segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Da Insensatez à Fé: O Apóstolo Pedro - 18/08/2008 a 23/08/2008

Segunda, 18 de agosto

Evidência
Você pode conseguir

3. No curso de suas experiências com Jesus, Pedro cometeu muitos enganos. Leia os enganos descritos a seguir. Quais foram eles, e que lições Pedro deve ter aprendido deles? Mt 14:22-32; 26:36-46; Mc 14:29-31, 66-72; João 18:10, 11

Apesar de suas fraquezas, Pedro se tornou um dos líderes-chave no início da igreja cristã, evangelista e missionário poderoso para Jesus. Que testemunho do que Deus pode fazer em uma vida submissa a Ele!

Quando era um cristão novato, Pedro achava que lhe era impossível fazer alguma coisa errada. Jesus apropriadamente lhe deu o nome de petros, que significa uma pedra insegura ou móvel. Ele amava Jesus, mas subestimava o poder do diabo. Quando Jesus falou sobre Seu sofrimento e morte, Pedro O censurou, dizendo que essas coisas não iam acontecer. Leia a resposta de Jesus em Mateus 16:23. Jesus compreendeu que o diabo estava falando através de Pedro e, portanto, o repreendeu.

Quando somos cristãos novatos, muitas vezes nos sentimos invencíveis. Acabamos de nos apaixonar por Jesus e não conseguimos ver como seríamos capazes de magoá-Lo; mas o fazemos, como fez Pedro. Num minuto estamos prontos para Deus, para “andar sobre a água” com Ele. O que acontece a seguir é que o vento impetuoso nos aterroriza e nossa fé fracassa (Mt 14:22-32). Jesus sabe que Satanás deseja ter-nos, e assim como Ele disse a Pedro, diz a nós: “Eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos” (Lc 22:32, NVI).

Hoje nos lembramos de Pedro por causa de sua dedicação a Cristo, mas ele tinha problemas como nós temos. Embora ele não tenha se oferecido para lavar os pés de Jesus, não conseguiu entender por que Alguém tão poderoso desejaria lavar os seus (Jo 13:2-9). Ele estava disposto a morrer por Jesus num minuto, e no próximo jurou que não O conhecia. A vida de Pedro era uma montanha russa. Mas ele continuou em frente. Quando viu o olhar de Jesus após ter negado seu Senhor, Pedro compreendeu que não poderia magoá-Lo novamente (Lc 22:61, 62). Seu ponto de conversão havia chegado. Jesus sabia que Pedro estava sofrendo, por isso quando saiu da sepultura, mandou avisar Pedro que o havia perdoado (Mc 16:7).

Max Lucado escreveu: “É como se até os anjos estivessem dizendo: ‘Não se esqueçam de dizer a Pedro que ele não foi deixado de fora. Digam-lhe que Jesus ainda deseja vê-lo.”*

Depois desse ponto, a vida de Pedro foi de inteira consagração a Deus. Portanto, não desanime se você cair. Continue em frente – você também pode fazê-lo.

* Max Lucado, No Wonder They Call Him the Savior.

Kathy-Ann Best | Grazettes St. Michael, Barbados

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial