quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Da Insensatez à Fé: O Apóstolo Pedro - 20/08/2008 a 23/08/2008

Quarta, 20 de agosto

Testemunho
Instrumentos do refinador


5. O que Jesus disse a Pedro no encontro da Galiléia? Jo 21:14-19. Considerando o passado de Pedro, por que essa declaração é tão surpreendente?

“Apascenta as Minhas ovelhas.” Foi exatamente isso que Pedro passou a fazer. Que testemunho poderoso do que Deus pode fazer na vida de alguém dedicado a Ele! O Pedro fogoso, impetuoso, agora assumiu um papel-chave na formação da primeira igreja.

6. Examine os textos a seguir. O que eles nos dizem sobre o papel e o trabalho de Pedro? At 2:14-40; At 3; At 5:1-11

Sempre tenho um arrepio quando me lembro de 30 de setembro de 1999. Foi o dia em que recebi o diagnóstico de que estava com uma infecção nos brônquios. Tive que me afastar do ensino médio por um período de oito meses para fazer tratamento. “O que está acontecendo comigo?”, questionei. Eu tinha acabado de ser admitido na escola e agora teria que sair. Meu mundo estava desmoronando.

Foi então que alguém leu 1 Pedro 1:7 para mim: “A fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado.”

Creio que era justamente isso o que Pedro tinha em mente, quando nos últimos anos de seu ministério foi inspirado a escrever aos crentes dispersos pelo Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.

“Suas epístolas foram o meio de reavivar o ânimo e fortalecer a fé daqueles que estavam sofrendo provas e aflições, e de renovar as boas obras dos que, assediados por tentações de toda ordem, estavam em perigo de perder seu apego a Deus” (Ellen G. White, Refletindo a Cristo [MM 1986], p. 353).

Na verdade, “essas cartas levam a impressão de terem sido escritas por alguém em quem os sofrimentos de Cristo, bem como Sua consolação, tinham sido abundantes; alguém cujo ser todo tinha sido transformado pela graça, e cuja esperança de vida eterna era certa e firme” (Ibid.).

Pedro nos assegura que “o cuidado de Deus por Sua herança é incessante. Ele não permite que sobrevenha a Seus filhos nenhuma aflição que não seja essencial ao seu bem presente e eterno. ... Tudo quanto Ele faz recair sobre Seu povo como provas, vem para que [os fiéis] alcancem mais profunda piedade e maior força para levar avante os triunfos da Cruz” (Ibid., p. 354).

Ellen White ainda admoesta que “todos devem saber que isto constitui uma parte da disciplina na escola de Cristo, a qual é necessária para os purificar e desembaraçá-los das escórias deste mundo” (Ellen G. White, A Maravilhosa Graça de Deus [MM 1974], p. 79).

Portanto, as provas nos preparam para a segura herança na Nova Terra. Que outra coisa constitui nossa esperança, se não isso?

Bless Tsatsu Kupualor | Accra, Gana

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial