sábado, 21 de março de 2009

Bençãos do Dom Profético - Resumo Semanal - 21/03/2009 a 21/03/2009

BENÇÃOS DO DOM PROFÉTICO
Resumo Semanal - 15/03/2009 a 21/03/2009

Bençãos do Dom Profético
Daniel Oscar Plenc
Diretor do “Centro de Investigación White”
Universidad Adventista del Plata
Argentina

I. Missão

Ellen White deixou inúmeras orientações a respeito da missão evangelizadora da igreja. A seguir, enumeramos algumas dessas instruções:
A Sra. White destaca a necessidade de cada crente assumir um ministério pessoal. “Todo filho e filha de Deus é chamado a ser missionário; somos chamados ao serviço de Deus e de nossos semelhantes; e habilitar-nos para essa obra deve ser o objetivo de nossa educação” (A Ciência do Bom Viver, p. 395).

“Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador” (O Desejado de Todas as Nações, p. 195). “A cada um foi distribuída sua obra, e ninguém pode substituir a outro. Cada um tem uma missão de admirável importância, a qual ele não pode negligenciar ou passar por alto, uma vez que seu cumprimento envolve o bem de alguma alma, e a negligência da mesma, a ruína de uma criatura por quem Cristo morreu” (Serviço Cristão, p. 10).

Ellen White lembra que o Senhor Jesus deu prioridade ao trabalho pessoal. “A obra de Cristo compunha-se sobretudo de entrevistas pessoais. Manifestava Ele fiel consideração ao auditório de uma única pessoa; e essa única pessoa levou a milhares a compreensão recebida” (Evangelismo, p. 58). “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como alguém que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e atraía a confiança deles. Convidava então: ‘Segue-Me.’ João 21:19 (A Ciência do Bom Viver, p. 143).

Ellen White enumera uma série de qualidades necessárias para quem deseja desenvolver um eficaz trabalho missionário evangelizador: (1) Conversão e consagração; (2) Humildade; (3) Fé; (4) Uma vida cheia do Espírito Santo; (5) Espírito de pesquisa; (6) Consciência de sua elevada missão; (7) Perseverança e responsabilidade; (8) Diplomacia; (9) Amor; (10) Cortesia, amabilidade e simpatia; (11) Simplicidade e naturalidade.

Sobre a maneira de apresentar o ensinamento bíblico, Ellen White ofereceu orientações como estas: (1) Usar adequadamente a voz e as palavras; (2) Expor a verdade de forma atraente e positiva; (3) Trabalhar com amor e respeito; (4) Apresentar Cristo como o centro da mensagem; (5) Adaptar aos ouvintes; (6) Apresentar com simplicidade; (7) Evitar discussões; (8) Não dar destaque a temas controvertidos; (9) Apresentar o tema com sentido de urgência; (10) Realizar apelos diretos e pessoais.

II. Educação


“O que foi que a Sra. White ensinou sobre a educação cristã?“ Esta pergunta foi respondida na seção Quero saber da Revista Adventista (Ver: Daniel Oscar Plenc, “La educación cristiana” [“A educação cristã”], Revista Adventista, setembro 2007, p. 12), que transcrevemos a seguir:

“Em 1872 foi dado o primeiro passo no estabelecimento de instituições educacionais adventistas. Desde seu início, Ellen White forneceu orientações inspiradas que constituem uma verdadeira filosofia da educação. Mais de vinte de seus livros e numerosos artigos fazem referência a este tema tão importante. Muitas cartas foram enviadas pela autora a dirigentes e docentes das escolas adventistas. Parte dessa abundante instrução está disseminada em três livros dedicados inteiramente à educação cristã: Educação, A Educação Cristã e (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 36). Apenas nesses três cppevolumes, encontram-se mais de mil e trezentas páginas repletas de conselhos oportunos para todas as épocas.

Os tópicos tratados por Ellen White são muitos e diversificados. Entretanto, há áreas sobre as quais ela não se manifestou. Não escreveu sobre métodos de ensino, com exceção do ensino da Bíblia. Não falou sobre notas e avaliações, promoção, titulação docente, etc. Também não empregou terminologia específica, como autonomia acadêmica, currículo, etc. Mas é evidente que promoveu uma verdadeira transformação nos conceitos pedagógicos tradicionais.

As ênfases principais sobre a educação cristã nos escritos de Ellen White parecem ser as seguintes:

1. A verdadeira educação é a que ensina uma religião baseada na Bíblia. 2. O processo educativo tem relação com o ser humano integral durante toda sua existência. 3. A educação deveria ser tanto acadêmica como prática. 4. A verdadeira educação prepara para uma vida de utilidade e serviço. 5. A educação cristã não deveria ser limitada às práticas tradicionais e às normas seculares. 6. A educação deveria ser acessível a todas as crianças e jovens da igreja e deve contribuir com sua formação espiritual. 7. A educação é uma responsabilidade compartilhada pelos pais, professores e os membros da igreja. 8. Os planos de estudo devem estar centrados nas verdadeiras necessidades dos estudantes. 9. Para poder proporcionar autêntica educação cristã, é necessário que a igreja opere seu próprio sistema educativo. 10. Um dos grandes propósitos das instituições educativas adventistas é preparar missionários e obreiros denominacionais. 11. Oferecer educação cristã não significa proporcionar uma educação deficiente, mas de elevada qualidade. 12. Nos primeiros níveis de educação devem ser enfatizadas as matérias fundamentais na preparação para estudos subsequentes. 13. Os educadores devem ser conselheiros e guias nos aspectos profissionais, pessoais e, principalmente, no desenvolvimento do caráter. 14. Os futuros obreiros devem ser preparados em habilidades específicas como a oratória e o cultivo da voz. 15. Recomenda-se um entorno rural para os colégios adventistas com internato. 16. Trabalho útil, recreação e exercício saudável devem substituir as diversões mundanas. 17. As instituições adventistas devem oferecer treinamento profissional e proporcionar um ofício. 18. Os professores devem ser academicamente sólidos e, ao mesmo tempo, cristãos práticos, possuidores de espírito missionário. 19. A obra do docente cristão é de igual importância à do pastor. 20. A instituição educativa e seus estudantes devem se comprometer com os princípios de saúde. 21. A Bíblia é o principal livro de texto em todos os níveis da educação. 22. A verdadeira educação é o desenvolvimento harmonioso de todas as faculdades humanas colocadas a serviço de Deus.

Um desenvolvimento mais amplo desses temas pode ser encontrado na obra de E.M. Cadwallader, Filosofía básica de la educación adventista. Toda essa riqueza de informações sobre um tema crucial constitui um desafio para todo crente comprometido com o Senhor e com Sua obra.

III. Saúde


Desde o início, os adventistas consideram o cuidado com a saúde como privilégio e dever religioso. A Igreja Adventista do Sétimo Dia, com 3.500 membros, organizou-se oficialmente em 21 de maio de 1863, em uma reunião de delegados das distintas associações em Battle Creek, Michigan.

Qual foi a primeira mensagem de Deus à igreja organizada? Nesse mesmo tempo, dois pastores estavam realizando uma campanha evangelística em Otsego, Michigan, a 40 Km de Battle Creek. Um grupo de irmãos decidiu visitá-los, entre eles estavam Ellen White e esposo. Alojaram-se na casa do irmão Aarão Hilliard. Dispuseram-se a receber o sábado e, como o pastor White estava doente, pediram que Ellen White orasse. Ela começou a orar e teve uma visão que se prolongou por 45 minutos. Ali, no dia 6 de junho de 1863, foi apresentada a mensagem pela reforma de saúde.

A seguir, assumiu o desafio de escrever sobre este tema, primeiro nos Testimonies for the Church (Testemunhos para a igreja). No quarto volume de Spiritual Gifts (Dons espirituais), publicado em 1864, incluiu um capítulo intitulado “Saúde”, com a primeira declaração abrangente sobre o tema. Muitos artigos das revistas da igreja foram aparecendo com temas sobre saúde. Em 1890, escreveu Temperança e em 1905 publicou A Ciência do Bom Viver. Logo após sua morte, seus depositários recompilaram os Conselhos Sobre Saúde (1923), Mecidina e Salvação (1932) e Conselhos Sobre o Regime Alimentar (1938).

Na visão de Rochester, Nova York, de 25 de dezembro de 1865, Ellen White mostrou a necessidade de a igreja estabelecer instituições médicas. Como resultado, criou-se o Instituto Ocidental de Reforma de Saúde, em Battle Creek.

Por que os adventistas consideram o cuidado com a saúde como um dever religioso? Porque em sua concepção do homem, eles o consideram como um todo indivisível. Ellen White escreveu: “É pecado violar as leis de nosso ser tão verdadeiramente como o é quebrantar os Dez Mandamentos. Num e noutro caso há transgressão às leis de Deus” (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 17). A Igreja Adventista considera também que o corpo é de Deus e que os homens são apenas seus mordomos.

Qual é o propósito da reforma de saúde? Sem dúvida, conseguir uma boa saúde, uma vida plena e mais feliz, já que a boa saúde favorece uma vida espiritual saudável e capacita para melhor servir à igreja e à comunidade.

Qual é o conteúdo da mensagem de saúde? Os conselhos de Ellen White abrangem um estilo completo de vida: hábitos de higiene, de saúde ambiental, tratamento e cura de doenças e hábitos de saúde pessoal, como alimentação, atividade física, recreação, postura, respiração, uso da água, temperança, descanso, estratégias para enfrentar o estresse e confiança no poder divino. A mensagem tem que ver tanto com a prevenção quanto com os tratamentos. Nesse sentido, é de grande importância a adoção de um regime natural, nutritivo, variado, consistente de cereais, frutas, legumes e oleaginosas, como base para uma melhor energia física e mental. Os alimentos devem ter uma apresentação simples, mas atrativa e saborosa. A condição mental relaciona-se com a saúde física: pensamentos, sentimentos e emoções. Principalmente, se reforça a necessidade de obedecer às leis naturais e espirituais de Deus. Como é possível chegarmos a ser verdadeiramente temperantes? Ellen White diz: “As circunstâncias não podem operar reformas. Cristianismo pressupõe uma reforma do coração. O que Cristo opera no interior será manifesto no exterior sob os ditames de um intelecto convertido. O plano de iniciar pelo exterior e procurar operar interiormente tem sempre falhado e falhará sempre” (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 35).

IV. Publicações


“Qual é a importância das publicações na proclamação da volta de Cristo?” esta pergunta foi respondida na Revista Adventista (Daniel Oscar Plenc, “Las publicaciones y el mensaje del advenimiento”, Revista Adventista, jun. 2008, p. 27), artigo reproduzido a seguir.

O movimento adventista surgiu e se desenvolveu sob o impulso das publicações. Já em 1848, Ellen White recebeu uma revelação sobre a necessidade de publicar um periódico. O fruto dessa visão de Dorchester, Massachusetts, concretizou-se no ano seguinte com o aparecimento da revista Present Truth [A verdade presente].

Ellen White possuía profunda consciência da importância das publicações como meio de evangelização. Em reiteradas ocasiões lhe foi mostrada a necessidade de distribuí-las amplamente. “É necessário distribuir a página impressa como folhas de outono. Essa é a mensagem que temos recebido do Senhor durante muitos anos” (O Ministério de Publicações, p. 409). Trata-se de uma obra para todos os lugares: “Folhetos, periódicos e livros, segundo a ocasião o solicite, devem ser distribuídos por todas as cidades e aldeias da Terra. Aqui há obra missionária para todos” (Notas Biográficas, p. 240). Cada oportunidade com este propósito deve ser aproveitada diligentemente: “Ponhamos impressos em cada mão que os queira receber. Consagremo-nos à proclamação da mensagem” (Conselhos Sobre Mordomia Cristã, p. 190).

Há nos escritos de Ellen White um apelo direto à participação de cada adventista nesta tarefa missionária de primeira grandeza: “Pergunte todo adventista do sétimo dia a si mesmo: ‘Que posso fazer para proclamar a mensagem do terceiro anjo?’[…] “Como a devemos dar? A distribuição de nossa literatura é um dos meios pelos quais a mensagem deve ser proclamada. Que todo crente espalhe largamente folhetos e livros que contenham a mensagem para este tempo” (Serviço Cristão, p. 145.)

Como lhe foi mostrado, Ellen White recomenda que essas publicações com a mensagem adventista devem ser partilhadas com os vizinhos (O Ministério de Publicações, p. 411-413), distribuídas nos trens, na rua, nos barcos e enviada pelo correio. As publicações haveriam de chegar onde os pregadores não podem entrar. “Há muitos lugares em que a voz do pastor não pode ser ouvida, lugares que só podem ser alcançados por nossas publicações - livros, revistas e folhetos repletos das verdades bíblicas de que o povo necessita. Nossas publicações devem ser distribuídas em todos os lugares” (O Colportor Evangelista, p. 4)

Trata-se, evidentemente, de um trabalho de semeadura cujos frutos serão vistos totalmente na eternidade: “Ninguém pode avaliar a influência que pode exercer sobre o coração de algum indagador da verdade, até uma página amassada que contenha as verdades da terceira mensagem angélica.” (Serviço Cristão, p. 154). A Providência guiará os sinceros para a palavra impressa como recurso adequado para o descobrimento da verdade. Diz Ellen White: “Vi-os segurando com uma das mãos revistas e folhetos, e tendo na outra a Bíblia, enquanto seu rosto estava banhado de lágrimas; e curvando-se perante Deus em oração fervorosa e humilde, suplicando que os guiasse em toda a verdade - exatamente o que Ele estivera a fazer antes que O invocassem. E quando a verdade era recebida em seu coração, e lhe viam a harmoniosa cadeia, a Bíblia lhes parecia como um novo livro; apertavam-na de encontro ao coração numa grata alegria, ao mesmo tempo que sua fisionomia se iluminava de felicidade e satisfação” (Serviço Cristão, p. 150).

Em grande medida, a proclamação final do evangelho será cumprida por meio da página impressa: “Deus fará logo grandes coisas por nós, se nos achegarmos humildes e crentes a Seus pés. ... Milhares serão logo convertidos em um dia, a maioria dos quais atribuirá suas primeiras convicções à leitura de nossas publicações” (O Colportor Evangelista, p. 151). A Terra ficará iluminada pela proclamação da mensagem de Deus para os habitantes deste mundo. “É em grande parte por meio de nossas casas editoras que se há de efetuar a obra daquele outro anjo que desce do Céu com grande poder e, com sua glória, ilumina a Terra” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 140-142).

Conclusão


O dom de profecia é um presente da graça divina em favor da igreja. Em grande medida, a missão da igreja e sua ênfase na educação, saúde e publicações têm recebido a influência benéfica dos conselhos dados por intermédio de Ellen G. White.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 20 de março de 2009

Bençãos do Dom Profético - 20/03/2009 a 21/03/2009

Sexta, 20 de março

Opinião

Falsos critérios para a salvação


 Falsos critérios para a salvaçãoExatamente como o Israel do passado, creio que nossa igreja precisa de arrependimento, reavivamento e reforma. Para Israel, o reavivamento significava novo acesso de crescimento espiritual. Arrependimento é livrar-se das cadeias do pecado para adquirir o perdão; e reforma implica num estado combinado de reavivamento e arrependimento, a fim de sermos aceitos diante de Deus.

Os mesmos três elementos ainda se aplicam a nós hoje, tanto como indivíduos quanto como igreja. A fim de crescermos em justiça, precisamos de uma dose diária de crescimento espiritual. Isso é reavivamento. Também não podemos dispensar o ato do arrependimento. Esses dois elementos, operando juntos num indivíduo ou numa igreja, efetuam uma reforma.

No que diz respeito à reforma de saúde, os princípios de saúde bíblicos ainda são os melhores prolongadores da vida. O próprio Cristo promoveu o ministério da cura. Um ministério de cura e o ensino dos princípios divinos de saúde são formas como nós também podemos difundir as boas-novas da salvação.

Contudo, ao partilharmos nossa mensagem de saúde, precisamos “ter cuidado em nos assegurar de que nossa interpretação dos escritos de Ellen White é consistente com a Bíblia no que diz respeito à salvação. Nossa segurança consiste em prestar muita atenção aos princípios de interpretação, não passando por alto o contexto, o tempo e o lugar, e o conselho geral de Ellen White sobre assuntos de saúde. Ao fazer isso, e ao partilharmos os princípios de nossa mensagem de saúde, estaremos ao mesmo tempo nos guardando da armadilha de estabelecermos falsos critérios para a salvação.”*

Dicas

1. Faça uma avaliação de si mesmo em relação às importantes diretrizes de saúde: ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino. Usando as siglas O, R e PM (Ótimo, Regular e Precisa Melhorar), avalie o quanto você seguiu cada um desses princípios no mês passado.
2. Prepare uma curta palestra sobre as vantagens do estilo de vida adventista e partilhe-a com sua classe da Escola Sabatina ou com sua igreja.
3. Verifique dois ou três princípios de saúde que, se seguidos consistentemente, teriam o efeito mais positivo sobre sua vida. Estabeleça um alvo para seguir esses princípios durante um mês e anote seu progresso diário.

*Adventist Review.Nonvegetarians will not enter Heaven? Guidelines for interpreting Ellen White on the topic of health.” Limoni Manu. Consultado em 10 de dezembro de 2007 em www.adventistreview.org/2005-1538/story2.html

Millicent Akinyi | Nakuru, Quênia

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 19 de março de 2009

Bençãos do Dom Profético - 19/03/2009 a 21/03/2009

Quinta, 19 de março

Aplicação
Produtos da reforma


Produtos da reforma8. O que ensina o Antigo Testamento sobre a origem da vida humana? Gn 1:1-3; Êx 20:8-11; Sl 33:6; Is 42:5

De acordo com o Antigo Testamento, o Senhor criou a vida na Terra em seis dias literais, de 24 horas cada. Também nesse aspecto as palavras da Sra. White estão de acordo com o relato do Gênesis: “Fui, então, levada aos dias da criação e me foi mostrado que a primeira semana, em que Deus executou a obra de criação em seis dias e descansou no sétimo dia, teve sua duração exatamente semelhante à de qualquer outra semana” (Spiritual Gifts, v. 3, p. 90).

Compreender os comentários e princípios de Ellen White sobre saúde é crucial para nossa vida como adventistas, pois a reforma de saúde é uma das áreas-chave que dão ao adventismo sua missão especial. Portanto, devemos procurar saber através da orientação do Espírito Santo como podemos compreender melhor os princípios referentes a questões de saúde. A própria Ellen White escreveu: “Proíbe-se ao homem conferir a qualquer outro objeto o primeiro lugar nas suas afeições ou serviço. O que quer que acariciemos que tenda a diminuir nosso amor para com Deus, ou se incompatibilize com o culto a Ele devido, disso fazemos um deus” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 305). É por isso que é importante recapitular a questão da reforma de saúde e descobrir como podemos melhor compreendê-la.

1. Aprenda sobre o contexto social dos escritos de Ellen White. Há alguns lugares no mundo onde os escritos dela são interpretados num contexto diferente do contexto em que foram escritos. Contudo, devemos entender o contexto original da questão da qual ela está tratando, pois quando seus escritos são retirados desse contexto, todo o seu significado muda, e interpretamos mal as palavras dela.

2. Aprenda sobre o tempo e lugar de seus escritos. Ao aplicar os princípios da reforma de saúde, os aspectos da questão relacionados a tempo e lugar devem ser considerados em relação ao assunto que está sendo discutido. O que era um problema em uma parte do mundo pode não ser em outra. Além disso, o tempo muda muitos aspectos da vida. Portanto, um conselho escrito em determinada época, pode não ser aplicável em outra.

3. Compreenda o conselho geral sobre um dado assunto. É fundamental que os conselhos de Ellen White sobre saúde sejam considerados em sua totalidade. Devem ser levadas em conta as declarações absolutas que ela faz, e as declarações variáveis. Suas declarações absolutas se referem ao que pode parecer declarações regulamentares que deixam pouco ou nenhum espaço para uma transigência barateadora. Suas declarações variáveis, por outro lado, são aquelas baseadas em princípios fundamentais que podem ser usados para interpretar o significado ou orientar o comportamento considerando-se o tempo, lugar e circunstâncias aos quais ela se refere.

Gerald K. Jangu | Karungu Bay, Quênia

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 18 de março de 2009

Bênçãos do Dom Profético - 18/03/2009 a 21/03/2009

Quarta, 18 de março

Testemunho
Da maneira do Criador

Da maneira do Criador6. Onde os israelitas deviam escrever as palavras da lei? Por que foi dada essa ordem? Dt 6:1-9; 11:18-20

Para os israelitas, o propósito de escrever a Palavra de Deus nos batentes das portas de suas habitações era manter constantemente à vista e na mente as instruções de Deus.

7. Que papel as publicações tiveram no início da história da Igreja Adventista do Sétimo Dia?

Em 1848, Ellen G. White teve uma visão. Quando terminou, ela disse a Tiago: “Tenho uma mensagem para você. Você deve começar a publicar um pequeno jornal e enviá-lo ao povo. Pode ser pequeno a princípio. Mas, quando as pessoas lerem, enviarão os meios com que imprimi-lo, e será um sucesso desde o princípio. Esse pequeno começo, foi-me mostrado, será como fachos de luz que iluminarão o mundo” (Life Sketches of Ellen G. White, p. 125). Hoje, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem mais de cinquenta casas publicadoras, e a mensagem está sendo impressa e proclamada em mais de duzentos e vinte idiomas.

A Bíblia é clara em dizer que nosso corpo é o templo do Senhor, e que qualquer contaminação física nos degrada a um padrão inferior. Esse fato torna nossa mensagem de saúde uma parte importante das doutrinas fundamentais de nossa igreja. É uma das muitas áreas que, se forem adequadamente estudadas, podem ajudar nossa igreja a se tornar a noiva de Cristo. É, portanto, fundamental que estudemos atentamente os conselhos de Ellen White sobre saúde. “Deus requer que o apetite seja dominado, e se pratique a renúncia no tocante às coisas que fazem mal. É esta uma obra que tem de ser feita antes que o povo de Deus possa ser apresentado perfeito diante dEle” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 36).

Hoje em dia, com tantas opções de alimentos não-saudáveis à disposição, as bênçãos do dom profético quanto à reforma de saúde não devem ser passadas por alto. Primeiramente dadas a Adão e Eva e depois a Moisés, são-nos dadas novamente através de Ellen White, para que possamos partilhá-las com um mundo bombardeado por opções não-saudáveis.

“O homem foi originariamente dotado de nobres faculdades e de um espírito bem equilibrado. Era um ser perfeito, e estava em harmonia com Deus. Seus pensamentos eram puros, santos os seus intentos. Mas, pela desobediência, suas faculdades foram pervertidas, e o egoísmo tomou o lugar do amor. Sua natureza tornou-se tão enfraquecida... Fez-se cativo de Satanás, e assim teria permanecido para sempre se Deus não tivesse intervindo de modo especial” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 17).

Diante desse pano de fundo, permanecemos firmes pela intervenção do Criador através de Ellen White e suas diretrizes sobre a reforma de saúde. As “janelas do impulso, do sentimento, precisam se abrir em direção ao Céu, e a poeira do egoísmo e da mundanidade precisa ser expulsa” (Ellen G. White, The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 7, p. 940).

Betty Achieng | Ndhiwa, Quênia

Marcadores: , , ,

terça-feira, 17 de março de 2009

Bênçãos do Dom Profético - 17/03/2009 a 21/03/2009

Terça, 17 de março

Exposição

Busca da saúde


4. Quais foram alguns dos conselhos sobre saúde dados aos israelitas por Deus? Lv 7:22-26; 11:1-8; 13:46

Em uma visão em 1848, foi mostrado a Ellen G. White que o tabaco, o chá e o café são prejudiciais. Em 6 de junho de 1863, Ellen G. White recebeu uma visão em que lhe foi mostrada a necessidade da reforma de saúde. Em 25 de dezembro de 1865, foi-lhe mostrado que os adventistas do sétimo dia deviam fundar um instituto de saúde em Battle Creek, que abriu as portas em 1866, e foi o primeiro de uma série de mais de trezentos hospitais, clínicas e dispensários que a igreja mantém hoje.

5. O que podemos dizer àqueles que afirmam que Ellen G. White copiou a mensagem de saúde de outros reformadores de saúde de seu tempo?

Pesquisas recentes sobre a mensagem de saúde de Ellen G. White revelaram que existe grande diferença de qualidade entre os princípios de Ellen sobre saúde e os defendidos por outros reformadores da saúde de seu tempo. “Essa diferença indica que a Sra. White teve informações sobre saúde que não poderiam ter vindo de qualquer fonte humana disponível em qualquer lugar na época em que ela vivia” (Leonard Brand e Don S. McMahon, The Prophet and Her Critics), p. 87, 88.

Uma luz para as nações (Is 44:8; 49:6). Eras antes de os egípcios construírem a primeira pirâmide, Deus havia escolhido os israelitas e revelado a eles Suas verdades. Israel foi escolhido para preservar a lei de Deus para o mundo todo.

“Povo de Israel, lembre disto! Não esqueça que você é o Meu servo. Eu o criei para que Me servisse e nunca esquecerei você” (Is 44:21). A voz do Criador através do profeta Isaías mostra quão meticuloso Ele foi quanto a Seu povo escolhido, Israel. Os livramentos trazidos através da orientação dos profetas eram um símbolo de que Israel fora escolhido para revelar Deus ao mundo em todas as esferas da vida.

É por essa razão que nós, na presente geração, precisamos viver, pela graça de Deus, à altura das orientações dadas por Deus à humanidade. A dura verdade, contudo, é que, embora escolhidos por Deus como o símbolo do Céu na Terra, os israelitas muitas vezes se preocuparam com a grandeza mundana. “Eles tinham estudado as profecias, mas sem percepção espiritual. Esqueciam, portanto, os textos que apontavam à humilhação do primeiro advento de Cristo, e aplicavam mal os que falavam da glória do segundo. O orgulho lhes obscurecia a visão. Interpretavam a profecia segundo seus desejos egoístas” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 30).

Confirmando a aliança (Êx 17:14; 34:27). Por vários anos, a guerra e o cativeiro devastaram o povo de Israel. Foi levado cativo para outras terras, e passou anos lutando pela terra que Deus lhe havia prometido. Apesar de tudo isso, seu cunho como nação escolhida se tornou cada vez mais significativo em meio aos desastres que lhe sobrevieram. Mesmo após Israel ter sido desolado pela guerra e cativeiro, ainda lhe pertencia a promessa de que “os israelitas que continuarem vivos serão para os outros povos como o sereno que o Senhor manda sobre a terra, como a chuva que cai nas plantas. Eles contarão com a ajuda de Deus e não com a dos seres humanos” (Mq 5:7). É nesse contexto que Israel se achava entre as nações, conquistando um reino após outro pelas mãos guiadoras dos mensageiros de Deus. Todos os regulamentos e diretrizes quanto aos festivais, às dietas e outros rituais, foram dados a Moisés para confirmar a aliança entre Deus e Israel.

O tesouro peculiar de Deus (Êx 19:4-6). “De um povo escravizado, os israelitas haviam sido exaltados acima de todos os outros, para ser o tesouro peculiar do Rei dos reis. Deus os havia separado do mundo a fim de que lhes pudesse confiar um sagrado depósito” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas,p. 314).

No livro de Êxodo, a Bíblia diz: “Vocês viram com os seus próprios olhos o que Eu, o Senhor, fiz com os egípcios e como trouxe vocês para perto de Mim como se fosse sobre as asas de uma águia. Agora, se Me obedecerem e cumprirem a Minha aliança vocês serão o Meu povo. O mundo inteiro é Meu, mas vocês serão o Meu povo, escolhido por Mim. Vocês são um povo separado somente para Mim e Me servirão como sacerdotes” (Êx 19:4-6).
Por meio de Moisés, o povo de Israel foi instruído a não se esquecer dos mandamentos dados a ele pelo único Deus verdadeiro. Os Dez Mandamentos representavam não apenas a vontade de Deus para a humanidade, mas também o santo caráter de Deus. Essas leis do viver santo deviam guiá-los em seus empreendimentos espirituais, econômicos e sociais.

Porque essas leis representam o santo caráter de Deus, são eternas. Assim, essas leis são para a humanidade hoje, tanto quanto eram para Israel e o povo de sua época. Como Moisés foi para os israelitas, assim os pioneiros da Igreja foram para nossa denominação – pioneiros que lançaram o alicerce do movimento adventista mundial. E o mesmo pode ser dito sobre Ellen White, que viajou percorrendo muitos quilômetros para difundir os princípios de saúde que Deus lhe havia revelado. Conservando os princípios dados aos israelitas nos Dez Mandamentos, confirmamos que descendemos das raízes de Israel e que o sagrado legado de Deus está sobre nós.

Prescrição para uma vida saudável (Lv 11:1-8). Para obter os melhores resultados em termos de saúde, o próprio Deus instruiu os israelitas quanto aos alimentos a serem ingeridos para que tivessem a melhor saúde e vida longa. Assim, Ele especificou que animais eram próprios para o consumo humano.

A fim de manter esse padrão de dieta, precisamos buscar a Deus em reverência a fim de receber o discernimento necessário para combater a dieta falsificada que Satanás colocou em voga hoje. Atualmente, o Espírito de Profecia nos dirige para uma dieta simples, natural. “Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 81).

Dismas Aroko | Ndhiwa, Quênia

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 16 de março de 2009

Bênçãos do Dom Profético - 16/03/2009 a 21/03/2009

Segunda, 16 de março

Evidência
As escolas dos profetas


3. Como os jovens de Israel eram educados nos tempos do Antigo Testamento? Que princípios importantes podemos tirar desses textos quanto ao aspecto espiritual de toda educação apropriada? Gn 18:19; Dt 6:4-7, 20-25

Além do conhecimento religioso, as crianças hebreias recebiam instruções nas habilidades de que precisariam para ser membros bem-sucedidos de sua comunidade.

No começo de 1872, Ellen White recebeu uma visão sobre os princípios apropriados da educação. Em 3 de junho, a primeira escola adventista oficial abriu as portas – o colégio de Battle Creek. Hoje, mais de seis mil escolas, colégios e universidades adventistas servem a mais de um milhão de estudantes em todo o mundo.

“O Senhor mesmo dirigia a educação dos israelitas. Seus cuidados não se limitavam aos interesses religiosos deles; o que quer que afetava seu bem-estar mental ou físico era também objeto da divina providência, e incluía-se na esfera da lei divina” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 592).

A partir desse comentário inspirado de Ellen G. White, podemos ver que os profetas e o povo de Israel receberam a mais equilibrada educação já desejada pela mente humana. Não devemos fugir do fato de que o próprio Deus dirigia o processo de aprendizagem deles através dos pais, da natureza, e da Palavra de Deus.

Esse mesmo tipo de educação deve beneficiar todas as gerações, desde o passado, no presente e até o futuro. Como os ministros em Israel, que eram modelos, nossos atuais ministros devem servir de exemplo que exalte a presença e o poder de Deus, a fim de que também sejamos um exemplo para outras pessoas.

Há uma grande diferença entre as escolas dos profetas e as escolas seculares de nosso tempo. As instituições educacionais seculares são geralmente dominadas pelas máximas e costumes do mundo. Diferentemente das instituições em que os profetas recebiam a luz de uma educação piedosa, as escolas mundanas de nossa época são muitas vezes terreno para conversas superficiais, onde o mero sentimentalismo toma o lugar da instrução básica e moral.

Precisamos saber se os profetas modernos têm seguido os passos dos pioneiros. Como os grandes reformadores do passado foram educados e treinados? Deus muitas vezes usa os membros menos afortunados e desprezados da sociedade para trazer liberação e paz para Seu povo. Essas foram as raízes de Lutero, que “proveio das classes pobres. Seus primeiros anos se passaram no humilde lar de um camponês alemão. ... Dificuldades, privações e severa disciplina foram a escola na qual a Sabedoria infinita preparou Lutero para a importante missão de sua vida” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 120).

Seline Khavetsa | Nairóbi, Quênia

Marcadores: , , ,

domingo, 15 de março de 2009

Bênçãos do Dom Profético - 15/03/2009 a 21/03/2009

Bênçãos do Dom Profético


“Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Am 3:7).

Prévia da semana: Pelo dom de profecia, trabalhando em harmonia com outros dons espirituais, Deus abençoou graciosamente nossa igreja. Nosso compromisso com a missão mundial, educação, publicações, saúde e obra médica e com as descobertas científicas e teológicas que confirmam a Palavra de Deus tiveram começo nos escritos de Ellen G. White. Podemos ser agradecidos pela guia de Deus.

Domingo, 15 de março

Introdução
Em busca de saúde


1. Por que Deus elegeu Israel como Seu povo especial? Dt 7:7, 8; Is 44:8; 49:6

Deus escolheu Israel para que fosse Sua testemunha. Todas as nações da Terra deveriam ser beneficiadas com as bênçãos que Ele daria ao Seu povo.

2. Qual é a missão da igreja cristã, e como está ela cumprindo essa missão? Mt 28:19, 20

Em 1871, Ellen White escreveu: “Os jovens devem se preparar familiarizando-se com outras línguas, para que Deus os possa usar como meios de comunicar Sua verdade de salvação a pessoas de outras nações” (Life Sketches of Ellen G. White, p. 204). Em 1874, John N. Andrews se tornou o primeiro missionário oficial adventista do sétimo dia. Ele e seus filhos foram para a Suíça. Hoje, entre os 229 países do mundo, reconhecidos pelas Nações Unidas, os adventistas do sétimo dia têm trabalho estabelecido em mais de duzentos deles.

Nosso mundo precisa desesperadamente de boa saúde. Isso pode ser visto claramente pelas numerosas mensagens de saúde que continuam a inundar a mídia eletrônica e impressa. No princípio, por amor aos seres humanos, o próprio Deus criou um plano de saúde tridimensional para que desfrutássemos dele enquanto obedecêssemos aos princípios celestiais estipulados em Sua Palavra.

Infelizmente, porém, o pecado corrompeu nossa saúde. O paraíso terrestre, outrora brilhante e perfeito em saúde, foi reduzido a subpadrões físicos, mentais e espirituais. Não podemos escapar dessa situação a menos que busquemos o Criador para perguntar-Lhe sobre Seu plano original para uma vida saudável.

Deus insiste conosco através da voz do profeta Isaías para que O busquemos a fim de discutir o assunto (Is 1:18). Com nossa fraqueza de coração, é difícil experimentarmos uma restauração total de saúde. Mas, se não nos voltarmos para Deus a fim de ter um relacionamento íntimo com Ele, Sua Palavra não será capaz de se infiltrar no santuário íntimo de nosso ser. Para obter novamente as nobres faculdades originais e a mente bem equilibrada com as quais Deus criou os seres humanos, precisamos perguntar a Ele o que devemos fazer. Precisamos agir de acordo com as instruções que Ele nos dá.

Os princípios divinos de saúde defendem um estilo de vida saudável, que, por sua vez, institui uma cura tanto em nível individual como corporativo. Nós, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, somos confrontados com o desafio de exibir o manto da reforma de saúde e de partilhar os divinos princípios de saúde com um mundo doente.

Ellen White revelou os divinos princípios de saúde a nossa igreja. Nesta semana, estamos estudando como o dom de profecia, através de Ellen White, revolucionou a saúde. Como o Senhor tem usado esse dom para beneficiar a igreja?

Beatrice Akinyi | Ndhiwa, Quênia

Marcadores: , , ,