sábado, 27 de dezembro de 2008

Expiação e Harmonia Universal - Resumo Semanal - 27/12/2008 a 27/12/2008

Expiação e harmonia universal
Resumo Semanal - 21/12/2008 a 27/12/2008



Verso para Memorizar: “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:3, 4).

Pensamento-chave: Verificar como Deus vai consumar nossa salvação em Cristo e restabelecer a harmonia no Universo.

O que temos considerado durante este trimestre agora alcança o seu encerramento. O desfecho da história não está aberto, como se houvesse alguma dúvida em relação a quem será o vencedor no drama do grande conflito que aflige o Universo de Deus. O sacrifício de Jesus na cruz do Calvário fornece a base para a vitória de Deus. Não há nenhuma possibilidade de mudança no script. A vitória pertence ao Senhor e a todos os Seus santos. Não haverá dúvidas na mente dos salvos acerca dos atos de justiça de Deus. A salvação será completa. E isto envolve um ato estranho da parte de Deus: a destruição dos ímpios. Na tipologia do santuário, no dia da expiação, todo aquele que não se afligisse seria eliminado do meio do povo. Aquele era um dia especial de purificação – purificação do santuário e do povo arrependido. De igual forma, o dia antitípico da expiação purifica as coisas celestiais (Hb 9:23) e também os santos que confiam nos méritos de Cristo. O resultado final será a restauração da harmonia existente no princípio, antes da entrada do pecado no Universo, antes que a dúvida acerca de Deus, de Seu amor por Suas criaturas, fosse colocada em juízo. Finalmente, todas as coisas serão para sempre esclarecidas. O Universo estará em paz. E isto acontece em função da obra efetuada por Cristo na cruz e continuada no santuário celestial.

Purificação universal

“Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do diário (ou “contínuo” – aqui se faz referência ao ministério sacerdotal de Jesus, que foi, de alguma forma, usurpado pelo chifre pequeno), e da transgressão assoladora, visão na qual era entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados? Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs, e o santuário será purificado” (Dn 8:13-14).
Conquanto seja de vital importância compreender o elemento temporal envolvido no texto acima, isto é, os cálculos relativos aos 2.300 anos, que nos levam até 1844 d.C., no contexto de nosso estudo quero salientar o aspecto da profecia relativo ao santuário. É crucial perceber que Daniel 8 é uma profecia acerca do santuário.

Como mencionamos em uma das Lições desta série, há um vínculo entre este capítulo de Daniel e Levítico 16, que não pode ser ignorado. Três vezes encontramos referência ao santuário: no verso 11, a declaração de que “o lugar do seu santuário foi deitado abaixo”, no verso 13, a informação de que o “santuário” foi entregue a fim de ser pisado, e no verso 14, a referência à purificação do “santuário”.

Uma comparação entre os capítulos 7 e 8 de Daniel mostra que a purificação do santuário referida em Daniel 8:14 é paralela à cena do juízo de Daniel 7:9, 10. Observe o rápido esboço:

Daniel 7
Animais simbolizando reinos (v. 3-7)
Chifre pequeno (v. 8)
Ações do chifre (v. 8, 21, 24, 25)
Juízo celestial (v. 9-10)

Daniel 8
Animais simbolizando reinos (v. 3-8)
Chifre pequeno (v. 9)
Ações do chifre (v. 10-12, 24-25)
Purificação do santuário (v. 13-14)


A conclusão, portanto, é que esta purificação do santuário acontece no contexto do juízo celestial. É preciso destacar que, segundo compreendemos, o juízo é um processo, e não um ponto no tempo. Como processo, o juízo escatológico teve seu início em 1844, ao fim dos 2.300 anos (Dn 8:14) e encontrará seu término somente no fim do milênio. Pode-se ver, portanto, que o juízo não é algo que se realiza apressadamente, descuidadamente, visto que está em jogo o interesse de todo o Universo. De maneira particular, está em jogo o nome de Deus, Sua justiça, Seu trato com Suas criaturas. Se alguém diz que Deus não necessita de tanto tempo para a realização do juízo, ou mesmo de que não necessita de um juízo, visto que Ele é onisciente, tais observações são corretas. Mas não se pode ignorar o fato de que o juízo diz respeito também aos seres criados, e os tais não são oniscientes. Deus respeita as limitações de Suas criaturas e, por amor a elas, proporciona todo o tempo necessário para que não fique nenhuma dúvida na mente de ninguém acerca da justiça de Seus atos, que incluem a salvação daqueles que confiaram nos méritos do Salvador e a destruição de todos os que negligenciaram o dom divino manifesto na cruz do calvário.

A purificação do santuário no dia da expiação era o clímax da ministração sacerdotal do ano litúrgico, o momento mais solene de todo o processo de expiação do ministério. No encerramento daquele ritual, o sacerdote abençoava o povo. Quando entendemos que Cristo realiza o ministério final, que vivemos no dia antitípico da expiação, nossa vida é impactada de forma poderosa, e nos conduz a um viver piedoso e consagrado. A qualquer momento, nosso Sumo Sacerdote encerrará Suas atividades no santuário celestial e sairá para abençoar todos quantos O aguardam para salvação.

Vindicação do povo de Deus

Um aspecto do juízo que nem sempre é enfatizado como deveria é o da vindicação do povo de Deus. Se analisarmos o tema no contexto de Daniel 7, veremos que o juízo sempre aparece em seguida às ações do chifre pequeno. Observe:

Ações do chifre pequeno
v. 8 – Surgimento do chifre pequeno, com olhos como de homem e fala com insolência.
v. 21 – o chifre guerreia contra os santos e prevalece contra eles.
v. 25 – o chifre magoa os santos, e os santos lhe são entregues por 1.260 anos.

Juízo
v. 9 e 10 – Cena judicial: tronos, Ancião de dias; assenta-se o tribunal e se abrem os livros.
v. 22 – Ancião de dias faz justiça aos santos ou em favor dos santos.
v. 26 – depois do fim dos 1.260 anos, isto é, após 1798 d.C, o tribunal se assenta para tirar o domínio do chifre e destruí-lo.


O quadro acima torna evidente que, em resultado do juízo, entre outras coisas, Deus age destruindo o “chifre” (v. 26) e pronunciando uma sentença favorável aos santos, que finalmente possuirão o reino (v. 22, 27). Neste aspecto, o juízo é em favor dos santos: eles são declarados dignos, em Cristo, de herdar o reino. Mas isto não deve obscurecer as lições do dia da expiação, que exigia que o fiel se afligisse, jejuasse, observasse o dia como um dia de repouso, etc. Em suma, este era um dia solene, que requeria um contínuo exame do coração de todo fiel.

Voltando ao quadro do dia da expiação, após terminar sua obra no interior do santuário, o sumo sacerdote saía do tabernáculo para abençoar o povo. No que corresponde ao Sumo Sacerdote celestial, Sua saída significa Seu regresso para abençoar Seu povo que O aguarda com expectativa. Isto é o que encontramos em Hebreus 9:27, 28, que faz menção ao juízo (v. 27) e relaciona esta obra com a segunda vinda. No que diz respeito ao plano da expiação, a volta de Jesus é o último grande evento que falta alcançar cumprimento na história da salvação (naturalmente, com os seus desdobramentos: milênio, juízo dos ímpios, etc). Se pensarmos em termos do Apocalipse, sob o sexto selo (Ap 6:16, 17) encontramos um quadro dos ímpios aterrorizados com a volta de Jesus.

O horror é tamanho que eles pedem aos rochedos que caiam sobre eles. Entendem ser preferível morrer esmagados por grandes rochas a enfrentar a ira daquele que Se assenta sobre o trono.

Por outro lado, os santos de Deus foram selados para a salvação. Toda a sua esperança se concentra exatamente na volta de seu Senhor. É tudo o que eles mais anseiam. Seu olhar não se concentra nas coisas deste mundo.

Como diz o hino, “a glória desta Terra é passageira”. Não é isto o que os santos buscam. Não é a sua glória, não são os tesouros terrenos, nem qualquer outra coisa impede sua comunhão com o Salvador. Os santos estão focados em uma única coisa. Tudo o mais perde importância diante do bem maior que é estar preparado para a volta do Senhor. Lembrando as palavras do Salvador, “que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma” (Mt 16:26), isto é, a sua salvação? A vida teria sido inútil. Mas o cristão verdadeiro não vive em vão. Ele segue seu Senhor até o interior do santuário celestial, no lugar Santíssimo, de onde recebe perdão e poder para ser um vencedor contra o pecado. Por isso, a volta de Jesus é a suprema esperança que arde em seu coração, porque sabe que, com ela, todas as demais coisas se realizam. (PS: Exorto a que se leiam as considerações da Lição de segunda-feira com respeito às transformações vinculadas com a segunda vinda de Jesus).

Julgando os poderes do mal e os ímpios

A cruz foi não somente uma revelação do amor de Deus por um mundo perdido, mas também a manifestação da justiça divina (Rm 3:21-26). Isso deveria servir de alerta àqueles que, raciocinando como é costumeiro por aqui, dizem que, no fim, tudo dá certo (teologicamente, implicaria em que, no fim, Deus salvará a todos, conceito esse conhecido como universalismo). Tal raciocínio pode induzir alguém a viver de forma descuidada, ignorando os reclamos da Palavra de Deus, sem compromisso com Cristo, de maneira egoísta, amante do mundo e seus atrativos, sem tomar a Deus seriamente na vida.

Outra variante que se ouve é que Deus é bom Pai e, no fim, salvará igualmente a todos. Ninguém que tenha um mínimo de conhecimento das Escrituras negará a afirmação de que Deus é bom. Mas, igualmente, ninguém que conheça algo da revelação bíblica ignorará o ensinamento de que, “se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários” (Hb 10:26, 27). A Bíblia apresenta Deus, como visto nesta série, com todos os Seus atributos operando em harmonia. Não podemos separá-los. Não se pode exaltar um em detrimento do outro. Não é o amor que sobrepuja a justiça. Ambos se manifestaram na cruz. E ambos se manifestam por fim, na punição dos ímpios. Estes não serão introduzidos em um lugar que não lhes dê qualquer prazer. A preparação para a vida celestial começa justamente aqui. A atmosfera do Céu é de louvor. Lemos em Apocalipse 7:14 e 15, que os santos “se acham diante do trono de Deus e O servem de dia e de noite no Seu santuário”.

Se alguém não encontra nenhum prazer em servir ao Senhor nesta vida, o que expressa suas escolhas e seus valores, que não comungam com aqueles ensinados por Cristo, seria terrível, realmente, para eles ser introduzidos em um lugar em que o prazer maior será adorar o Cordeiro que foi morto (Ap 5). Portanto, será um ato de justiça, e também de amor, deixar fora do Céu os rebeldes impenitentes, que desprezaram a morte de Jesus e seguiram seus próprios caminhos, sem se importar com a vontade de Deus. Colherão as conseqüências das próprias escolhas. Nisto Deus é justo. Nisto também se manifesta o amor de Deus.

Deus julgou o mundo quando este foi destruído pelo Dilúvio. Isto evidencia que a paciência de Deus tem limite. De igual forma, Deus julgou Sodoma e Gomorra. Não foi um ato arbitrário de Deus. Tiveram sua oportunidade. Antes do Dilúvio, Deus lhes enviou Sua mensagem mediante Seu servo Noé. O mensageiro foi desdenhado e, com ele, o verdadeiro Autor da mensagem. Sodoma e Gomorra também tiveram sua oportunidade. Apesar dos equívocos de Ló, os habitantes da planície tiveram a chance de aprender do Deus verdadeiro. Mas preferiram seus caminhos de licenciosidade, de imoralidade. Colheram as conseqüências.

Antes de recair o juízo final de Deus sobre este mundo, Ele também envia a mensagem final. Esta mensagem se encontra registrada em Apocalipse 14:6-12. É a tríplice mensagem angélica; mensagem de salvação. A primeira destaca o evangelho eterno da graça de Deus em Cristo para a salvação do homem. Mas é também mensagem de juízo – o mesmo anjo anuncia a chegada da hora do juízo. Evangelho e juízo seguem juntos. Um não é a antítese do outro. Ambos operam em harmonia. A verdadeira preparação para o juízo que se realiza no santuário celestial é o comprometimento com o evangelho eterno de Jesus Cristo. Para aqueles que estão em Cristo, não há condenação (Rm 8:1). Por esta razão, os fiéis filhos de Deus estão tranqüilos, confiantes, pois seu caso está nas mãos do Sumo Sacerdote celestial. Podem descansar sossegados, seguros da salvação.

Por outro lado, os ímpios, que desprezaram a mensagem da salvação, que crucificaram novamente o Filho de Deus, serão julgados durante o milênio. Este não é um juízo para decidir o caso de alguém, como se algum erro houvesse sido cometido durante o juízo investigativo pré-advento. É um juízo de revisão e declaração de sentença. Os santos estarão satisfeitos com o resultado final. Durante esse período, Satanás estará limitado a este planeta, e terá um tempo para refletir nos resultados de sua rebelião contra Deus. Embora consciente da justiça de Deus em Seu trato com os pecadores, terminado o milênio, Satanás conduzirá seu último ato de rebelião. Quando ressuscitarem aqueles que comporão o exército dos ímpios, Satanás os convencerá de que será possível tomar de assalto a Nova Jerusalém. Esse esforço final conduzirá desencadeará a destruição definitiva dos pecadores, juntamente com Satanás. A destruição de todos resultará na reconciliação cósmica.

Reconciliação cósmica

Essa reconciliação acontece como parte do processo da expiação. Segundo o autor da carta aos Hebreus, depois da morte acontece o juízo (Hb 9:27). Mas, como vimos, o juízo é um processo, com a primeira parte, o juízo investigativo pré-advento, tendo iniciado em 1844. Ao fim dessa etapa, Jesus voltará e trará consigo o galardão para dar a cada um segundo as suas obras (Ap 22:12). Os justos mortos serão ressuscitados imortais e incorruptíveis (1Co 15:51-54). Os justos vivos serão transformados por ocasião da volta de Jesus (1Te 4:16-17). Quanto aos ímpios vivos, estes serão destruídos pela manifestação da glória divina (2Ts 2:8). Mas o processo continuará durante o milênio, como já visto.

No livro do Apocalipse, as forças do mal são simbolizadas pelo dragão (Ap 12), a besta do mar e a besta da terra, ou falso profeta (Ap 13; 16). Estas forças se opõem a Deus e a Seu povo, identificado como o remanescente (Ap 12:17) ou santos (Ap 14:12). Em sua oposição a Deus, formam uma trindade satânica, oposta à Trindade divina. É a confederação do mal, que opera conjuntamente para alcançar os objetivos iniciais de Satanás de se exaltar como se fosse o verdadeiro Deus (Is 14). Consegue um triunfo parcial, pois, conforme registrado pela profecia, os moradores da Terra, que são inimigos de Deus e de Seu povo, se maravilharam diante da besta, a quem renderam adoração, e também tributaram adoração ao dragão (Ap 13:4). Também os reis da terra foram enganados pelos milagres realizados pelos três espíritos imundos (Ap 16:13-14) e se uniram à trindade satânica em sua rebelião contra Deus. Isto deve nos advertir contra a tentação de ver nos milagres um sinal do poder do Deus do Céu, porque, conforme vemos, Satanás realizará milagres com o objetivo de enganar o mundo. A única segurança está em provar todas as coisas mediante a Palavra revelada de Deus.

Não obstante a aparente supremacia das forças do mal congregando as lideranças políticas e religiosas do mundo, tendo o controle sobre os meios de produção e comercialização (os que não se alinharem com tais poderes serão proibidos de comprar e vender [Ap 13:17] e ainda serão ameaçados de morte [Ap 13:15]), a derrota desta confederação maligna é segura. Não devemos ser enganados pela aparência de superioridade. No Apocalipse, a vitória celestial acontece através do instrumento menos indicado, do ponto de vista humano. É o Cordeiro que foi morto que assegura a vitória definitiva de Deus neste grande conflito (Ap 5). E é também o sangue do Cordeiro que conduz Seus servos à vitória final (Ap 12:11). Finalmente, é porque desprezaram o sacrifício do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29) que os ímpios serão destruídos no fim do milênio.

Aqueles que escolherem adorar a besta do mar, seguindo sua orientação religiosa/teológica/espiritual, e também o dragão, o verdadeiro mentor de todos os apóstatas, e se houverem alinhado com a besta da terra, o líder político que atua como embaixador da besta do mar, e tendo sido enganados pelos seus sinais maravilhosos, iludidos pelo fogo que fez descer do céu à vista dos homens, sim, esses serão classificados como ímpios. O destino de todos será a aniquilação final, definitiva. Não um tormento eterno, como defendido por alguns. Mesmo no sistema de justiça humano, com todas as suas deficiências, a pena é proporcional ao crime. Não se atribui a mesma pena a todos os indivíduos, independentemente da infração cometida. Não seriam considerados justos se assim operassem os tribunais. A opção pelo tormento eterno atribui a Deus um modo de atuação que não se aceita nas cortes de justiça deste mundo. Não é assim que Deus age. Não existe um inferno a arder continuamente, eternamente, para infligir dor e sofrimento aos ímpios. Em Sua justiça, Deus pune, mas, em Seu amor, não é uma punição eterna. É uma punição proporcional ao pecado de cada um, e que, uma vez concluída, implicará na aniquilação definitiva de todos os pecadores do Universo. Nas palavras do profeta, o fogo eterno não deixará nem raiz nem ramo (Ml 3). O fogo é eterno em seus resultados. Satanás não mais existirá. A besta do mar, um sistema religioso oposto ao verdadeiro plano de salvação de Deus, também não existirá. A besta da terra, simbolizando os poderes políticos contrários a Deus, também já terá passado. E todos os moradores da Terra, que foram enganados pela trindade satânica, terão sido destruídos. Que contraste terrível: aqueles que foram enganados pelo fogo que a besta da terra fez descer do céu (Ap 13:13), serão, por fim, destruídos pelo fogo que desce do Céu da parte de Deus (Ap 20:9).
Triunfo do amor de Deus


Quando as pessoas planejam seu futuro, em geral se dispõem a pagar o preço pela realização de seus sonhos. Isto pode envolver um corte importante nas despesas habituais, no gasto com lazer, uma espera para a compra de algum bem, etc. Se o sonho vale à pena, não se considera sacrifício a privação de alguma satisfação presente pela feliz expectativa de um futuro glorioso. E é bom frisar que estamos falando de sonhos para esta vida: pode ser a conclusão da faculdade, um mestrado, o casamento, a criação dos filhos, a compra da casa, do carro, etc, etc, etc. Agora, pense em seus planos para a vida eterna: um aspecto que pode ser importante é dar um nome ao seu projeto. Escolha um, quem sabe: “projeto vida eterna”, ou “projeto futuro com Jesus”, “um lugar no Céu”, etc. Como está seu planejamento? Alguma coisa está interferindo na realização de seu projeto? Está faltando tempo a ser dedicado ao projeto, para avaliar o cronograma, verificar os avanços, fazer as correções necessárias?
De que coisas você pode abrir mão para desfrutar de mais tempo com Jesus? TV? DVD? Internet? O valor daquilo que queremos pode ser medido pelo tempo que dedicamos à sua realização.

A vitória de Deus no grande conflito contra Satanás é certa. Deus vai cumprir o que prometeu. Jesus voltará para buscar Seus santos. Os remidos viverão no lar que Ele preparou. A alegria do Céu será exaltar as maravilhas do amor redentor.

“Nós, segundo a Sua promessa, esperamos novos Céus e nova Terra, nos quais habita a justiça” (Pe). Uma espera baseada na promessa. E quem prometeu é digno de confiança. Demonstrou-Se digno por Seu sacrifício. E como serão os novos Céus e nova Terra? Podemos imaginar, mas, além das descrições bíblicas, especialmente do Apocalipse, não há como ser dogmáticos acerca do assunto. Com certeza, será muito melhor do que tudo o que pudermos imaginar. Estamos cansados de ouvir da violência que atormenta os moradores deste mundo, violência em todas as suas formas, que transforma a vida em um contínuo sofrimento. Queremos o fim disto. Mas, aparentemente, os violentos parecem triunfar.

Além disso, queremos o fim das injustiças. Todo tipo de injustiça. De igual forma, queremos o fim da corrupção em todas as esferas da vida. Queremos também o fim da dor, do sofrimento, das enfermidades, da morte, do luto.

Queremos uma vida que se estenda como a vida do próprio Deus. Para nós, isto parece um sonho impossível. Mas esta é a promessa de Deus para nós. Um lugar de paz, harmonia, sem dor, sem morte.

Esse resultado final é maravilhosamente expresso nas palavras de Ellen White, que constituem o parágrafo final do livro O Grande Conflito: “O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. Daquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor.”

Conclusão

O plano da redenção foi elaborado antes mesmo da criação do homem. Cristo é o Cordeiro morto desde a fundação do mundo. O Céu esteve disposto ao maior dos sacrifícios, a entrega da segunda pessoa da Divindade, do Verbo que Se fez carne (Jo 1:14), para restaurar a harmonia do Universo, que foi quebrada pela introdução de um elemento estranho na perfeição criada por Deus. O pecado rompeu a harmonia existente na natureza, entre os seres humanos, e entre estes e seu Criador. O plano da redenção é a solução para tais desequilíbrios. Por muitos séculos, este plano está em andamento. Mas sua duração não será indefinida. A morte de Cristo assegurou a vitória do plano de Deus. E esta mesma morte assegura que, no momento apropriado, Deus concluirá Seu projeto eterno, salvando Seu povo fiel e destruindo o grande rebelde e todos os seus seguidores. Não haverá uma terceira companhia. Somente salvos e perdidos.

Cientes de que hoje estamos decidindo a qual grupo pertenceremos, eis algumas reflexões para concluir: Como estamos para iniciar um novo ano? Esta é uma ocasião propícia para fazer decisões concernentes aos projetos para o futuro. Não apenas para o futuro imediato, os momentos finais de 2008 ou mesmo para todo o ano de 2009. Tampouco para um futuro a médio e longo prazo, daqui a cinco, dez ou mais anos. É importante pensar em termos espirituais, de um projeto para nosso futuro eterno. Isto pode incluir a conclusão da leitura da Bíblia, de algum livro (ou livros) do Espírito de Profecia, dar estudos bíblicos para mais pessoas, ser um mordomo mais fiel, etc. Enquanto Jesus intercede por nós em Seu santuário, podemos achegar-nos confiantes ao trono da graça, dEle obter o perdão e o poder para uma vida consagrada, uma vida vitoriosa pelos méritos de Jesus, uma vida de preparação para Seu regresso. Este é o dia da salvação. Hoje escutamos Sua voz. Não a rejeitemos! Hoje, Ele quer salvar cada qual que dEle se aproximar, confiando em Seu sacrifício expiatório. Seus braços estão abertos, esperando. Vamos a Ele, hoje, entreguemos em Suas mãos nossa vida, na certeza de que, nestes novos Céus e nova Terra, para sempre estaremos com nosso Senhor. Que Deus lhe dê esta segurança da salvação, que se encontra em Cristo Jesus, nosso Salvador!

Marcadores: , ,

A Expiação e a Harmonia Universal - 27/12/2008 a 27/12/2008

A Expiação e a Harmonia Universal
Resumo Semanal - 21/12/2008 a 27/12/2008


Marcadores: , , ,

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A Expiação e a Harmonia Universal - 26/12/2008 a 27/12/2008

Sexta, 26 de dezembro

Opinião

Pensamento incrível


Às vezes, achamos difícil compreender como Deus poderia ter decidido viver entre nós e morrer por nossos pecados. Muitos de nós freqüentemente questionamos o raciocínio de um ser todo-poderoso experimentar o tormento que caracteriza este mundo pecaminoso. Muitas pessoas até consideram uma forma de loucura Deus ter pensado ser necessário vir a este mundo demonstrar Seu amor e justiça.

Esse, contudo, é exatamente o ponto – o único ponto e o suporte crucial sobre o qual está centralizada a expiação de Cristo. Que embora devamos ser julgados pela maneira de vivermos a vida concedida a nós pelo Criador, Ele está qualificado a ser nosso juiz porque experimentou, em primeira mão, o que é viver num mundo de pecado, tormento, dor e morte. Isso me faz sorrir, embora me passem pela mente muitas perguntas que ninguém pode responder, não importa quão teologicamente versado seja.

A expiação demonstra a maior forma de jornalismo investigativo e de trabalho de detetive que o mundo já conheceu.

1. O pensamento de que Deus, em Cristo, desceria para experimentar em primeira mão o que é ser humano, demonstra que Ele está preparado para julgar-nos, não como simples expectador, mas como participante real de nossa vida de pecado na Terra. Que juiz humano, antes de sentenciar um réu, faria uma excursão para conhecer em primeira mão a privação social que o réu possa ter experimentado?

2. O pensamento de que Cristo demonstraria, então, a nós a maneira suprema de triunfar, apesar de se estar preso no pecado, é talvez a maior maravilha que o mundo conheceu.

3. O jornalismo investigativo, tão freqüente na Bíblia, mostra não apenas a diligência de Deus em ensinar-nos sobre os problemas que o pecado causa, mas também como resolver esses problemas por meio de nossa dependência dEle e da expiação que Ele fez por nós na cruz.

Dicas

1. Olhe para fotos de comemorações em que você esteve presente. Afinal de contas, na Bíblia, a segunda vinda é muitas vezes visualizada como uma festa ou casamento. O que as pessoas parecem estar sentindo? Como você acha que isso se compara à volta de Cristo?
2. Pesquise sobre os grupos de pessoas que precisam ser alcançados com o evangelho antes de Cristo voltar e explore o que você pode fazer a fim de apoiar os esforços para alcançá-los.
3. Pense sobre a visão do mundo por vir apresentada em Apocalipse 22:1-3. Escreva um breve parágrafo sobre o que isso significa em sua própria vida.
4. Ouça, cante ou toque uma canção que você gostaria de cantar para Cristo quando chegar ao Céu para expressar sua alegria por estar com Ele face a face.
5. Celebre uma “festa ágape” em sua casa. Convide seus amigos, ou pessoas com quem você gostaria de fazer amizade ou com quem gostaria de melhorar suas relações. As “festas ágape” dos cristãos primitivos tinham o objetivo de ser um antegozo do Céu.

Simon Lammy | Ilhas Shetland, Escócia

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A Expiação e a Harmonia Universal - 25/12/2008 a 27/12/2008

Quinta, 25 de dezembro

Aplicação

Felizes para sempre


6. Como Paulo descreve esse contraste? 1Co 13:9-13

Os remidos empregarão grande parte de seu tempo “a pesquisar os mistérios da redenção. Ao longo de toda a extensão da eternidade, esse assunto será continuamente aberto à sua mente” (Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, v. 7, p. 990). Nada trará mais alegria aos remidos que explorar o mistério de sua salvação, o significado da cruz de Cristo.

Imagine, se puder, celebrar o aniversário da encarnação de Cristo quando chegarmos ao Céu. Comemorar o primeiro advento à luz de haver acabado de experimentar o segundo advento assumirá um significado inteiramente novo. A fé será substituída pela vista. E o conceito de momento de louvor será elevado a um nível inteiramente novo!

Mas ainda não chegou aquela “noite de Natal”. Ainda não. Ainda estamos presos a este mundo, onde fé ainda é fé, e onde ainda estamos à espera desses “níveis inteiramente novos”.

Então, como podemos nos preparar para aquele evento? Aqui estão alguns pontos a ponderar. Prepare-se para uma nova entrada. Desde o Éden, a raça humana não vive do outro lado do pecado. A vida será diferente numa sociedade livre de pecado. Prepare-se! Vai ser muito melhor viver! Precisamos deixar Jesus nos encher para que o pecado seja expulso de nossa vida enquanto ainda estamos na Terra (1Jo 1:7; 2:1, 10). Então, considere estas dicas:

1. Pratique viver na presença de Deus (Salmo 139). Há áreas de nossa vida que obviamente incluem Deus. Mas, provavelmente, há áreas que julgamos “seculares”, nas quais não somos inclinados a incluí-Lo. Talvez devêssemos incluí-Lo conscientemente em todas as áreas e viver como se Ele estivesse bem ao nosso lado o tempo todo – porque na verdade Ele está!

2. Imagine o inimaginável (1Co 2:9)! Um ambiente sem pecado, sem histórias de partir o coração na hora do noticiário da noite, sem relacionamentos problemáticos, sem problema nenhum! Somente paz, contentamento, propósito, alegria que permeia cada célula de nosso corpo. Posso só imaginar.

3. Prepare-se para a festa (Ap 5:12; 19:9)! A maioria de nós não tem nenhuma idéia de quanto o pecado pesa sobre nós. Por isso, ter esse peso removido por causa do que Jesus fez por nós muito antes de termos nascido é algo com o qual nos relacionamos só teoricamente. Um amigo meu compreende isso. Ele perdeu a filhinha num acidente absurdo e depois, vários anos depois, perdeu a esposa com câncer. Ele conhece a dor como poucas pessoas que conheci. O peso é dolorosamente óbvio. Ele mal pode esperar que seja também removido. E mal pode esperar a festa de gratidão a um Deus que em breve endireitará tudo.

O que Jesus fez na cruz é incrível em sua simplicidade e em sua complexidade. Logo tudo irá terminar como nada jamais terminou! E então, nada mais haverá de errado, triste, injusto no mundo.

Jan Yakush | Smithsburg, EUA

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Nascimento de Cristo!


Que neste Natal nossas esperanças se renovem e que em breve possamos estar juntos do Criador!

Jesus é nossa razão para crermos nessa bela promessa!

Feliz Natal!

Marcadores: , ,

A Expiação e a Harmonia Universal - 24/12/2008 a 27/12/2008

Quarta, 24 de dezembro
Evidência
Vantagens para ambas as partes


5. Como a Bíblia descreve a solução final para o problema do pecado no Universo? Ap 20:11-15; 22:3-6

A esperança bíblica abrange todo o Universo, e antecipa o momento em que a reconciliação obtida pelo sangue do Cordeiro alcançará dimensões universais. Isso acontecerá no fim do milênio, quando os ímpios serão restaurados à vida e Satanás se preparará para lutar contra Deus e Seu povo. Mas será justamente depois do milênio, quando todas as perguntas tiverem sido respondidas para a satisfação do remidos, que os inimigos de Deus serão confrontados com o registro de seus pecados e sua rebelião. Naquela ocasião, diante do trono de Deus, a justiça e o amor de Deus serão publicamente reconhecidos por todas as partes envolvidas, inclusive Satanás, seus anjos e os perdidos. Todos confessarão a justiça de Deus, reconhecerão o senhorio de Cristo e aceitarão a sentença divina pronunciada contra eles (Fp 2:9-11), admitindo assim que merecem morrer.

Grande parte de Deuteronômio reitera a aliança entre Deus e Israel: a lei de Deus e Suas promessas para a obediência e para a desobediência. Deuteronômio dá um exemplo de como Deus deseja Se relacionar com Seu povo. Conquanto Deus ordene um compromisso total de amor para com Ele e o amor ao próximo como a si mesmo (Mt 22:34-40), em troca promete abençoar-nos. Contudo, não só há bênçãos reservadas para nós. A guarda de Seus mandamentos, em si mesma, é para o bem geral de Seus seguidores (Dt 10:13).

O resumo que Deuteronômio faz da lei pode ser visto como um contrato legal. Contudo, são evidentes muitos exemplos de como Israel não honrou esse contrato. Não obstante, Deus permaneceu fiel. Podemos aprender com os erros de Israel.

Embora estejamos sob uma nova aliança, podemos aprender da antiga aliança, porque ela mostra os desejos de Deus em termos de como Seu povo deve se comportar. As leis em Deuteronômio muitas vezes têm como centro o mandamento “ame cada um o seu próximo como a si mesmo”. Por exemplo, leia Deuteronômio 5:20.

Contudo, a nova aliança tem a morte e ressurreição de Cristo como centro, habilitando o cumprimento dos princípios que a antiga aliança almejava comunicar (Rm 8:3, 4). Através do sacrifício expiatório de Cristo somos transformados, de maneira que podemos ter com Deus o tipo de relacionamento que Ele desejava ter com Israel. Além disso, podemos usar o exemplo histórico de Israel para ter sucesso em nossa aliança pessoal com Deus. Somos capazes de ver a fidelidade de Deus e, por nossa vez, iniciar uma humilde e fiel caminhada com Ele. Andemos de maneira digna da aliança, como Cristo tornou possível, usando a mensagem de Deuteronômio e a história de Israel para vivermos de acordo com a vontade de Deus.

Rowland Morgan | Surrey, Inglaterra

Marcadores: , , ,

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A Expiação e a Harmonia Universal - 23/12/2008 a 27/12/2008

Terça, 23 de dezembro
Testemunho
A multidão de remidos


4. Quando e como Deus lidará com o fenômeno do pecado em Suas criaturas rebeldes? 1Co 4:5; 6:3; Ap 20:1-4

A solução do problema do pecado acontece em fases devido ao interesse de Deus em esclarecer ao Universo Sua justiça. Em primeiro lugar, na Bíblia o milênio é um evento indispensável que levará a uma revelação cósmica da justiça de Deus, e resultará na plena reconciliação de todas as coisas na Terra e no Céu (Cl 1:20). O milênio indica que na segunda vinda o cosmos ainda não está pronto para a aniquilação dos pecadores impenitentes, de Satanás e de seus anjos caídos. O milênio fornece o tempo necessário para criar apoio universal à solução de Deus para o grande conflito. Segundo, o milênio é um tempo de reflexão e análise cósmica. Esse tempo será usado, tanto pelos remidos como por Satanás, revisando os resultados do grande conflito. Satanás e seus anjos terão tempo suficiente para pensar no que fizeram. Terceiro, a reflexão no Céu acontece no contexto do juízo dos ímpios (1Co 6:2, 3; Ap 20:4). Os remidos se unirão às cortes celestiais e participarão do exame da vida daqueles que persistiram em sua rebelião contra Deus. Eles poderão testemunhar o fato de que Deus fez tudo o que pôde para salvar os pecadores, e que os perdidos deverão, então, assumir a responsabilidade por suas decisões.

“Antes de entrar na cidade de Deus, o Salvador concede a Seus seguidores os emblemas da vitória, conferindo-lhes as insígnias de sua condição real. As fileiras esplendentes são dispostas em forma de um quadrado aberto ao centro, em redor de seu Rei, que Se ergue majestosamente muito acima dos santos e anjos e de cujo rosto irradia benigno amor a todos. Por toda a hoste inumerável dos resgatados, todos os olhares se acham fixos nEle, todos os olhos contemplam a glória dAquele cujo ‘parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a Sua figura mais do que a dos filhos dos homens’. Sobre a cabeça dos vencedores, Jesus com Sua própria destra põe a coroa de glória. Para cada um há uma coroa que traz o seu ‘novo nome’ (Ap 2:17), e a inscrição: ‘Santidade ao Senhor.’ Em cada mão são colocadas a palma do vencedor e a harpa resplandecente. Então, ao desferirem as notas os anjos dirigentes, todas as mãos deslizam com maestria sobre as cordas da harpa, tirando-lhes suave música em ricos e melodiosos acordes. Indizível arrebatamento faz vibrar todo coração, e toda voz se ergue em grato louvor: ‘Àquele que nos ama, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre’ (Ap 1:5 e 6).

“Diante da multidão de resgatados está a santa cidade. Jesus abre amplamente as portas de pérolas, e as nações que observaram a verdade, entram. Ali contemplam o Paraíso de Deus, o lar de Adão em sua inocência. Então aquela voz, mais harmoniosa do que qualquer música que tenha soado aos ouvidos mortais, é ouvida a dizer: ‘Vosso conflito está terminado.’ ‘Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.’ ...

“Cumpre-se, então, a oração do Salvador por Seus discípulos: ‘Aqueles que Me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam comigo.’ ‘Irrepreensíveis, com alegria, perante a Sua glória’ (Jd 24), Cristo os apresenta a Seu Pai como a aquisição de Seu sangue, declarando: ‘Eis-Me aqui, com os fiIhos que Me deste’” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 645, 646).

Vicki Redden | Sharpsburg, EUA

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A Expiação e a Harmonia Universal - 22/12/2008 a 27/12/2008

Segunda, 22 de dezembro
Exposição
A promessa cumprida

3. Que esperança temos depois de passar pelo juízo? Hb 9:27, 28; 1Co 15:51-54

O cumprimento de nossa grande esperança em Cristo consiste, primeiramente, na transformação radical da natureza humana (1Co 15:53). Também seremos libertos de nossa mortalidade miserável. Em segundo lugar, o cumprimento de nossa esperança na segunda vinda consistirá em sermos libertados da presença do mal. Seremos restaurados às condições originalmente criadas por Deus para a raça humana. Terceiro, o cumprimento da esperança cristã na volta de Cristo consistirá em um acesso permanente, desimpedido e visível ao Salvador. (1Ts 4:17).
Finalmente, a consumação da esperança adventista na segunda vinda consistirá também em uma interação social harmoniosa. Esse será um momento de reunião, um reencontro. A separação dos nossos amados, provocada pelo poder da morte, termina pelo poder restaurador do Salvador (1Co 15:54-57). A esperança individual se funde com a esperança coletiva dos que, ao longo dos séculos, morreram em Cristo abraçando as promessas de Deus.

Antes de Jesus ir para a cruz a fim de adquirir nossa salvação, prometeu a Seus discípulos (e, por extensão, a nós) que iria “preparar lugar” para eles e que, quando estivesse tudo pronto, Ele voltaria para levá-los consigo. Essa foi toda a razão de Sua primeira vinda: unir-nos a Si e ao Deus que nos ama. Sua ressurreição e ascensão e suas conseqüências para os seres humanos foram o tema de todo sermão escrito em Atos. Pelo fato de Cristo ter morrido, ressuscitado e ascendido ao Céu, temos a promessa da ressurreição e de uma nova criação. A transformação do coração e da mente de uma pessoa é apenas o início do que será o resultado final de Sua expiação – a redenção cósmica. Esse é não apenas um conceito do Novo Testamento, mas uma promessa profetizada e esperada pelo povo de Deus desde Adão até hoje.

Procurando segurança; esperando salvação (Dn 8: 13, 14; Hb 9:23). As cerimônias e dias santos do santuário estavam entrelaçados com a própria existência dos antigos hebreus. Através de todos os eventos que giravam em torno do santuário, Deus Se revelava e definia Seu relacionamento com eles. O santuário e suas cerimônias prefiguravam Cristo e a redenção cósmica que uniria um planeta pecaminoso e pródigo com o restante de Sua criação.

Era isso que Daniel e os outros exilados consideravam enquanto viviam numa terra pagã sem santuário, sem dias santos, e sem uma cultura que refletisse a presença diária de Deus ou Suas promessas. O povo de Judá estava disperso por todo o Império Babilônico, e os babilônios afirmavam que haviam capturado o Deus deles e O substituído por seus deuses.

Enquanto Daniel continuava a adorar o Senhor que está em Seu santuário celestial, ele teve uma visão que lhe deu a segurança de que Deus ainda estava no controle do que acontecia, e de que Suas promessas não estavam esquecidas. A visão de Daniel não está limitada ao tempo em que seu povo receberia permissão para voltar a sua própria terra e reconstruir suas casas e o templo. Ela abrange toda a história da Terra. À medida que a visão se desdobra, ele tomou consciência de um conflito cósmico que não é travado nem vencido por reis humanos. Ele ouviu o juízo e a vindicação enquanto um santo fez a pergunta: “Quanto tempo durarão os acontecimentos anunciados por esta visão?”, e ele ouviu outro santo responder com o número “2.300 tardes e manhãs; então o santuário será reconsagrado” (Dn 8:13, 14, NVI). O santuário referido aqui não é um santuário físico na Terra, mas o santuário de Deus que será purificado quando o mal for finalmente eliminado de Sua criação e a harmonia universal for restaurada. Então, tudo o que nos separa dEle será removido, e seremos um com Ele para sempre!

O dia de ajuste de contas (Ap 20:1-4, 11-15). O Dia da Expiação não era uma ocasião para perdão de pecados individuais, mas para que o pecado fosse banido do acampamento do povo de Deus – para afugentar Azazel, a encarnação do pecado, para o deserto. Esses versos de Apocalipse 20 são eco da visão que Daniel teve e do juízo que ele ouviu (Dn 8:13, 14). São a realização cósmica de tudo o que era representado na cerimônia judaica do Yom Kippur, quando o templo era purificado e o sumo sacerdote bania Azazel para o deserto.

Quando nosso Rei retornar, Ele vindicará a Si mesmo Seu povo, que tem sofrido e morrido por sua fé. Ele reivindicará como Seus os que perseverarem fielmente, aguardando Sua volta. Ele intimidará Satanás e o acorrentará a este planeta que retornará ao seu estado pré-criado de caos, e é aí que Satanás será lançado.

O Noivo e Sua noiva (Ap 21:3, 4; 22:3-6). Como a “noiva de Cristo”, nós, a igreja, somos unidos ao nosso Noivo, para viver eternamente em Sua presença. Quando Ele nos une a Si, somos também unidos a todos os seres não-caídos de Seu Universo. Nós, que fomos exilados do resto da criação por causa do pecado, somos agora feitos um com eles numa grande festa de casamento no Céu, onde Cristo nos apresenta como Sua noiva. Já não há qualquer necessidade de símbolos, nem rituais, nem templo, porque estaremos na presença direta de nosso Rei-Redentor. O cristianismo consiste nisso; não em frias cerimônias religiosas e em legalismo, mas em íntimo relacionamento com um gracioso Rei que nos ama e que vive para nos unir a Si, e para restaurar a harmonia universal a toda a criação!

“Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor”, lemos em Apocalipse 21:4, e é difícil encontrar palavras mais felizes. Qualquer pessoa que tenha vivido anos suficientes neste planeta – e, também infelizmente, alguns que viveram só uns poucos anos – pode entender o significado da morte, da tristeza e, certamente, do choro e da dor. A vitória de Deus no grande conflito entre Cristo e Satanás significa o fim de todas essas coisas más, e uma eternidade em que viveremos para sempre felizes e livres, finalmente livres, da maldição do pecado.

Essa esperança em Cristo alimenta nossa fé a ponto de fazer arder o coração.

Jean Kellner | Rockville, EUA

Marcadores: , , ,

domingo, 21 de dezembro de 2008

A Expiação e a Harmonia Universal - 21/12/2008 a 27/12/2008

A Expiação e a Harmonia Universal


“Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: “Agora, a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dEle. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram” (Ap 21:3, 4).

Prévia da semana: O plano de Deus ainda está em movimento para eliminar o pecado. Nossa bendita esperança será cumprida.

Leitura adicional: O Grande Conflito, capítulo 40, p. 635-652

Domingo, 21 de dezembro

Introdução
Recebendo a vida eterna


1. Como Daniel descreve o triunfo final de Deus sobre as forças do mal? Dn 8:13, 14

Daniel usa o simbolismo do Dia da Expiação para descrever a consumação da obra redentora de Deus em Cristo. O templo celestial é o lugar em que Deus – pela mediação de Cristo – tem tratado do problema do pecado. Essa obra de mediação terminará pela final purificação cósmica do pecado e dos pecadores rebeldes – processo que se iniciou no fim dos 2.300 dias/anos.

2. Como a obra sumo-sacerdotal de intercessão e juízo do Antigo Testamento se cumpre na intercessão de Cristo? Hb 9:23

Havia um homem que foi a um rabi perguntar o que ele devia fazer para demonstrar arrependimento. O rabi lhe disse que pagasse todas as suas contas, vendesse todas os seus bens e voltasse. Depois que o homem fez isso, voltou ao rabi e perguntou se aquilo era tudo que ele tinha de fazer. O rabi respondeu: “Agora, escreva todos os seus pecados e maus atos num papel e entregue-o a mim.” Depois de o homem ter feito isso, o rabi começou a ler os pecados do homem em voz alta. O homem foi vencido pela vergonha e culpa. O rabi exclamou: “Como alguém poderia fazer tais coisas?”

O homem desmaiou, mas o rabi o reanimou e continuou lendo. Sete vezes isso aconteceu, até que o rabi finalmente terminou. Balançou a cabeça negativamente e disse: “Para pecados tão grandes como esses pode haver apenas uma expiação: a morte!” Mas o homem estava tão arrependido que disse: “Eu farei o que precisar ser feito.”

O rabi explicou como o homem teria de morrer pela antiga tradição. Ele teria de engolir uma mistura de chumbo e estanho derretido. O homem concordou com isso, e até obteve os itens que precisava e ajudou no derretimento do chumbo. Mas quando chegou a hora de bebê-lo, ele sentiu, em vez disso, o gosto de marmelada morna. Abriu os olhos surpreso, e ouviu o rabi dizer: “Agora se levante, pois você é outra pessoa. Tome esse dinheiro sobre a mesa e viva como um homem justo.”*

Nós somos o homem dessa história. Somos pecaminosos, e sabemos disso. Também sabemos que merecemos morrer por nossos pecados. Mas estaríamos tão dispostos quanto esse homem a sofrer tal pena pelos nossos erros? Conquanto Cristo tenha tomado essa pena sobre Si para que pudéssemos ser reconciliados com Deus, ainda precisamos fazer um sacrifício se desejamos ser salvos. Precisamos sacrificar nossa vontade, nosso desejo de ter o controle. Ao fazê-lo, como o homem da história, é possível que esperemos morrer algum tipo de morte horrível. Em vez disso, contudo, descobrimos que o que recebemos em troca é muito melhor do que qualquer coisa que pudéssemos produzir. Essa descoberta envolve a necessidade de ser recriados à imagem de Deus, ser capazes de viver de maneira justa com a ajuda do Espírito Santo, e a promessa da Nova Terra (Ap 21:3, 4).

*Lawrence Kushner, The Atonement. Adaptado.

Julaine Clunis | Ibaraki, Japão

Marcadores: , , ,