sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Emoções - 31/12/2010 a 01/01/2011

Sexta, 31 de dezembro

Opinião
Emoções filtradas

O vento sopra sobre Jesus e os onze discípulos, ao caminharem para o Getsêmani. A citação do Salmo por Cristo: “‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’” (Mt 26:31) parece ecoar pelo céu noturno. Ao chegarem ao Getsêmani, pensamentos depressivos por causa da aflição agridem a mente do Salvador e O enfraquecem. Ele faz um sinal para que apenas Pedro, Tiago e João siguissem adiante.

Esses três, ansiosos por aliviar o sofrimento de seu Mestre, perguntam-Lhe por que sente dor. Sua resposta? “‘A Minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo’” (Mt 26:38). Após ter dado vários passos à frente, o Mestre cai sobre uma rocha, lançando sobre Seu Pai o peso que carrega. Todo o Céu observa a cena, sabendo uma única falha por parte de Jesus terá consequências terríveis.

Jesus ora: “Meu Pai, se for possível, afasta de Mim este cálice; contudo, não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres’” (verso 39). Essas palavras indicam as muitas emoções que inundavam Sua mente. Nesse momento, todas as forças de Satanás O cercam, sussurrando mentiras para fazê-Lo desviar-Se de Sua missão: “‘A nação que pretende achar-se acima de todas as outras quanto às vantagens temporais e espirituais Te rejeitou. Procuram Te destruir, fundamento, centro e selo das promessas que lhes foram feitas como povo particular. Um de Teus próprios discípulos, que tem ouvido Tuas instruções e sido um dos de mais destaque nas atividades da igreja, há de Te trair. Um de Teus mais zelosos seguidores Te há de negar. Todos Te abandonarão.’ ... Que aqueles a quem empreendera salvar, aqueles a quem tanto amava, se unissem aos tramas de Satanás – isto Lhe traspassava a alma” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 687). Ainda assim, quando Cristo está em Seu ponto mais fraco, sabia que a vontade de Deus precisava se manifestar em Sua vida. Portanto, ora: “Não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres” (verso 39).

Esse relato é apenas uma das muitas vitórias que mostram o infalível amor de Cristo por nós. Precisamos considerar cuidadosamente Seu exemplo de negação própria como nosso modelo. Nosso adversário, o diabo, usa as emoções para nos enganar e tentar. Portanto, nossas ações não devem ser guiadas apenas por reações emocionais. Em vez disso, cada pensamento e ato precisa ser filtrado pelo princípio do amor que vem de Deus. Precisamos submeter inteiramente nossa vida a Cristo, pois somente então poderemos seguir verdadeiramente o espírito da lei.

Mãos à obra


1. Escreva uma carta a um amigo, parente ou a alguém numa prisão que esteja desanimado. Não se esqueça de mencionar o tema desta semana sobre a redenção através da submissão a Deus.
2. Presenteie alguém com algo como uma cesta de produtos saudáveis.
3. Decida abandonar um mau hábito ou fixar um alvo pessoal para o ano de 2011.
4. Faça um “diário de sentimentos”, no qual você possa registrar seus sentimentos ao longo da semana. Quando você notou sentimentos bons em luta com sentimentos negativos? Que tipos de comportamento despertam sentimentos positivos em sua vida diária?

Samuel Williams | Adelphi, EUA

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Emoções - 30/12/2010 a 01/01/2011

Quinta, 30 de dezembro

Aplicação
Altos e baixos


As emoções afetam todos os aspectos da vida diária – das decisões que tomamos na escola à nossa experiência com Deus. Um dia podemos acordar bem, sentindo-nos como se pudéssemos conquistar o mundo, mas no dia seguinte podemos acordar nos sentindo derrotados. Nossos sentimentos podem ser influenciados por inúmeras variáveis: amigos, família, tempo, trânsito, sono, aula difícil, e assim por diante. Pelo fato de termos a tendência de reagir a nossos sentimentos, é fundamental que aprendamos a impedir que nossas emoções nos derrotem.

É fácil pensar que ninguém nos compreende. Muitas pessoas se sentem muito sozinhas porque acham que ninguém entende o que elas passam. Embora isso às vezes possa ser verdade, temos um Pai celestial que nos conhece melhor do que nós mesmos e que pode simpatizar conosco em todos os níveis. Assim, da próxima vez em que você for tentado(a) a se sentir abandonado(a) e derrotado(a) pelas lutas da vida, lembre-se disso:

Você nunca está sozinho(a). Quando você está no caminho de Deus, amigos e até membros da família podem ficar contra você, mas você sempre tem em Jesus um Amigo que promete nunca deixá-lo(a) nem abandoná-lo(a), e que promete ajudar você por toda a sua vida (Hb 13:5, 6).

Você é um(a) filho(a) de Deus. A vida neste mundo pode ser desanimadora, mas lembre-se de que você é filho(a) de um Rei, que também é seu Pai. NEle, você sempre terá um Pai que cuida (Jo 1:12).

Mantenha-se concentrado em Jesus. Com as distrações do mundo, é fácil perder de vista nosso alvo eterno. Contudo, quando nos mantemos concentrados em Jesus, podemos ter a paz que precisamos para continuar seguindo em frente (Is 26:3).

Mãos à Bíblia

6. Qual é a promessa de Jesus com respeito à dor e à tristeza? Jo 16:20-24

O texto oferece esperança a quem está enfrentando dor física ou psicológica. Ele nos ensina algumas coisas: (1) O mundo parece estar cheio de alegria. Os maus parecem se divertir, enquanto os bons sofrem. Mas isso não vai durar para sempre. (2) Dor, tristeza e angústia serão transformados em alegria – esse é o centro da promessa de Jesus. (3) As dores passadas serão esquecidas, assim como a mulher que dá à luz esquece as dores diante do recém-nascido. (4) Ninguém tirará nossa alegria. (5) Não haverá necessidades. Teremos tudo o que precisamos para viver.

Christie Cain

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Emoções - 29/12/2010 a 01/01/2011

Quarta, 29 de dezembro

Evidência
Alegria pela manhã

O evangelho de João está dividido em dois livros: o “Livro dos Sinais” (1-12) e o “Livro da Glória” (13-20). É o registro que o “discípulo amado” fez da vida, morte e ressurreição de Cristo. Seu propósito ao escrever esse testemunho foi provar que Cristo é, de fato, o Filho de Deus e que temos a vida eterna, crendo nEle (20: 30, 31).

O que é conhecido como o “discurso de despedida de Jesus” (13:31-16:33) está contido no Livro da Glória. Nele, Jesus conforta Seus discípulos com respeito a Seu sofrimento e ressurreição, que estavam prestes a acontecer (13:31-38). Cristo afirma ser o único caminho para o Pai (14:6) e promete aos discípulos que o dom do Espírito Santo lhes seria enviado da parte do Pai e que “Ele [os] guiaria “a toda a verdade” (14:15-31; 16:13). Jesus também lhes ensina que, assim como um ramo não pode crescer a menos que esteja ligado à videira, Seus discípulos não podem crescer se não estiverem ligados a Ele, “a Videira verdadeira” (15:1-17). Também os adverte contra o ódio que enfrentariam por causa do Seu nome (15:18-16:4).

Jesus contrasta a resposta emocional deles e a do mundo com relação à Sua morte: “Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará” (16:20). Cristo deixa claro que o mundo – aqueles que O odiavam e se opunham ao Seu ministério – se alegrariam quando Ele morresse. Contudo, Seus discípulos chorariam e se lamentariam diante do mesmo evento. Mas Jesus não deixa Seus discípulos num beco sem saída, e avisa: “Mas a tristeza de vocês se transformará em alegria” (verso 20). A alegria iria brotar, porque Sua ausência seria apenas temporária! Falando de Sua ressurreição no verso 22, Cristo disse que a alegria de Seus discípulos viria no meio de sua tristeza, quando eles O veriam novamente.

Todos experimentamos ocasiões emocionalmente difíceis, que fazem com que lamentemos, mas as mesmas palavras de Cristo nos encorajam hoje. Como a ressurreição de Cristo foi para Seus discípulos naquela época, a breve volta de Cristo é para nós hoje. Todas as tristezas da vida serão transformadas em alegria quando virmos Cristo em Sua segunda vinda. Continuem animados!

Mãos à Bíblia

5. Quais foram algumas das emoções dolorosas que Jesus experimentou nesta Terra? O que provocou essas emoções? Mt 26:37, 38; Mc 3:5; 8:12; Jo 11:32-38; Mc 11:15, 16

Richard Martin | Columbus, EUA

Marcadores: , , ,

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Emoções - 28/12/2010 a 01/01/2011

Terça, 28 de dezembro

Testemunho
A influência da graça de Deus

As emoções fazem parte de nossa vida. Quando Deus criou os seres humanos, Seus pensamentos eram santos e Seus objetivos para nós eram nobres. Adão e Eva tinham mente bem equilibrada, mas, por causa do, pecado eles se tornaram degradados e impuros. O apóstolo Paulo diz: “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz” (Rm 8:6). Nossas emoções desempenham um papel importante em nossa vida. Elas nos ajudam a tomar as decisões diárias e, se não forem guiadas pelo Espírito de Deus, podem nos causar grande dano – até mesmo a morte. “Não é sábio olhar-nos a nós mesmos, e estudar nossas emoções. Se assim fazemos, o inimigo apresentará dificuldades e tentações que enfraquecerão a fé e destruirão o ânimo. Estudar atentamente nossas emoções e dar curso aos sentimentos é entreter a dúvida e enredar-nos em perplexidades. Devemos desviar os olhos do próprio eu para Jesus” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 249).

“Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celestiais. A bênção vem quando, pela fé, a pessoa se entrega a Deus. Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 173).

“Tem de se manter constante guerra contra a mente carnal; e temos de ser ajudados pela enobrecedora influência da graça de Deus, que atrairá a mente para cima, habilitando-a a meditar sobre coisas puras e santas” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, p. 74).

Obter a vitória sobre o eu e as emoções negativas é vital para a experiência cristã. Precisamos morrer diariamente e beber continuamente da fonte de vida da qual Cristo convida todos a beber livremente. Precisamos também nos tornar participantes da vida que nos foi dada por Seu infinito sacrifício. Leia Isaías 55.

Mãos à Bíblia

Em Marcos 8:1-3, a “compaixão” foi o motivo que levou Jesus a elaborar um plano para alimentar a multidão.

4. Além de cuidar da alimentação das multidões, que outros atos de Jesus foram motivados pela compaixão? Mc 1:40, 41; 6:34

Oshaine Altorick Wynter | Huntsville, EUA

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Emoções - 27/12/2010 a 01/01/2011

Segunda, 27 de dezembro

Exposição
Pegos pelas emoções


O perigo das emoções (2 Samuel 13). Vivemos em um mundo em que somos encorajados a seguir nosso coração e a fazer o que achamos certo. Infelizmente, as emoções humanas são muitas vezes instáveis e inconsistentes. São ainda mais perigosas quando não estão submetidas a Deus e quando o coração não está disposto a ser guiado pelo Espírito. Jeremias 17:9 declara que “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável.”

Amnom se apaixona por Tamar, sua irmã. Ele a abusa, sente nojo dela e a abandona. Esse comportamento impulsivo o levou a transgredir a lei moral de Deus, trouxe vergonha e dor sobre si mesmo e sua família. Permitir que nossas emoções nos dirijam sempre termina em terríveis consequências.

O poder de Deus através do Espírito (Gl 5:22). Amnom não tinha domínio próprio. Entretanto, seu ato brutal não era algo que não pudesse ser remediado pelo Espírito Santo. Deus era capaz de criar nele um coração puro e renovar nele um espírito reto (Sl 51:10), mas essa renovação dependia de sua disposição para se entregar. Deus não nos abandona simplesmente porque não estamos com vontade de fazer o que é certo. Em 1 João 3:20 é dito que não precisamos temer quando nosso coração nos condena, porque “Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”.

Precisamos primeiro crer que Ele é capaz de nos curar. Depois, precisamos permitir que Ele faça isso. Através do Espírito e da fé em Cristo, temos a capacidade de viver uma vida que não é ditada por nossos impulsos emocionais. Em vez disso, temos o poder de viver de maneira justa (Gl 5:22, 23).

A vida em Cristo nos dá a capacidade de controlar nossas emoções, ao Lhe pedirmos que Ele nos controle. “Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gl 5:16).

Reagir em amor através da compreensão (Cl 3:12-14). Às vezes, podemos achar impossível perdoar a outros pelas mágoas que eles nos causam. Tamar, Absalão e Davi ficaram furiosos com Amnom pelo mal que ele havia feito. Isso resultou no desejo de vingança de Absalão. Deus nos chamou a perdoar como Ele nos perdoou (Cl 3:13). Felizmente, isso não é algo que Ele deseja que façamos através de nosso próprio poder. É a compreensão da misericórdia e compaixão que Cristo nos mostrou que nos capacita a perdoar a outros, quando eles nos fazem mal. À medida que crescemos no relacionamento com Cristo, nos tornamos mais semelhantes a Ele. Aprendemos a apreciar a beleza da compaixão e da bondade, a força da humildade e da amabilidade, a sabedoria da paciência. Com o tempo, aprendemos a perdoar como Deus nos perdoou. Crescer no conhecimento de Deus nos ajuda a aprender a parar de reagir impulsivamente e nos ensina a agir corretamente.

A verdade sobre as emoções (João 16:17-24). As emoções não são completamente más. Na verdade, elas são um presente de Deus que foi desequilibrado pelo pecado. Elas nos dão a capacidade de nos relacionarmos uns com os outros. Sem as emoções, não conseguiríamos experimentar plenamente a vida. As emoções, tanto positivas quanto negativas, são instrumentos que Deus usa para nos ensinar importantes lições e construir nosso caráter. Ser cristão não significa que você estará sempre feliz. Surgirão momentos em que você vai sentir raiva, tristeza ou medo, e não há mal nisso. Davi, um homem segundo o coração de Deus, experimentou altos e baixos emocionais. O próprio Jesus disse: “Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria” (Jo 16:20).

Deus entende (Lc 19:28-44; Hb 3:15). Em Lucas 19:42, vemos Jesus chorando por Jerusalém, ao saber das dificuldades e da destruição que a capital judia enfrentaria. Em angústia e compaixão, Ele disse: “Se você [Jerusalém] compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos”. Leia também Mateus 23:37.

Deus Se preocupa com Seu filhos. Ele deseja nos trazer compreensão e nos proteger do sofrimento, embora muitas vezes soframos com a violência no mundo. Tamar provavelmente tinha se perguntado por que Deus permitiu que Amnom a estuprasse. Ela se sentiu rejeitada, envergonhada, profundamente humilhada, abandonada e sem valor. Infelizmente, podemos ser vítimas de várias violências, porque o mundo está cheio de pessoas más, e o pecado está em todo lugar. Mas Deus atua neste mundo e faz tudo para curar nossa dor. Não conseguimos ainda dar todas as respostas para o sofrimento – o porquê de situações como a de Tamar – mas um dia entenderemos. Até então, precisamos manter nossa fé nAquele que veio ao mundo e sofreu a violência em nosso lugar (Jo 3:16).

Como filhos de Deus, “a alegria do Senhor é a nossa força”. Isso não significa que não teremos dificuldades com nossos sentimentos. Significa que poderemos achar conforto e força em Deus. Embora nossos sentimentos e circunstâncias possam estar fora do controle, sabemos que Deus ainda tem controle sobre nossa vida e que Ele pode trazer ordem aos nossos sentimentos. Sabemos que Ele é capaz de nos dar a “paz que excede todo entendimento” (Fp 4:7), que Ele promete ser nosso refúgio e fortaleza, “auxílio sempre presente na adversidade” (Sl 46:1). Ele está familiarizado com nossas lutas e entende exatamente como nos sentimos. Leia Hebreus 4:15, 16. Deus entende e deseja que você tenha poder sobre suas emoções.

Mãos à Bíblia

Os estados emocionais positivos, como compaixão, generosidade, humildade, bondade e paciência estão associados ao senso de bem-estar, perspectiva positiva e uma relação favorável com os outros e com Deus. Quanto mais positivas forem suas emoções, melhor será sua saúde geral.

2. Como o fruto do Espírito deve fazer diferença na vida do cristão? Gl 5:22

3. De acordo com Paulo, qual é a emoção mais excelente? O que ele quis dizer ao usar a expressão “revistam-se”? Quais são as consequências de colocar em prática essas palavras? Cl 3:12-14

Embora o amor seja mais que emoção, a emoção é parte essencial. Deus é amor, que, mais do que sentimento, é um princípio.

Ailiana K. Denis | Bolingbrook, EUA

Marcadores: , , ,

domingo, 26 de dezembro de 2010

Emoções - 26/12/2010 a 01/01/2011

EMOÇÕES


“Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.” (Jo 16:20)


Prévia da semana: Emoções são um presente de Deus que pode ser usado tanto para o bem como para o mal.

Leitura adicional: Pv 3:5, 6; Gl 5:22, 23. Mente, Caráter e Personalidade, v. II: “Confiança independente de mudanças no ambiente emocional”.

Domingo, 26 de dezembro

Introdução

Que haja emoções



Emoção é “um estado mental que surge espontaneamente, em vez de através de um esforço consciente, e é muitas vezes acompanhado por mudanças psicológicas; sentimento”.*

Embora a palavra emoção seja um substantivo, nossas emoções muitas vezes fazem com que realizemos certos atos. Se sentirmos raiva, pode ser que ataquemos verbalmente alguém. Se estivermos tristes, talvez choremos. Muitas vezes nos vemos em circunstâncias em que o melhor é não deixarmos que as emoções controlem nosso comportamento. Por isso, precisamos entender nossas emoções para saber lidar com elas e tomar boas decisões. Em Provérbios 3:5, 6 vemos quem pode nos ajudar a fazer isso. Nesses versos, somos encorajados a confiar no Senhor, a reconhecê-Lo em tudo o que fazemos, para que Ele dirija nossos caminhos.

Por que devemos confiar em Deus tão completamente? Uma razão é porque nossa compreensão geralmente é limitada. Não sabemos todos os fatos a respeito de uma situação que desperta em nós fortes emoções. Outra razão é que as emoções muitas vezes podem ofuscar nossa compreensão a respeito de uma situação. Muitas vezes é difícil compreender a verdade sobre um determinado evento, se estivermos irados ou tristes em relação a ele. Mesmo assim, o Pai nos deu um exemplo maravilhoso em Seu Filho. Cristo consistentemente confiou no Pai para obter orientação e direção. “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de Si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz” (João 5:19).

Como cristãos, precisamos aprender a não fazer nada por conta própria. Quando nossas emoções estão nos levando a fazer algo que achamos certo, devemos nos lembrar de pedir que Cristo nos guie. Em todos os nossos caminhos, precisamos aprender a reconhecê-Lo. Se deixadas a seu bel prazer, nossas emoções espontâneas não nos fornecerão nenhuma consistência. Ao estudar a lição desta semana sobre as emoções, decida tornar Cristo Aquele que te ajuda a entender seus sentimentos e a lidar com eles.

*The American Heritage Dictionary of the English Language. 4. ed. Disponível em: http://www.answers.com/topic/emotion.

Mãos à Bíblia

1. Identifique estados emocionais dos seguintes personagens: Amnom, Tamar, Davi e Absalão. 2Sm 13

Alexandra E. Arnold | Fort Washington, EUA

Marcadores: , , ,