segunda-feira, 28 de julho de 2008

Jesus e seus Discípulos - 28/07/2008 a 02/08/2008

Segunda, 28 de julho

Exposição
Testemunhas vivas do Reino

3. Em Mateus 10, Jesus ordenou aos doze que saíssem em missão. Leia todo o capítulo e então, responda às seguintes perguntas:
a. O que Jesus quis dizer ao aconselhar os discípulos a serem prudentes como as serpentes e símplices como as pombas (v. 16)? Como podemos aplicar essas palavras a nós hoje?
b. Que característica os discípulos de Jesus tinham em comum? Mt 10:2-4. O que isso nos diz sobre a necessidade de sempre manter diante de nós as sensibilidades culturais quando procuramos trabalhar em várias culturas?

Geração após geração, o evangelho tem sido levado por muitos agentes. João 3:16 declara que Cristo veio para oferecer salvação a todos os que crerem nEle. Assim, a pregação dessa boa-nova não está limitada a tempo nem fronteiras. Foi por esse propósito que muitos patriarcas e profetas, apóstolos e discípulos viveram uma vida abnegada.

Entre os numerosos agentes de esperança enumerados na Bíblia, os discípulos de Cristo foram o grupo que recebeu do próprio Salvador orientações quanto à pregação do evangelho. Se os cristãos hoje desejam ser testemunhas vivas do evangelho, é necessário estudar as instruções que Cristo lhes deu. Vamos dar uma olhada em algumas das instruções e princípios que Cristo deu quanto ao testemunho.

É preciso uma experiência diária (Mt 10:27; 2Tm 2:15; 1Pe 3:15). Os discípulos de Jesus aprenderam, aos pés do Mestre, a arte de testemunhar. Ouviram o Salvador pregar a mensagem de esperança aos que não tinham esperança. Viram-nO dar vista aos cegos. Ouviram-nO expor sãos princípios da verdade aos que não tinham discernimento. Permaneceram com Ele durante todos os Seus labores na planície da Judéia. Em resultado, obtiveram um nível de confiança que os libertou do temor dos grandes sábios judeus de sua época.

A vida de Cristo lhes falava irrevogavelmente sobre Sua mensagem. Sua vida era o modelo que deviam seguir. Assim, “ensinavam o que tinham aprendido de Jesus” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 349). Era como Cristo os instruiu: “O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente” (Mt 10:27).

Ninguém pode ser mensageiro de Deus sem conhecer a mensagem. Podemos nos tornar testemunhas vivas do evangelho somente estando próximos de Jesus a cada momento de nossa vida. “Um diário e sincero esforço para conhecer a Deus, e Jesus Cristo, a quem Ele enviou, traria poder e eficiência à pessoa. O conhecimento obtido por meio de diligente exame das Escrituras, seria trazido, qual relâmpago, a iluminar a memória no momento oportuno” (Ibid., p. 355).

A sua fraqueza não conta (At 17:30). Uma vez que os discípulos aceitaram o convite de Jesus para ser canais do evangelho, seus pontos fracos foram fortalecidos por Aquele que os chamou e enviou. João e seu irmão Tiago eram conhecidos por seu temperamento colérico (Mc 3:17) e Pedro era preconceituoso (At 10:1-33); contudo, esses homens se tornaram grandes instrumentos nas mãos do Criador.

Cristo veio não para os justos, mas para salvar pecadores (Mt 9:13). Quando somos salvos, desejamos contar a outros, para que eles também possam encontrar perdão e alegria em Cristo. Com nossos pontos fracos nas mãos de Jesus, estamos mais capacitados a proclamar a esperança pela qual o mundo anseia. Não há nada em nós, de nós mesmos, pelo qual possamos influenciar outros para o bem. Se compreendermos nossa situação sem esperança e nossa necessidade do poder divino, não confiaremos em nós mesmos. Os anjos de Deus são nomeados para velar por nós se nos colocarmos sob sua guarda.

Ovelhas no meio de lobos (Mt 10:16-23). Outra instrução que Cristo deu a Seus discípulos foi que eles deviam exercer o maior tato e solicitude ao tentarem partilhar o evangelho com todo tipo de pessoas.

Não deviam se empenhar em argumentos tolos com os incrédulos (1Tm 1:4; 2Tm 2:23). O testemunho não é uma persuasão que pode terminar em discussão. Ao contrário, é contar a outros o que Deus tem feito por você. Somente o Espírito de Deus que convence o coração a seguir a Cristo. Portanto, Cristo ensinou os discípulos a exibir o mais elevado nível de sabedoria ao desempenhar seus deveres como agentes de esperança. Deviam ser “espertos como as cobras e sem maldade como as pombas” (Mt 10:16).

Não havia dúvida de que os discípulos tinham o evangelho eterno que sacia a sede de um coração ressequido. Eles se assentaram aos pés do próprio Salvador, mas nenhuma de suas palavras ou obras poderia ter efetuado grande mudança na vida dos seres humanos caídos se eles não tivessem empregado tato e proferido a palavra certa na hora certa (Pv 15:23).

Novamente, Cristo instruiu Seus discípulos a não suportarem perseguições desnecessárias, mas fugirem. “Quando vocês forem perseguidos numa cidade, fujam para outra” (Mt 10:23). Ele próprio exemplificou este princípio em Lc 4:28-32, quando saiu de Nazaré e foi para Cafarnaum, depois de o povo de Nazaré tê-Lo proibido de ensinar ali.

Pense nisto
Quais das instruções e princípios mencionados na lição de hoje você achou mais úteis, e por quê?

Félix Opoku Gyamfi Kumasi, Gana

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial