domingo, 24 de agosto de 2008

Coluna da Missão: O Apóstolo Pedro - 24/08/2008 a 30/08/2008

Coluna da Missão: O Apóstolo Pedro - 24/08/2008 a 30/08/2008

“Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus” (At 4:13, NVI).

Prévia da semana: Pedro se tornou um importante líder da igreja. Ele permitiu que Jesus redirecionasse sua personalidade à missão da igreja, embora tivesse dificuldade par se desfazer de algumas opiniões longamente abrigadas.

Leitura adicional: Atos dos Apóstolos, cap. 14 (p. 131-142)

Domingo, 24 de agosto


Seja um Pedro! Não hesite


“Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18).

Para muitos, estas palavras significam que Jesus construiu Sua igreja sobre Pedro, que ele foi o que se chamou “o primeiro papa”, e que ele, Pedro, era a pedra de que Jesus estava falando. No entanto, outros interpretam esse texto como se Jesus tivesse dito: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra, Eu mesmo, edificarei a Minha igreja. A evidência, como veremos abaixo, favorece fortemente a última.

1. A que pedra Jesus estava Se referindo? Dt 32:4; Sl 18:2, 31; Sl 95:1; 1Co 10:4; Ef 2:20; 1Pe 2:6

Não importa quão privilegiado fosse Pedro, não importam os seus dons, o valor de seu papel; a igreja de Deus nunca foi construída sobre um ser humano pecador. Deus nos livre! O próprio Jesus é a Pedra, o fundamento sobre o qual descansa Sua Igreja.

Pedro era fervoroso, corajoso e organizado. Ele era um homem de ação, com extremos pronunciados: destacadas virtudes e sérios defeitos. Era caloroso, generoso, audaz e ousado. Era também jactancioso, impulsivo e afoito. Num momento de crise, podia se demonstrar alerta, mas também covarde e vacilante. Muitas vezes era impossível alguém prever que lado de seu caráter e personalidade prevaleceria. Tudo isso o tornava um homem de contradições. Jesus, contudo, podia olhar para o interior do coração de Pedro e ler seus motivos. Portanto, Jesus conhecia o potencial que Pedro tinha.

Pedro muitas vezes não hesitava em executar imediatamente a ordem do Senhor. Que reação Jesus recebe hoje quando Ele repete a nós o chamado para segui-Lo? Sem dúvida, algumas dessas respostas poderiam ser: “Quando eu me formar na faculdade, Senhor”, ou: “Quando eu encontrar um emprego, irei trabalhar para o Senhor”, ou: “Quando eu terminar de planejar meu casamento.”

Mas hoje o mundo contém aproximadamente 7 bilhões de pessoas, muitas das quais precisam ouvir o evangelho. Não devemos hesitar em atender ao chamado de Deus. O Espírito Santo cuidará para que a semente dê frutos. Ao nos dispormos para cumprir essa tarefa global, o Espírito Santo nos encherá de poder. Outras coisas que precisamos para alcançar o sucesso serão proporcionadas.

É o próprio Deus fazendo Sua obra em nós, usando-nos como instrumentos. Quando Ele nos chamar, não demos desculpas quanto ao porquê de não aceitarmos o desafio. Ao contrário, sejamos gratos por ter o Senhor nos tornado canais de Seu amor para alcançar a outros com a mensagem. Nossas consecuções na tarefa de fazer discípulos para Deus são fruto de Sua graça e amor.

Ao estudar a lição desta semana, peça a Deus que lhe mostre o potencial que Ele vê em você.

Farrah del Rosario-Paterniti | Olongapo, Filipinas

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial