sábado, 20 de setembro de 2008

Resumo semanal - Dotado para o serviço: Filipe - 20/09/2008 a 20/09/2008 - Resumo Semanal

RESUMO SEMANAL - 14/09/2008 a 20/09/2008
Dotado Para o Serviço: Filipe


Pr. José Júnior
Presidente - Missão Nordeste
Pr. Emerson de Freitas
MIPES – Missão Nordeste
Pr. Rodrigo Conrado
Publicações – Missão Nordeste



INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do ministério de Filipe é uma inspiração. A tarefa que os apóstolos não quiseram realizar, a fim de não deixarem de lado a pregação, foi confiada a ele e aos demais diáconos. Poderemos perceber, no decorrer do estudo de sua história, uma clara progressão da utilidade de Filipe e um perceptível desenvolvimento dos dons daquele que realizou essa tarefa aparentemente simples com dedicação total.

“Assim, a obra da graça no coração é pequena ao princípio. É dita uma palavra, um raio de luz projetado na mente, exercida um influência que é o início de uma nova vida; e quem pode medir os resultados?” (Ellen White, Parábolas de Jesus, p. 78).

I - Chamado para o serviço

Ao contemplarmos a vida de Filipe, vemos um homem com boa reputação, respeitável, fiel, temperante e cheio do Espírito. A igreja primitiva seguia em passos semelhantes, louvando a Deus com alegria e com desprendimento de seus bens materiais, unânime em oração e serviço. No entanto, devido ao seu rápido crescimento, havia a necessidade de delegar responsabilidades.

O chamado de Deus para o serviço envolve desprendimento dos interesses pessoais e submissão à Sua soberana vontade.

“Não deve haver negligência ou pouca valorização dos humildes deveres cotidianos. A genuína conversão a Deus agirá como fermento em cada fase do dever nos relacionamentos da vida. Então, se o Senhor nos vê fiéis no pouco, diligentes e perseverantes no uso de nossas fa­culdades físicas, fazendo com nossas mãos aquilo que alguém precisa fazer, dirá: ‘Senta-te mais para cima. Podes ser in­cumbido de maiores responsabilidades’” (Ellen White, Cristo Triunfante, MM 2002, p. 169).

Se cada cristão possuísse a convicção de que a obediência ao chamado de Deus começa no ­cumprimento fiel das pequenas responsabilidades, não restaria espaço para contendas.

II – Missionário em Samaria

As palavras de Cristo mencionadas em Atos 1:8: “Ser-Me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra”, foram compreendidas mais amplamente pelos discípulos após a grande perseguição levantada contra a igreja em Jerusalém, a qual levou seus membros dispersos a pregar a Palavra em toda a parte.

Filipe e seus companheiros passaram por momentos de difi­culdade, abandonando em Jerusalém casas e conforto, para enfrentar momentos de tensão. No entanto, não deixaram de anunciar Cristo às multidões que, unânimes, atendiam às coisas que eles diziam e, assim, a mensagem da salvação não mais ficou restrita ao povo escolhido, mas foi dada ao mundo.

Sobre o trabalho de Filipe e dos demais diáconos, Ellen White comenta que “compenetraram-se da responsabilidade de sua missão. Sabiam ter nas mãos o pão da vida para um mundo faminto; e eram constrangidos pelo amor de Cristo a distribuir esse pão a todos os que estivessem em necessidade. O Senhor operava por meio deles. Aonde quer que iam, os doentes eram ­curados e aos pobres se pregava o evangelho” (Atos dos Apóstolos, p.106).
No momento em que formos conscientes da responsabilidade e missão e sairmos constrangidos pelo amor de Cristo, seremos bem-sucedidos em nossos esforços.

III – Oportunidade para o testemunho


Devemos perceber que Filipe começou seu contato missionário com o etíope devido ao seu interesse sobre as profecias messiânicas de Isaías. Estabelecer pontos de contato é um trabalho ao qual todo pregador deve se dedicar. Com muita propriedade, o servo de Deus pode ser comparado a um construtor de pontes.

Donald Mcgavran, o pai dos estudos sobre crescimento de igrejas, diz: “Toda a sociedade humana é como uma cidadezinha ao lado de um rio sobre o qual, em lugares convenientes, pontes foram construídas. Os habitantes podem atravessar o rio em outros lugares, mas é muito mais fácil atravessá-lo por sobre as pontes. As pessoas próximas às pontes estão melhor conectadas do que aquelas que estão longe delas. Idéias, alimentos, desfiles e convicções fluem melhor para lá e para cá através das pontes” (Compreendendo o Crescimento da Igreja, p. 357).

Essas pontes são verdadeiras oportunidades para a pregação do evangelho, tendo em vista que nos aproximam. Existem vários tipos de pontes: a amizade, a mensagem de saúde, o serviço social, etc. Em O Desenvolvimento Natural da Igreja, Christian Schwarz, diz que a evangelização orientada para as necessidades é uma das oito marcas de qualidade das igrejas que crescem.

As pontes que já estão erguidas não são suficientes para permitir a pregação do evangelho à totalidade das pessoas. Muitas outras pontes precisam ainda ser construídas para que a pregação do evangelho seja levada a todo o mundo.

IV – Dotado para o serviço

Por ocasião da escolha de Filipe como um dos sete diáconos, a igreja estava clamando para que os apóstolos dessem mais atenção à distribuição dos alimentos às viúvas. Os apóstolos consideraram desnecessário deixar a pregação da palavra para se dedicarem àquela tarefa. Para tal, escolheram sete homens, entre eles, Filipe.

Filipe tinha o dom do serviço. Um dom de bastidores, mas, indispensável para o avanço do evangelho. Na obra de Deus, anônimo não é sinônimo de desnecessário.

A parábola dos talentos (Mt 25:14-30) fala que o ser humano tem a tendência natural de desconsiderar tarefas aparentemente simples e de valorizar aquelas que são mais percebidas. Veja que na parábola, o que tinha um talento o menosprezou e o escondeu.

“Ninguém pode saber qual haja de ser o propósito de Deus em Sua disciplina; mas todos podem estar certos de que a fidelidade nas pequenas coisas é a evidência do preparo para maiores responsabilidades. Cada ato da vida é uma revelação do caráter, e somente aquele que nos menores deveres se mostre ´obreiro que não tem do que se envergonhar´..., será honrado por Deus com encargos de mais responsabilidades” (Educação, p. 61).

Na prática do seu dom, Filipe foi dotado por Deus de outros dons (At 8:4-8). “... À medida que cristãos vivem de acordo com seus dons espirituais, eles não trabalham pelas próprias forças, mas o Espírito de Deus trabalha neles. Assim, pessoas bem normais podem efetuar tarefas bem especiais” (Christian Schwarz, O Desenvolvimento Natural da Igreja, p. 24).

V – Filipe e Simão, o Mago
Com o rápido avanço da igreja, muitas situações novas foram surgindo. A situação de Simão, o mago, foi uma delas. Diante desses novos desafios, a igreja precisava de apoio mútuo organizado e companheirismo.

“Os ensinamentos sobre os dons espirituais enfatizam o valor e as contribuições de cada indivíduo; e, lembrando que, em nossa época, somos constantemente considerados como um a mais no meio da massa, é imperativo que mantenhamos esta ênfase.”

“...Sendo que existe uma variedade de dons espirituais, cada membro necessita do outro para o estímulo mútuo, comunhão, crescimento e serviço” (Juan Carlos Miranda, Manual de Crescimento da Igreja, p. 107).

Como na multidão de conselheiros há sabedoria, Pedro e João estavam ali para prestar auxílio indispensável a Filipe, que, apesar de ter crescido nos dons, ainda tinha suas limitações e continuava sendo parte do corpo e não sendo o próprio corpo.

Conclusão

“Não há limites à utilidade dos que põem de lado o próprio eu, dão lugar à operação do Espírito Santo em seu coração e vivem uma existência de inteira consagração a Deus” (Ellen White, Serviço Cristão, p. 254).

Devemos estar dispostos a realizar a vontade de Deus, assim como Filipe, independentemente do local geográfico e da responsabilidade que Ele confiou às nossas mãos.

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Ramadã - Mês do Jejum e da Oração

Ramadã - Jejum e Oração
Ramadã - Mês do Jejum e da Oração

يحمل القديسات من خلال نوع أمثل [ججوم], [ججوم] من العقل. لأخرى كلمة, لا يفكّر هذا الناس حول آخر شيء لا أن [ب] في إلهة. هم يعتبرون أنّ وجوده في هذا عالم فقط واحدة بذرة أنّ ينمو للأخرى عالم. يتضمّن هذا [ججوم] أيضا إلى [رفرر] الأعين من أيّ رؤية ال [بدنسّ], أن يضع هو الجزء من [كلّوقويس] عاديّة, ال [فلسنسّ], افتراءات, الفحش والنفاق

Os santos realizam o melhor tipo de jejum, o jejum da mente. Por outras palavras, estas pessoas não pensam noutra coisa a não ser em Deus. Consideram que a sua existência neste mundo é apenas uma semente que cresce para o outro mundo. Este jejum também inclui refrear os olhos de qualquer visão de maldade, colocar-se à parte de conversas banais, da falsidade, de calúnias, da obscenidade e da hipocrisia.

Marcadores: ,

Dotado para o serviço: Filipe - 19/09/2008 a 20/09/2008

Sexta

Estudo adicional

Ellen G. White, “O Evangelho em Samaria”, Atos dos Apóstolos, p. 103-111.

"Neste exemplo, temos uma ilustração do cuidado de Deus por Seus filhos. Ele chamou Filipe em seu ministério bem-sucedido em Samaria, para cruzar o deserto e ir a Gaza para trabalhar por um único indivíduo sedento da verdade. A prontidão com que o eunuco aceitou o evangelho e agiu com base em sua convicção deve servir de lição para nós. Deus quer que sejamos prontos em aceitar e confessar a Cristo, prontos em obedecer-Lhe e em responder ao chamado do dever. O eunuco era homem de boa reputação e ocupava posição elevada e responsável. Por sua conversão, o evangelho foi levado para a Etiópia, e muitos lá aceitaram Cristo, e saíram das trevas do paganismo para a clara luz do cristianismo” (Ellen G. White, The Spirit of Prophecy, v. 3, p. 305).

Perguntas para consideração

1. Comente com sua classe a resposta à última pergunta de segunda-feira. De fato, antes de fazer isso, seria melhor discutir sua resposta à pergunta de domingo.

2. Na igreja do Senhor, logo cedo, surgiram divisões étnicas. Mesmo hoje, em várias partes do mundo, existem tensões semelhantes entre os membros da igreja. O que acontece em sua igreja? Como você pode ajudá-la a ver como essas atitudes são contrárias aos princípios do evangelho?

3. Filipe batizou o eunuco logo depois que ele aceitou Jesus como Salvador. Por que a Igreja Adventista não faz o mesmo hoje? Devemos ou não devemos proceder assim? Justifique sua resposta.
Resumo: Filipe é outro exemplo poderoso do que Deus pode fazer por meio de alguém que Lhe dedicar a vida. Testemunhando para o eunuco, partilhando o evangelho com os gentios em Samaria, ou convertendo Simão, o feiticeiro, o único objetivo de Filipe era exaltar o nome de Jesus.

Respostas Sugestivas:

Pergunta 1. A Bíblia o descreve como homem “de boa reputação e cheio de sabedoria”. Paulo acrescenta que os diáconos deveriam ser respeitáveis e verdadeiros.
Pergunta 2. Seu amor se manifestava por generosidade, liberalidade e alegria.
Pergunta 3. A perseguição iniciada no apedrejamento de Estêvão.
Pergunta 4. a. Uma ordem do anjo do Senhor. Os planos de Deus podem ser desconhecidos para nós, mas sempre são produtivos. b. Como o oficial etíope estava estudando a Bíblia, o motivo da abordagem foi se ele compreendia o que lia. c. Que ele cresse em Jesus Cristo.
Pergunta 5. Ministério, conhecimento, dom de curar, operação de milagres, discernimento de espíritos, entre outros.
Pergunta 6. a. Satanás também é capaz de operar milagres e maravilhas. b. Simão proveito imaginava tirar proveito pessoal dos dons de Deus. c. Uma repreensão severa deveria mostrar que o evangelho de Cristo não se destina à obtenção de proveito pessoal. d. Pedro apelou para que Simão se arrependesse a fim de obter o perdão de Deus.

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dotado para o serviço: Filipe - 18/09/2008 a 20/09/2008

Quinta

Filipe e Simão, o mago

Quando os apóstolos em Jerusalém ouviram falar do tremendo sucesso em Samaria, enviaram Pedro e João para visitar Filipe e os novos crentes. Os dois chegaram a Samaria em um momento providencial para apoiar Filipe. Primeiramente, eles oraram para que os novos crentes recebessem o Espírito Santo – algo que, aparentemente, Filipe não havia feito. Então, o ajudaram a lidar com um antigo feiticeiro chamado Simão.

6. Leia Atos 8:9-25, a história de Simão, Filipe, Pedro e João, e responda às perguntas seguintes:

a. Por que milagres e outras manifestações sobrenaturais não são prova absoluta de que Deus está diretamente por trás do que está acontecendo?

b. Simão queria a coisa certa, mas da maneira errada, ou assim parecia. (Afinal, o que há de errado em querer conceder o Espírito Santo a outros?) A julgar pela reação de Pedro, qual pode ter sido o verdadeiro motivo do pedido de Simão?

c. Como a reação de Pedro a Simão foi semelhante à reação de Jesus a Pedro? Mt 16:21-27

d. Onde vemos, nesta seção, a graça de Cristo e o evangelho do perdão?

Não importando quão talentoso fosse Filipe, até ele precisava de ajuda, e isso explica por que Pedro e João foram até lá. A lição importante é que ninguém é suficientemente bom ou talentoso para fazer sozinho a obra do Senhor. Todos precisamos da ajuda de outros.

Querendo comprar o poder para conceder o Espírito Santo? Que tolice! Mas Simão parecia ser crente, e até tinha sido batizado. Em que tipo de coisas tolas você já acreditou em sua experiência com Deus e que agora sabe que não são assim? Como este fato pode ajudá-lo a ser mais tolerante com aqueles que, em sua ignorância, também podem estar mantendo idéias tolas?

Marcadores: , , , ,

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Dotado para o serviço: Filipe - 17/09/2008 a 20/09/2008

Quarta

Dotado para o serviço

Como seguidores de Cristo, cada um de nós, recebe dons espirituais para cumprir a missão que Deus tem para nós. Os dons espirituais foram vitais na vida da igreja cristã primitiva e inflamaram o zelo missionário dos novos crentes. O apóstolo Paulo escreveu aos crentes coríntios e lhes disse que não queria que eles fossem ignorantes sobre os dons espirituais (1Co 12:1). A palavra grega que Paulo usa para dons, charismata, enfatiza que esses são dons da graça – totalmente não merecidos.

A quinta crença fundamental da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que destaca o trabalho do Espírito Santo, diz: “Ele concede dons espirituais à igreja”. Este é um conceito importante. Embora os dons sejam dados por meio do crente, eles realmente são dons para a igreja.

Dons espirituais nunca são dados unicamente para benefício e edificação dos crentes individualmente. Eles sempre são concedidos no contexto da missão e serviço. Os dons espirituais são dados aos crentes no contexto da comunidade da igreja mais ampla, para que beneficiem a igreja em sua missão ao mundo.

A história da experiência de Filipe em Samaria (At 8:4-8) não é detalhada. Em alguma fase, Deus lhe deu dons espirituais extras, e isso transformou o Filipe diácono no Filipe evangelista. Deve ter sido um passo significativo para Filipe passar da administração da igreja em Jerusalém para a expulsão de demônios e cura de doentes em Samaria.

5. As duas principais fontes bíblicas pra compreendermos os dons espirituais vêm de Romanos 12:6-8 e 1 Coríntios 12:1-11, 27-31. Leia essas passagens e compare com Atos 8:4-8. Que dons espirituais tinha Filipe, e como ele os usou.

Marcadores: , , , ,

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dotado para o serviço: Filipe - 16/09/2008 a 20/09/2008

Terça

Oportunidades de testemunho

Como adventistas, freqüentemente falamos de encontrar meios de fazer avançar nossa missão. Por causa do preconceito, em muitos lugares não podemos começar imediatamente a falar sobre Jesus ou sobre a Bíblia. Freqüentemente, as pessoas levantam barreiras assim que começamos a falar de coisas espirituais. A mensagem de saúde tem derrubado barreiras em muitas partes do mundo. A amizade pessoal talvez seja a cunha de entrada mais eficaz. Quando nos tornamos amigos das pessoas, elas freqüentemente começam a nos perguntar sobre nossas convicções cristãs.

4. Leia em Atos 8:26-39 a história de Filipe e o eunuco, e então responda às seguintes perguntas:

a. O que fez com que Filipe fosse aonde foi e quando foi? Que mensagem importante existe para nós nessa resposta?

b. Que cunha de entrada Filipe usou a fim de começar a testemunhar a essa pessoa? Isto é, que necessidades do eunuco ele ajudou a atender? Que lição importante podemos tirar daqui?

c. O que foi exigido para que o eunuco fosse batizado? Que mensagem podemos tirar dessa resposta?

O etíope foi a Jerusalém para adorar e, muito provavelmente, voltava desapontado. Depressa ele teria descoberto que, sendo gentio e eunuco, ele era duplamente desqualificado para adorar no pátio dos judeus (veja Dt 23:1).

Uma nova luz dissipou seu desânimo quando aprendeu daquele que, por Sua morte, derrubou a parede de separação” (Ef 2:14). Em resposta às maravilhosas novas que ouviu, o eunuco pediu que Filipe o batizasse. E aqui lemos o registro da primeira conversão de um gentio ao cristianismo – um africano rico e poderoso.

Com que freqüência você tem oportunidades de testemunhar de sua fé? Como você usa essas oportunidades? O que você poderia fazer para melhorar?

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dotado para o serviço: Filipe - 15/09/2008 a 20/09/2008

Segunda

Missionário em Samaria

Quando Filipe reaparece no registro bíblico, nós o encontramos em Samaria, ao norte da Judéia. Jesus predisse que Seus seguidores se tornariam missionários não só em Jerusalém mas “em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra” (At 1:8). Filipe é parte do cumprimento dessa profecia, mas talvez não como ele e os outros crentes teriam previsto.

Os líderes não enviaram Filipe a Samaria como missionário. Ele não era parte dos planos da Missão Global da primeira igreja para alcançar áreas não alcançadas.

3. Que eventos levaram Filipe a fugir para Samaria? O que os crentes dispersos fizeram quando fugiram? At 8:1-5

Depois do apedrejamento de Estêvão, a perseguição de Saulo contra a igreja cristã se fortaleceu, e todos os crentes, a não ser os doze apóstolos, se espalharam. Este é o primeiro exemplo na história em que vemos a igreja subterrânea. Desde então, muitas vezes, vimos os fiéis seguidores Deus conduzidos aos esconderijos por sua fé. Mesmo hoje, em muitas partes do mundo, os crentes adventistas são forçados a adorar em segredo.

Ao se dispersarem, esses crentes “iam por toda parte pregando a palavra” (At 8:4). Ironicamente, foi a perseguição que fez as boas-novas se espalharem mais extensamente. Que outros exemplos desse acontecimento você pode mencionar?

Esse foi um tempo terrível para os primeiros cristãos – forçados a sair de casa, dispersos para terras estranhas, vivendo com medo de maiores ataques. Filipe era pai de quatro filhas, e sem dúvida este teria sido um tempo de grande tensão para sua família (At 21:9). Ainda assim, apesar das circunstâncias difíceis, Filipe e os outros crentes cristãos continuaram a partilhar fielmente as boas-novas de Jesus.

Apesar das provações, os crentes se esforçaram muito para anunciar a mensagem. Por quê? Porque eles tinham um senso de missão, de propósito. Por que tantos de nós somos carentes desse mesmo senso de missão? Pode ser por estarmos olhando para dentro e não para fora, muito ocupados com nossas necessidades e não com as necessidades de um mundo perdido? Pense nisso e esteja preparado para discutir seus pensamentos no sábado.

Marcadores: , , , ,

domingo, 14 de setembro de 2008

Dotado para o serviço: Filipe - 14/09/2008 a 20/09/2008

Dotado para o serviço: Filipe - 14/09/2008 a 20/09/2008




Prévia da semana


Verso para memorizar: “As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava” (At 8:6).

Leituras da semana: At 6:3; 8; Rm 12:6-8; 1Co 12:1-11, 27-31; 1Tm 3:8-12
PENSAMENTO-CHAVE: Pelo ministério de Filipe, Samaria foi completamente envolvida pelas boas-novas, e um influente gentio etíope foi a Jesus. Quando rendemos a vida a Deus, não existe limite para o que Ele pode fazer por nós a fim de fazer avançar Seu reino.

Fugindo da perseguição, enfrentando um feiticeiro, expulsando demônios, curando os incapacitados e paralisados, convertendo um etíope rico da corte real, sendo transportado fisicamente a longa distância pelo Espírito Santo, a vida para Filipe era tudo, mas não enfadonha.

Quando muitos pensam em cristianismo, imaginam longos sermões na igreja, listas de “faça” , “não faça”, e pessoas aborrecidas com rosto comprido. Evidentemente, esses estereótipos não poderiam estar mais distantes da verdade. Seguir Jesus é a vida mais instigante possível.

Por exemplo, nesta semana vamos estudar a vida e a missão surpreendente de Filipe, um homem cujo mundo tomou uma dimensão totalmente nova quando foi ordenado para o serviço. Escolhido como um dos sete diáconos da primeira igreja, Filipe tomou um curso que jamais poderia imaginar. Ele anunciou pessoalmente as boas-novas de Jesus em Samaria e, indiretamente, ao continente africano.

O que podemos aprender de sua história?

Domingo

Chamado para o serviço

A igreja de Jerusalém escolheu Filipe e seis outros homens para servir como diáconos, ou servos. A palavra grega traduzida aqui como diácono, diakonos, é traduzida como servo em outras partes do Novo Testamento. Falando às multidões e a Seus discípulos, Jesus disse: “Mas o maior dentre vós será vosso servo [diácono]” (Mt 23:11). E, predizendo Sua morte, Ele disse: “Se alguém Me serve, siga-Me, e, onde Eu estou, ali estará também o Meu servo [diácono]” (Jo 12:26).

1. Que indicações podemos ter sobre o caráter de Filipe? At 6:3; 1Tm 3:8-12
2. Que tipo de relacionamento havia entre os primeiros cristãos? At 2:46, 47; 4:32, 33

Os bons tempos não duraram, infelizmente. Logo surgiu uma crise importante (veja At 6:1). Embora nessa fase quase todos os novos crentes fossem judeus, havia dois importantes tipos de judeus: os judeus gregos, que não haviam nascido em Israel, falavam grego e encaravam as coisas sob a perspectiva cultural grega; e os judeus hebreus, que falavam aramaico e/ou hebraico, e sua visão de mundo era estritamente judaica. Com o rápido crescimento da igreja, os judeus gregos reclamavam que quando o alimento era distribuído, suas viúvas eram esquecidas em favor das viúvas hebréias.

Enfrentado seu primeiro grande problema dentro da comunidade, os doze apóstolos se reuniram e cumpriram uma das estratégias-chave da boa liderança: a delegação. Foi criado o cargo dos diáconos.

Quanto tempo sua igreja perde, lidando com membros que lutam entre si? Como você pode ajudá-la a dirigir suas energias na busca dos perdidos?

Marcadores: , , ,