sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Coluna da Missão: O Apóstolo Pedro - 29/08/2008 a 30/08/2008

Sexta, 29 de agosto

Opinião
Siga-Me

Se Pedro tem as chaves do reino, e se ele é a rocha sobre a qual Cristo edificou Sua igreja, então é importante descobrir tudo que pudermos sobre o apóstolo Pedro e sobre o que ele realmente ensinou.

Pedro é um dos apóstolos de Cristo que melhor exemplifica os traços mais humanos. Não há dúvida de que ele tinha grande fé e amor por Cristo. Nos relatos dos evangelhos há muitas ocasiões em que vemos o zelo de Pedro por Jesus, contudo também experimentamos suas fraquezas e faltas, temores e ansiedades, e talvez, às vezes, até suas dúvidas.

Em última análise, a vida de Pedro precisa ser avaliada por seu sucesso em cumprir as instruções finais do Senhor. Considere o momento após a ressurreição de Cristo em que Ele repetidamente perguntou a Pedro se este O amava. Talvez a tripla negação de Pedro tenha sido purificada por sua tripla declaração de amor pelo Mestre, quando ele exclamou: “O Senhor sabe tudo e sabe que eu O amo, Senhor!” (Jo 21:17).

Quantos de nós somos como Pedro! Estamos interessados nos negócios dos outros, ansiosos para conhecer seu dever, enquanto estamos em perigo de negligenciar nossas próprias responsabilidades. Em vez disso, olhemos para Cristo e O sigamos. Veremos erros na vida de outros. Seus defeitos de caráter serão óbvios. Neste mundo, os seres humanos sempre estarão rodeados de fraquezas. Somente em Cristo encontramos perfeição. Ao contemplá-Lo, seremos transformados em cristãos que sabem amar e são amáveis, que refletem seu Senhor e Salvador.

Pedro havia sido restaurado ao seu apostolado, mas a honra e autoridade que ele recebeu de Cristo não lhe deram supremacia sobre nada nem ninguém. Ao ficar curioso sobre outro discípulo, Pedro perguntou: “‘Senhor, e quanto a ele?’ Respondeu Jesus: ‘Se Eu quiser que ele permaneça vivo até que Eu volte, o que lhe importa? Quanto a você, siga-Me!’” (Jo 21:20-22).

Pedro não foi honrado como cabeça da igreja. Ao contrário, o favor que Cristo lhe mostrou em perdoar sua negação e confiar-lhe o cuidado da igreja, juntamente com a própria fidelidade em seguir a Cristo, ganharam para ele a confiança dos membros da igreja. Ele tinha muita influência na igreja. E a lição que Cristo havia ensinado junto ao Mar da Galiléia permaneceu com Pedro o resto de sua vida.

Dicas
1. Discuta com sua unidade da Escola Sabatina idéias sobre como expandir a missão. Escolha pelo menos duas das idéias para praticar individualmente ou como grupo, durante seis meses. No fim desse período, reavalie o impacto da missão.
2. Pesquise quantos membros adventistas batizados há em seu país. Calcule quanto tempo levaria para alcançar toda a população de seu país se cada membro apresentasse uma pessoa a Cristo nos próximos 12 meses.
3. Escreva uma peça sobre a transformação de Pedro pelo amor de Jesus. Contraste a exuberância e impulsividade de Pedro nos primeiros dias de sua missão com a retratação equilibrada, mas entusiástica, que ele fez de Cristo quando falou a Cornélio e sua família.

Rachel Tandug | Davao, Filipinas

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial