terça-feira, 2 de setembro de 2008

MULHERES EM MISSÃO - 02/09/2008 a 06/09/2008

Terça, 2 de setembro

Exposição
Mulheres em ação


A divisão entre judeus e samaritanos vinha de há muito tempo e era amarga. (Leia as raízes históricas disso em 2Rs 17:24-41)

2. Como Jesus Se comportava em relação aos samaritanos? O que Seu exemplo deve nos dizer sobre nossas atitudes para com os que, tradicionalmente, são menosprezados por nossa cultura? Lc 9:51-56; 10:30-37; 17:11-19

3. Como Jesus relacionou a vida e as circunstâncias diárias da mulher – que também era desprezada naquele tempo – com a verdade espiritual que Ele queria transmitir? Em outras palavras, como Ele pode Se relacionar com suas necessidades espirituais? Jo 4:1-40

A mulher ficou tão agitada com o que viu e ouviu que se apressou de volta à cidade, nem mesmo se incomodando de deixar o cântaro de água (Jo 4:28). Ela havia encontrado o Messias, e tinha que anunciar isso aos outros. Podem ser tiradas muitas lições desse relato. Uma importante afirmação é que, fazendo o que fez, Jesus claramente cortou relações com as tradições de Seu tempo, testemunhando não só a uma mulher, mas a uma mulher samaritana, e então usando essa mulher para ser mensageira e evangelista.

Doze anos pode ser um longo tempo (Lc 8:43-48). Havia dois aspectos essenciais requeridos para a cura da mulher com fluxo de sangue. Primeiro, ela precisava ter fé; e segundo, tinha que agir com base nessa fé. Ela não só necessitava crer que seria curada se estendesse a mão e tocasse a orla da veste de Jesus, mas também tinha que tocar fisicamente essa orla.

Nada é impossível para Deus (Lc 1:37) e nossa situação extrema é a oportunidade de Deus. Essa mulher gastara todo o seu dinheiro com médicos, em busca de cura. Mas só foi curada quando estendeu a mão para o Grande Médico. A distância mais curta entre um problema e a solução é muitas vezes a distância entre nossos joelhos e o chão. Não há problema grande demais para Deus resolver.

“Não foram vocês que Me escolheram; pelo contrário, fui Eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca” (Jo 15:16). A grande fé da mulher resultou num grande milagre.

Uma filha de doze anos (Lc 8:49-55). Jairo pediu ansiosamente a Jesus que curasse sua filha única. Ele era o principal da sinagoga e sabia que Jesus era o único homem que podia restaurá-la à saúde.

Um servo da casa de Jairo achou que era tarde demais, quando disse: “Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre” (Lc 8:49). Mas Deus nunca está atrasado demais. Ele sempre chega na hora certa. Quando os filhos de Israel ficaram presos entre um irado exército egípcio atrás de si e o Mar Vermelho à sua frente (Ex 14:21, 22), Deus abriu um caminho onde não havia nenhum.

A mulher junto ao poço (Jo 4:1-40). Quando Jesus encontrou a samaritana no poço de Jacó, teria sido aceitável que Ele ignorasse a mulher, porque Ele era judeu e ela, samaritana, e os dois grupos não se comunicavam. Mas Jesus olhou para além dos conflitos tribais e viu somente uma mulher sedenta. Da mesma forma, não devemos julgar as pessoas pela cor da pele, pela língua que falam ou pelas roupas que usam. Devemos passar por alto todas as aparências externas e ver apenas sua necessidade de um Salvador. Jesus usou essa mulher, que era desprezada pelos discípulos, para ajudar toda uma cidade a aprender sobre Ele.

E que dizer de nós? Somos rápidos para contar aos nossos amigos a última fofoca sobre alguma celebridade da TV ou do cinema, mas relutantes em falar a eles sobre Deus e sobre a água viva que Ele pode dar. Lembremo-nos de que Deus não chama os qualificados, mas qualifica aqueles a quem chama. Quando Jesus nos chama para o dever, nossa primeira reação é ver nossas deficiências; mas se colocarmos essas deficiências em Suas mãos feridas pelos cravos, Ele pode usá-las como poderoso instrumento.

Quer sejamos jovens ou velhos, sadios ou enfermos, pertencentes à minoria odiada ou à maioria amada; quer sejamos homens ou mulheres, nosso testemunho em favor de Deus pode ser poderoso.

Pense nisto
1. Deus vê algumas funções no ministério como sendo secundárias, ou vê todas como tendo igual importância? Explique sua resposta.
2. Deus usa pastores de maneira poderosa para pregar o evangelho. Mencione cinco outras ocupações que Deus pode usar para pregar a Palavra de maneira igualmente eficaz.
3. Faça uma lista de outras mulheres da Bíblia (tanto do Antigo quanto do Novo Testamento) que nos ajudam a compreender o amor e a salvação de Deus. Quais delas falam a você pessoalmente, e por quê?

Solwazi Khumalo | Pretória, África do Sul

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial