Emoções - 31/12/2010 a 01/01/2011
Opinião
Emoções filtradas
O vento sopra sobre Jesus e os onze discípulos, ao caminharem para o Getsêmani. A citação do Salmo por Cristo: “‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’” (Mt 26:31) parece ecoar pelo céu noturno. Ao chegarem ao Getsêmani, pensamentos depressivos por causa da aflição agridem a mente do Salvador e O enfraquecem. Ele faz um sinal para que apenas Pedro, Tiago e João siguissem adiante.
Esses três, ansiosos por aliviar o sofrimento de seu Mestre, perguntam-Lhe por que sente dor. Sua resposta? “‘A Minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo’” (Mt 26:38). Após ter dado vários passos à frente, o Mestre cai sobre uma rocha, lançando sobre Seu Pai o peso que carrega. Todo o Céu observa a cena, sabendo uma única falha por parte de Jesus terá consequências terríveis.
Jesus ora: “Meu Pai, se for possível, afasta de Mim este cálice; contudo, não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres’” (verso 39). Essas palavras indicam as muitas emoções que inundavam Sua mente. Nesse momento, todas as forças de Satanás O cercam, sussurrando mentiras para fazê-Lo desviar-Se de Sua missão: “‘A nação que pretende achar-se acima de todas as outras quanto às vantagens temporais e espirituais Te rejeitou. Procuram Te destruir, fundamento, centro e selo das promessas que lhes foram feitas como povo particular. Um de Teus próprios discípulos, que tem ouvido Tuas instruções e sido um dos de mais destaque nas atividades da igreja, há de Te trair. Um de Teus mais zelosos seguidores Te há de negar. Todos Te abandonarão.’ ... Que aqueles a quem empreendera salvar, aqueles a quem tanto amava, se unissem aos tramas de Satanás – isto Lhe traspassava a alma” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 687). Ainda assim, quando Cristo está em Seu ponto mais fraco, sabia que a vontade de Deus precisava se manifestar em Sua vida. Portanto, ora: “Não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres” (verso 39).
Esse relato é apenas uma das muitas vitórias que mostram o infalível amor de Cristo por nós. Precisamos considerar cuidadosamente Seu exemplo de negação própria como nosso modelo. Nosso adversário, o diabo, usa as emoções para nos enganar e tentar. Portanto, nossas ações não devem ser guiadas apenas por reações emocionais. Em vez disso, cada pensamento e ato precisa ser filtrado pelo princípio do amor que vem de Deus. Precisamos submeter inteiramente nossa vida a Cristo, pois somente então poderemos seguir verdadeiramente o espírito da lei.
Mãos à obra
1. Escreva uma carta a um amigo, parente ou a alguém numa prisão que esteja desanimado. Não se esqueça de mencionar o tema desta semana sobre a redenção através da submissão a Deus.
2. Presenteie alguém com algo como uma cesta de produtos saudáveis.
3. Decida abandonar um mau hábito ou fixar um alvo pessoal para o ano de 2011.
4. Faça um “diário de sentimentos”, no qual você possa registrar seus sentimentos ao longo da semana. Quando você notou sentimentos bons em luta com sentimentos negativos? Que tipos de comportamento despertam sentimentos positivos em sua vida diária?
Samuel Williams | Adelphi, EUA
Marcadores: 31 de dezembro, Emoções, lição escola sabatina, Sexta