sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Da Insensatez à Fé: O Apóstolo Pedro - 22/08/2008 a 23/08/2008

Sexta, 22 de agosto

Opinião
Renuncie ao eu


Olho no espelho, mas em vez de ver a mim mesma, vejo Pedro. Diferentemente de Pedro, porém, nasci e cresci num lar adventista. Como Pedro, quando tive idade suficiente ouvi o chamado de Deus e O segui. Eu também queria ser pescadora de homens.

Quando olhamos para Pedro, a maioria de nós percebe que ele lutava com seu cristianismo, gabando-se de sua fé, mas não vivendo à altura dela. E é por isso que a história da vida de Pedro é significativa para mim. Minha experiência com Cristo tem sido semelhante, um curso flutuante de altos e baixos. Em numerosas ocasiões eu disse a mim mesma e a Deus que iria fazer isso ou aquilo, e logo depois falhei. Como Pedro, geralmente sou sincera quando faço essas promessas. Então, qual é o problema? Autoconfiança.

Conquanto possamos ter intenções puras e justas de fazer o que é certo, se tentarmos fazê-lo por nós mesmos, fracassaremos. Acredito que Pedro foi sincero quando declarou sua entrega a Jesus, dizendo: “Eu nunca vou dizer que não O conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o Senhor!” (Mc 14:31). Ele foi sincero em cada palavra, mas quando a situação se apresentou, fez justamente o oposto.

Quantos de nós agimos de maneira idêntica, fazendo promessas a Deus, mas quebrando-as repetidamente? Pedro caiu, mas algum tempo depois compreendeu que seu sucesso como cristão requeria que ele desistisse de confiar em si mesmo e dependesse de Cristo como sua única fonte de força e, portanto, de sucesso. Quando ele entregou a vida plenamente a Cristo, ao poder do Espírito Santo, verdadeiramente começou a trabalhar para Deus (At 2:41).

Essa é também nossa esperança e a chave de nosso sucesso. O Salmo 37:5 nos diz: “Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nEle e Ele agirá” (NVI). Ellen White escreveu: “O obreiro humilde, que obedientemente responde ao apelo de Deus, pode estar certo de que receberá a assistência divina. Aceitar responsabilidade tão grande e sagrada, por si só eleva o caráter” (Ellen G. White, Serviço Cristão, p. 100).

Se escolhermos ser como Pedro em seus primeiros dias de confiança em si mesmo, certamente fracassaremos. Mas, se confiarmos na graça e poder de Deus através da habitação de Seu Espírito, o Céu será nossa recompensa.

Dicas
1. Recapitule as cenas finais da crucifixão de Jesus encontradas em Mateus 26 e 27, Marcos 14 e 15, Lucas 22 e 23, e João 18 e 19. Calcule o número de versos que mencionam a traição de Pedro em contraste com a silenciosa traição dos outros discípulos. Por que Pedro é tão proeminentemente retratado?
2. Leia João 21:15-19. Escreva dois parágrafos para completar a seguinte declaração: “Se Deus me perguntasse se eu O amo ou não, é assim que eu responderia...”
3. Contate um asilo e faça planos de visitar pacientes idosos que raramente recebem visitas.
4. Organize uma reunião de pequeno grupo com o tema “Segundas Chances”, e encoraje os participantes a darem seu testemunho.

Ashley A. Massicotte Gomier, Dominica

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial