sábado, 4 de dezembro de 2010

O “Homem de Deus” - Resumo Semanal - 04/12/2010 a 04/12/2010

O HOMEM DE DEUS
A OBEDIÊNCIA NÃO É OPCIONAL
Resumo Semanal - 28/11/2010 a 04/12/2010


Ivanaudo Barbosa

Objetivo deste estudo: Mostrar as características de um mensageiro de Deus.

Verdade central: Um mensageiro de Deus

Texto: 1 Reis 13


Introdução
A lição descreve a obra, a mensagem e o envolvimento do mensageiro de Deus com as pessoas, com a mensagem que ele leva e com o próprio Deus. Em nosso estudo, vamos tentar responder a quatro perguntas importantes:
1. É você um mensageiro de Deus?
2. Que mensagem você está levando?
3. Como é o seu envolvimento com as pessoas que estão recebendo sua mensagem?
4. Você tem sido fiel e obediente ao levar a mensagem de Deus?


Contexto: Após a morte de Salomão, seu filho Roboão assumiu seu lugar (1Rs 12:1). No dia da festa de coroação, os representantes das tribos foram pedir que ele diminuísse os impostos que seu pai havia introduzido – e eram muitos. Roboão não atendeu ao pedido deles e, ainda, os ameaçou com mais dureza e mais impostos (1Rs 12:14, 15). Essa decisão motivou uma revolta das 10 tribos do Norte e, consequentemente, a separação da tribo de Judá. Imediatamente elegeram e coroaram Jeroboão, filho de Nebate, como o novo rei da recém-criada dinastia do reino do Norte. O reinado de Jeroboão começou no ano 930 a.C., e durou 22 anos em Israel. Receoso de perder o controle sobre as tribos e movido pela conveniência política, esse rei construiu dois pólos de culto, adoração e sacrifícios – um em Dã, no norte, e outro em Betel, no sul. Com essa decisão e, por medo de perder o trono, ele tentou impedir o relacionamento do seu povo com seus irmãos e com o templo de Jerusalém. Quando você dá um passo na direção errada, ou retorna ou vai cada vez mais distante do alvo que deseja alcançar. Foi exatamente isso que aconteceu. Veja os passos que se seguiram:



- Jeroboão edificou dois lugares de culto. Mas Deus havia designado o templo em Jerusalém como o lugar de culto (Note o primeiro passo na direção errada).

- Nesses lugares de culto, ele colocou bezerros de ouro, uma forma de atrair o povo (1Rs 12:28; mais um passo na direção da idolatria e afastamento de Deus).

-Para os sacrifícios, ele precisava de sacerdotes. Mas estes se recusaram a oficiar à margem do verdadeiro culto no templo em Jerusalém (2Cr 11:13-16) Ellen White diz: “O rei havia procurado persuadir os levitas, alguns dos quais estavam vivendo em seus domínios, a servir como sacerdotes nos altares recém-erguidos em Betel e Dã; mas, nessa tentativa, ele foi ao encontro do fracasso” (Profetas e Reis, p. 101. Mais um passo na direção errada).

- Tendo fracassado em convencer os sacerdotes, ele elegeu sacerdotes dentre o povo comum, e sem condições morais para exercer o ofício sagrado (1Rs 12:31; Mais um passo...).

Nesse contexto, tendo perdido o rumo da verdadeira adoração, o rei Jeroboão em pessoa se atreveu a oficiar como sacerdote, queimando incenso sobre o novo altar de Betel (SDABC, v. 2, p. 795; Mais um passo para a derrocada final).

- A história de hoje começa aqui. Enquanto Jeroboão, com sua comitiva real, se dirigia a Betel para esse sacrifício proibido, Deus enviou um mensageiro, partindo de Judá, para se encontrar com o rei no exato momento dos sacrifícios. Quando o rei atrevidamente iniciava o processo, a voz do homem de Deus quebrou o silêncio, e todos ouviram sua voz firme ecoar naquele momento: “Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti”(1Rs 13:2). Vejamos o que aconteceu nas cenas seguintes:



I. O Mensageiro de Deus tinha uma mensagem vinda de Deus

Note como o texto sagrado é claro. “Por ordem do Senhor, veio um mensageiro de Judá a Betel...” (1Rs 13:1). A mensagem de Deus era a verdade presente para aquele momento. O Senhor estava DESAPROVANDO a atitude do rei, o culto e a idolatria. Além da desaprovação, Deus estava profetizando um juízo vindouro sobre todos os envolvidos nesse processo (1Rs 13:2). A reação do rei foi imediata. Ele mandou prender o profeta, o mensageiro de Deus (v. 4). Mas sua mão ficou seca e paralisada. Para mostrar que sua mensagem era divina, o homem de Deus deu um sinal. Ele disse: “O altar se fenderá e as cinzas se derramarão”... “e isso aconteceu na presença de todos” (v. 3, 5) Com estes esclarecimentos, nesta ordem, chegamos às seguintes conclusões:



- A mensagem que o homem de Deus trouxe era a Palavra de Deus (1Rs 13:1).

- A mensagem dele foi específica (1Rs 13:1, 2).

- Disse o que aconteceria no momento – O altar se fenderia e as cinzas se derramariam.

- Profetizou o que aconteceria no futuro, depois de 300 anos.

- Mencionou até o nome do rei que seria o reformador – Josias.



Diante deste quadro apresentado, tiramos as seguintes lições:



- Nossa mensagem deve ser específica.

- Não devemos pregar sermões duvidosos, não devemos pregar sermões dúbios nem mensagens humanas.

- O sonido da trombeta deve ser claro.

- Então, se você é ancião, pregador, professor da Escola Sabatina, estude para pregar. Se você é pastor, visite o povo para saber quais são suas reais necessidades.

- A mensagem deve ser clara, concisa e específica. Leve a mensagem a todos. Ricos e pobres, cultos e iletrados. Não faça adaptações da mensagem para agradar o rei ou o grande.

- O quadro do grande conflito estava diante de todos naquele momento. Tenha este quadro diante de você ao pregar.



II. O mensageiro de Deus não é uma pessoa vingativa – Ele não revida

Ao estender o braço e ordenar a prisão do homem de Deus, o rei estava usando sua autoridade humana para desafiar a autoridade divina. O ato de estender o braço está relacionado com a autoridade. Moisés estendia o braço cada vez que Faraó desafiava a Deus. Então, um novo milagre aconteceu (Êx 1–14). Satanás sugeriu que Deus estendesse Seu braço sobre Jó (Jó 1:11). Os profetas Ezequiel e Sofonias falaram do braço de Deus estendido, como juízos que cairiam sobre os rebeldes (Ez 6:14; Sf 1:4; Ver Gerald Klingbeil, Histórias Poco Contadas, p. 107). Mas, ao ver seu braço ressecado, o rei em desespero PEDIU ao homem de Deus que orasse ao Senhor pela recuperação de seu braço. O homem de Deus orou, e o braço do rei foi curado na mesma hora (v. 6).


Conclusões:

- Embora o rei fosse seu inimigo, quisesse prendê-lo e talvez até matá-lo, quando precisou dele, o homem de Deus orou por seu inimigo. Que belo exemplo! (1Rs 13:6, 7.)

- Você vai lidar com pessoas que não gostam de você. Tendo oportunidade, trate-as bem, não deixe apagar a chama do amor cristão, ore por elas, jamais seja vingativo. Infelizmente, há em nossas igrejas, e em nossas instituições, pessoas vingativas. O mensageiro de Deus não tem esta característica.

- Aos pastores, anciãos e líderes: Ao disciplinar um faltoso, talvez aquele que desrespeitou você, trate-o como aquele que mais precisa de cuidado, amor e atenção. Nunca aja com vingança, porque o homem de Deus não precisa se vingar.

- Em última instância, quem curou a mão do rei foi o próprio Deus, que estava sendo desrespeitado. Mas Ele não Se vingou por toda aquela afronta.



III. O mensageiro de Deus não se vende (1Rs 13:7-10)

Tendo sido curado, o rei Jeroboão tomou uma atitude que podia ter duplo sentido: convidou o homem de Deus a ir ao palácio com o fim de presenteá-lo. Poderia ser um gesto de gratidão e poderia ser um ato de suborno. Sou mais inclinado a pensar na segunda opção. Na vizinhança de Israel, os profetas eram empregados dos reis e profetizavam o que estes desejavam ouvir. Mas, em Israel, os profetas eram livres. Não eram dependentes nem empregados do rei (Ver Gerald Klingbeil, Histórias Poco Contadas, p. 109). Talvez a intenção de Jeroboão fosse silenciar o profeta com salário, suborno ou presentes. A atitude do homem de Deus foi cristalina: “Ainda que me desses metade de tua casa, não iria contigo...” (v. 8). O homem de Deus nos passa as seguintes lições de vida:



- Não aceitou o presente do rei porque este queria comprometimento.

- Não aceitou o presente do rei porque Deus disse: “Não aceite!” Deus queria proteger Seu mensageiro. Em algumas de nossas igrejas, pessoas estão comprometidas com o pecado, algumas têm vida dúbia e comportamento inaceitável. Porém, presentearam seu líder, e este tornou-se devedor. Está amarrado, está comprometido. Não estou me referindo a uma camisa ou uma gravata que são dadas no fim de um programa especial, ou no aniversário do líder ou no encerramento de uma semana de oração. Refiro-me a presentes, favores e bajulações comprometedoras.

- Gerald Klingbeil acrescenta os seguintes comentários:

“O oferecimento de um presente coloca o doador em posição de poder, e o receptor ‘deve’ algo ao doador.”

“Não aceitando a hospitalidade de Jeroboão, o homem de Deus disse ‘não’ à mistura da adoração verdadeira com a idolatria”.

“Mediante a lição prática de não comer nem beber e até voltar para casa por um caminho diferente, o homem de Deus devia mostrar quão revoltante era para Deus esse sistema de idolatria.“

- Ao recusar o oferecimento do rei, o profeta iniciou sua jornada de volta.



IV. O mensageiro de Deus deve ser inflexível (1Rs 13:14-18; 20, 22, 24)

Ao chegar em casa, naquela tarde, os filhos de um velho profeta, que haviam presenciado os acontecimentos daquele dia, narraram ao pai com riqueza de detalhes os fatos inusitados. A ênfase dos filhos foi no que o homem de Deus havia feito (v. 11). Tudo era extraordinário. O velho perguntou aos filhos sobre o paradeiro do homem de Deus. Estes indicaram a direção tomada, e o velho profeta tentou alcançar o homem de Deus. Para sua surpresa, o homem de Deus estava deitado à sombra de uma árvore. O velho profeta convidou o homem de Deus a voltar com ele. Mas o homem de Deus declinou o convite com as mesmas palavras que dissera ao rei. Entretanto, o velho mentiu e disse que um anjo de Deus o autorizara a voltar com ele. E o homem de Deus creu na mentira e voltou. Comeu pão, bebeu água e fez festa. Ao partir de volta, um leão o atacou e o matou. O interessante desse episódio é que o burro estava pastando e o corpo não tinha sido devorado pelo leão. Tudo indica que esse não foi um acontecimento natural. Foi algo anormal. Você pode tirar as seguintes conclusões deste episódio:



- O velho profeta tinha uma mensagem diferente daquela dada pelo Senhor ao homem de Deus.

- O velho profeta disse que um anjo falou com ele para abalizar sua mensagem.

- O homem de Deus creu na palavra do velho profeta. Isso o levou a descrer no que o Senhor dissera. Não se pode crer em duas mensagens contraditórias.

- Deus não muda. Deus havia dado prova suficiente de que estava com ele. Exemplo: O altar se fendera e a cinza caíra. Quando ele orou, a mão do ímpio rei foi curada. Isto era a confirmação de que sua mensagem era do Senhor. Haveria o Senhor mudado? E as provas?

- “Deus nunca desculpa a crença em uma mentira quando a mentira está em direta oposição a um claro mandamento que Ele deu.”



Nota importante: Diga sempre a verdade, mesmo que isto implique em perdas para você.


PARA DISCUTIR COM A CLASSE:
O que dizer, então, sobre revelações progressivas? Devemos rejeitá-las, ou há espaço para discussão e aceitação? Toda revelação progressiva da verdade deve ter três pontos importantes pelos quais você deve se orientar:
a) A nova verdade ou a revelação progressiva apresentada deve acrescentar algo ao que já temos.
b) A nova verdade ou a revelação progressiva apresentada não pode contrariar as verdades já reveladas que temos.
c) A nova mensagem deve ser analisada à luz da revelação da Palavra de Deus. Se você observar no caso estudado, verá que a nova verdade ou revelação progressiva apresentada pelo velho profeta era nova, mas estava em contradição com a mensagem revelada anteriormente pelo Senhor ao homem de Deus.



V. Consequências por não seguir o que o Senhor disse

Toda desobediência tem suas consequências. No caso do homem de Deus, que teve morte trágica, o SDABC diz que foi a desobediência que causou a tragédia (v. II, p. 796). Você, que é pregador, professor, pastor e líder, tenha estes princípios em mente ao tomar suas decisões:



- Cuidado para não levar dúvidas à mente dos ouvintes. Se nem mesmo você acredita no que pregou, como vai esperar que outros creiam? O homem de Deus creu no velho profeta. Consequentemente, não creu no que ele mesmo pregara momentos antes.

- A morte é o resultado final da desobediência (1Rs 13:24; compare com Rm 6:23). O SDABC diz que o caminho da desobediência sempre leva à tristeza e à morte (v. II, p. 796).

- Persevere. O homem de Deus estava aproximadamente a dois quilômetros da terra de Judá. Mas parou para descansar. Baixou a guarda e se esqueceu da urgência de sua mensagem.



VI. Reflexões finais

- Quando Deus escolhe um mensageiro, Ele o envia para conduzir o povo do caminho da apostasia para o caminho certo.

- Você só será chamado de mensageiro de Deus se cumprir a missão divina. Do contrário, será um mensageiro comum.

- O mensageiro de Deus não teme transmitir a mensagem de Deus, nem mesmo ao rei, se este estiver errado.

- Cuide, porque os maiores enganos não estão com os inimigos declarados de fora, mas, sim, com os aparentes amigos de dentro.

- Lembre-se de que os projetos de Deus não acontecem por acaso. Tudo é minuciosamente planejado e executado por Deus. Veja: o leão não o comeu, nem matou seu animal. O acontecimento não foi um incidente natural.

- Nada deve nos deter de cumprir a vontade de Deus. Nem os inimigos nem os que se dizem amigos, mas tentam nos desviar daquilo que Deus nos incumbiu de realizar.



Conclusão

A palavra do Senhor permanece para sempre. Mesmo que o mensageiro apostate ou se desvie. Se a mensagem é do Senhor, ela se cumprirá. A infidelidade do mensageiro não invalida a mensagem que ele pregou, se esta era a mensagem de Deus. No capítulo 23 de 2 Reis está o cumprimento da predição do homem de Deus. O mensageiro do Senhor falhou, foi desobediente e morreu como consequência de seus erros, mas a mensagem era do Senhor e se cumpriu. O mensageiro de Deus não está imune aos juízos divinos caso se torne infiel. No início, fizemos quatro perguntas:


1 – É você um mensageiro de Deus?
2 – Que mensagem você está levando?
3 – Como é seu envolvimento com as pessoas que estão recebendo a mensagem?
4 – Vice é fiel e obediente ao levar a mensagem de Deus? Está pronto para iniciar as respostas?

Que Deus o ajude a dizer sim. Amém!


Ivanaudo Barbosa Oliveira é Secretário e Ministerial da União Nordeste-Brasileira.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O “Homem de Deus” - 03/12/2010 a 04/12/2010

Sexta, 3 de dezembro

Opinião
Liberdade e Obediência

“Obedeça antes de reclamar” é um princípio bem conhecido nos círculos militares. “Um bom líder é um bom seguidor” – é o ditado das pessoas sábias. Em qualquer organização há regras a ser seguidas. Alguns tentam alterar essas regras, mas, no final, haverá consequências por fazê-lo. É por isso que os cristãos enfatizam a necessidade de obediência para conservar a confiança e o amor. Muitos jovens escolhem pensar que a obediência sufoca sua liberdade de escolha, em vez de entender as vantagens da obediência.

Certo sábado, observei na igreja uma criança sendo completamente desobediente. Finalmente, a mãe teve de sair do culto para disciplinar a criança. Enquanto eles estavam saindo, não pude deixar de pensar na dor que a mãe estava sentindo pelo filho e como sua dor era como a dor que Deus sente por nós quando vivemos de maneira contrária à Sua lei.

Muitas vezes nos vemos sofrendo os resultados de más decisões que tomamos, decisões que foram contra os princípios de nossa fé. Pior é quando não admitimos nossos erros e tentamos esconder o que fizemos. Isso causa mais dor, inquietude e culpa. Por que vivemos dessa forma quando temos a promessa de que o Espírito Santo nos guiará? Perguntei à minha classe da escola sabatina certa vez: “Se verdadeiramente amamos a Deus, é realmente difícil seguir Suas palavras?” (Ver João 14:15.) Alguns disseram que não, outros que sim. Então alguém disse: “Não é difícil fazer a vontade de Deus, mas é difícil vencer nossa natureza humana pecaminosa”.

Nossa natureza humana pecaminosa torna bastante difícil para nós o escolhermos o que é certo. Preferimos satisfazer o desejo de nosso coração. Contudo, quando o Espírito Santo vive em nosso coração, então somos capazes de escolher o desejo de Deus para nós. Deus nos deu a lei porque nos ama e sabe o que é melhor para nós. Sua lei é baseada no amor. Leia Mateus 22:34-40.

Mãos à obra

1. Acrescente uma ou duas gotas de corante alimentício à água e misture bem. Continue adicionando gotas de corante e misturando, notando quanto você precisa acrescentar antes que a água mude de cor. Imagine que o corante é veneno. Quanto você precisaria acrescentar para que não pudesse beber a água? De que forma a desobediência é como veneno em nossa vida?
2. Converse com um amigo sobre uma área em sua vida na qual você está lutando para obedecer à vontade de Deus. Peça a esse amigo que ore com você, por você e que seja alguém a quem você precise prestar contas de seus atos nesta área.
3. Anote 10 promessas onde Deus declara que estará conosco. Com um amigo, decore uma ou duas dessas promessas.
4. Peça a três pessoas que definam a palavra obediência. Como as definições se encaixam na lição desta semana?

Samuel D. Bagano Jr | Muntinlupa, Filipinas

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O “Homem de Deus” - 02/12/2010 a 04/12/2010

Quinta, 2 de dezembro

Aplicação
Dicas de obediência


Na lição de hoje, vamos estudar algumas dicas sobre como ser obedientes.

Não seja teimoso. Os israelitas eram um povo obstinado (Êxodo 32). Às vezes nós também o somos. Quando nossos pais nos diziam o que fazer, nós lhes desobedecemos. Mas, devido à natureza humana caída, nossos pais também podem cometer erros. Não é obrigatório obedecer-lhes, se o que eles estão exigindo é contrário à Palavra de Deus. João 14:15 é claro: “Se vocês Me amam, obedecerão aos Meus mandamentos”.

Tenha a motivação adequada. Quando obedecemos a certas ordens de nossos pais, eles às vezes nos recompensam. Quando eu era criança, meu pai me dizia que se eu estudasse minhas lições e tirasse notas altas, ele compensaria isso em meu aniversário. Sendo uma criança, eu não conseguia resistir. As recompensas, contudo, não devem ser a única força que nos impele a obedecer. No que diz respeito a obedecer a Deus, nosso amor por Ele deve ser nossa motivação.

Leia a Bíblia regularmente. Neste mundo agitado, estamos tão ocupados com tantas coisas, que há dias em que pulamos o estudo da Bíblia. Contudo, ao ler a Palavra de Deus diariamente, passamos a conhecê-Lo e a compreender Sua vontade.

Quando tropeçar, levante-se e continue em frente. Às vezes nos desviamos do caminho estreito da obediência. Quando pedimos perdão, endireitamos as coisas e aproveitamos as oportunidades que Ele nos concede, encontramos paz e alegria que só Ele pode trazer. Muitos se afastam de seus pais e preferem ficar com os colegas. Mas, muitas vezes, esses supostos amigos os levam ao mau caminho. A boa notícia é que Deus ainda lhes dá a chance de uma nova vida, se tão-somente estiverem dispostos a se submeter a Ele.

Siga a Deus apesar da oposição. As agências de Satanás irão testar seus limites e ver até onde podem chegar conosco. João 15:21 diz: “Tratarão assim vocês por causa do Meu nome, pois não conhecem aquele que Me enviou”. Se, contudo, conhecemos a Jesus, Ele estará conosco a cada passo do caminho.

Mãos à Bíblia

7. O homem de Deus enfrentou duas tentações. A primeira, a que ele resistiu poderosamente, veio do rei; a segunda, à qual sucumbiu, veio do velho profeta. Que lição podemos extrair desse fato? 2Tm 4:3; 2Pe 2:1; Jd 4-16

A maior ameaça para nossa fé muitas vezes vem daqueles que afirmam falar em nome de Deus. É fundamental ter uma clara palavra do Senhor. Precisamos estudar a Bíblia por nós mesmos. Um verdadeiro profeta ou mestre não contradirá outra revelação inspirada. Ele irá encorajar a obediência, e nunca a desobediência. Finalmente, podemos julgar os profetas e mestres pelos resultados de seu ensino a seu público e em sua própria vida.

8. Que acontece em seguida, e que lições existem para nós? 1Rs 13:20-34

Raleigh Herbert G. Ampuan | Sta. Ana, Filipinas

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O “Homem de Deus” - 01/12/2010 a 04/12/2010

Quarta, 1º de dezembro

Testemunho

A repreensão


“O Senhor procura salvar, não destruir. Ele Se alegra na libertação de pecadores. ‘Vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio’. Ezeq. 33:11(Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 105). “Dá a Seus escolhidos mensageiros santa ousadia, para que os que ouvirem temam e sejam levados ao arrependimento. Quão firmemente o homem de Deus repreendeu o rei! ... O Senhor deu a Seu servo ousadia, para que impressão perdurável fosse feita nos que ouviram. Os mensageiros do Senhor não devem jamais temer a face do homem, mas sim permanecer inflexíveis pelo direito. Enquanto sua confiança estiver posta em Deus, não precisam temer; pois Aquele que lhes deu uma tarefa também lhes assegura Seu protetor cuidado” (Ibidem).

Após o homem de Deus haver desobedecido a ordem expressa do Senhor, o Senhor falou através do homem que foi usado como mensageiro do maligno. A palavra do Senhor veio ao velho profeta, e ele predisse a morte do homem de Deus, que de fato foi morto por um leão quando ia para casa. “Visto que o profeta verdadeiro concordou em tomar um curso contrário à linha do dever, Deus permitiu-lhe sofrer a penalidade da sua transgressão” (Idem, p. 106).

Tome cuidado com aqueles que dão conselhos contrários à Palavra do Senhor. Quaisquer que sejam seus títulos ou realizações passadas, precisamos ouvir e praticar o que Deus nos ordena. A desobediência a Deus foi a causa da rápida e terrível morte do homem de Deus.

Mãos à Bíblia

A intervenção dramática de Deus na cerimônia de inauguração deu muito que falar. Alguns jovens foram para casa e contaram ao pai, um velho profeta, sobre o homem de Deus. Esse velho profeta decidiu seguir o homem de Deus e o encontrou à sombra de uma árvore.

5. Leia 1 Reis 13:11-19. Compare essa passagem com Gênesis 3:1-5. O que podemos aprender desses episódios?

6. Poderia se dizer que a desobediência do homem de Deus foi um erro inocente? Por quê?

O homem de Deus deve ter entendido a urgência de sua missão. Tinha sido orientado a dar sua mensagem ao rei e voltar imediatamente. Porém, deixou-se ficar sentado sob uma árvore em Israel, relaxando. Perdendo o senso de urgência, deu chance à tentação.

Alfred H. Selin | Taguig, Filipinas

Marcadores: , , ,

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O “Homem de Deus” - 30/11/2010 a 04/12/2010

Terça, 30 de novembro

Exposição

Em cima do muro?


O homem de Deus vindo de Judá (1Rs 13:1-34). 1 Reis 13 nos fala sobre um homem de Judá que Deus comissionou para dar uma mensagem ao rei Jeroboão, o primeiro rei de Israel na região do norte, após as dez tribos haverem se separado de Judá (ver 1Rs 11:29-37). Em vez de seguir os estatutos e mandamentos de Deus (verso 38), Jeroboão fez bezerros de ouro em Betel e Dã para que Israel adorasse ali. Também construiu santuários nos altos e nomeou sacerdotes não levitas para esses santuários.

O homem de Deus encontrou Jeroboão em pé, ao lado do altar. O homem de Deus então clamou contra o altar e pronunciou a mensagem do Senhor: um filho chamado Josias nasceria na casa de Davi. Esse filho sacrificaria os sacerdotes dos lugares altos no altar ao lado do qual Jeroboão estava (1Rs 13:2). O homem disse que o altar se fenderia e que as cinzas que estavam sobre ele se derramariam (verso 3). Ao ouvir isso, Jeroboão ordenou que o homem de Deus fosse preso, mas quando a mão do rei se estendeu em direção ao homem, ficou paralisada. Ao mesmo tempo, o altar se fendeu e as cinzas sobre ele se derramaram. Assim, parte da profecia do homem de Deus se cumpriu.

Jeroboão suplicou ao homem de Deus que orasse por ele para que sua mão voltasse ao normal. Ele respondeu positivamente, e a mão do rei foi restaurada. Jeroboão convidou o homem a comer com ele. Também desejava dar ao homem um presente. Contudo, o homem de Deus recusou o convite do rei, porque o Senhor lhe havia ordenado: “‘Não coma pão nem beba água nem volte pelo mesmo caminho por onde veio’” (verso 9). Assim, o homem tomou um caminho diferente para casa.

Enquanto estava sentado sob um carvalho, o homem de Deus encontrou um velho profeta de Betel que o seguiu após ter ouvido de seus filhos sobre o que acontecera entre o homem de Deus e o rei Jeroboão. O velho profeta convidou o homem de Deus a comer em sua casa, mas este recusou o convite e repetiu as instruções de Deus para ele. Porém o velho profeta mentiu para ele, dizendo: “Um anjo me disse por ordem do Senhor: ‘Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água’” (verso 18). Assim, o homem de Deus foi persuadido a voltar pelo caminho que tinha vindo e a comer e beber na casa do profeta.

O Senhor veio ao velho profeta e o instruiu a dizer ao homem de Deus o juízo que lhe sobreviria por ele haver desobedecido às instruções de Deus. Como consequência, seu corpo não seria enterrado na tumba de seus pais. Quando ele estava indo para casa, um leão atacou e matou o homem de Deus. Ao saber da notícia, o velho profeta trouxe de volta o corpo do homem de Deus e o enterrou em sua própria tumba. Contudo, a despeito de tudo isso, Jeroboão se recusou a mudar seus caminhos errados.

Nossa primeira prioridade: obediência a Deus (Êxodo 32; Dn 5:13-17). Satanás é muito astuto. Como vemos na história sobre o homem de Deus, ele empregará todo e qualquer meio para enganar o povo de Deus, para levá-los à destruição. Cada um precisa ser vigilante em tudo. Que melhor maneira de nos armarmos contra o inimigo do que lermos a Palavra de Deus fielmente e aplicá-la a nossa vida diária, com o poder do Espírito Santo?

Como os israelitas, que desobedeceram a Deus por adorar o bezerro de ouro no deserto, e o rei Belsazar, que fez o que lhe agradava, nossa desobediência a Deus trará consequências desfavoráveis imediatas ou a longo prazo. Às vezes podemos não entender a vontade de Deus, mas podemos ter a certeza de que ela é para o nosso bem e que Ele só deseja o melhor para nós.

Deus nos admoesta a Lhe obedecermos de todo o coração. A obediência deve ser total, ou não é obediência. Ou é preto ou branco. Não há áreas cinzentas. Ou você está no quintal de Deus ou fora dele. Não pode se sentar em cima do muro. Jesus é nosso melhor exemplo de submissão perfeita. Um coração transbordante de amor por Deus resulta em obediência. Essa é a única maneira em que podemos vencer como Jesus venceu.

Mãos à Bíblia

3. O que Jesus disse sobre a relação entre milagres e convicção? Lc 16:31; Jo 10:25-28; 15:24. Por que isso é tão verdadeiro sobre nós?

Mesmo depois de uma intervenção dramática de Deus, é surpreendentemente fácil encontrar uma “explicação” natural e voltar aos velhos hábitos. Foi o que aconteceu com Jeroboão. Ele apenas mudou de tática (veja 1Rs 13:7-10). Convidou o homem de Deus à sua casa e lhe ofereceu uma recompensa.

4. Como os profetas responderam ao oferecimento de presentes ? 2Rs 5:14-16; Dn 5:13-17

O homem de Deus recusou o presente do rei e se negou a comer ou beber no território de Israel. Não aceitando a hospitalidade de Jeroboão, o profeta disse “não” à mistura da adoração verdadeira com a idolatria. O povo de Deus não deve estar à venda.

Bongga L. Agno | Muntinlupa City, Filipinas.

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O “Homem de Deus” - 29/11/2010 a 04/12/2010

Segunda, 29 de novembro

Evidência

Obediência versus desobediência


Jeroboão deixou de aprender com o passado. Foi no auge de sua desobediência que “um homem de Deus” (1Rs 13:1) foi chamado para trazer um pronunciamento de juízo divino a um rei cujo reinado estava em estado de decadência moral.

A desobediência de Jeroboão era tão grande que ele “tentou” o homem de Deus ao mostrar-lhe favor. Mas o homem de Deus lhe respondeu: “Mesmo que me desse a metade dos seus bens, eu não iria com você, nem comeria nem beberia nada neste lugar” (1Rs 13:8). Assim, emergiu um notável contraste entre a obediência do homem de Deus e a desobediência do rei. Contudo, a história não termina aqui.

Um velho profeta partiu para encontrar o homem de Deus que estava voltando para Judá. Quando o velho profeta alcançou o homem de Deus, estendeu-lhe outro convite tentador semelhante ao do rei (1Rs 13:15). Novamente, o homem de Deus rejeitou a oferta; mas o profeta insistiu, afirmando que seu convite era o que o Senhor lhe havia revelado (verso 18). Assim foi que o homem de Deus foi convencido a ir para casa com o profeta e comer. Enquanto comiam juntos, a verdadeira palavra do Senhor veio ao velho profeta; e foi um pronunciamento de juízo sobre o homem de Deus (versos 21, 22). Assim foi que, em seu caminho para casa pela segunda vez, um leão o devorou. A razão é incerta quanto ao que levou o velho profeta a dar um enterro decente para o homem de Deus. Depois ele disse a seus filhos que o pronunciamento de juízo que o homem de Deus tinha trazido para Jeroboão “certamente” se cumpriria (verso 32). Jeroboão se recusou a renunciar à idolatria. Continuou a corromper o ofício sacerdotal. E, tão certo como a palavra do Senhor, sua queda veio.

A decisão de obedecer ou desobedecer não deve ser considerada trivialmente. Precisamos lutar contra a tentação de desobedecer à Palavra de Deus. Somente então seremos capazes de encontrar a força para resistir à tentação. “Dizei ao tentado que não olhe às circunstâncias, à fraqueza do próprio eu, ou ao poder da tentação, mas ao poder da Palavra de Deus. Toda a sua força nos pertence” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 181).

O homem de Deus cujo nome não é mencionado nos ensina que a obediência é verdadeiramente uma questão de vida ou morte!

Mãos à Bíblia

2. Qual foi a sentença contra o altar? Que lições imediatas se podem tirar dessa narrativa? 1Rs 13:1-6

Em meio aos movimentos políticos de Jeroboão, Deus interveio e Se fez ouvir, usando um profeta de Judá. O profeta é chamado de “homem de Deus”. Em sua mensagem, afirmou que o altar era ilegal e predisse que um descendente de Davi, chamado Josias, o profanaria. A segunda parte da mensagem fornece uma demonstração imediata do poder de Deus, garantindo assim o cumprimento futuro da profecia. Ante os olhos de todos, o altar se fendeu. Em vez de ser arrepender, Jeroboão apontou para o homem de Deus, ordenando prendê-lo. Mas sua mão se secou.

Madonna Lourdes D. Morenos-Felicitas | Silang, Filipinas

Marcadores: , , ,

domingo, 28 de novembro de 2010

O “Homem de Deus” - 28/11/2010 a 04/12/2010

O “Homem de Deus”


“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2Pe 1:20, 21).

Prévia da semana: Chamado para cumprir uma missão, o profeta se desviou de suas ordens iniciais e sofreu sérias consequências. Sua experiência é um alerta contra a mania atual de cada um fazer as coisas do seu jeito.

Leitura adicional: Profetas e Reis, p. 101–108.

Domingo, 28 de novembro

Introdução
Liberdade de escolha na obediência

Os behavioristas contestam que a palavra “vontade” descreva alguma coisa significativa. Sustentam que respondemos a estímulos e situações, em vez de a alguma liberdade de escolha. Chamam isto de processo estímulo-resposta. “Quando um estímulo é percebido, uma pessoa pode ter mais de uma forma de reagir, mas escolhe a opção que foi reforçada no passado. O reforço geralmente ocorre através de um sistema de recompensas e punições, ou de resultados bons e maus.”* O ponto de vista bíblico se opõe diretamente a este conceito.

Antes de Adão e Eva pecarem, não conheciam o mal, muito menos as consequências dele. Podiam escolher livremente, pois o próprio Deus lhes deu essa liberdade. Infelizmente, eles escolheram pecar. Ainda temos liberdade de escolha, mas nossa natureza agora é pecaminosa, e por isso temos a tendência de seguir nossos impulsos em vez de nossa consciência. Permitir que o Espírito Santo entre em nossa vida faz a diferença. Ele nos guia na escolha da direção certa que nossa vida deve tomar quando desejamos que os propósitos de Deus se cumpram nela.

Às vezes é fácil escolher a favor de Deus, mas às vezes pode ser muito mais difícil. Durante essas ocasiões, muitas vezes bloqueamos as sugestões do Espírito Santo. Precisamos dar outra olhada na obediência exemplificada por Jesus. Na noite anterior à cruz, Ele diz a Seus amigos: “Se vocês obedecerem aos Meus mandamentos, permanecerão no Meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de Meu Pai e em Seu amor permaneço” (Jo 15:10).

Ser obediente a Deus resulta num relacionamento transformador com Ele. Como Jesus, podemos, pelo poder de Seu Espírito, andar no caminho da vontade divina. Nós nos deleitaremos em fazer o que Lhe agrada. Jesus foi fiel até a morte – cumprindo Seu dever até o fim. E, por causa de Sua obediência, temos a esperança da vida eterna. Jeroboão está em completo contraste com Jesus. Ao você estudar esta semana sobre um profeta de nome desconhecido, pergunte a si mesmo o que você vai escolher: seguir o dever ordenado por Deus ou suas próprias inclinações pecaminosas?

*The Popular Science, vol. 5 (Republic of China: Grolier International, Inc., 1991), p. 299.

Mãos à Bíblia

1. Que semelhanças existem entre o episódio do bezerro de ouro em Êxodo 32 e o bezerro de ouro de Jeroboão? Veja 1Rs 12:25-33

A história de Jeroboão deveria ter servido de advertência à igreja cristã primitiva; porém, aconteceu a mesma coisa. Os mandamentos de Deus foram mudados devido a influências políticas ou sociais. A veneração dos santos foi introduzida a fim de tornar mais visual a adoração a Deus. Hoje, como igreja, enfrentamos muitos desafios semelhantes.

Girlie G. Sumawang | Guimba, Filipinas

Marcadores: , , ,