sábado, 12 de fevereiro de 2011

Esperança contra a depressão - Resumo Semanal - 12/02/2011 a 12/02/2011

ESPERANÇA CONTRA A DEPRESSÃO
Resumo Semanal - 06/02/2011 a 12/02/2011


Noel José Dias da Costa

Objetivo deste estudo: Conhecer os recursos divinos para prevenir os problemas emocionais e para o auxílio no tratamento deles quando se manifestarem.

Verdade central: A depressão gera perda de esperança e outros sérios desconfortos. Por isso, ao enfrentá-la, devemos usar os recursos divinos para fortalecer nossa comunhão espiritual com o Pai.

Introdução

A depressão é um grave problema que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 será a maior causa de morbidade depois das doenças do coração.

Os sintomas depressivos mais frequentes são: autoestima baixa, apatia e desinteresse pela vida, choro e falta de coragem. O paciente ainda apresenta aumento da irritabilidade, ataques de ira, sentimento de frustração, alterações do peso e do apetite, alterações do sono, dificuldades de concentração, de pensar e de tomar decisões, de fazer planos; intenções de suicídio ou morte, perda de prazer em atividades antes consideradas prazerosas, incluindo relações sexuais. Isoladamente, esses sintomas não indicam depressão, mas quando estão presentes em quantidade e intensidade alta, muito provavelmente a indicam. Estima-se que 70% dos suicídios se devam à depressão.

Muitos confundem tristeza ou “baixo astral” com depressão. Mas ela pode se apresentar mascarada com outros sintomas, que necessitam da experiência clínica para que sejam investigados. Ela pode ser do tipo leve, moderada ou grave. Mas, independentemente de qual seja, ou mesmo que a pessoa esteja passando por outro desconforto emocional, como uma tristeza episódica, pontual, é preciso dar-lhe auxílio. O apoio de pessoas queridas, interessadas no seu bem-estar é muito importante. Mas também é importante considerar os aspectos espirituais que podem estar presentes. Deus Se interessa em oferecer ajuda a todos, principalmente àqueles que estão em sofrimento.

O estudo da lição pode ser esquematizado em quatro partes:

– As imagens mentais distorcidas e a depressão

– As enfermidades físicas e a depressão

– O alívio divino para a depressão

– A restauração da esperança

I. As imagens mentais distorcidas e a depressão


Antes de continuar, procure ouvir e discutir as respostas dos membros de sua classe sobre o seguinte:

COMENTE COM A CLASSE:

– Alguma vez você ficou muito decepcionado(a) com você mesmo(a) por algo que tenha feito ou deixado de fazer e sentiu profunda tristeza, a ponto de continuar pensando no assunto por muito tempo?

– Você se recorda de como foi possível resolver o problema?

Davi também passou por algo assim. As perseguições injustas que ele sofreu e os pecados que cometeu pareciam não sair de sua mente. Era como se um filme estivesse diante dele, tirando sua paz, lembrando-lhe a cada momento sua culpa. Isso é denominado pela Psicologia Cognitivo-comportamental de pensamento automático negativo. Uma forma de lidar com ele é utilizar um pensamento alternativo, desviando o foco do problema para a sua solução. Foi fazendo isso que Davi conseguiu superar seus conflitos.

Veja no Salmo 42 a experiência de Davi e como podemos tirar dela orientações para produzir novas imagens mentais, nutrindo a fé com as promessas de Deus:

– Reconhecer a real condição (v. 2-4): Só conseguiremos reagir e superar a depressão quando admitirmos o problema.

– Abrir o coração e expressar a Deus o seu sentimento (v. 5, 7): Davi disse a Deus os seus sentimentos. Podemos ir a Deus, pois Ele prometeu que estará sempre com aqueles que O invocam (2Cr 20:17; Mt 28:20).

– Declarar a si mesmo e aos outros as promessas de Deus (v. 5b, 8, 11): Davi parecia conversar consigo mesmo, reafirmando sua esperança. Quando surgem pensamentos de derrota e fracasso, a pessoa com depressão precisa fazer o mesmo. Davi declarou: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu” (v. 6 e 11).

II. As enfermidades físicas e a depressão

As pesquisas apresentam que cerca de 70% das enfermidades incluem sintomas depressivos. Ezequias passou por essa experiência, como relatado em Isaías 38. Ele chegou a exclamar: “Ó Senhor, estou sofrendo! Salva-me!” (v.14). O auxílio espiritual é fundamental para que a pessoa enferma supere a depressão.

COMENTE COM A CLASSE:

Você já passou por uma situação em que parecia não haver esperança? Que encorajamento você pode obter ao se lembrar das promessas de Deus?

III. O alívio divino para a depressão

No Salmo 39 e no Salmo 55:17, vemos mais uma vez a importância de declarar a Deus nossas aflições, confiando em Seu cuidado por nós. Ellen G. White afirma que “somos privilegiados em poder ir a Jesus assim como estamos e nos lançar sobre Seu amor! Não temos nenhuma esperança a não ser em Jesus. Só Ele nos pode alcançar com Sua mão para nos erguer das profundezas do desânimo e da desesperança e colocar nossos pés sobre a Rocha” (Para Conhecê-Lo [MM 1965], p. 80).

COMENTE COM A CLASSE:

O que você poderia fazer por alguém que se encontrasse necessitado dessa espécie de alívio?

IV. A restauração da esperança

Cada situação é única e particular, mas a depressão, às vezes, é determinada ou agravada por falhas e erros cometidos. A recordação dos seus pecados fez Davi sofrer muito até o momento em que ele os confessou (Sl 32:5-7). A certeza do perdão divino deve ter base na Palavra de Deus e não nos sentimentos. Quando a pessoa está deprimida, é comum que ela não se sinta perdoada, mesmo tendo confessado os pecados a Deus. Então, é necessário crer que “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9).

Conclusão

Nas situações angustiantes da vida, é preciso lembrar sempre que Deus nos oferece a esperança de um livramento completo. Se não o obtivermos neste mundo, certamente o teremos no porvir. Miqueias declarou: “Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” (Mq 7:7).

Noel José Dias da Costa é psicólogo e pastor, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Teologia pelo SALT-UNASP-EC. Atua como professor, psicólogo e auxiliar da Associação Ministerial no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP). É casado com a pedagoga Erenita M. S. da Costa, e pai de Tiago e Ana Cristina.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sexta, 11 de fevereiro

Opinião

Além do abismo


Você já ouviu o ditado de que a vida é como uma caixa de chocolate? Uma caixa de chocolate tem vários tipos de bombons. Alguns são cobertos com um chocolate doce, mais fino, enquanto outros têm um chocolate mais escuro e amargo. Assim é a vida. Ela é cheia de grande variedade de experiências. Alguns acontecimentos são doces e felizes, enquanto outros são mais escuros e deixam um gosto amargo em nossa boca.

A vida de José é um bom exemplo disto. O início de sua vida foi adoçado pela afeição de seu pai. Mas o comportamento invejoso de seus irmãos deixou sua vida escura e amarga. A experiência de passar de garotinho do papai para a lista dos mais bem-vestidos e depois ser vendido como escravo numa terra estranha poderia facilmente ter-lhe esmagado seus sentimentos para sempre.

Depois de ir para o Egito, sua vida fica doce novamente quando um grande homem reconhece seus talentos. Contudo, volta a ficar amarga quando ele é falsamente aprisionado por causa de uma mentira contada pela esposa de Potifar. E ainda uma terceira vez esse ciclo se repete: sua vida fica doce quando ele é liberto da prisão para administrar o estoque de alimentos do país durante uma prolongada fome. Ironicamente, essa fome força seus irmãos a procurar comida no Egito e os coloca em contato direto com José. Imagine as amargas lembranças que lhe devem ter enchido a mente, ameaçando o desfecho feliz dessa reunião. Porém, mais uma vez, ele esteve à altura da situação.

De cada queda no abismo, José sai uma pessoa ainda melhor. Entretanto, é lógico acharmos que ele tenha lutado para não ser consumido por sua dor, ira, vergonha e terror. Mas a cada vez acabou escolhendo compreender que, com a ajuda de Deus, poderia ser produtivo onde estava.

O segredo contra a depressão geralmente se encontra em ir a Cristo. Quando nossas mãos vazias agarram Suas mãos feridas, nossa depressão é lavada pelo sangue de Sua graça. A depressão é real. Mas o amargor pode se tornar doce quando permitimos que Seu amor nos envolva.

Mãos à obra

1. Apresente-se como voluntário para trabalhar com pessoas que têm mais probabilidade de sofrer de depressão. Asilos frequentemente procuram voluntários para ler para os residentes, jogar jogos de tabuleiro com eles, ou trazer bichinhos de estimação limpos e bem-comportados para visitá-los. Os abrigos para moradores de rua também aceitam voluntários. Ser um voluntário vai levantar seu ânimo também!

Armon Perez Tolentino | Taysan, Filipinas

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Esperança contra a depressão - 10/02/2011 a 12/02/2011

Quinta, 10 de fevereiro

Aplicação
Saindo do poço


Há ocasiões em que nossas emoções caem até ao ponto da depressão. Os problemas da vida podem nos deixar cansados e derrotados. Ninguém deve sentir vergonha de buscar ajuda para isso, porque há boas notícias. Há uma saída. Há um jeito de subir – veja as dicas a seguir:

Leia. Deus promete nos ajudar em nossos tempos de dificuldade. A Bíblia está cheia de promessas que tranquilizam o coração aflito. Deus não disse que devemos lançar nossos fardos sobre Ele (veja 1 Pedro 5:7)? Tente ler Suas palavras. Sinta Sua presença lhe dizendo que você pode clamar a Ele porque Ele está lá, esperando e desejando aliviar sua dor e dar a você a bendita segurança que apaga a depressão.

Creia. Quando você ler as palavras de Deus, creia nelas. Deixe que Ele faça o que prometeu. Pare de duvidar e comece a confiar. Ele cumpre o que diz.

Partilhe. É bom ter amigos e permitir que a luz do Sol da esperança seja “canalizada” deles para você e vice-versa. Estar com seus amigos lhe proporciona boa conversa, prazer e inspiração. Não se afunde na autocompaixão. Mantenha-se ocupado e nutra pensamentos felizes.

Nossa vida é cheia de desafios, o que torna fácil sucumbirmos à solidão quando não obtemos o que esperamos de nossos esforços. Mas, quando todas as boas coisas são feitas e sabemos que agimos de acordo com a vontade de Deus, podemos deixar que Deus seja Deus. Através dEle, não apenas sobreviveremos, mas floresceremos.

Sirva. Ajudar em sua comunidade como voluntário tira sua mente de seus problemas e geralmente aumenta seu senso de bem-estar. Aprenda como ensinar alguém a ler. Seja voluntário(a) no preparo de um sopão para os pobres. Faça cachecóis e luvas de tricô ou crochê para pessoas que moram em abrigos. Dê aulas para crianças que precisam de ajuda extra em Português ou Matemática. A lista de maneiras de servir alguém é praticamente interminável.

Mãos à Bíblia

6. Qual foi a saída do profeta para os problemas sociais e interpessoais à sua volta? Mq 7:1-7

O rompimento de relacionamentos interpessoais provoca estresse e está associado à depressão. A esperança é o ingrediente indicado por Miqueias (v. 7) para sobreviver em meio a uma crise assim. A esperança apresentada na Bíblia vai muito além de uma expectativa positiva. Ela abrange uma perfeita solução e salvação final a partir da redenção em Jesus Cristo.

7. Que esperança nos é oferecida nas promessas da Bíblia? Is 65:17; 2Pe 3:13; Ap 21:2-4. Por que, em certo sentido, essa é a única esperança para alguns de nós?

Loralyn Dela Roca Sandoval | Lipa, Filipinas

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Esperança contra a depressão - 09/02/2011 a 12/02/2011

Quarta, 9 de fevereiro

Evidência
Raiz da depressão

“Alguns dos sintomas da depressão podem incluir sentimentos de impotência e culpa, perda de interesse em atividades anteriormente apreciadas, diminuição de energia, dificuldade de concentração e dores de cabeça persistentes, bem como transtornos digestivos.”1 Acredita-se que a depressão pode resultar de uma combinação de “fatores biológicos (inclusive genéticos), sociais e psicológicos”.2 Os cristãos também precisam considerar que o pecado pode causar depressão. “O tratamento para a depressão, como o da maior parte dos transtornos mentais, geralmente conta com a psicoterapia... para se conseguir os efeitos mais rápidos e fortes.”3 Além disso, a pesquisa também sugere que a “terapia da esperança” é uma forma potente de se lutar contra a depressão.4

Esperança é exatamente o que a Bíblia oferece. Nossos pecados podem pesar sobre nós e nos levar prematuramente à sepultura, mas nosso Deus misericordioso está pronto a nos perdoar quando os confessamos e pedimos Seu perdão. Foi isso que Davi fez. Ele reconheceu que sua depressão e dor eram resultado de seu pecado. Também sabia que o primeiro passo em direção à cura era reconhecer que havia falhado para com Deus. A partir daí, ele teve fé em que Deus o perdoaria.

No Salmo 32, Davi estava provavelmente lamentando seu pecado contra Bate-Seba e seu marido. Nos versos 3 e 4, vemos a influência debilitante do pecado: a perda de força física e saúde mental. No Salmo 51 encontramos uma esperançosa cura bíblica para a depressão causada pelo pecado. Esse salmo nos ensina que, para o cristão, a terapia da esperança significa que “Deus não apenas purifica o coração; cria em Seu filho perdoado um novo coração (ver Ez 36:26). ... A oração por perdão sempre deve ser acompanhada da oração para que o coração seja renovado e santificado”.5

1. PsychCentral. “Types and Symptoms of Depression,” John M. Grohol, Psy.D. December 6, 2006. Disponível em:
2. Ibid. Disponível em:
3. Ibid. Disponível em:
4. Research. Ohio State University. “You’ve Got Have Hope.” Disponível em:
5. The SDA Bible Commentary, v. 3, p. 756.


Mãos à Bíblia

5. Como Davi achou alívio para sua agonia? Como podemos achar esse mesmo alívio para nós? Sl 32:1-5; 1Jo 1:9

Jean B. Martinez | Sta. Maria, Filipinas

Marcadores: , , ,

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Esperança contra a depressão - 08/02/2011 a 12/02/2011

Terça, 8 de fevereiro

Testemunho

Na última hora


Meu estágio evangelístico do curso de Teologia foi em Lubao, Pampanga, uma província da maior ilha das Filipinas, Luzon. Eu estava em dupla com meu amigo Bryan, e era julho. A estação dos tufões nas Filipinas havia começado, o que significava que fomos recebidos com pesadas chuvas e enchentes. Ficamos hospedados com a única família adventista na cidade. Embora eles fossem amáveis e hospitaleiros, não sabíamos o que fazer a seguir, porque não tínhamos nenhum outro membro da igreja para visitar, exceto eles.

Por causa da estação chuvosa, tínhamos de esperar quase três meses para começar nosso trabalho de campo. Portanto, basicamente não tínhamos nada para fazer até então. Bryan e eu andávamos por ali com um punhado de folhetos para distribuir; mas não havia interesse, e ficamos deprimidos. A frustração começou a cobrar o seu preço – já se havia passado um terço do ano que tínhamos para cumprir nossa tarefa e não havíamos realizado nada!

Eu tinha grandes planos de converter todo mundo à nossa fé, mas depois de um ano havíamos batizado apenas quatro pessoas. Perguntei a Deus se eu estava no lugar certo, ou mesmo se devia ser um pastor.

Sentia-me um fracasso total. Meu coração estava desolado. Foi horrível. Comecei a pensar em estudar outra coisa ou arrumar outro emprego. Lutei em oração. Aqueles momentos de oração num jardim de alguém que eu chamava de Apong Eliong foram preciosos para mim. Eram momentos silenciosos de comunhão com meu Deus. Decidi colocar o assunto em Suas mãos. E, novamente, Ele fez o que sabe fazer melhor: realizou um milagre! Os meses seguintes foram os mais gratificantes. Nossos esforços evangelísticos produziram frutos. Uma irmã de Natividad doou dinheiro para um terreno e um edifício de igreja. Deus transformou nosso pranto em alegria!

Mãos à Bíblia

3. O que aconteceu quando Davi permaneceu em silêncio? Qual foi o resultado de se expressar em voz alta? Sl 39:2-7

Como na maioria das doenças emocionais, o paciente de depressão necessita falar sobre suas dificuldades. Aproximar-se do Senhor em oração fervente e sincera é um caminho seguro para liberar o estresse e a dor psicológica. Frequentemente, precisa haver mais tratamento, mas pode ser um bom começo.

4. Que promessa existe no Salmo 55:17? Por que essa promessa deve significar tanto para nós?

Isagani Valencia | Manila, Filipinas

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Esperança contra a depressão - 07/02/2011 a 12/02/2011

Segunda, 7 de fevereiro

Exposição
Paredes e portas de saída

A alegria do perdão (Sl 31:10; 32:1-5). Desde o início deste mundo, o pecado tem trazido dor, tristeza, fraqueza, culpa e depressão. Esta verdade é claramente manifesta no Salmo 31:10 e 32:1-5. Davi provavelmente escreveu o Salmo 31 como resultado de sua experiência no Deserto de Maom (1Sm 23:19-26). Ele escreveu o Salmo 32 após seu caso com Bate-Seba e ter matado o marido dela em batalha: “Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer” (verso 3).

A cura veio quando ele reconheceu sua dependência de Deus e confessou seu pecado. Quando Deus o livrou e perdoou, ele experimentou a alegria de um relacionamento restaurado com seu Redentor.

Você já se viu numa situação angustiosa da qual aparentemente não havia nenhuma saída? Você já pecou contra Deus e contra o próximo? No Salmo 31:2-5, Davi reconhece que Deus é seu refúgio na situação angustiosa. Primeira João 1:9 nos assegura que, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo não só para nos perdoar, mas para nos purificar de toda injustiça.

Vivendo com esperança (Sl 39:1-7; 42:11). A vida na Terra é muito curta em comparação com a eternidade. No Salmo 39:1-7, o salmista usou metáforas para mostrar que a vida é passageira. Ele orou: “Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de Ti. De fato, o homem não passa de um sopro.” Nosso tempo de vida comparado com nosso Deus eterno não é nada. Como o salmista, peçamos a Deus que nos mostre o número de nossos dias, para sabermos quão frágeis somos e para compreendermos que nossos breves anos na Terra são em vão quando os passamos adquirindo riquezas terrenas, em vez das riquezas celestiais. Porque nossa vida é breve, demorar-se nas provas, tristezas e dor é uma perda de tempo. O salmista pergunta: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Sl 42:11). Portanto, viva com esperança. Nossa vida curta se torna significativa quando a passamos com Deus. Ore com o salmista: “Minha esperança está em Ti” (Sl 39:7).

A miséria se transforma em esperança (Mq 7:1-7). Em Miquéias 7:1-7, o profeta fala sobre as condições miseráveis em que ele estava. Quando procurou se manter, não encontrou nada para comer ou para satisfazer a fome. Quando se voltou para seu povo, eles se demonstraram infiéis. Faziam armadilhas para assassinar até seus próprios irmãos. Quando se voltou para o governo, viu a corrupção e as injustiças dos oficiais e juízes. Provavelmente ele encontraria esperança em seus amigos e familiares. Contudo, até ali deixou de encontrá-la. “Pois o filho despreza o pai, a filha se rebela contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os seus próprios familiares. Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.” (Mq 7:5, 6).

Para onde Miquéias poderia se voltar? Ele concluiu que somente Deus lhe poderia dar esperança (verso 7).

Vivendo com o Deus da esperança (Ap 21:1-4). Louvado seja Deus, pois logo chegará o tempo em que Jesus estabelecerá Seu reino. João viu a Cidade Santa descendo do Céu da parte de Deus. Deus morará com Seu povo e será o seu Deus. Se percebemos Sua direção, proteção, bênção, conforto, amor, encorajamento e compaixão enquanto vivemos na Terra, quanto mais alegria experimentaremos quando Deus finalmente morar conosco. Ele enxugará toda lágrima de nossos olhos. Banirá a morte, a tristeza e a dor para sempre.

“Não importa o que você está passando, isso não é a última palavra. Deus já escreveu o último capítulo, e Ele trata da verdadeira realização e a eterna alegria daqueles que O amam. Não sabemos tanto quanto gostaríamos, mas é suficiente sabermos que a eternidade com Deus será mais maravilhosa do que jamais poderíamos imaginar”.*

*Life Application Study Bible, NIV (Wheaton, Ill.: Tyndale House, 1991), p. 2331.

Pense nisto

1. Há algo em sua vida para que você precisa de perdão? O que está impedindo você de experimentar a alegria que vem do perdão?
2. Há alguma situação em sua vida que parece sem esperança? Entregue-a a Deus, para que Ele possa resolvê-la.
3. Qual é seu maior desejo em relação ao viver com Deus por toda a eternidade? Como isso dá forças para você viver na Terra agora?
4. Tire alguns minutos para pensar numa provação pela qual você está passando agora. Depois pare para pensar que ela não é “a última palavra”, e que “Deus já escreveu o último capítulo”. Como esses dois fatos fazem você se sentir?

Mãos à Bíblia

“Gritei como um andorinhão, como um tordo; gemi como uma pomba chorosa. Olhando para os céus, enfraqueceram-se os meus olhos. Estou aflito, ó Senhor! Vem em meu auxílio! (Is 38:14). Essa descrição bíblica revela a forte dor manifestada pelo pranto de Ezequias. Ele estava sofrendo de uma enfermidade que prenunciava a morte e experimentou um período de depressão.

2. Que sintomas de depressão são encontrados nos textos a seguir? Sl 31:10; 77:4; 102:4, 5; 1Rs 19:4

A depressão traz diversas manifestações dolorosas: (a) tristeza profunda, (b) falta de motivação, (c) mudança de apetite, (d) distúrbios do sono, (e) sentimentos de baixa autoestima, (f) raciocínio e memória fracos e (g) pensamentos de morte e suicídio. O fardo da depressão é enorme e deve ser aliviado por meio de intervenção médica e espiritual.

Petronio Genebago | Malabon City, Filipinas

Marcadores: , , ,

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Esperança contra a depressão

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” (Sl 34:18).

Prévia da semana: A depressão pode ter várias causas, entre elas neuroquímicas, mas Deus nos dá motivo para ter esperança.

Leitura adicional: Sl 42, 31:10; 39:2-7; 32:1-5; 1Jo 1:9; Mq 7:1-7; Ap 21:2-4. Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 482-496.

Domingo, 6 de fevereiro

Introdução
Depressão


“Creio que existe esperança para esse caso” – esta era a frase que eu e o resto de meus colegas de classe do curso de Psicologia usávamos toda vez que fazíamos estudos de casos para nossas principais matérias na faculdade. Sempre acreditávamos no poder do aconselhamento e da terapia. Entendíamos que certos métodos revigorariam outra vez a pessoa para que ela vivesse como alguém “comum” deveria viver. Contudo, como cristãos, também somos ensinados que esses métodos às vezes não são tão eficientes como o conforto, o encorajamento e a cura que obtemos de nosso Senhor, o maior de todos os Consoladores.

Todos nós já estivemos “no fundo do poço”, em algum ponto de nossa vida. O bom é que, não importa quão ruim seja a situação, sempre podemos saber que não temos de passar por ela sozinhos, pois o Senhor mesmo estará conosco. Ele dará todo o conforto e encorajamento de que precisamos para voltar ao caminho certo. Só temos que nos lembrar quem Deus é e o que Ele pode fazer por nós. Nossos sentimentos de solidão e desânimo não permanecerão para sempre, mas Deus sim. Tudo o mais neste mundo pode dar errado. As pessoas podem se voltar contra nós; os amigos podem nos desapontar e nossos queridos podem nos abandonar. Deus sempre permanece fiel. Ele é o Único que nunca muda, o Único que permanece constante.

A terapia provê os métodos que os psicólogos precisam para ajudar os outros, mas a melhor ajuda que as pessoas podem obter é a que vem do próprio Deus. Deus é o Único que pode nos dar plenamente o conforto e a cura de que precisamos. Ele pode até fazer isso antes que peçamos... O Senhor é nossa melhor esperança nestes tempos de angústia. Esta é a mensagem de nossa lição esta semana.

Mãos à Bíblia

1. Que sentimentos Davi expressou no Salmo 42? Que esperança é oferecida?

Davi sofria sérias alterações de humor. Em muitas ocasiões, foi perseguido injustamente. Além disso, violou os mandamentos de Deus e sofreu profundo senso de culpa (Sl 51:4), o que frequentemente está associado à depressão. Porém, Deus nos oferece perspectivas para superar o abatimento causado pelas injustiças ou pelos sentimentos de culpa.

Pense nos seguintes fatos: (1) Você foi criado à imagem de Deus (Gn 1:26, 27). Jesus Cristo, em Seu sacrifício, salvou você da morte eterna e lhe concedeu privilégios (1Pe 2:9). (2) O mundo está falido e cheio de mal, mas os cristãos podem entender sem desespero a existência do mal, pois conhecem sua origem e destino. (3) Um futuro maravilhoso está reservado para os filhos de Deus! (Sl 37:39).

Darryll Jon M. Biscaro | Parañaque City, Filipinas

Marcadores: , , ,