domingo, 14 de setembro de 2008

Dotado para o serviço: Filipe - 14/09/2008 a 20/09/2008

Dotado para o serviço: Filipe - 14/09/2008 a 20/09/2008




Prévia da semana


Verso para memorizar: “As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava” (At 8:6).

Leituras da semana: At 6:3; 8; Rm 12:6-8; 1Co 12:1-11, 27-31; 1Tm 3:8-12
PENSAMENTO-CHAVE: Pelo ministério de Filipe, Samaria foi completamente envolvida pelas boas-novas, e um influente gentio etíope foi a Jesus. Quando rendemos a vida a Deus, não existe limite para o que Ele pode fazer por nós a fim de fazer avançar Seu reino.

Fugindo da perseguição, enfrentando um feiticeiro, expulsando demônios, curando os incapacitados e paralisados, convertendo um etíope rico da corte real, sendo transportado fisicamente a longa distância pelo Espírito Santo, a vida para Filipe era tudo, mas não enfadonha.

Quando muitos pensam em cristianismo, imaginam longos sermões na igreja, listas de “faça” , “não faça”, e pessoas aborrecidas com rosto comprido. Evidentemente, esses estereótipos não poderiam estar mais distantes da verdade. Seguir Jesus é a vida mais instigante possível.

Por exemplo, nesta semana vamos estudar a vida e a missão surpreendente de Filipe, um homem cujo mundo tomou uma dimensão totalmente nova quando foi ordenado para o serviço. Escolhido como um dos sete diáconos da primeira igreja, Filipe tomou um curso que jamais poderia imaginar. Ele anunciou pessoalmente as boas-novas de Jesus em Samaria e, indiretamente, ao continente africano.

O que podemos aprender de sua história?

Domingo

Chamado para o serviço

A igreja de Jerusalém escolheu Filipe e seis outros homens para servir como diáconos, ou servos. A palavra grega traduzida aqui como diácono, diakonos, é traduzida como servo em outras partes do Novo Testamento. Falando às multidões e a Seus discípulos, Jesus disse: “Mas o maior dentre vós será vosso servo [diácono]” (Mt 23:11). E, predizendo Sua morte, Ele disse: “Se alguém Me serve, siga-Me, e, onde Eu estou, ali estará também o Meu servo [diácono]” (Jo 12:26).

1. Que indicações podemos ter sobre o caráter de Filipe? At 6:3; 1Tm 3:8-12
2. Que tipo de relacionamento havia entre os primeiros cristãos? At 2:46, 47; 4:32, 33

Os bons tempos não duraram, infelizmente. Logo surgiu uma crise importante (veja At 6:1). Embora nessa fase quase todos os novos crentes fossem judeus, havia dois importantes tipos de judeus: os judeus gregos, que não haviam nascido em Israel, falavam grego e encaravam as coisas sob a perspectiva cultural grega; e os judeus hebreus, que falavam aramaico e/ou hebraico, e sua visão de mundo era estritamente judaica. Com o rápido crescimento da igreja, os judeus gregos reclamavam que quando o alimento era distribuído, suas viúvas eram esquecidas em favor das viúvas hebréias.

Enfrentado seu primeiro grande problema dentro da comunidade, os doze apóstolos se reuniram e cumpriram uma das estratégias-chave da boa liderança: a delegação. Foi criado o cargo dos diáconos.

Quanto tempo sua igreja perde, lidando com membros que lutam entre si? Como você pode ajudá-la a dirigir suas energias na busca dos perdidos?

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial