quinta-feira, 4 de setembro de 2008

MULHERES EM MISSÃO - 04/09/2008 a 06/09/2008

Quinta, 4 de setembro

Aplicação
"Mas, mas, mas..."


6. Que princípio importante podemos tirar do texto que fala das filhas de Filipe? At 21:9

7. Muitas outras mulheres do Novo Testamento são conhecidas por suas boas obras. Veja os textos seguintes. O que podemos reunir sobre as várias posições que as mulheres tinham nos dias iniciais do cristianismo? At 9:36; Rm 16:7, 12; Fp 4:2, 3; Fm 2

A vida missionária não pertence apenas a lugares distantes e exóticos. Não é só para pessoas com treinamento e qualificações. Todos nós temos desculpas, mas a vida de algumas das mulheres da Bíblia torna obsoletas essas desculpas:

1. Mas ninguém me pediu. Muitas pessoas dizem que se envolveriam na obra se alguém lhes pedisse. Mas Deus nem sempre deseja que esperemos. Às vezes, nós mesmos precisamos dar o salto de fé. A mulher em Lucas 8:42-48 podia ter continuado em sua miséria, reclamando que Jesus nunca a notava. Contudo, ela teve fé. Não ficou sentada esperando que Jesus a “notasse”.

2. Mas não sou suficientemente santo(a). Muitas vezes usamos nossos maus atos passados como desculpa a fim de evitar o ministério. A mulher com a qual Jesus falou no poço (Jo 4:1-40) teria sido considerada uma das pessoas mais desqualificadas para partilhar o evangelho. Mas Jesus não está à procura de desculpas, porque Ele pode perdoar o nosso passado. E pode transformar nossa vida de forma que os que conhecem nosso passado possam ver Sua incrível graça e poder.

3. Mas faz pouco tempo que sou cristã(o). O evangelho não vai se propagar se for deixado só por conta dos “experientes” ou “qualificados”. Lídia é um belo exemplo da disposição de um novo converso para tomar a iniciativa e se envolver. Leia Atos 16:14 e 15, e note que não há referência de tempo nesta passagem. “Tendo sido batizada, ... ela nos convidou...” (NVI). Se uma mulher que havia acabado de aceitar a Cristo como seu Salvador pediu imediatamente para que a deixassem se envolver de alguma forma, isso não devia funcionar com todos nós? Às vezes, nossas igrejas parecem preocupadas demais com experiência e juventude, quer físicas ou espirituais.

4. Mas... (insira sua própria desculpa aqui). “Não posso ser um missionário. Tenho que terminar os estudos.” “Tenho um emprego.” “Tenho responsabilidades demais.” Considere Priscila e Áquila (At 18:1-4, 24-28; Rm 16:3-5). Áquila não disse: “Sinto muito. Não posso ajudar na pregação do evangelho porque tenho uma esposa pela qual sou responsável.” Da mesma forma, Priscila não deu nenhuma desculpa. Havia trabalho a ser feito, e eles foram e o fizeram. Sim, eles tinham uma ocupação profissional e as responsabilidades decorrentes dela. Contudo, nada iria impedi-los de trabalhar para Deus.

Tome algum tempo para considerar seriamente as desculpas que você tem dado a Deus e à Sua igreja. À luz da história dessas mulheres, suas desculpas ainda funcionam? O que você pode fazer para vencer os temores que podem estar motivando essas desculpas?

Andrea Bernoth | Bulimba, Austrália

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial