segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dotado para o serviço: Filipe - 15/09/2008 a 20/09/2008

Segunda

Missionário em Samaria

Quando Filipe reaparece no registro bíblico, nós o encontramos em Samaria, ao norte da Judéia. Jesus predisse que Seus seguidores se tornariam missionários não só em Jerusalém mas “em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra” (At 1:8). Filipe é parte do cumprimento dessa profecia, mas talvez não como ele e os outros crentes teriam previsto.

Os líderes não enviaram Filipe a Samaria como missionário. Ele não era parte dos planos da Missão Global da primeira igreja para alcançar áreas não alcançadas.

3. Que eventos levaram Filipe a fugir para Samaria? O que os crentes dispersos fizeram quando fugiram? At 8:1-5

Depois do apedrejamento de Estêvão, a perseguição de Saulo contra a igreja cristã se fortaleceu, e todos os crentes, a não ser os doze apóstolos, se espalharam. Este é o primeiro exemplo na história em que vemos a igreja subterrânea. Desde então, muitas vezes, vimos os fiéis seguidores Deus conduzidos aos esconderijos por sua fé. Mesmo hoje, em muitas partes do mundo, os crentes adventistas são forçados a adorar em segredo.

Ao se dispersarem, esses crentes “iam por toda parte pregando a palavra” (At 8:4). Ironicamente, foi a perseguição que fez as boas-novas se espalharem mais extensamente. Que outros exemplos desse acontecimento você pode mencionar?

Esse foi um tempo terrível para os primeiros cristãos – forçados a sair de casa, dispersos para terras estranhas, vivendo com medo de maiores ataques. Filipe era pai de quatro filhas, e sem dúvida este teria sido um tempo de grande tensão para sua família (At 21:9). Ainda assim, apesar das circunstâncias difíceis, Filipe e os outros crentes cristãos continuaram a partilhar fielmente as boas-novas de Jesus.

Apesar das provações, os crentes se esforçaram muito para anunciar a mensagem. Por quê? Porque eles tinham um senso de missão, de propósito. Por que tantos de nós somos carentes desse mesmo senso de missão? Pode ser por estarmos olhando para dentro e não para fora, muito ocupados com nossas necessidades e não com as necessidades de um mundo perdido? Pense nisso e esteja preparado para discutir seus pensamentos no sábado.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial