quarta-feira, 3 de setembro de 2008

MULHERES EM MISSÃO - 03/09/2008 a 06/09/2008

Quarta, 3 de setembro

Testemunho
A mulher junto ao poço


Ao longo do livro de Atos e nas cartas de Paulo, mulheres são mencionadas freqüentemente por terem desempenhado um papel no início da igreja. Os primeiros cristãos não adoravam em igrejas, mas se reuniam em casas de pessoas, freqüentemente ao redor da mesa de alimentação. Muitas dessas casas eram dirigidas por mulheres como Lídia, mulher de negócios que vendia tecido púrpura. Paulo, Silas, Timóteo e Lucas a encontraram em Filipos, na Macedônia, quando adoravam em um sábado com um grupo de mulheres reunidas junto ao rio.

4. Qual foi a participação de Lídia na pregação do evangelho? At 16:13-15

5. Como Priscila foi usada por Deus para o ministério? At 18:1-3, 24-28; Rm 16:3-5; 1Co 16:19

A lição de ontem tratou da vida de três mulheres do Novo Testamento, entre elas a mulher junto ao poço. Ellen White reflete sobre essa mulher com as seguintes palavras: “Enquanto a mulher falava com Jesus, foi impressionada por Suas palavras. Nunca ouvira esses sentimentos expressos por parte dos sacerdotes de seu povo ou dos judeus. Ao ser-lhe exposta sua vida passada, tornara-se cônscia de sua grande necessidade. Percebera a sede de sua alma que as águas do poço de Sicar jamais poderiam saciar. Coisa alguma de tudo com que estivera em contato até então, a despertara para mais elevada necessidade. Jesus a convencera de que lia os segredos de sua vida; sentiu, entretanto, que Ele era seu amigo, compadecendo-Se dela e amando-a. Se bem que a própria pureza que dEle emanava lhe condenasse o pecado, Ele não proferia palavra alguma de acusação, mas falara de Sua graça, que lhe podia renovar a alma. Nela se começou a formar a convicção acerca de Seu caráter. Surgiu-lhe no espírito a indagação: ‘Não poderia Este ser o tão longamente esperado Messias?’ Disse-Lhe: ‘Eu sei que o Messias (que Se chama o Cristo) vem; quando Ele vier, nos anunciará tudo’. Jesus respondeu: ‘Eu o sou, Eu que falo contigo’ (Jo 4:25 e 26).

“Ao ouvir a mulher estas palavras, a fé brotou-lhe no coração. Aceitou a maravilhosa comunicação dos lábios do divino Mestre."

“Essa mulher encontrava-se em disposição de espírito capaz de apreciar. Estava pronta para receber a mais excelente revelação, pois interessava-se nas Escrituras, e o Espírito Santo lhe estivera preparando a mente para a recepção de maior luz. Estudara a promessa do Antigo Testamento: ‘O Senhor teu Deus te despertará um profeta do meio de ti, e de teus irmãos, como eu; a Ele ouvireis’ (Dt 18:15). Anelava compreender esta profecia. A luz já lhe estava brilhando no espírito. A água da vida, a vida espiritual que Cristo dá a toda alma sedenta, começara a brotar-lhe no coração. O Espírito do Senhor trabalhava nela."

“A positiva declaração de Cristo a essa mulher, não podia ter sido feita aos fariseus, cheios de justiça própria. Era muito mais reservado quando falava com eles. Aquilo que fora retido aos judeus, e que os discípulos haviam recebido recomendação de guardar em segredo, foi a ela revelado. Jesus viu que ela empregaria seu conhecimento em levar outros a partilhar de Sua graça” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 189, 190).

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial