quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dotado para o serviço: Filipe - 18/09/2008 a 20/09/2008

Quinta

Filipe e Simão, o mago

Quando os apóstolos em Jerusalém ouviram falar do tremendo sucesso em Samaria, enviaram Pedro e João para visitar Filipe e os novos crentes. Os dois chegaram a Samaria em um momento providencial para apoiar Filipe. Primeiramente, eles oraram para que os novos crentes recebessem o Espírito Santo – algo que, aparentemente, Filipe não havia feito. Então, o ajudaram a lidar com um antigo feiticeiro chamado Simão.

6. Leia Atos 8:9-25, a história de Simão, Filipe, Pedro e João, e responda às perguntas seguintes:

a. Por que milagres e outras manifestações sobrenaturais não são prova absoluta de que Deus está diretamente por trás do que está acontecendo?

b. Simão queria a coisa certa, mas da maneira errada, ou assim parecia. (Afinal, o que há de errado em querer conceder o Espírito Santo a outros?) A julgar pela reação de Pedro, qual pode ter sido o verdadeiro motivo do pedido de Simão?

c. Como a reação de Pedro a Simão foi semelhante à reação de Jesus a Pedro? Mt 16:21-27

d. Onde vemos, nesta seção, a graça de Cristo e o evangelho do perdão?

Não importando quão talentoso fosse Filipe, até ele precisava de ajuda, e isso explica por que Pedro e João foram até lá. A lição importante é que ninguém é suficientemente bom ou talentoso para fazer sozinho a obra do Senhor. Todos precisamos da ajuda de outros.

Querendo comprar o poder para conceder o Espírito Santo? Que tolice! Mas Simão parecia ser crente, e até tinha sido batizado. Em que tipo de coisas tolas você já acreditou em sua experiência com Deus e que agora sabe que não são assim? Como este fato pode ajudá-lo a ser mais tolerante com aqueles que, em sua ignorância, também podem estar mantendo idéias tolas?

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial