sábado, 21 de novembro de 2009

Sacerdotes e Levitas - 21/11/09 a 21/11/09

SACERDOTES E LEVITAS
Resumo Semanal - 15/11/2009 a 21/11/2009


Lícius O. Lindquist

Mestre em Teologia Pastoral

Editor das Lições da Escola Sabatina


O estudo da semana passada se encerrou com uma lição significativa, que custou aos israelitas milhares de vidas.

Era muito bom, maravilhoso mesmo, ser a nação escolhida de Deus. Que nação podia se gabar de ter o Deus vivo em seu meio? Que nação jamais cruzara o mar a pé, em seco? Quem jamais ouvira dizer de um povo que recebera do próprio Deus vivo as leis da Aliança? Quem já tivera o privilégio de caminhar pelo deserto amparado pela sombra confortante de uma nuvem que os acompanhava de dia, e de uma coluna de fogo que lhes iluminava o caminho à noite? Eles tinham o testemunho de que o único Deus verdadeiro e vivo estava com eles.

No entanto, esse privilégio, que os teólogos rotulam pela palavra imanência, vinha acompanhado de um “custo”: esse é um Deus “zeloso, que [castiga] os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que [O] desprezam, mas [trata] com bondade até mil gerações aos que [O] amam e obedecem aos [Seus] mandamentos” (Êx 20:5).

Eles se haviam orgulhado da imanência de Deus, mas agora estavam ficando apavorados com Sua transcendência. Com Deus não se brinca! É maravilhoso viver sob Sua bondade, mas é terrível enfrentar Sua ira.

Se, em anos passados, o povo havia perdido de vista o necessário equilíbrio entre esses dois atributos, lançando sobre os pecadores os terrores da ira de um Deus zangado, hoje, o desequilíbrio pende para o lado da imanência. Para muitos, Deus é um “Paizão”, “o Cara lá de cima” (como diz certa figura da TV), que ama, perdoa e tolera. Não podemos nos esquecer de Sua transcendência. Nosso Deus é digno de toda a nossa reverência, respeito e obediência. Se não for essa nossa atitude, sofreremos o mesmo terror dos israelitas no deserto: “‘Nós morreremos! Estamos perdidos, estamos todos perdidos! Todo aquele que se aproximar do santuário do Senhor morrerá! Será que todos nós vamos morrer?’” (Nm 17:12, 13).

Divisão de trabalho


É nesse contexto que tem início a lição desta semana. Um povo que toma consciência da grandeza e majestade de Deus e teme por sua sobrevivência.

E o Senhor, com Sua grande magnanimidade, atende ao anseio de Seu povo, dando-lhe a proteção de Seus sacerdotes e levitas: “Vocês [sacerdotes] terão a responsabilidade de cuidar do santuário e do altar, para que não torne a cair a ira divina sobre os israelitas” (Nm 18:5). Grande parte dessas atribuições já fora dada em capítulos anteriores (veja cap. 4), mas, devido ao trauma vivido pelo povo no episódio do capítulo anterior, Deus achou por bem repetir e ampliar essas determinações.

Assim, o Senhor encarregou certas pessoas em especial da tarefa de ministrar perante Ele em favor do povo. É verdade que, em certo sentido, todo o povo seria constituído de “um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Êx 19:6). “De acordo com o plano e propósito divinos, os israelitas deveriam ser um povo igualmente real e sacerdotal. Em um mundo ímpio, eles deveriam ser reis, no sentido moral e espiritual, no sentido de que deveriam prevalecer sobre o reino do pecado (Ap 20:6).”1

E Deus passou a determinar a divisão do trabalho no cuidado do tabernáculo. Entre essas responsabilidades, cabia aos sacerdotes a tarefa de impedir que pessoa alguma se aproximasse do santuário sem um propósito determinado, de apresentar suas ofertas e sacrifícios a Deus.

“Cabia aos sacerdotes oferecer os sacrifícios no altar de bronze no pátio e cumprir todos os deveres sagrados dentro do santuário: a oferta de incenso, cuidar dos pães da proposição, espevitar as lâmpadas e atender aos deveres relacionados com as solenidades como o Dia da Expiação”2

Até aquele momento, Deus Se havia comunicado com Moisés. Por ocasião da designação dos sacerdotes, Ele falou diretamente a Arão (Nm 18:1, 8, 20). “O Senhor deixou claro que era responsabilidade dos sacerdotes ministrar no tabernáculo e guardá-lo da profanação, e era responsabilidade dos levitas assistir os sacerdotes em seu ministério no tabernáculo.”3

A divisão das tarefas dos levitas já foi objeto de estudo anterior (veja Márcio Dias Guarda, Comentário da Lição 3). Cada família tinha sua responsabilidade. Os meraritas cuidariam da manutenção e transporte das peças mais pesadas da estrutura. Os gersonitas teriam a tarefa de cuidar das cortinas, coberturas, etc. E os coatitas tinham sob sua responsabilidade os móveis e utensílios mais sagrados do tabernáculo. Todos esses componentes seriam primeiramente cobertos pelos sacerdotes por uma cortina colorida, em seguida, cobertos por uma capa de couro, e só então, os levitas assumiam sua parte no transporte (veja Nm 4) e manejo dos objetos.

Dons do serviço divino


A lição destaca um ponto interessante: os levitas eram considerados um “presente” aos filhos de Arão. Primeiramente, Deus escolheu os levitas “como um presente para vocês” [os sacerdotes] (18:6). No verso seguinte, Deus afirma que deu a Arão e seus filhos “o serviço do sacerdócio como um presente”.

Certamente, o ministério da casa de Deus era um presente não só à família de Arão, mas a todo o Israel. Agora, o povo tinha a quem recorrer em seu relacionamento com Deus. Se não podiam se aproximar em atitude de desafio do tabernáculo e do altar, a fim de apresentar suas ofertas, eles tinham os levitas e sacerdotes para guiá-los sobre a maneira de fazê-lo e por eles interceder diante de Deus.

Havia certa solidariedade do povo de Israel para com os levitas e sacerdotes. “Os israelitas, em todas as suas festas, admitiam os pobres, os estrangeiros e os levitas, os quais eram ao mesmo tempo ajudantes do sacerdote no santuário, mestres de religião e missionários” (Minha Consagração Hoje [MM 1989/1953], p. 201).

Além dessas tarefas, cabia aos levitas ensinar o povo e participar nos cultos como cantores e músicos.

Guardadas as devidas proporções, talvez pudéssemos afirmar que, em nossos dias, o ministério também é um “presente” de Deus à Igreja. Da mesma forma que no tempo de Israel, embora o ministério seja constituído de homens iguais a qualquer um de nós, sujeitos às mesmas fraquezas, Deus não nos deixou sem um grupo especial de servos com a responsabilidade solene de ensinar e guiar Seu povo nos Seus caminhos, e sujeitos às mesmas sanções, em caso de serem infiéis ao seu mandato.

Sustento do santuário


A instituição do ministério sacerdotal traz embutida uma pergunta óbvia: Quem paga a conta? Isto é, de onde viriam os recursos para manter esse pessoal? Imediatamente depois de esclarecer a divisão das tarefas, Deus passa a responder a essa questão. Novamente, havia uma repetição de certas provisões dadas anteriormente (veja Lv 6:14–7:36; 27:6-33). Essa provisão compensava a inexistência de herança à tribo de Levi. Deus era sua herança. Aquilo que era oferecido a Deus se destinava ao santuário e àqueles que cuidavam de sua manutenção.

Havia dois grupos de fontes de renda sacerdotal: A parte das ofertas sacrificais que não era queimada, considerada santíssima, e que só os sacerdotes podiam comer, e as ofertas descritas simplesmente como santas, concedidas a qualquer membro da família sacerdotal, desde que estivesse ritualmente “limpo”.

Gordon J. Wenhan resume essas ofertas:

1. A coxa direita e o peito do animal das ofertas pacíficas;
2. As primícias das colheitas;
3. Toda coisa consagrada por voto compulsório;
4. Todos os animais primogênitos. Os animais impuros e os primogênitos humanos seriam resgatados.4

De acordo com Adam Clarke, algumas ofertas eram comidas apenas no santuário. Outras podiam ser comidas apenas em Jerusalém. Uma terceira classe de ofertas podia ser comida em toda a terra de Israel, e havia aquelas que podiam ser comidas em qualquer lugar.5

O resgate dos primogênitos se originou na saída do Egito, quando foram mortos todos os primogênitos das famílias egípcias, mas as famílias hebreias foram poupadas. Daquele dia em diante, Deus declarou que, tendo sido poupados, todos os primogênitos Lhe pertenciam (Nm 3:13). Após a organização do sacerdócio, os primogênitos foram substituídos pelos levitas. Mas perdurou a obrigação de resgatá-los mediante uma oferta especial.

Essas ofertas eram consideradas “uma aliança perpétua de sal”, isto é, uma aliança indissolúvel.

O plano do dízimo


Além das ofertas destinadas aos sacerdotes, Deus estipulou que, visto ter sido Ele a herança da tribo de Levi, sua parte seriam os dízimos de tudo que a terra produzisse (v. 21, 24). E desses dízimos, por sua vez, os levitas deveriam dar o dízimo aos sacerdotes (v. 26). Esse princípio está bem estabelecido na Bíblia. A ninguém cabe o direito de reter o que o Senhor reservou para Si mesmo nem utilizá-lo mediante critério próprio. Os dízimos são do Senhor, e Ele estabeleceu em Sua Palavra como serão aplicados.

“Uma mensagem muito clara, definida, me foi dada para nosso povo. É-me ordenado dizer-lhes que estão cometendo um erro em aplicar os dízimos a vários fins, os quais, embora bons em si mesmos, não são aquilo em que o Senhor disse que o dízimo deve ser aplicado. Os que assim o empregam, estão-se afastando do plano de Deus. Ele os julgará por essas coisas.”6

“Deus tem feito depender a proclamação do evangelho do trabalho e dos donativos de Seu povo. As ofertas voluntárias e os dízimos constituem o meio de manutenção da obra do Senhor. Dos bens confiados aos homens, Deus reclama certa porção - o dízimo.”7

“O dízimo fiel é a porção do Senhor. Retê-lo é roubar a Deus. Todos, alegre, liberal e voluntariamente, devem trazer o dízimo e ofertas à tesouraria do Senhor. Em fazendo isto receberão uma bênção. Não é seguro reter de Deus a parte que Lhe pertence.”8

“Para alguns, Deus confiou riquezas terrenas para serem mantidas em confiança e devolvidas a Ele quando requeridas para levar avante Sua obra na Terra. Ele requer de Seus mordomos um dízimo fiel de todo o seu capital, e em adição ao dízimo, apela por donativos e ofertas.”9

A novilha vermelha


No século 21, é difícil entendermos os rituais de tanto tempo atrás. Tudo pode parecer ser magia, acentuado pelo sacrifício de animais.

No entanto, devemos nos lembrar de que a questão da pureza era extremamente importante para os israelitas. Eles estavam no deserto, em condições extremamente precárias, e a contaminação de uma única pessoa poderia pôr em risco a saúde de todo o acampamento.

“Sem dúvida, a higiene era um dos propósitos por trás dessas leis,mas seu intento também era espiritual: ensinar aos israelitas a diferença entre santidade e pecado e encorajá-los a andar em santidade”10

Cabe neste caso o ritual estabelecido em Números capítulo 19. Escolhia-se uma novilha vermelha, sem mancha. Nenhum fio de pêlo de outra cor deveria ser encontrado na pele do animal, que também não deveria ter nenhum defeito, por mais singelo que fosse.

O ritual foi designado a Eleazar, não a Arão. Como sumo sacerdote, este não deveria se submeter a permanecer impuro até o pôr do sol. E nem Eleazar deveria, ele mesmo, abater o animal, tarefa que cabia a um leigo. A queima da novilha não tinha caráter sacrifical. O verbo usado não era o mesmo empregado para os sacrifícios. O animal era queimado fora do acampamento, distante do tabernáculo, e por um leigo.11 O que tinha valor ritual eram as cinzas. E o abate era realizado por um leigo, não um sacerdote.

Deviam ser acrescentados ao fogo madeira de cedro, hissopo e estofo carmesim. Gordon J. Venhan identifica o hissopo com a manjerona. 12 Wiersbe acrescenta que é uma planta porosa que absorve líquidos.13

Após o abate, Eleazar tomava com um dedo o sangue da novilha e o espargia em direção ao tabernáculo.

“O sangue da novilha não era aparado em alguma vasilha, mas na mão esquerda; então, era transferido para a mão direita e era aspergido, conforme disse Maimônides... Nos dias do segundo templo, esse rito era efetuado no monte das Oliveiras, fora do templo. Mas o templo estava bem diante dos olhos dos sacerdotes, e o sangue era aspergido na sua direção.”14

A aplicação das cinzas. Havia três casos nos quais uma pessoa podia se contaminar. Podia tocar um corpo morto; podia entrar na tenda em que alguém havia morrido; ou podia tocar algo que fora contaminado, isto é: quando alguém se contaminava em um dos dois casos anteriores e não se submetia ao ritual de purificação, tudo que essa pessoa tocasse seria também contaminado. Se, depois de três dias, essa pessoa não se submetesse à purificação, ela seria excluída do acampamento e apedrejada até a morte.

Depois de três dias da contaminação, essa pessoa deveria se dirigir, juntamente “com um homem cerimonialmente limpo, até onde estavam as cinzas. O homem misturava as cinzas com água corrente num vaso, mergulhava hissopo na água e o aspergia sobre a pessoa imunda. Esse mesmo ritual era repetido quatro dias depois, do sétimo dia. As pessoas purificadas lavavam a si mesmas e suas roupas e esperavam até o final do dia para voltar ao acampamento.”15

Adam Clarke faz uma conclusão aos comentários deste capítulo que este comentarista não poderia fazer melhor. Em resumo, ele diz que:

1. A novilha vermelha significa a carne de nosso Senhor;
2. O fato de ser imaculada, a infinita santidade de Cristo;
3. O sexo do animal, a fragilidade de nossa carne;
4. A cor vermelha, Seu sofrimento;
5. O fato de não ter tomado jugo, Sua justiça em toda a Sua conduta, nunca ter estado sob o jugo do pecado;
6. O fato de ter sido Eleazar quem sacrificou a novilha significava a mudança do sacerdócio da família de Arão, a fim de que um sacerdócio mais perfeito tomasse o lugar;
7. O abate fora do acampamento aponta para a crucifixão de nosso Senhor fora da cidade;
8. O consumo completo da novilha pelo fogo, o completo oferecimento de corpo e alma de Cristo como sacrifício a Deus;
9. Assim como o fogo desse sacrifício ascendia a Deus, ele aponta para a ressurreição e a ascensão de nosso bendito Senhor;
10. Assim como as cinzas da vítima comunicavam uma purificação legal aos que estavam contaminados, também o verdadeiro arrependimento é necessário para a expiação das ofensas. 16

1. Francis D. Nichol, ed., Seventh-day Adventist Bible Commentary (Washington, D.C.: Review and Herald Publishing Association), v. 1, p. 595.
2. Ibid., p. 883.
3. Warren W. Wiersbe, Comentário Bíblico Expositivo (Santo André: Geográfica) v. 1, p. 448.
4. Gordon J. Venhan, Números: Introdução e Comentário (São Paulo: Mundo Cristão). V. 1., p. 151.
5. Adam Clarke, Holy Bible, A Commentary and Critical Notes (London: Thomas Tegg and Sons) v. 1, p. 690.
6. Ellen G. White, Conselhos Sobre Mordomia (São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2001. CD-ROM) p. 102.
7. Ibid., Atos dos Apóstolos (São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2001. CD-ROM) p. 74.
8. Ibid., Medicina e Salvação (São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2001. CD-ROM) p. 216.
9. Ibid., Olhando Para o Alto [Meditações Matinais, 1983] (São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2001. CD-ROM) p. 107.
10. Wiersbe, Ibid., 450.
11. Ibid.
12. Venhan, Ibid., p. 154.
13. Wiersbe, Ibid., p. 450.
14. R. N. Champlin, O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo (São Paulo: Candeia), p. 677.
15. Ibid.
16. Clarke, Ibid., p. 693.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sacerdotes e Levitas - 20/11/09 a 21/11/09

Sexta, 20 de novembro

Opinião

Obedecendo fielmente às ordens de Deus


Em Números 9, Deus disse a Moisés que os filhos de Israel deviam comemorar a Páscoa, oferecer sacrifícios, organizar o acampamento e mudar-se de um lugar para outro até chegarem à terra prometida. Deus deu a Arão a distinção da função entre sacerdotes e levitas. Arão e seus descendentes foram ordenados para servir como sacerdotes. Aos levitas foi dada a responsabilidade de se unirem a Arão e seus filhos e os auxiliarem enquanto ministravam diante da tenda do encontro. Eles deviam realizar todo o trabalho do santuário.

O Senhor disse a Arão que os sacerdotes e levitas seriam mantidos por meio das ofertas dos filhos de Israel feitas no santuário. Os sacerdotes e levitas deviam devolver o dízimo das ofertas que recebiam (Nm 18:25).

Devemos obedecer a Deus não porque desejemos algo em troca, mas porque O amamos e desejamos servi-Lo. Um décimo de nosso salário mais as ofertas pertencem a Ele e devem ser fielmente a Ele devolvidos. Ao doarmos, não devemos esperar algo em troca. Ele cuidará de nós. Nunca nos deixará passar falta de nada. Tudo o que precisamos fazer é confiar nEle. Precisamos aprender a suportar os sofrimentos e sacrifícios para compreender a vontade de Deus para nós. Precisamos continuar avançando e confiando em Deus, por causa de Suas impressionantes e maravilhosas promessas feitas a nós.

A Bíblia nos admoesta a ser obedientes a Deus – a ser bons servos e bons seguidores do Senhor. Precisamos aprender a ser responsáveis, disciplinados e pacientes em todas as tarefas que Ele nos dá. Precisamos colocar Deus no centro de nossa vida, apegar-nos a nossa fé e confiar nEle. Não precisamos nos preocupar porque Ele é um grande provedor para todos nós!

Mãos à obra

1. Leia no Manual da Igreja sobre os deveres de um diácono ou diaconisa. Quando for hora de a comissão de nomeações de sua igreja escolher alguém para esses cargos, apresente-se como voluntário, e peça que um diácono ou diaconisa experiente auxilie você em suas novas responsabilidades.
2. Verifique em quais áreas em sua igreja você poderia servir com seus talentos, como: criar um boletim para as crianças, decorar um banheiro, construir mobília para uma classe, manter um site ou blog da igreja, etc.
3. Procure verificar quais famílias da igreja têm necessidades especiais e organize maneiras de ajudar a igreja a auxiliar essas famílias.
4. Faça orações intercessórias por alguém em sua lista de oração todos os dias desta semana.

Mary Ann R. Reyes | Tipo, Filipinas

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sacerdotes e Levitas - 19/11/09 a 21/11/09

Quinta, 19 de novembro

Aplicação
Ser alguém que dá com alegria


Deus designou os sacerdotes e levitas para distintos papéis e responsabilidades quanto à administração do santuário. Ele desejava que os filhos de Israel apoiassem esses obreiros do santuário com porções de seus sacrifícios. Contudo, até os levitas deviam dar o dízimo do que recebiam.

Deus é tão bom para nós! Ele sempre abençoa cada um de nós de acordo com nossas necessidades. Portanto, precisamos ser fiéis em servi-Lo e em devolver o que é dEle. Como podemos fazer isso? Como podemos ser pessoas que doam com alegria?

Seja honesto. A honestidade não é apenas uma série de bons atos, mas uma atitude que abarca toda a vida. A Bíblia diz que quem é fiel em assuntos pequenos será fiel nos maiores (Lc 16:10, 11). Devolvendo o dízimo fielmente, estamos sendo honestos com Deus.

Seja fiel. Leia Lucas 12:42-48. Esses versos nos ensinam que daquele a quem muito é dado, muito será exigido, e daquele a quem muito é confiado, muito será pedido. Quando pequenos, muitos de nós aprendemos de nossos pais que devemos cuidar de nossas coisas, e que se não cuidarmos de nossos brinquedos, ninguém deixará que lidemos com os brinquedos de outra pessoa. O ensino de Jesus vai um passo além: como Seus servos, a fidelidade em lidarmos com Sua propriedade nos qualifica a lidar com o que é nosso.

Seja generoso sem esperar nada em troca. Como cristãos, devemos praticar esta atitude altruísta assim como a viúva o fez em Marcos 12:41-44. Ela deu tudo o que tinha apesar de sua condição humilde, mas não esperou nada em troca. Quando damos ao Senhor, deve ser nosso desejo fazê-lo, não só porque outras pessoas nos disseram que devíamos fazê-lo, ou porque se espera que o façamos.

Doe com alegria. Jesus dá com alegria. Seu imenso amor nos leva a doar com alegria. Ele nos concede tempo e talentos para proclamarmos Sua mensagem. Até Se sacrificou para salvar-nos. E quanto a você? Tem sido um mordomo fiel? Está usando suas capacidades para apressar a volta de Jesus? Seu dízimo está em dia? Hoje é o momento certo para darmos com alegria, para agradecermos a Jesus por deixar que nós, administradores de Sua vasta riqueza, partilhássemos Suas bênçãos com outros.

Mãos à Bíblia

7. O sacrifício de uma novilha de vermelho puro que nunca tivesse levado jugo é a cerimônia mais estranha no sistema do santuário de Israel (Nm 19:1-10). Que lições podemos aprender desse ritual?

A novilha deveria ser vermelha, símbolo de sangue, obviamente, sangue de Cristo. Tinha também que ser sem marca e nunca haver levado jugo – outro símbolo de Cristo, que realizou um sacrifício imaculado. Não havia nenhum jugo obrigatório sobre Ele, pois Ele era independente e acima de toda lei. A novilha sacrifical era levada para fora do acampamento e morta. Assim, Cristo sofreu fora das portas de Jerusalém (Hb 13:12), mostrando que Ele não morreu unicamente pelos hebreus, mas por toda a humanidade (Rm 5:12-20). O sacerdote tomava em suas mãos o sangue vertido do corpo da novilha e o aspergia sete vezes em direção ao tabernáculo. Assim, Cristo, depois de derramar Seu sangue precioso, ministra no santuário celestial em favor do pecador (veja Hb 10:21-23). A água purificadora, aspergida sobre os impuros, simbolizava o sangue de Cristo derramado para nos purificar das impurezas morais.

Irene F. Fornoles | Muntinlupa, Filipinas

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sacerdotes e Levitas - 18/11/09 a 21/11/09

Quarta, 18 de novembro

Testemunho
Estando na presença de Deus


É uma grande alegria saber que o dever que estamos realizando é sancionado por Deus. Contudo, há muitos jovens hoje que não estão seguros quanto a ser ou não da vontade de Deus determinada profissão. Há muitas coisas que podemos aprender da experiência dos descendentes de Levi. Deus lhes deu seus sagrados deveres porque permaneceram fiéis a Ele enquanto o restante de Israel adorava o bezerro de ouro.

“Por determinação divina a tribo de Levi foi separada para o serviço do santuário. Nos tempos primitivos cada homem era o sacerdote de sua própria casa. Nos dias de Abraão, o sacerdócio era considerado direito de primogenitura do filho mais velho. Agora, em lugar dos primogênitos de todo o Israel, o Senhor aceitou a tribo de Levi para a obra do santuário. Por meio desta honra distinta manifestou Ele Sua aprovação à fidelidade da mesma, tanto por aderir ao Seu serviço como por executar Seus juízos quando Israel apostatou com o culto ao bezerro de ouro. O sacerdócio, todavia, ficou restrito à família de Arão. A este e seus filhos, somente, era permitido ministrar perante o Senhor; o restante da tribo estava encarregada do cuidado do tabernáculo e de seu aparelhamento, e deveria auxiliar os sacerdotes em seu ministério, mas não deveria sacrificar, queimar incenso, ou ver as coisas sagradas antes que estivessem cobertas” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 350).

“De acordo com suas funções, foi indicada ao sacerdote uma veste especial. ‘Farás vestidos santos a Arão teu irmão, para glória e ornamento’ (Êx 28:2). ... Semelhantemente, os sacerdotes não deveriam entrar no santuário com sapatos nos pés. Partículas de pó que a eles se apegavam, profanariam o lugar santo. ... Desta maneira ensinava-se constantemente a lição de que toda a contaminação devia ser removida daqueles que se aproximavam da presença de Deus” (Ibid.)

Mãos à Bíblia

5. Além de sua porção das ofertas sacrificais, que outro plano o Senhor criou para atender tanto aos sacerdotes quanto aos levitas? Nm 18:21-32

A devolução do dízimo (Lv 27:30) era uma prática antiga. Abraão devolveu o dízimo a Melquisedeque (Gn 14:18-20; Hb 7:1, 2). Jacó prometeu ao Senhor que daria “o dízimo” de tudo que ganhasse no futuro (Gn 28:22). Em Números, o Senhor adaptou o uso do dízimo de Israel, dando-o para o sustento de toda a tribo dos levitas, incluindo os sacerdotes. Os levitas, que eram pagos em dízimo, também dizimavam, e seu dízimo ia para Arão. Os levitas deviam dar a “melhor parte” do que recebiam como dízimo. Precisavam também mostrar gratidão devolvendo fielmente o “dízimo do dízimo”.

6. Que lição deve ser tirada a respeito da santidade do chamado dos que servem a Deus? Nm 18:32

Mylbch T. Rodriguez | Muntinlupa, Filipinas

Marcadores: , , ,

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sacerdotes e Levitas - 17/11/09 a 21/11/09

Terça, 17 de novembro

Exposição
Distinguidos do resto


Certo sábado, fui assistir à ordenação pastoral de um amigo. O orador enfatizou que, conquanto cada filho de Deus seja chamado para o Seu serviço, Ele separou os pastores para o ministério. Sua esposa, uma de minhas melhores amigas, também foi comissionada para esse sagrado chamado, enfatizando a importância de seu papel como esposa de pastor.

Dedicados a um elevado chamado (Nm 3). Os levitas foram separados por Deus para o sagrado serviço do tabernáculo. Mas será que foram escolhidos para o sacerdócio? Quando Moisés voltou do Monte Sinai após receber os Dez Mandamentos, viu o acampamento adorando um bezerro fundido. Quando Moisés perguntou quem estava do lado do Senhor, os levitas foram a única tribo que se alinhou atrás dele e que não havia participado da adoração idólatra (Êx 32:26). Assim, eles conquistaram o favor de Deus naquele dia.

Recapitule Números 3. Aqui vemos que o acampamento hebreu estava disposto com o tabernáculo no centro e as três famílias de Levi mais próximas a ele. Os gersonitas estavam posicionados do lado oeste, atrás do tabernáculo. Eram encarregados das cortinas e da cobertura do tabernáculo. Os coatitas estavam posicionados do lado sul do tabernáculo, e eram responsáveis pelos móveis. Os meraritas estavam posicionados ao norte do santuário. Foram apontados para cuidar da estrutura do tabernáculo e outros equipamentos.

As tendas de Moisés, Arão e dos sacerdotes ungidos, que eram filhos de Arão, ficavam do lado oeste do tabernáculo. Eram encarregados do cuidado geral do santuário e cuidavam das necessidades do povo. O sacerdócio estava exclusivamente destinado a Arão e seus filhos, como havia sido especificamente ordenado por Deus. A nenhuma pessoa que não fosse levita era permitido se aproximar do tabernáculo do testemunho, sob pena de ser morta.

Os levitas deviam desmontar o santuário quando a coluna de nuvem se levantasse de sobre ele. Então, Israel devia seguir em sua viagem para a terra prometida. Quando a nuvem parava, os levitas deviam montar o santuário novamente. Ao anoitecer, a nuvem parecia fogo, dando luz ao acampamento. Foi por meio de Moisés que eles obedeceram a essas santas ordens.

Após a rebelião de Corá, que era primo de Moisés e Arão, Deus enfatizou os distintos papéis e funções entre os sacerdotes e levitas. Essas instruções claras nos mostram a importância e santidade desses encargos e funções. Da mesma forma, Deus nos deu certas responsabilidades pelas quais nos considera responsáveis. Ele nos dá nossa obra não por causa de qualquer coisa em nós, mas por causa de Sua abundante graça.

Vivendo da graça sustentadora de Deus (Nm 18, 19). Deus não deu nenhuma terra aos levitas. Ao contrário, eles viviam das ofertas dadas pelos filhos de Israel. “O próprio Deus era sua porção e herança. Para alimento, eles confiavam, em grande parte, nas ofertas das outras tribos. Assim, a sobrevivência física dos ‘ministros em tempo integral’ dependia do quanto fossem fiéis os outros israelitas.”1

Os dízimos dos israelitas eram a herança dos levitas em retribuição pelos serviços que eles prestavam no santuário. Eles deviam considerar santas essas ofertas. Deus também instruiu Moisés quanto ao fato de que os levitas precisavam dar um décimo das santas ofertas que recebiam.

Na verdade, Deus não precisa de nossos dízimos e ofertas. Contudo, precisamos reconhecer que o que temos nos é dado por Deus. Dar nossos dízimos e ofertas nos ajuda a lembrar que somos dependentes dEle. Quando nos lembramos de que Ele provê tudo para nós, a entrega de nossos dízimos e ofertas se torna um ato de adoração que diz que reconhecemos ser Ele o dono de tudo o que temos. Devolver para Deus uma parte do que Ele nos deu é nossa maneira de expressar nossa gratidão e apreciação a Ele por todas as Suas bênçãos.

Números 19 alista as diretrizes estabelecidas por Deus para um ritual especial de purificação dos israelitas. Uma novilha vermelha sem qualquer mancha ou defeito devia ser queimada; e a água misturada com suas cinzas devia ser usada para purificação. Isso simbolizava a purificação do pecado. Também simbolizava a graça de Deus que nos purifica do pecado, e pela qual somos salvos (Ef 2:8). O novo sacerdócio (1Pe 2:9). Hoje em dia, os serviços cerimoniais e sacrificais não são mais necessários. “O sacerdócio cerimonial dos levitas perdeu seu significado quando Cristo morreu na cruz porque todas as cerimônias apontavam para Ele. Na Nova Aliança, todo crente é, em certo sentido, um sacerdote de Cristo (1Pe 2:5, 9).”2

O povo de Deus é sui generis. Isto é, ele constitui uma classe especial, um tipo peculiar. As três mensagens angélicas são a bandeira singular que nós, adventistas do sétimo dia, devemos proclamar ao mundo nestes últimos dias. E, tão importante quanto essas mensagens, é o fato de que nossos pensamentos, palavras e atos mostrem que somos, de fato, filhos de Deus.

1. The Devotional Study Bible, NIV, 1987, p. 132.
2.
Alpha and Omega, v. 8, p. 352.


Mãos à Bíblia

4. Qual era o plano de Deus para o sustento do sacerdócio e dos levitas? Nm 18:8-20
Esses textos podem trazer muitos pensamentos interessantes. Note, por exemplo, como o Senhor relacionava diretamente a oferta que Lhe era dada com a que era dada ao sacerdócio. Isto é, embora as ofertas e dádivas fossem dadas ao Senhor, Ele as destinava aos sacerdotes. Assim, dando ofertas ao Senhor, ao mesmo tempo, os israelitas as davam aos sacerdotes. Isso mostra o estreito vínculo entre o Senhor e o sacerdócio, que servia de intermediário entre Deus e o povo.

Bongga L. Agno | Muntinlupa, Filipinas

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sacerdotes e Levitas - 16/11/09 a 21/11/09

Segunda, 16 de novembro

Evidência

Pessoas especiais


Os levitas foram formalmente consagrados ao sacerdócio após muitos israelitas no deserto terem se voltado para a adoração de ídolos enquanto Moisés estava se comunicando com Deus no Monte Sinai (Êx 32). Os levitas permaneceram firmes e não tomaram parte nessa idolatria. Até mataram três mil daqueles que estavam descontrolados, seguindo a ordem de Moisés (versos 25-29). Consequentemente, Moisés lhes disse: “Hoje vocês mataram os seus filhos e os seus irmãos e assim se consagraram como sacerdotes para o serviço de Deus, o Senhor. E, porque vocês fizeram isso, Deus lhes deu hoje uma bênção” (verso 29).

Levi teve três filhos – Gérson, Coate e Merari. Desses ramos da família, os levitas foram organizados em três níveis de serviço: “O primeiro nível era composto de Arão e sua posteridade, que eram descendentes de Coate. Eles formaram o sacerdócio. O segundo nível consistia dos descendentes de Coate que não eram descendentes de Arão. Eles ficaram encarregados das partes mais sagradas do tabernáculo (Nm 3:27-31; 4:4-15; 7:9). O terceiro nível consistia de todos os descendentes de Gérson e Merari, a quem foram confiados deveres menores (Nm 3:21-26, 33-37).”*

Enquanto as pessoas estavam do lado de fora do santuário, os levitas ficavam muito ocupados lá dentro. A um deles, o chefe da tribo e sumo sacerdote perante o Senhor para todas as tribos, era permitido e ordenado que entrasse no Lugar Santíssimo. Sabemos que os lugares santos feitos por mãos eram figuras do verdadeiro santuário no Céu (Hb 9:23, 24).

Da mesma forma, há pessoas na Terra a quem Deus escolheu para se aproximar dEle. Deus declarou através de Pedro: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, NVI). Esse verso nos diz que não devemos nos contentar com o fato de sermos especiais diante de Deus, nem nos encher de justiça própria por causa disso. Devemos, sim, declarar Sua glória e falar sobre a maneira pela qual Ele nos tirou das trevas.

*Priests and Levites. Wayne Blank. www.keyway.ca/htm2002/20020205.htm (extraído em 14 de outubro de 2008).

Mãos à Bíblia


Em Números 18:1-7, o Senhor deixou claro que era Ele quem designava pessoas para determinadas posições. Talvez essa ênfase tenha sido dada por causa dos problemas anteriores, não só com Corá e seus asseclas, mas também com Miriã e Arão. E não deveria haver dúvidas sobre por que essas pessoas desempenhavam aquelas funções. Elas estavam lá porque Deus as pusera lá – e ponto final.

3. Que palavra é usada para descrever o que os levitas significavam para o sacerdócio, e o que o sacerdócio significava para a família de Arão? Que lições devemos tirar daqui? Nm 18:7

Jeimpea T. Rodriguez | Muntinlupa, Filipinas

Marcadores: , , ,

domingo, 15 de novembro de 2009

Sacerdotes e Levitas - 15/11/09 a 21/11/09

SACERDOTES E LEVITAS


“O Senhor Deus disse a Arão: – Você não terá terras nem propriedades em Israel, como os outros israelitas têm. No meio dos israelitas, Eu sou a sua propriedade, a parte que você vai receber” (Nm 18:20).
Prévia da semana: O apoio ao serviço de Deus é um dever sagrado e elevada honra.
Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, capítulos 30 e 31, p. 343-362

Domingo, 15 de novembro

Introdução
Siga o Mestre


O jogo “Siga o Mestre” era um dos meus favoritos quando era criança. Alguém é o “mestre” enquanto os outros precisam fazer o que o “mestre” lhes diz. Se o mestre falar: “O mestre diz: sentem!”, os jogadores que não se sentarem estão fora. Contudo, se o mestre falar simplesmente: “Sentem!”, sem primeiro falar “O mestre diz”, então os jogadores que se sentarem é que estão fora. Aquele que ficar após uma variada série de ordens é declarado o vencedor. Na maior parte, o que importa nesse jogo é o espírito da ordem e não os atos. O objetivo do jogo é evidenciar a capacidade de distinguir entre ordens válidas e inválidas, e não a capacidade física.

Esse jogo popular me faz lembrar do tempo em que os israelitas estavam no deserto, guiados pela nuvem de Deus. A nuvem lhes dava sombra durante o dia, e tomava a forma de coluna de fogo para lhes dar luz durante a noite. E assim como uma jogada de “Siga o Mestre” (sendo que Deus era o Mestre através da nuvem), os israelitas montavam acampamento onde quer que a nuvem se detivesse, ou seguiam a nuvem toda vez que ela se erguia de cima do tabernáculo.

Às vezes, a nuvem ficava apenas durante uma noite e se levantava na manhã seguinte. Mas fosse dia ou noite, quando a nuvem se levantava as pessoas deviam desmontar o acampamento e seguir em frente. Quer a nuvem ficasse acima do tabernáculo por dois dias, um mês ou um ano, o povo de Israel permanecia acampado. Contudo, logo que ela se levantava, desmontavam o acampamento e continuavam viajando (ver Nm 9:23).

Os sacerdotes e levitas, juntamente com o restante dos israelitas, viajavam, acampavam e adoravam segundo o que Deus guiava. Quando as pessoas seguem a direção de Deus, podem ter certeza de que estão onde Deus deseja que estejam, quer estejam em movimento ou paradas em determinado local. Portanto, em vez de orarmos: “Deus, o que o Senhor deseja que eu faça a seguir?”, é melhor perguntar: “Deus, o que o Senhor deseja que eu faça enquanto estou aqui?” As orientações de Deus não são sempre só para seu próximo grande passo. Ele tem um propósito em colocar você onde você está agora. Portanto, ao estudar a lição desta semana sobre Números, lembre-se das necessidades ao seu redor e de como você pode ajudar a supri-las.

Mãos à Bíblia

1. Leia Êxodo 19:5 e 6. Como podemos aplicar essas palavras a nós mesmos, como igreja chamada para levar a mensagem ao mundo? Esse chamado é incondicional? Veja 1Pe 2:9; Ap 14:6-12.

2. Que distinções havia entre os encargos dos sacerdotes e dos levitas? Nm 18:1-7

É importante notar que, embora toda a nação devesse ser “reino de sacerdotes”, só certas pessoas eram admitidas para determinados cargos, como se vê na divisão entre os levitas, a família de Arão e a população em geral, e na divisão entre a família de Arão e os levitas.

Jeffrey T. Adriano | Muntinlupa, Filipinas

Marcadores: , , ,