domingo, 10 de agosto de 2008

O Apóstolo João - 10/08/2008 a 16/08/2008

O Apóstolo João - 10/08/2008 a 16/08/2008

Nada me alegra mais do que ouvir que os meus filhos vivem de acordo com a verdade” (3Jo 4).

Prévia da semana: João permitiu que os ensinos de Jesus se mostrassem em todas as suas palavras e ações. Sua vida e seus escritos posteriores nos lembram a primazia do amor na vida cristã.

Domingo, 10 de agosto


Introdução
Filho do Trovão/Amigo de Deus

1. Que princípios importantes podemos extrair do chamado de Jesus a João e Tiago? Mc 1:20; Veja também Mt 8:21, 22; Lc 14:26; Fp 3:8

2. Em Lucas 5:1-11, que verso mostra mais uma vez o que significa ser seguidor de Jesus? Novamente, qual é a lição desse verso?

Sem dúvida, aqueles que seguem Jesus precisam assumir um compromisso total e completo. Jesus, como Senhor de tudo, tem direito a tudo. Mas, se houver qualquer abertura, qualquer área em que o eu não esteja submisso, o mal tomará vantagem e o usará para tentar nos destruir. Assim, precisamos nos render completamente ao Senhor.

Tem sido dito muitas vezes que em todas as pessoas há coisas boas e coisas ruins. Contudo, servimos um Pai celestial que nos convida a ir a Ele como estamos. Quando O seguimos, Ele nos molda à Sua semelhança. Leia Jeremias 18:6.

João era um pescador arruaceiro chamado para pescar pessoas do mar do pecado e da destruição. Sua vida foi tocada pelos ensinos de Jesus e, a partir daí, mudada como exemplo do que Seu amor pode fazer. Jesus tinha 12 discípulos a quem Ele treinou para ministrar ao mundo. João se tornou particularmente íntimo dEle. Que qualidades fizeram João se destacar para Jesus? O que podemos aprender de João?

Não temos nenhuma evidência de que, antes de seguir a Jesus, João fosse calmo e pacífico. Por sua própria profissão, podemos concluir que Ele era rude e endurecido pelas muitas tempestades no mar e noites frias. Na verdade, João e seu irmão eram apelidados de “filhos do trovão” (Mc 3:17). Trabalhando no barco do pai, pode-se imaginar que esses pescadores eram responsáveis e dedicados a seu trabalho. Contudo, quando Jesus foi à beira da água naquele dia e os chamou para trabalhar com Ele, a resposta deles foi decisiva e imediata (Mt 4:21, 22).

João, mais tarde, escreveu que Jesus ainda chama pessoas. Leia Apocalipse 3:20. Esse chamado ao discipulado é definido e requer uma resposta de entrega e dedicação totais. Sendo o materialismo uma parte tão grande de nossa vida, muitas vezes ignoramos o chamado de Deus e nos apegamos às coisas temporais. Mas o que pode valer mais que a vida eterna?

Enquanto o estudo desta semana segue João ao longo de todo o Novo Testamento, vamos vê-lo crescer e ser transformado. O fato de que João continuou sendo forte e ousado é evidente em seu evangelho, em suas muitas cartas, e certamente no livro do Apocalipse. Ele não deixou de ser João. Contudo, ao seguir a Cristo, tornou-se um João mais gentil, mais amável, que chegou a ser conhecido como o discípulo do amor. Sua vida transformada é evidência de como Cristo molda o que é singular em nós, tornando-o em algo útil para cumprir Seu perfeito propósito para nossa vida.

Você, como João, vai permitir que Cristo o transforme?

Kamile Baghaloo-Rose St. Catherine, Jamaica

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial