pai esperava que um dia um membro do Grande Clã viria até a aldeia deles e reconheceria o potencial de Ogan. E foi exatamente isso que aconteceu.

Agora, Ogan era o Grande Mestre do Grande Clã. Ele respondia às perguntas de todos sobre ciência, filosofia, literatura e direito. Contudo, o líder do Grande Clã estava ficando agitado. Ele não via Ogan se preparar para voltar a sua aldeia a fim de procurar um sucessor. E não podia sugerir a Ogan que estava mais ou menos na época de fazer isso. Se o fizesse, estaria comprometendo o juramento que fizera ao assumir seu cargo, e a morte seria inevitável.

Ogan, semelhante em alguns aspectos ao Sacerdote Abiatar, não apenas tinha uma responsabilidade para consigo mesmo, mas para com o cargo ao qual havia sido chamado. Abiatar “escapou e fugiu para juntar-se a Davi”. Davi lhe assegurou: “Fique comigo, não tenha medo. ... Você estará a salvo comigo" (1Sm 22:23). A presença de Abiatar foi de grande importância para Davi. Ele consultou ao Senhor através do sacerdote. O Senhor disse a Davi um grande “sim” e, com isso, Davi recuperou tudo o que havia sido tomado pelo inimigo. Abiatar tinha uma experiência real com Deus. Das centenas de sacerdotes mortos por Saul, só ele escapou.

Esta semana, aprenderemos com Abiatar que “Deus requer nosso serviço. Há responsabilidades para cada um; e só podemos cumprir a grande missão da vida quando essas responsabilidades forem amplamente aceitas, e fiel e conscienciosamente desempenhadas” (Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 37). Enquanto estuda, pergunte a si mesmo: Como cristão, quais são minhas funções sacerdotais? Deus pode contar comigo para esse fim?

Mãos à Bíblia


1. Leia 1 Samuel 21:1-9 e 22:6-23 e responda às perguntas seguintes:

(a) Que mentira Davi contou a Aimeleque?

(b) O que aconteceu com Aimeleque em resultado de sua confiança em Davi?

(c) Como Saul procurou dirigir seus homens contra Davi?

(d) Como Aimeleque respondeu a Saul quanto ao caráter e fidelidade de Davi?

(e) O que essa história nos diz sobre o caráter vingativo e degenerado do rei Saul?

(f) Por que Doegue, um estrangeiro, fez o que os servos de Saul se recusaram a fazer?

(g) Como Davi reagiu à notícia do massacre? A resposta foi correta?

(h) Que promessa Davi fez ao filho de Aimeleque que conseguiu escapar?

Luan Debbie Hamilton-Bogues | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,