sábado, 12 de junho de 2010

Otimismo: Felicidade e Cura - Resumo Semanal -12/06/2010 a 12/06/2010

Otimismo: felicidade e cura
Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
www.portalnatural.com.br

Sábado à tarde – 5 de Junho 2010


Vivemos cada milésimo de segundo pela misericórdia e proteção divinas. Misericórdia porque Deus perdoou nossos pecados que levam à morte, e nos dá vida em Jesus, o Caminho, a Verdade, e a Vida. Proteção porque o alvo de Satanás não é só nos prejudicar em tudo, mas matar-nos. “E depois disto Jesus andava pela Galileia, e já não queria andar pela Judeia, pois os judeus procurava, matá-Lo” (Jo 7:1). O que eles queriam não era só prejudicar a missão de Cristo, mas matá-Lo! “O coração natural está cheio de ódio contra a verdade, bem como contra Jesus.”2 É importante notar que essas pessoas eram da igreja! Então, compreendemos que podemos estar na igreja e não estar em Jesus. O coração natural citado acima é comandado pelo eu e não pelo Espírito de Deus.

“Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também” (Jo 5:17). Para que o Senhor Jesus trabalhava aqui na Terra? “Para isto o Filho de Deus Se manifestou: para desfazer as obras do diabo” (1Jo 3:8). E nossa missão, em Jesus, é: “Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados pela fé em Mim” (At 26:18). Maravilhoso trabalho! Nele há plenitude de felicidade e cura!


Crenças errôneas a respeito de Deus podem prejudicar e destruir a confiança e a esperança nEle. Por exemplo, tomemos o caso de alguém que crê que Deus criou o inferno como um lugar real para onde vão as pessoas más. Como esse alguém pode ter, no fundo do seu coração, a boa qualidade de amor para com Deus? Será que em sua mente inconsciente não pode existir medo, raiva, rejeição, revolta contra um Deus que tivesse idealizado e estabelecido um lugar de sofrimento eterno? Para esperança e gozo no Senhor, a Bíblia diz: “Vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos, pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?” (Ez 33:11). Aí não está sendo dito: “Por que razão ireis para o inferno?”.

Mas fala em morrer a segunda morte, que é o fim da existência dos que rejeitarem a luz de Deus, o amor de Deus e a verdade.

Outro exemplo de crença errônea que prejudica a saúde é a dos perfeccionistas que creem que Deus só os aceitará e aprovará se e quando não mais pecarem. A Bíblia tem um recado para esses: “Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?” (Ec 7:16).

Mudar essas crenças errôneas para a absorção da verdade produz felicidade e cura.

Outro aspecto introdutório desse tema é que, mesmo seguindo a Deus, de sã consciência, com tudo o que você tem, isso não o livra de situações dolorosas. A fé no Deus que tem o controle de tudo, mesmo quando parece que não, é o que pode sustentar-nos nesses momentos de trevas. A esperança e a confiança geram saúde.

Especialistas em estresse têm verificado que, mais importante do que o evento estressor para prejudicar a saúde, é a nossa maneira de lidar com ele. Da mesma forma, quanto aos chamados “traumas da infância” é importante entender que, mais importante do que aquilo que nossos pais (ou cuidadores) fizeram conosco é o que fazemos com o que eles fizeram.

I. Depressão e desespero


A depressão é um transtorno afetivo. Atinge 3 a 11% da população mundial e, em pacientes internados por qualquer doença física, atinge de 22 a 33%. Afeta três vezes mais mulheres do que homens. As causas são variadas, incluindo perdas reais ou imaginárias na infância, adolescência, vida adulta, especialmente na família, doenças físicas graves, abuso de drogas, fatores hereditários, fatores nutritivos, desequilíbrio hormonal (hipotireoidismo) e de neurotransmissores, etc. Entre as causas psicológicas estão divórcio, morte de parentes, abusos físico, emocional, sexual, espiritual, abandono emocional da criança, punição e depreciação constantes da criança no lar, etc.

O diagnóstico científico da depressão maior é feito assim: a pessoa precisa ter pelo menos 5 entre os 9 sintomas descritos a seguir, durante pelo menos 2 semanas: (1) tristeza profunda; (2) apatia; (3) agitação ou perturbação; (4) distúrbios do sono (dormir demais ou insônia); (5) distúrbios do peso (ganho ou perda); (6) falta de concentração; (7) sentimentos de excessiva culpa ou indignidade; (8) pensamentos mórbidos e (9) fadiga.

Tristeza normal é diferente de depressão. Na depressão, a pessoa fica mais afetada, tem seu desempenho no trabalho prejudicado e pode haver risco suicida. A tristeza normal é passageira, menos intensa, sem risco suicida e resolve-se sozinha, sem tratamento.

Existe depressão leve, moderada e grave. A grave pode ser com ou sem sintomas psicóticos. Sintomas psicóticos são os que mostram que a pessoa está fora da realidade, como delírios (alterações do conteúdo do pensamento), alucinações (visuais, auditivas, etc.).

O tratamento da depressão envolve (1) psicoterapia e aconselhamento; (2) medicação; (3) orientação familiar; (4) cuidados físicos e (5) apoio espiritual. Não adianta a pessoa deprimida basear seu tratamento somente na medicação antidepressiva, porque remédios não mudam a forma de pensar e, na depressão, há muitos tipos de pensamentos distorcidos que precisam ser modificados, educados, treinados. Se a pessoa não mudar sua forma negativa de pensar, o remédio ficará limitado em sua ação, pois ele ajuda no que a pessoa sente, mas não como o paciente pensa.

É muito interessante notar que a Bíblia, no Salmo 13, revela como Davi venceu a depressão. Veja que no relato desse salmo, ele começa expressando sua dor emocional. Fala dela porque está sentindo, ou seja, experimentando a dor.

Podemos não experimentar a dor ao anestesiá-la com comida, sexo, drogas, medicamentos, álcool, trabalho, compras, etc. Mas Davi a encarou e falou dela. Por isso, terminou o salmo aliviado e louvando a Deus! O que isto nos ensina sobre o modo de lidar com problemas emocionais como a depressão? Que quando se experimenta a dor, ao invés de fugir dela, ela vai embora. E quando é reprimida ou negada, ela permanece e produz sintomas e sinais.

Quando você expressa e experimenta sua dor em ambiente correto e para a pessoa adequada, há uma descarga de emoções que alivia e pode corrigir as alterações bioquímicas cerebrais. Isto tem que ver com a expressão do que é necessário, o que é diferente de expressar o que não é necessário, como o hábito de ficar lamentando.

No Salmo 42, é interessantíssimo o que Davi diz: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?” Ele estava, ao mesmo tempo, proferindo um monólogo e abrindo o coração a Deus. Inteligência emocional tem que ver com este tipo de conversa cosigo mesmo, porque ela nos ajuda a ver que não somos nossa dor. Davi conseguiu entender isso e, ajudado por Deus, pôde resistir à dor, mesmo expressando-a, e conseguiu administrá-la. Você não é sua tristeza, angústia ou medo. Davi olhava para dentro de si e dizia para si mesmo: “Por que estou com este negócio aqui me perturbando? Não vou me deixar levar por isto! Vou esperar em Deus, pois Ele é meu auxílio e meu Deus.” Lembre-se: você não é a sua dor! E Deus promete: “Estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei” (Sl 91:15). Isto ocorre quando a pessoa invoca Deus e pede Sua ajuda. E Ele nunca deixa de ajudar. A pessoa forte e madura não é aquela que não tem dor emocional, mas é a que, quando tem esta dor inevitável nesta vida, não se desespera, não abandona tudo, não perde a esperança em Deus, antes, O procura para ser fortalecida e aliviada.

II. Os cuidados desta vida


Especialistas dizem que pelo menos 90% do que nos preocupa, nunca ocorre. As pessoas apresentam “ansiedade antecipatória”, que é um tipo de medo por antecipação. Note a palavra preocupação. Ela é assim formada: pre + ocupação, ou seja, a pessoa se ocupa antes do tempo (pré). Então, a confiança é o remédio. A crença de que Deus está no comando.

Em Miqueias 6:8 é dito que Deus nos pede que, entre outras coisas, pratiquemos a justiça. Como é isso? A única forma, segundo entendo a Bíblia, é ter a justiça em nós. E isto vem pela graça, mediante a fé na justiça de Jesus. Quando cremos e aceitamos Jesus como nosso Salvador pessoal, o Pai coloca a justiça de Jesus sobre nós e somos, de maneira forense, declarados justos. Não é uma maravilha?

Observe também que Lucas 12:21 fala de “ser rico para com Deus”. O que isto significa? Para mim, significa colocar Deus como número um em minha vida, em meus pensamentos, escolhas, relacionamentos. Por exemplo, um casamento em que cada cônjuge coloca Deus como o primeiro em sua vida pessoal pode lidar melhor com situações tensas, que inevitavelmente surgem, do que outro em que cada um se coloca como número um. O eu não tem poder de aguentar sozinho certas pressões no relacionamento e, ainda mais, as que são provocadas por demônios para destruir a família.

O mundo valoriza o sucesso, geralmente enfocando coisas materiais, o que é algo mesquinho. Dr. Dean Ornish, cardiologista e professor da Universidade da Califórnia em São Francisco, diz assim sobre esse assunto: “Comecei a compreender que a escolha não está entre trabalhar ou não trabalhar, realizar ou não realizar, mas é a intenção por trás da ação, não a ação propriamente dita, que determina se o trabalho conduz à cura e à alegria ou ao sofrimento e à doença. Um dos meus provérbios zen favoritos diz: ‘Antes da iluminação, corte lenha, carregue água; depois da iluminação, corte lenha, carregue água.’ As ações parecem iguais, o trabalho pode ser pesado, mas a motivação é completamente diferente.”

“Hoje eu sei que o verdadeiro poder se mede, não pelo número de coisas que se tem, mas pelo número de coisas que se pode deixar de lado.”

“O Dr. George Wald, biólogo de Harvard, ganhador do prêmio Nobel, certa vez escreveu: ‘O que realmente precisamos não é do prêmio Nobel, mas de amor. Como pensam que se consegue o prêmio Nobel? Desejando amor, isso é tudo.

Desejando com tanta intensidade que, se eu trabalho o tempo todo e se acabo ganhando o prêmio Nobel, é só um prêmio de consolação. O que importa é o amor.”3

Viver com Deus como o número um na vida promove alegria interior que nada é capaz de tirar. Produz serenidade, esperança, segurança, prudência, otimismo e cura, mesmo quando as coisas se apresentam difíceis.

Um dia, eu caminhava com minha filha já adulta. Falávamos das dificuldades da vida. Ela comentava sobre desafios dela. Então, disse a ela: “Filha, não fique preocupada! As coisas... irão piorar!” Ela disse: “Que isso pai?!” Então, a fiz lembrar o que Jesus falou na Bíblia que os últimos dias seriam difíceis, etc., mas procurei lembrá-la também de que nEle temos paz e segurança e forças para enfrentar os problemas.

III. Seja sempre alegre


Deus não Se incomoda quando ou se ficarmos tristes ou angustiados, quando a tristeza ou a angústia é a resposta fisiológica de uma perda real. Essa resposta fisiológica também ocorre como resultado de imaginações. “A doença é muitas vezes produzida, e com frequência grandemente agravada pela imaginação. Muitos que atravessam a vida como inválidos poderiam ser sãos, se tão-somente assim o pensassem. ...Muitos morrem de doença de origem inteiramente imaginária.”4

Se o sofrimento é resultado de perda real, a solução é a expressão dos sentimentos de tristeza e angústia. Se é devido à imaginação, a solução é a correção dos pensamentos distorcidos. Exemplo de pensamento distorcido: “Não há nada de bom em mim!” Essa forma de pensar despreza coisas boas que a pessoa possui. Lembre-se: seus sentimentos resultam das mensagens que você dá para si mesmo, e seus pensamentos têm muito mais que ver com seu modo de se sentir do que com o que está realmente ocorrendo em sua vida. A solução para esse exemplo de distorção de pensamento é forçar a mente a pensar intencionalmente nas evidências que apoiam uma forma diferente de pensar, que acabará achando e reconhecendo que há, sim, coisas positivas na pessoa.

Em minha Bíblia, o Salmo 43:4 diz: “Então irei ao altar de Deus, do Deus que é a minha grande alegria...” Mas há uma referência ao pé da página dizendo que o original hebraico diz: “...do Deus que é a alegria da minha alegria...” Maravilha!

Quando você não conseguir ficar alegre por suas próprias forças, Deus infundirá alegria em sua mente. NEle ficamos alegres, ainda que algo nos entristeça.

“Quando a alma se rende inteiramente a Cristo, novo poder toma posse do coração. Opera-se uma mudança que o homem não pode absolutamente operar por si mesmo. É uma obra sobrenatural introduzindo um sobrenatural elemento na natureza humana.”5

Até hoje, duas vezes Deus usou um belíssimo texto em Habacuque para me trazer conforto em hora de muita aflição. No fim do ano de 1976, eu viajava com meu carro numa estrada de terra cheia de pedras, saindo do ENA – Educandário Nordestino Adventista, em Pernambuco, feliz porque iria ter meu noivado em Nova Friburgo, RJ. O carro bateu numa pedra e rachou o cárter, vazando o óleo do motor. Tudo isto atrasou e complicou a viagem. Ao pegar um táxi para seguir a viagem, depois de colocar o carro numa oficina, li Habacuque e Deus me confortou. Outra vez, estava em um quarto do Hospital Adventista Silvestre, no Rio. Certa madrugada, após 17 dias de UTI, à beira da morte, ainda sem falar direito por causa da traqueostomia, cheio de soros e agulhas em meus braços, muito enfraquecido, com insônia rebelde havia vários dias, num real vale da sombra da morte, levantei-me do leito, sentei-me numa cadeira ao lado. A angústia que eu experimentava era maior que o quarto. Olhava para o relógio depois de um tempo que parecia ter sido de duas horas, mas só haviam passado cinco minutos. Uma insônia e uma situação insustentável, humanamente falando. Peguei minha Bíblia, clamei ajuda a Deus e Ele me levou ao mesmo texto de Habacuque. Depois de ler o texto, deitei-me e pela primeira vez em muitos dias, consegui dormir uns minutos. O texto é: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente” (Hc 3:17-19).

IV. Riso e cura


O programa de recuperação de grupos de ajuda mútua, como os Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, etc., utiliza os 12 passos, que são sugestões de conduta para mudança do comportamento. O primeiro passo diz que a pessoa admite ter perdido o controle da sua vida, e assim, acaba com a negação, que funciona, em geral assim: “Não tenho problemas”, “Posso me controlar”, “É só um pouquinho!”, “Isso não me prejudica!”, “Eu paro quando quiser!”, e entra na aceitação da impotência. Admite a fraqueza. Em seguida, reconhece que há recursos para vencer, pois há a escolha de novos comportamentos que podem ser praticados pelo esforço pessoal e, principalmente, pela ajuda de Deus. Isto leva o indivíduo a passar pela vulnerabilidade ao admitir sua fraqueza. Pode ser difícil admitir diante de outras pessoas que somos fracos, não é? Será que irão rir de nós, debochar, ironizar, depreciar? Com Deus, podemos fazer isso com a plena certeza de que Ele nos colocará no caminho da cura. Ele não rirá de nossa fraqueza. Quando Paulo admitiu sua fraqueza, após cair do cavalo literal, emocional e espiritualmente, ele adquiriu o poder de que precisava para sua saúde geral: a graça de Jesus. E ela ainda está disponível para todos nós.

Para desenvolvermos otimismo é muito importante que, diante de sofrimentos e tragédias, façamos a pergunta: Para que isto está ocorrendo? Que posso aprender com isso?

Quando há esperança e descontração, nosso sistema imunológico funciona melhor. Cientistas descobriram que há uma conexão entre o sistema imune e áreas do cérebro responsáveis pelas emoções. A alegria real fortalece nossas defesas.

V. Um coração alegre – otimismo prático!


Sabe-se que atitudes mentais positivas, alegria, luz solar entrando pelos olhos, gratidão, patriotismo, promovem a liberação de hormônios, como as endorfinas, que atuam no cérebro. Verificaram isso em soldados americanos na guerra.

Os médicos viram que alguns soldados tinham melhor recuperação das feridas de guerra que outros, embora fossem lesões semelhantes. Ao analisarem isso mais de perto, verificaram que os que possuíam alto valor patriota, que estavam na guerra vibrando pelo país, tinham melhor recuperação das feridas do que os que estavam lá contrariados e resmungando o tempo todo. Nos que estavam com espírito de lutar pela pátria, o cérebro produzia muito mais endorfina, que aliviava a dor, minimizava o sofrimento e fortalecia o sistema imune.

Sabemos também, pela neurobiologia, que atitudes de alegria e esperança liberam serotonina, o neurotransmissor que promove bem estar e corrige estados de tristeza.

Isaías diz que Deus conservará em perfeita paz aquele cuja mente está firmada nEle (Is 26:3). Mente firmada em Deus é a mente confiante em Seu amor e perdão e certeza da aceitação do pecador em Jesus Cristo.

A alegria atua positivamente no nosso físico. Veja: “O Senhor deseja que nossa mente seja clara e aguda, capaz de ver em Sua Palavra e serviço pontos importantes, cumprindo Sua vontade, confiando em Sua graça, trazendo para Sua causa uma consciência clara e espírito agradecido. Essa espécie de alegria promove a circulação do sangue.”6

Jesus era alegre: “Em Sua vida familiar Jesus era alegre, mas não turbulento.”7

Leia Daniel capítulo 10. Veja especificamente os versos 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 19. Veja como ele foi fortalecido pelo anjo Gabriel quando se sentia literalmente caído, com medo, fraco. É isso o que Deus faz em nós quando nos rendemos a Ele em humildade e confiança. Ele nos levanta e nos faz otimistas.

VI. Estudo adicional


Ouvi na Rádio CBN uma entrevista com um neurologista da USP – Universidade de São Paulo. O programa era sobre Doença de Alzheimer. O médico disse que há três atitudes que promovem prevenção dessa enfermidade neurológica, e eu creio que outras também: (1) ser altruísta, ajudar pessoas gratuitamente; (2) não guardar ressentimentos e (3) cultivar e praticar atitude de gratidão. É incrível como essas atitudes mudam o cérebro, prevenindo lesões!

Para terminar, é importantíssimo lembrar que fé não é sentimento. O sentimento é inconstante. Num mesmo dia, podemos sentir alegria de manhã ,e na hora do almoço, experimentar alguma tristeza. Sentimento é como o tempo, pode ter sol agora e, dentro de uma hora, cair uma chuva. Você pode escolher crer, mesmo que lhe pareça ter sido abandonado por Deus. Esse sentimento de abandono é uma emoção, não a realidade.

César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.


Membro da American Psychosomatic Society.
Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br
Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos.

Referências bibliográficas:

2. White, E.G., Minha Consagração Hoje, p. 261, [Meditação Matinal de 1989], Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

3. Ornish, Dean, Amor e Sobrevivência – A Base Científica Para o Poder Curativo da Intimidade , p. 95-97, Editora Rocco.

4. White, A Ciência do Bom Viver, p. 241, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

5. Idem, O Desejado de Todas as Nações, p. 324, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

6. Idem, Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 407, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

7. Idem, Exaltai-O, p. 78, [Meditação Matinal de 1978], Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Otimismo: Felicidade e Cura - 11/06/2010 a 12/06/2010

Sexta

Estudo adicional

Leia Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 241–259: “A Cura Mental”.

Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da mente do que um espírito de gratidão e louvor. É um positivo dever resistir à melancolia, às idéias e sentimentos de descontentamento ­– dever tão grande como é orar. Se nos destinamos ao Céu, como podemos ir qual bando de lamentadores, gemendo e queixando-nos por todo o caminho da casa de nosso Pai?” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 251).

“Sem a cruz não teria o homem união com o Pai. Dela depende toda a nossa esperança. Daí brilha a luz do amor do Salvador; e quando ao pé da cruz o pecador contempla Aquele que morreu para salvá-lo, pode se rejubilar com grande alegria, pois seus pecados estão perdoados. Ao se ajoelhar em fé junto à cruz, terá alcançado o mais alto lugar que o homem pode atingir” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 209, 210).

“Nesta esperança de uma herança segura na Terra renovada se rejubilavam os primeiros cristãos, mesmo em tempos de severa prova e aflição. ‘Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês O amam, mesmo sem O terem visto, e creem nEle, mesmo que não O estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem’” (1Pe 1:6-9, NTLH; Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 517, 518). Perguntas para reflexão

1. Você conhece alguém que esteja sofrendo de depressão? Neste caso, o que você pode fazer para ajudar?

Frequentemente, uma palavra amável ou até mesmo um gesto amigável muito podem ajudar alguém a se sentir melhor. O que sua classe ou igreja pode fazer como um todo para ajudar aqueles que têm problemas de depressão?

2. Provérbios 3:7, 8 diz: “Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos” (NTLH). Como este verso combina com a lição desta semana?

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Otimismo: Felicidade e Cura - 10/06/2010 a 12/06/2010

Quinta

Um coração alegre – otimismo prático!


“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17:22).

Sim, existem benefícios físicos para o riso e o pensamento alegre. O riso exercita os pulmões e estimula o sistema circulatório. Como resultado, uma taxa maior de oxigênio entra no sangue. O riso age como um relaxante e, a longo prazo, pode ser associado à suave diminuição da pressão sanguínea. O riso aumenta a produção das endorfinas, que acalmam e relaxam a mente, aliviam a dor, elevam o humor e aumentam a atividade do sistema imunológico. Esse otimismo e coração alegre é completamente apropriado, porque está fundamentado no conhecimento de que Deus está no controle de nossa vida.

Sabemos que não é possível ser alegre e rir continuamente. Mas podemos manter uma atitude positiva.

6. Como se pode aplicar na prática a promessa de Isaías 26:1-4?

Quando nossa mente está firme em Deus e confiamos nele, colhemos benefícios definidos. Estudos mostram que o hábito de considerar os outros de maneira positiva e benevolente afeta positivamente nossa resistência à infecção (e também nos torna agradáveis aos outros!). Quando cultivamos e nutrimos nosso relacionamento com Cristo, a saúde física é beneficiada, e podemos ter cura emocional e espiritual, o que também pode ajudar na cura física.

Provérbios 17:22 traz uma escolha: o coração alegre faz bem; o espírito abatido tem efeitos negativos sobre todo o nosso ser. Davi aprendeu a importância dessa escolha e costumava se lembrar do cuidado de Deus nessa luta contínua.

7. Que esperança é apresentada no Salmo 27? Como podemos aplicar a nós mesmos essas palavras?

Existe ampla evidência de que uma relação vibrante com Deus afeta nosso bem-estar total. Que mudanças você precisa fazer a fim de ter melhor relacionamento com o Senhor?

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Otimismo: Felicidade e Cura - 09/06/2010 a 12/06/2010

Quarta

Riso e cura


5. Que certeza deve guiar a vida do cristão? 2Co 12:9, 10. Como podemos aplicar esse princípio à nossa vida, especialmente em tempos de angústia?

Norman Cousins, autor de um livro chamado Anatomia de uma Enfermidade, foi editor de uma revista popular nos Estados Unidos por cerca de trinta anos. Em 1964, ele foi abatido por uma doença que afetava seu colágeno, o tecido conjuntivo do corpo. Ele sofria muita dor, tinha dificuldades para mover os dedos, os membros, até mesmo a mandíbula.

Ele achava difícil até virar-se na cama. Enquanto isso, começaram também a se formar protuberâncias por todo o seu corpo. Quando foi feito o diagnóstico, os médicos prescreveram todos os tipos de medicamentos e sedativos para a dor, como aspirina, codeína e outras drogas, inclusive muitos diferentes comprimidos para dormir. A certa altura, o corpo de Cousins começou a ter uma reação aos medicamentos, e sua pele ficou cheia de urticárias ainda mais dolorosas que a própria doença. As coisas pareciam ruins para Norman, especialmente porque só um entre aproximadamente quinhentos pacientes se recupera dessa doença.

Finalmente, já intoxicado por todos esses medicamentos e seus efeitos colaterais, ele começou a assistir a alguns filmes engraçados de um show popular de TV chamado Câmera Indiscreta. Na cama, ele ria e ria das palhaçadas. Quase imediatamente, ele notou uma mudança. Quanto mais ele ria, mais bem ele se sentia. Às vezes, a enfermeira lia histórias humorísticas que o faziam berrar de divertimento. Com o passar do tempo, os testes mostraram que ele estava melhorando. Em pouco tempo, as protuberâncias de seu corpo começaram a diminuir, e ele voltou ao seu emprego. Em seguida, o homem que achava difícil até se virar na cama estava jogando tênis, golfe, montando a cavalo e tocando piano!

Embora ninguém esteja dizendo que o riso é a solução para todos os nossos problemas médicos, não existe dúvida de que uma boa atitude pode ter impacto positivo sobre a saúde.

Frequentemente, a atitude é algo que, se você quiser, pode controlar realmente, não é verdade? Qual é sua atitude em geral? Como você pode aprender a ser mais otimista? Como o hábito de olhar para a cruz e o que ela revela sobre Deus o ajuda a ter uma perspectiva mais positiva sobre a vida?

Marcadores: , , ,

terça-feira, 8 de junho de 2010

Otimismo: Felicidade e Cura - 08/06/2010 a 12/06/2010

Terça

Seja sempre alegre


3. Como as duas advertências de 1 Tessalonicenses 5:16, 17 estão relacionadas?

Três décadas atrás, escreveu-se muito sobre louvar a Deus em todas as circunstâncias, um bom princípio. Mas muitos desses escritos amontoavam culpa sobre os que estavam enfrentando morte, perda, tragédia, incapacidade e angústia, como se eles fossem infiéis ao Senhor e não vivessem como cristãos verdadeiros porque não eram alegres, felizes e cheios de louvor durante essas crises.

Nem sempre nos alegramos em todas as situações. Certamente, Jesus não Se alegrava sempre (Mt 26:38; Jo 11:35), e quem vai acusá-Lo de ser infiel? Jó também, embora fosse fiel ao Senhor, não parecia muito feliz na maior parte do livro que leva seu nome. Ao contrário, ele era um infeliz poço de gemidos.

Ainda assim, mesmo entre toda a dor e tragédia da vida, há motivos para termos alegria e otimismo, não importando quanto essas razões pareçam soterradas sob as aflições e cuidados que tanto nos atormentam. E isto é porque, graças a Jesus e às promessas que temos dEle, sabemos que essas coisas são apenas temporárias; que essas coisas não surpreendem nosso Deus; e que, apesar de tudo isso e de quão severos e incompreensíveis sejam nossos sofrimentos, Deus nos ama e cuida de nós. É quando vivemos em meio ao sofrimento que nos apegamos a essas promessas, que nos apegamos à esperança diante de nós, que podemos encontrar motivos para alegria e otimismo mesmo em meio às piores situações.

4. Que esperança e otimismo você pode extrair destas promessas?

a. Rm 8:31
b. Rm 8:35-39
c. 1Jo 3:1
d. Ap 21:4

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Otimismo: Felicidade e Cura - 07/06/2010 a 12/06/2010

Segunda

Os cuidados desta vida


Frequentemente, o otimismo e a esperança são excluídos de nossa vida por causa do excesso de atividades. Podemos ficar tão absorvidos pelas coisas e trabalhos, mesmo por atividades boas e necessárias, a ponto de perdermos o relacionamento com Jesus. Esse relacionamento é essencial para o crescimento em todos os aspectos da vida.

2. O que os textos seguintes nos dizem sobre a maneira pela qual devemos viver? Que lições podemos aprender desses exemplos?

a. Mq 6:8
b. Lc 8:14
c. Lc 10:38-42
d. Lc 12:16-21

O sucesso é cobiçado e ambicionado. Frequentemente, as pessoas passam longas horas perseguindo esse ideal. Com frequência, buscamos o sucesso quando nosso verdadeiro objetivo deveria ser a busca de sentido para a vida. O que faço, digo e penso é importante, ou sou como o fazendeiro “bem sucedido” na parábola que, chamado a prestar contas, foi considerado louco? (Veja também Lc 21:34.)

Marta estava interessada nas tarefas essenciais de prover alimento e bebida para seus convidados. Como nós, ela se envolveu tanto no trabalho para o Senhor que negligenciou o relacionamento doador de vida com o Senhor do trabalho.

Jesus a lembrou de que Maria havia escolhido mais sabiamente e confirmou a escolha de sentido no relacionamento de preferência ao sucesso no trabalho.

Às vezes, como a semente, podemos ser vencidos pelos cuidados desta vida só tentando sobreviver. Isso pode envolver o atendimento às necessidades da família, educação dos filhos, ou simplesmente a tentativa de acompanhar as exigências da vida deste Planeta tumultuado. O desenvolvimento de um relacionamento com Jesus afeta cada aspecto de nossa vida e permite a celebração de uma perspectiva otimista e cheia de esperança, mesmo em tempos de angústia e pressão.

Quanto do que você está fazendo será lembrado na eternidade? Em contraste, quanto você está fazendo que um dia será eternamente esquecido? O que sua resposta lhe diz sobre você mesmo, como você está vivendo e, talvez, as escolhas que você precisa fazer?

Marcadores: , , ,

domingo, 6 de junho de 2010

Otimismo: Felicidade e Cura

Domingo, 06 de junho

Depressão e desespero

A depressão é um mal comum nos dias de hoje. Juntamente com a tristeza geral que acompanha a depressão, existe a perda do prazer por aquelas coisas que antes eram aprazíveis. Os pacientes sofrem de fadiga, senso de inutilidade e desesperança e perda de energia. O sono é inquieto e, frequentemente, a pessoa também sofre de vários sintomas físicos — problemas digestivos, dores de cabeça e lombares, entre outros.

Se a depressão não for reconhecida e tratada, pode até levar ao suicídio. Esse é um problema em todas as faixas etárias, mas, em algumas sociedades, pessoas abaixo dos 24 anos de idade são especialmente vulneráveis.

Existem dois tipos principais de depressão. A primeira sobrevém em resposta a circunstâncias desagradáveis da vida, como morte, enfermidade, perda de emprego ou um relacionamento interrompido. Todos passam alguma vez por alguns desses problemas. O outro tipo de depressão está relacionado com desequilíbrios químicos do sistema nervoso central. Esse é frequentemente genético e é uma enfermidade como qualquer outra. Precisamos aceitar os que sofrem esses desafios e evitar criticar e estigmatizar.

1. Abaixo estão exemplos bíblicos de grandes personagens que sofriam sintomas de depressão. Quem eram eles, e quais eram seus sintomas?

a. Salmo 42
b. 1Rs 19:2-18

Esses dois campeões do Antigo Testamento tiveram ocasiões em que a vida foi escurecida pelas sombras opressivas do desespero. Davi passava dias e noites chorando. Elias tinha tendências suicidas, mas, em vez de tirar a própria vida, ele pediu que o Senhor executasse a ação (1Rs 19:4). Em termos atuais, ele poderia lamentar por ser o único adventista que sustentava os princípios!

Em Sua maneira constantemente graciosa, Deus tratou gentilmente tanto com Davi como com Elias. Davi foi impressionado de que devia colocar sua esperança em Deus (Sl 42:11), e o resultado foi uma vida cheia de louvor. Tendo-o alimentado com uma voz mansa e suave, Deus lembrou a Elias de sua missão e de onde vinha sua força. Então, Elias deu início ao chamado e treinamento para o serviço a Eliseu, que deveria tomar seu manto.

Em determinados momentos, todos sofrem de depressão. Embora isso geralmente seja inevitável, você ainda pode fazer escolhas que o ajudarão a evitar situações potencialmente depressivas. Que escolhas você está fazendo – e aonde elas provavelmente o levarão?

Marcadores: , , ,