segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Adoração, canção e louvor - 01/08/2011 a 06/08/2011

Segunda, 1º de agosto

Evidência
O papel da música na adoração


Como o próprio nome sugere, 1 Crônicas é um livro de registros históricos. Começando com uma lista cronológica de nomes, que vai de Adão até Davi e seus filhos, destaca o período que compreende os eventos finais da vida de Saul até a morte de Davi. Por qual razão, nesse breve resumo da vida de Davi, está incluída uma canção?

Muitas culturas,no passado e no presente,usaram a música como parte da adoração. Na igreja primitiva, a música não costumava incluir instrumentos. Cerca de 1200 anos se passaram até o órgão ser temporariamente usado. Antes disso, muitos líderes da igreja eram contrários à introdução desse instrumento, incluindo o grande reformador, Martinho Lutero. Este, aliás,chegou a dizer que o “órgão no serviço de adoração é um símbolo de Baal.” *

Porém, conforme a música se tornou mais complexa e elaborada, a introdução de instrumentos foi inevitável. Atualmente, é difícil (e até doloroso) imaginar o louvor sendo executado sem acompanhamento instrumental.

O rei Davi tinha cérebro musical. Por meio da música, ele expressou seu louvor e alegria (Sl 150),tristeza e dor (Sl 22). Davi compôs várias canções de gratidão pelas vitórias conquistadas, muitas confissões sinceras e súplicas por perdão – Bate-Seba (Sl 51:1-6, 17). Também sabemos que ele tocou pelo menos um instrumento – a harpa (1Sm 16:23) – e que compôs canções para voz com acompanhamento instrumental.Música, por natureza, é emotiva. É destinada a inspirar algum tipo de reação. É por isso que alguns líderes da igreja primitiva a temiam. Sua preocupação era com a possibilidade de que o interesse do adorador passasse a estar mais ligado ao sentir-se bem do que propriamente ao louvar a Deus. Tal inquietação é, certamente, relevante.

* Historical quotes about music in worship.. Acesso em12 maio 2010.


Para saber mais sobre a história da música na adoração, veja também:Theorgan in worship–historically.. Acesso em12 maio 2010.

Mãos à Bíblia

3. O que o Senhor está nos dizendo no Salmo 51:17? Como devemos entender essa ideia, visto que deve haver alegria na adoração? É possível harmonizar essa alegria com a contrição, ou elas são contraditórias?

A palavra traduzida como “contrito” vem de uma palavra hebraica que significa “esmagado”. Ao reconhecermos nossa condição pecaminosa, ficamos quebrantados, esmagados, e nosso coração, contrito. Se aqueles que professam ser cristãos não percebem isso, muito provavelmente não tenham vivenciado a experiência da conversão.

No entanto, a alegria vem de saber que, apesar de nosso estado caído, Deus nos amou tanto que Cristo veio ao mundo e morreu, oferecendo-Se por nós. Sua vida, Sua santidade e Seu caráter perfeito são, pela fé, creditados a nós.

Kerry Arbuckle – Cooranbong, Austrália

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Às 1 de agosto de 2011 às 12:05 , Blogger Elsaby Antunes disse...

O assunto é muito complexo, pois no âmbito educacional da teologia não existe uma matéria típica da música: "Composição e Regência".

O curso de música é muito amplo, e as especialidades é que fazem toda a diferença, como é o caso de composição e regência; o aluno deste curso aprende as técnicas de composição, técnicas de contraponto(movimento das vozes na música), técnicas de regência para deixar a sua visão interpretativa clara aos músicos que executam, exaustivas questões de como a platéia receberá a informação e mais, que reação esperar de tal composição, não só da parte instrumental mas também do texto a se encaixar com a melodia e harmonia.

"Música, por natureza, é emotiva. É destinada a inspirar algum tipo de reação. É por isso que alguns líderes da igreja primitiva a temiam."

Neste pensamento a liderança poderia instruir os músicos locais, ainda que os líderes não fossem compositores/regentes mas pudessem instruir na utilização dos instrumentos para causar a reação certa no momento de adoração e louvor nos cultos!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial