domingo, 31 de julho de 2011

Adoração, canção e louvor - 31/07/2011 a 06/08/2011

Adoração, canção e louvor


“Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor todos os habitantes da Terra!” (Sl 96:1).

Prévia da semana: A música é um importante meio pelo qual manifestamos nossa contrição e necessidade, declaramos a bondade de Deus e rendemos a Ele glória e louvor.

Leitura adicional: 2Rs 18:19-33, 19:14, 15; 2Cr 20:1-25; Ne 9:5, 6; Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 317, 318.

Domingo, 31 de julho

Introdução
De quem é essa música mesmo?


Por ter crescido em uma família budista,aprendi a adorar Buda desde jovem. Recitar e cantar orações, bem como visitar o templo da vila em ocasiões especiais eram alguns componentes de nossa adoração. Muitos instrumentos musicais eram tocados enquanto as pessoas dançavam ao redor do templo, demonstrando felicidade e gratidão ao nosso deus. Nunca usávamos sapatos no chão do templo, e lavávamos os pés num grande tanque de concreto.

Enquanto meditávamos nos ensinamentos de Buda transmitidos pelos monges, sentávamo-nos quase que como estátuas. Convidá-los para vir à nossa casa era outra parte da adoração. Em ocasiões especiais, os monges proferiam bênçãos e pediam aos bons espíritos que habitassem em nossa casa. Adoração nunca era um “show de uma só pessoa”.

De igual modo, os israelitas cantavam canções, tocavam músicas e dançavam a caminho do templo para mostrar sua gratidão a Deus. Apesar de a maioria de nós não dançar a caminho da igreja, todos nós cantamos na igreja. Em vez de promovermos tantos debates sobre o tipo de música que deveria ser utilizado para adoração na igreja, muitas vezes criticando uns aos outros, por que não procurarmos saber a vontade de Deus a esse respeito, independentemente de gostos ou opiniões pessoais?

Em Êxodo 34:14, Deus assume que é zeloso quanto ao Seu relacionamento conosco. Ao nos unirmos para adorar nosso Deus, ofereçamos diferentes serviços a Ele, sempre considerando Sua vontade. Que nos aproximemos de Deus com o desejo de construir uma relação íntima com Ele. Quando cantarmos, deixemos que Deus seja louvado. Quando pregarmos, que Deus ser glorificado. Quando servirmos, que Ele seja engrandecido.

Mãos à Bíblia

1. O que podemos perceber na vida de Davi, antes que ele se tornasse rei? 1Sm 16:6-13; 17:45-47; 18:14; 24:10; 26:9; 30:6-8

Davi estava longe de ser perfeito. Alguns poderiam argumentar que as últimas falhas morais de Davi foram muito mais graves que os pecados de Saul. No entanto, o Senhor rejeitou Saul, mas perdoou mesmo os piores erros de Davi, permitindo que ele continuasse sendo rei. O que fez a diferença?

2. Leia os Salmos 32:1-5 e 51:1-6. Que conceito fundamental, tão importante para a fé, aparece nesses textos?

Deus trata das questões do coração. Ele não apenas lê os sentimentos e motivações, mas pode tocar e mudar aqueles que estão abertos à Sua influência. O coração de Davi se rendeu à convicção do pecado. Ele se arrependeu e aceitou pacientemente as consequências de seus pecados. Em contraste com Davi, ficou claro que o coração de Saul não tinha sido entregue ao Senhor, não importando as confissões exteriores que ele tivesse feito.

Peempahn Henley – Brisbane, Austrália

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial