terça-feira, 26 de agosto de 2008

Coluna da Missão: O Apóstolo Pedro - 26/08/2008 a 30/08/2008

Terça, 26 de agosto

Testemunho
Obedecer mesmo sem entender

As coisas estavam indo bem sob a liderança dos apóstolos. Mas, com o crescimento da igreja, surgiram os problemas. Ficou claro que a igreja precisava de uma estrutura organizacional. Pedro e os outros apóstolos perceberam que precisava haver um equilíbrio correto entre o trabalho de manutenção e sua principal missão. Eles decidiram: “Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas” (At 6:2).

4. Que fizeram os líderes em Jerusalém quando ouviram sobre o novo grupo de crentes que Filipe havia estabelecido em Samaria? At 8:14. Ou quando foi fundada uma nova igreja em Antioquia? At 11:19-26. Qual é o significado dessas ações?

Talvez a história da obediência de Pedro em não hesitar (At 10:20) e partilhar o evangelho com Cornélio, um gentio, seja o melhor exemplo do fato de o apóstolo ter-se tornado uma coluna da missão. Ellen White disse o seguinte sobre o exemplo de obediência de Pedro em visitar Cornélio: “Para Pedro esta era uma ordem probante, e foi com relutância em cada passo que assumiu o dever que lhe fora imposto; mas não ousou desobedecer. ... Em obediência às instruções que acabava de receber de Deus, o apóstolo prometeu ir com eles [os homens enviados por Cornélio]. Na manhã seguinte partiu para Cesaréia, acompanhado por seis de seus irmãos. Estes deveriam ser testemunhas de tudo o que ele dissesse ou fizesse enquanto em visita aos gentios; pois Pedro sabia que seria chamado a dar contas de uma violação tão direta dos ensinos judaicos” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 137).

Ao chegar à casa de Cornélio, Pedro “pregou a Cristo – Sua vida, Seus milagres, Sua traição e crucificação, Sua ressurreição e ascensão, e Sua obra no Céu como representante e advogado do homem. Ao indicar Jesus aos presentes como a única esperança do pecador, Pedro, ele próprio, compreendeu mais perfeitamente o sentido da visão que tivera, e o coração ardeu-lhe com o espírito da verdade que estava apresentando” (Ibid., p. 138, 139).

Cornélio e sua casa foram batizados, e a partir deles “estendeu-se uma vasta obra de graça naquela cidade gentílica” (Ibid., p. 139).

Hoje, “Deus chama obreiros humildes e fervorosos, que desejem levar o evangelho às mais altas classes [pessoas como Cornélio]. Há milagres a serem operados em conversões genuínas – milagres que não são agora discernidos. ... Se todos os que são Seus coobreiros se dispuserem a ser homens de oportunidade, cumprindo brava e fielmente o dever, Deus converterá homens que ocupam posições de responsabilidade, homens de intelecto e de influência. Pelo poder do Espírito Santo muitos aceitarão os princípios divinos” (Ibid., p. 139, 140).

L. J. Brauer | Berrien Springs, EUA

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial