domingo, 15 de novembro de 2009

Sacerdotes e Levitas - 15/11/09 a 21/11/09

SACERDOTES E LEVITAS


“O Senhor Deus disse a Arão: – Você não terá terras nem propriedades em Israel, como os outros israelitas têm. No meio dos israelitas, Eu sou a sua propriedade, a parte que você vai receber” (Nm 18:20).
Prévia da semana: O apoio ao serviço de Deus é um dever sagrado e elevada honra.
Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, capítulos 30 e 31, p. 343-362

Domingo, 15 de novembro

Introdução
Siga o Mestre


O jogo “Siga o Mestre” era um dos meus favoritos quando era criança. Alguém é o “mestre” enquanto os outros precisam fazer o que o “mestre” lhes diz. Se o mestre falar: “O mestre diz: sentem!”, os jogadores que não se sentarem estão fora. Contudo, se o mestre falar simplesmente: “Sentem!”, sem primeiro falar “O mestre diz”, então os jogadores que se sentarem é que estão fora. Aquele que ficar após uma variada série de ordens é declarado o vencedor. Na maior parte, o que importa nesse jogo é o espírito da ordem e não os atos. O objetivo do jogo é evidenciar a capacidade de distinguir entre ordens válidas e inválidas, e não a capacidade física.

Esse jogo popular me faz lembrar do tempo em que os israelitas estavam no deserto, guiados pela nuvem de Deus. A nuvem lhes dava sombra durante o dia, e tomava a forma de coluna de fogo para lhes dar luz durante a noite. E assim como uma jogada de “Siga o Mestre” (sendo que Deus era o Mestre através da nuvem), os israelitas montavam acampamento onde quer que a nuvem se detivesse, ou seguiam a nuvem toda vez que ela se erguia de cima do tabernáculo.

Às vezes, a nuvem ficava apenas durante uma noite e se levantava na manhã seguinte. Mas fosse dia ou noite, quando a nuvem se levantava as pessoas deviam desmontar o acampamento e seguir em frente. Quer a nuvem ficasse acima do tabernáculo por dois dias, um mês ou um ano, o povo de Israel permanecia acampado. Contudo, logo que ela se levantava, desmontavam o acampamento e continuavam viajando (ver Nm 9:23).

Os sacerdotes e levitas, juntamente com o restante dos israelitas, viajavam, acampavam e adoravam segundo o que Deus guiava. Quando as pessoas seguem a direção de Deus, podem ter certeza de que estão onde Deus deseja que estejam, quer estejam em movimento ou paradas em determinado local. Portanto, em vez de orarmos: “Deus, o que o Senhor deseja que eu faça a seguir?”, é melhor perguntar: “Deus, o que o Senhor deseja que eu faça enquanto estou aqui?” As orientações de Deus não são sempre só para seu próximo grande passo. Ele tem um propósito em colocar você onde você está agora. Portanto, ao estudar a lição desta semana sobre Números, lembre-se das necessidades ao seu redor e de como você pode ajudar a supri-las.

Mãos à Bíblia

1. Leia Êxodo 19:5 e 6. Como podemos aplicar essas palavras a nós mesmos, como igreja chamada para levar a mensagem ao mundo? Esse chamado é incondicional? Veja 1Pe 2:9; Ap 14:6-12.

2. Que distinções havia entre os encargos dos sacerdotes e dos levitas? Nm 18:1-7

É importante notar que, embora toda a nação devesse ser “reino de sacerdotes”, só certas pessoas eram admitidas para determinados cargos, como se vê na divisão entre os levitas, a família de Arão e a população em geral, e na divisão entre a família de Arão e os levitas.

Jeffrey T. Adriano | Muntinlupa, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial