terça-feira, 9 de setembro de 2008

Missão em terra pagã: Daniel e companhia - 09/08/2008 a 13/09/2008

Terça 
Ano Bíblico: Ez 39–41

Sem meio-termo

A história bíblica mostra claramente o envolvimento de Deus na vida dos babilônios – que interagiam com o rei Nabucodonosor e, mais tarde, com o rei Ciro. Ele é descrito como Deus não só dos filhos de Israel, mas de todas as nações.

5. Que mensagem escreveu Isaías sobre a salvação dos que não se enquadravam no padrão geralmente aceito para um israelita? Is 56:1-8

6. Que nomes receberam os cativos hebreus? Que razões seus captores tinham para fazer isso? Dn 1:6, 7

O significado dos nomes era importante para as famílias judias, e os filhos tinham seus nomes escolhidos cuidadosamente. Os nomes Daniel (Deus é meu juiz), Hananias (Deus favoreceu), Misael (quem é o que Deus é), e Azarias (Jeová ajudou) refletiam a elevada prioridade que os pais davam à vida espiritual dos filhos.

O chefe dos eunucos de Nabucodonosor, Aspenaz, deu aos quatro jovens judeus novos nomes babilônicos: Beltesazar, Sadraque, Mesaque e Abednego – que eram homenagens principalmente aos deuses babilônicos.

Este foi o ponto mais próximo a que esses quatro homens chegaram da idolatria, nomes sobre os quais eles não tinham escolha a não ser aceitar. Sob a bênção de Deus, eles logo assumiram posições preeminentes na corte e no governo de Babilônia.

Depois de seu período de preparação, Aspenaz apresentou os quatro jovens ao rei. O rei falou com eles e “não foram achados outros como” eles (Dn 1:19). “Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino” (v. 20).

Que tremendo testemunho sobre o que Deus pode fazer por meio de quatro jovens fiéis! Tirados da obscuridade de Jerusalém e levados para a corte da pessoa mais poderosa do mundo, eles se colocaram à altura da ocasião e se ergueram diante do rei como testemunhas do poder de Deus.

Por que era aceitável para os quatro jovens judeus receber nomes pagãos mas não era aceitável comer a comida pagã? Como podemos traçar a linha em nossa vida entre o que são questões culturais, apenas, e o que são assuntos morais ou religiosos? Esteja preparado para discutir sua resposta em classe.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial