Dotado para o serviço: Filipe - 19/09/2008 a 20/09/2008
Sexta
Estudo adicional
Ellen G. White, “O Evangelho em Samaria”, Atos dos Apóstolos, p. 103-111.
"Neste exemplo, temos uma ilustração do cuidado de Deus por Seus filhos. Ele chamou Filipe em seu ministério bem-sucedido em Samaria, para cruzar o deserto e ir a Gaza para trabalhar por um único indivíduo sedento da verdade. A prontidão com que o eunuco aceitou o evangelho e agiu com base em sua convicção deve servir de lição para nós. Deus quer que sejamos prontos em aceitar e confessar a Cristo, prontos em obedecer-Lhe e em responder ao chamado do dever. O eunuco era homem de boa reputação e ocupava posição elevada e responsável. Por sua conversão, o evangelho foi levado para a Etiópia, e muitos lá aceitaram Cristo, e saíram das trevas do paganismo para a clara luz do cristianismo” (Ellen G. White, The Spirit of Prophecy, v. 3, p. 305).
Perguntas para consideração
1. Comente com sua classe a resposta à última pergunta de segunda-feira. De fato, antes de fazer isso, seria melhor discutir sua resposta à pergunta de domingo.
2. Na igreja do Senhor, logo cedo, surgiram divisões étnicas. Mesmo hoje, em várias partes do mundo, existem tensões semelhantes entre os membros da igreja. O que acontece em sua igreja? Como você pode ajudá-la a ver como essas atitudes são contrárias aos princípios do evangelho?
3. Filipe batizou o eunuco logo depois que ele aceitou Jesus como Salvador. Por que a Igreja Adventista não faz o mesmo hoje? Devemos ou não devemos proceder assim? Justifique sua resposta.
Resumo: Filipe é outro exemplo poderoso do que Deus pode fazer por meio de alguém que Lhe dedicar a vida. Testemunhando para o eunuco, partilhando o evangelho com os gentios em Samaria, ou convertendo Simão, o feiticeiro, o único objetivo de Filipe era exaltar o nome de Jesus.
Respostas Sugestivas:
Pergunta 1. A Bíblia o descreve como homem “de boa reputação e cheio de sabedoria”. Paulo acrescenta que os diáconos deveriam ser respeitáveis e verdadeiros.
Pergunta 2. Seu amor se manifestava por generosidade, liberalidade e alegria.
Pergunta 3. A perseguição iniciada no apedrejamento de Estêvão.
Pergunta 4. a. Uma ordem do anjo do Senhor. Os planos de Deus podem ser desconhecidos para nós, mas sempre são produtivos. b. Como o oficial etíope estava estudando a Bíblia, o motivo da abordagem foi se ele compreendia o que lia. c. Que ele cresse em Jesus Cristo.
Pergunta 5. Ministério, conhecimento, dom de curar, operação de milagres, discernimento de espíritos, entre outros.
Pergunta 6. a. Satanás também é capaz de operar milagres e maravilhas. b. Simão proveito imaginava tirar proveito pessoal dos dons de Deus. c. Uma repreensão severa deveria mostrar que o evangelho de Cristo não se destina à obtenção de proveito pessoal. d. Pedro apelou para que Simão se arrependesse a fim de obter o perdão de Deus.
Marcadores: 19 de setembro, Apóstolos de Jesus, lição escola sabatina, Sexta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial