terça-feira, 19 de agosto de 2008

Da Insensatez à Fé: O Apóstolo Pedro - 19/08/2008 a 23/08/2008

Terça, 19 de agosto

Exposição
Zelo mal orientado?

4. Que mudança ocorreu na mente de Pedro no decorrer da discussão do ministério do Messias em Cesaréia de Filipe? Mt 16:13-26. Que lição básica Jesus estava buscando ensinar aos discípulos?

Embora Pedro houvesse declarado que Jesus era o Messias, o Cristo, ele tinha uma falsa compreensão do que isso significava. Cria que o Messias viria da linhagem de Davi e subverteria os romanos, trazendo justiça e paz. No entanto, Jesus ensinou claramente aos discípulos e às multidões que o reino de Deus é espiritual. Não seria estabelecido pela força da espada e punhal, mas pelo amor, perdão e justiça.

Pedro, o homem (Lc 5:8). Quando criança, eu via Pedro como aquele discípulo impetuoso com zelo mal orientado. Contudo, ele deve ter sido um homem devoto, pois deixou tudo para seguir a Jesus (Lc 5:11).

Pedro também deve ter sido um homem de entrega absoluta. Quando Jesus lhe disse: “Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo” (Lc 5:4), ele o fez, embora soubesse que, após labutar toda a noite, não deveria haver peixes ali.

Além disso, ele deve ter sido um homem de grande fé, pois quando viu Cristo andando sobre a água, suplicou que o Senhor o deixasse ir até Ele, e então, à ordem de Cristo, saiu do barco e andou sobre a água (Mt 14:28, 29).

O Pedro proléptico (Jo 1:42; At 2:14-40). Pedro estava entre o primeiro grupo de discípulos a seguirem Jesus. Seu irmão André o apresentou a Cristo. Daí em diante, Jesus foi seu Senhor. “Os olhos de Jesus pousaram nele, lendo-lhe o caráter e a história. Sua natureza impulsiva, o coração amorável e compassivo, a ambição e confiança próprias, a história de sua queda e arrependimento, seus labores e a morte de mártir – o Salvador leu tudo” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 139).

Pedro foi o poderoso líder da igreja primitiva no momento em que Cristo o viu, embora, em relação ao próprio Pedro, este fosse um personagem que nasceria no futuro.

O Pedro progressivo (Lc 22:31, 32). Em nossa sociedade instantânea, ninguém mais está interessado no processo. A solução é colocar um curativo pronto. Alguns vão dizer que “tempo é dinheiro”. Jesus, contudo, entendeu muito bem que o processo de conversão leva tempo. Esperamos que os recém-conversos irão se transformar automaticamente em santos no momento em que saírem das águas batismais. Mas Cristo tranqüilizou Seu impulsivo discípulo com estas palavras: “Quando você tiver voltado para Mim, fortaleça os seus irmãos” (Lc 22:32, New King James Version).

O Pedro poderoso (Lc 22:31, 32; At 3; 5:1-11; 1Pe; 2Pe). Somente em Cristo alcançamos nosso pleno potencial. Só depois do cantar do galo Pedro compreendeu que o eu precisa estar escondido em Cristo a fim de obtermos a vitória. O fato de ter reconhecido seu ponto fraco o capacitou a se ligar ao poder que vem somente de Jesus Cristo.

“A grande idéia do evangelho é fraqueza, e isso o torna boas-novas para nós que somos terrivelmente saudáveis, felizes ou santos. Os líderes de Deus, que são servos, devem chamar o povo de Deus ao arrependimento e à fé. E que melhor maneira há para Deus fazer isso do que primeiro transformar os líderes, que são as pessoas que precisam de mais graça do que aqueles que eles ensinam, encorajam e orientam?”1

Outro escritor disse: “Quanto mais honesto você é, mais da graça de Deus você obtém.”2

O que Cristo fez por Pedro, Ele pode fazer por você. Tudo o que precisamos fazer é ser honestos com nós mesmos e com Deus, para que possamos crescer de força em força, como Pedro.

1. D. B. Alexander, Leading With a Limp (Colorado Springs, Colo.: WaterBrook Press, 2006), p. 54.
2. Rick Warren, The Purpose Driven Life (Grand Rapids, Mich.: Zondervan, 2002), p. 176.


Gillian Thomas | Roseau, Dominica

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Às 5 de novembro de 2008 às 11:59 , Blogger Blog do Professor Esdras Warley disse...

Gostei muito desse texto bíblico.
Só mesmo a Verdadeira Palavra pode transformar o homem e a mulher.
Deus continue abençoando.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial