domingo, 7 de setembro de 2008

Missão em Terra Pagã: Daniel e Companhia - 07/09/2008 a 13/09/2008

MISSÃO EM TERRA PAGÃ: DANIEL E COMPANHIA


Prévia da semana

Verso para memorizar: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se” (Dn 1:8).

LEITURAS DA SEMANA: Daniel 1–3, 6

Pensamento-chave: As histórias de Daniel e seus companheiros em Babilônia nos oferecem princípios sobre fidelidade e missão que continuam sendo importantes, mesmo depois de vinte e seis séculos.

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Rm 8:28).

Nas circunstâncias mais escuras, quando as coisas parecem estar totalmente erradas, podemos nos consolar com o pensamento de que essas coisas cooperam para o bem. Não que todas as coisas sejam boas, mas que, com Deus, elas podem cooperar para o bem. Não nos é garantido que será como queremos; e podemos nunca ver o bem que finalmente virá. Mas a promessa permanece.

Nesta semana, vamos estudar como Deus transformou o mal em bem na experiência de quatro jovens judeus que, mesmo não tendo culpa nenhuma, foram exilados para um país estrangeiro. No entanto, por causa de seu firme compromisso, Deus pôde usá-los como testemunhas de Seus propósitos e Seu poder. Ao passar por várias provações, como uma fornalha ardente e uma cova de leões, Deus não só mostrou Seu cuidado para com Daniel e seus amigos, mas também demonstrou Seu poder diante de pagãos que só conheciam seus ídolos. Quem, se não Deus, conhece os resultados eternos da fidelidade demonstrada por esses jovens hebreus?

Domingo 
Ano Bíblico: Ez 33–35

Um fundamento espiritual

A maioria conhece a história básica de Daniel e seus amigos, que foram levados cativos por Nabucodonosor, rei de Babilônia, cerca de seiscentos anos antes de Cristo. Por sua fidelidade, Deus usou esses jovens para promover Seus planos e Sua missão em Babilônia, a nação mais poderosa do mundo naquele momento. Mas, em grande parte, as histórias de Daniel, Hananias, Misael e Azarias são um tributo à fiel educação dada por seus pais.

As famílias judias não deviam considerar levianamente o dever de educar seus filhos. Grande parte desse processo ocorria pela narração de histórias, uma parte importante da vida familiar. Os pais deviam contar e recontar as histórias do cuidado de Deus sobre sua nação. As crianças deviam aprender como a guarda dos mandamentos de Deus leva para a vida, enquanto a desconsideração para com eles leva à morte.

1. Que princípio espiritual ensina a Bíblia não só para os filhos mas para todos nós? Como a devoção pessoal, diária, é um meio de aplicar esse princípio à nossa vida? Dt 6:6, 7; 4:9

Os pais de Daniel, Hananias, Misael e Azarias podem não ter imaginado o que aconteceria a seus filhos. Mas, pela instrução religiosa fiel e diária, eles forneceram um firme fundamento espiritual para o resto da vida deles. Como é importante que os pais busquem fazer o mesmo a seus filhos hoje! Ao mesmo tempo, o hábito de demorar-se em Deus, a constante recapitulação dos milagres, da bondade e do amor de Deus podem ser um benefício tanto para os pais como para os filhos. Até mesmo para os que não têm filhos ou aqueles cujos filhos já saíram de casa, como é importante manter a realidade, a bondade e o poder de Deus diante de nós a toda hora! Afinal, como podemos partilhar com os outros o que nós não experimentamos?

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial