segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O Compassivo Salvador - 04/08/2008 a 09/08/2008

Segunda, 4 de agosto


Evidência
O lado "humano" de Cristo

3. Uma olhada nos seguintes textos revela outra característica do ministério de Cristo. Qual é ela? Que mensagem importante podemos aprender com respeito ao ministério dEle? Jo 3; 4; 9:1-7

O fundamento do ministério de Jesus era o contato pessoal. Ele “andava… de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus” (Lc 8:1).

Como Jesus Se tornou um Salvador tão compassivo? Para descobrir a resposta a esta pergunta, precisamos olhar para o “Sitz im Leben” – Sua verdadeira “situação de vida”.

Quando Jesus nasceu, o mundo estava em profundo pecado, e a comunidade na qual Ele cresceu era o que hoje poderíamos chamar de favela. Nazaré era conhecida por sua impiedade, e os habitantes dessa comunidade eram geralmente olhados desfavoravelmente por muitos (Jo 1:46). Assim, Jesus cresceu e viveu num lugar onde Seu caráter foi sem dúvida posto a prova. Contudo, a Bíblia diz claramente que, enquanto Ele crescia, desenvolvia grande capacidade mental e física. Ele permanecia calmo e paciente e exercitava compaixão sem sacrificar a integridade. Com mãos prestativas sempre prontas a servir os outros, a vida de Cristo revelava a graça da cortesia abnegada.

Também lemos que Jesus não recebeu educação com os rabis, que comumente reprimia as mentes jovens (ver O Desejado de Todas as Nações, p. 69). Em vez disso, “Sua mãe foi Seu primeiro mestre humano. Dos lábios dela e dos rolos dos profetas, aprendeu as coisas celestiais. As próprias palavras por Ele ditas a Moisés para Israel, eram-Lhe agora ensinadas aos joelhos de Sua mãe” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 70). Hoje em dia, a pesquisa científica mostra que, quando as crianças têm um bom relacionamento com a mãe, são mais capazes de mostrar compaixão para com os outros.*

Os evangelhos estão cheios de evidências quanto à natureza compassiva de Jesus. Leia uma dessas histórias em Marcos 5:35-42. Jesus nunca realizou um milagre para Seu próprio benefício. Ele sempre agia movido pela compaixão aos outros. As pessoas que Ele mais ajudou eram como as pessoas com quem Ele cresceu em Nazaré. Eram aqueles que os líderes religiosos de Seus dias consideravam imundos. Eram as pessoas que a sociedade polida tomava todas as precauções para evitar. Essa compaixão é a verdadeira compaixão, não maculada por motivos egoístas.

* Institute for American Values. Hardwired to Connect: The New Scientific Case of Authoritative Communities. (New York, NY: Institute for American Values, 2003), p. 26.

Rose Achieng | Huruma, Quênia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial