quarta-feira, 30 de julho de 2008

Jesus e seus Discípulos - 30/07/2008 a 02/08/2008

Quarta, 30 de julho

Evidência
A tarefa de todos

6. Além de pregar o evangelho, o que mais estava envolvido na missão dos discípulos? Mt 10:7, 8

Os discípulos deveriam ensinar e pregar, mas também atender às necessidades físicas das pessoas.

7. Passe os olhos em Levítico 25:8-54. Qual parece ter sido a maior preocupação moral nesse plano? Que princípio o Senhor estava ensinando ao Seu povo?

Como Ellen White diz, “havia uma salvaguarda contra os extremos ou da riqueza ou da pobreza” (Educação, p. 43). No ano do jubileu, todos os escravos também deviam ser libertados, e todas as dívidas deviam ser canceladas.

Jesus instruiu Seus discípulos a terem um ministério equilibrado. Certamente, eles deviam preparar as pessoas para o reino do Céu, mas também cuidar das necessidades delas – inclusive as físicas e sociais.

Ao longo de toda a Bíblia, a mais importante tarefa já designada a uma mulher ou homem é a obra de pregar o evangelho. Mas no mundo de hoje muitos evangelistas, especialmente evangelistas da TV, já lucraram muito através de seu ministério, de forma que seu maior interesse parece ser as mansões em que vivem, em vez das pessoas que devem ganhar.

Nos países em desenvolvimento, é muito comum se ver um homem ou mulher pregando a Palavra de Deus nos ônibus. Mesmo alguns que não têm emprego escolheram fazer isso como uma forma de tirar dinheiro do bolso das pessoas. Mas Cristo instruiu Seus discípulos a não pedirem donativos – dinheiro, alimento ou roupas – em troca do evangelho que pregassem. Uma vez que eles o haviam recebido de graça, deviam dá-lo de graça (Mt 10:8-10).

Pedro, Tiago, João e André tinham seu próprio emprego antes de encontrarem a Jesus. E a Bíblia deixa claro que Pedro era casado, porque tinha sogra (Mt 8:14). Não obstante, quando Jesus os chamou, eles não hesitaram. Deixaram suas posses e O seguiram. Além disso, Jesus desejava ajudar as pessoas de todos os níveis da sociedade – tanto os pobres e doentes como os ricos e os educados. Seu chamado para segui-Lo também é estendido a todo tipo de pessoa. Lembre-se de que Ele disse: “Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a Mim, Eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do Meu Pai, que está no Céu, que ela pertence a Mim” (Mt 10:32).

Kwabena Wiredu-Ababio Ampoma Kumasi, Gana

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial