sábado, 24 de outubro de 2009

Trombeta, sangue, nuvem e fogo - Resumo Semanal - 24/10/09 a 24/10/09

TROMBETAS, SANGUE, NUVEM E FOGO
Resumo Semanal 18/10/2009 a 24/10/2009

Marcos De Benedicto, DMin
Editor de livros na Casa Publicadora Brasileira


A história do povo de Israel após o êxodo tem muita coisa para nos ensinar. Quem disse que o deserto não tem vida? Talvez até você gostasse de ter vivido naquele tempo, em que coisas incríveis aconteciam com frequência e Deus falava de maneira mais direta com o povo.

A lição desta semana, baseada em Números 9 e 10, fala de “trombetas, sangue, nuvem e fogo”, no contexto da jornada dos israelitas rumo à terra prometida. Paradoxalmente, o povo estava tão perto (na geografia) e tão longe (no coração) do destino! Por isso, Deus precisou instruí-lo e prepará-lo para a mudança. Vamos focalizar alguns aspectos dessa caminhada, começando com a celebração da liberdade.

O festival da liberdade


Por muito tempo, o Brasil foi colônia de Portugal. Quando conseguiu sua independência, em 1822, instituiu um feriado (7 de setembro) para celebrar a vitória. Muitos países tiveram uma experiência parecida. No caso de Israel, a Páscoa pode ser considerada o “dia da independência”, pois foi instituída para comemorar sua libertação da escravidão no Egito e o nascimento da nação. O interessante é que a primeira Páscoa foi um ato de fé, pois comemorou o que Deus estava para fazer.1

O nome Páscoa (pesach em hebraico) vem do verbo pasach, normalmente traduzido como “passar sobre”, no sentido de proteger. A festa era uma celebração da libertação, mas também da providência de Deus. Por isso, na sequência da Páscoa, já dentro da festa dos pães sem fermento, os israelitas não deveriam comparecer de “mãos vazias” (Êx 23:15; Dt 16:16).2 Em outras palavras, a Páscoa era uma festa histórica, comemorando o êxodo do povo de Israel do Egito, mas ainda retinha elementos dos festivais agrícolas. Em parte, as festas de Israel e das culturas ao seu redor tinham raízes nos ciclos agrícolas.

A Páscoa é chamada de festa (hag) somente em Êxodo 34:25 e Ezequiel 45:21. Mas nem por isso deixava de ser uma grande festa. Afinal, quem não gosta de um bom festejo? O costume de festejar é tão antigo quanto a humanidade. A vida em sociedade inclui vários tipos de festas.

No caso de Israel, as festas eram muito mais do que comer e beber. Elas tinham profundo significado religioso. Eram “a expressão ritual de sua vida como a comunidade do povo de Deus”. Através das festas, a fidelidade de Yahweh no passado se tornou a base ritual da esperança dos israelitas para o futuro.3

Das três festas anuais obrigatórias para os hebreus (Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos), a Páscoa era a que mais atraía peregrinos. O valor dado a essas festas pode ser visto na própria severidade com que o povo era intimado a participar dos rituais. Independentemente da obrigatoriedade, os israelitas valorizavam muito todas as festas. Esse sentimento era manifestado até por pessoas mais intelectualizadas. Por exemplo, o historiador Josefo dava tanta importância à Páscoa que apoiou a celebração do festival mesmo após a destruição do templo de Jerusalém, no ano 70, podendo inclusive ter participado de sacrifícios em Roma.4

A Páscoa aparece em vários contextos do Antigo Testamento, como no Egito antes do êxodo, no Sinai, logo após a entrada em Canaã, no reinado de Salomão, na reforma de Ezequias, na celebração de Josias e no retorno do exílio. Embora fosse uma festa anual, ela é citada principalmente em momentos de mudança na história do povo de Deus, indicando realidades opostas: “escravidão/liberdade” (êxodo), “carência/abundância” (Canaã), “falta da lei/estabelecimento da lei” (Sinai), “santuário temporário/santuário permanente” (deserto), “adoração de muitos/adoração de um” (Ezequias, Josias) e “exílio/terra natal” (retorno do exílio).

Quase toda a legislação sobre o festival vem do Pentateuco; a exceção é Ezequiel 45. Um ponto que vale a pena destacar é que, se a pessoa estivesse impossibilitada de participar da Páscoa devido a alguma impureza, como tocar em cadáver, ela ainda tinha uma segunda chance, pois Deus permitia nova celebração no mês seguinte. Isso mostra que Deus é gracioso. Ele leva em conta nossos imprevistos e sempre nos dá novas oportunidades. Além disso, os estrangeiros residentes que adoravam o Deus verdadeiro podiam participar da festa, enquanto os israelitas não praticantes deveriam ficar de fora.

A Páscoa era carregada de simbolismo. Por certo, Deus escolheu esse ritual para celebrar a libertação do êxodo e prefigurar a salvação através de Cristo porque ele tornaria o memorial mais didático, atrativo, pessoal e memorável. Afinal, enquanto “a teologia é para poucos, os símbolos são para todos”, incluindo intelectuais e crianças.5

A Páscoa era comemorada no “primeiro mês do ano”, chamado Abibe, que, depois do cativeiro babilônico, foi mudado para Nisan. Isso correspondia ao fim de março ou início de abril do nosso calendário. Mas os preparativos começavam quatro dias antes, o que mostra que devemos fazer as coisas de Deus com ordem e planejamento.

Em certo sentido, a Páscoa continuava com a festa dos pães asmos. Esses festivais não eram sinônimos, mas estavam conectados. Historicamente, as duas festas parecem ter sido unificadas, depois distinguidas e unificadas de novo. Os dois festivais duravam oito dias. Com o tempo, o próprio festival da Páscoa teve alguns ajustes.

Há muito debate sobre o significado do pão não levedado. O fermento tem sido interpretado como símbolo do pecado, impureza e corrupção moral. Paulo atribui essa conotação negativa ao fermento (1Co 5:7, 8). Mas é importante notar que o consumo de pão sem fermento aparece em várias circunstâncias relacionadas à pressa, em que não havia muito tempo para a preparação (Gn 19:3; Êx 12:39; 13:6-10).

Na Páscoa, os hebreus deviam comer “ervas amargas” (literalmente, “coisa[s] amarga[s]”. “Embora não seja conhecido o tipo de ‘erva’ usado no Egito, os judeus da Palestina usaram, mais tarde, duas variedades de alface, uma espécie de cardo, endívia [tipo de chicória] e agrião. Alface e endívia são nativas no Egito e na Palestina. A última pode ser encontrada do começo dos meses de inverno [no hemisfério norte] até o fim de março, e a alface em abril e maio. Isso talvez explique o fato de que os judeus consideravam essas plantas ingredientes necessários da refeição pascal. Quaisquer que fossem as ervas amargas usadas, é óbvio que seu objetivo era lembrar os participantes a respeito de sua servidão e sofrimento amargo na terra do Egito.”6

Naturalmente, os alimentos ingeridos na Páscoa eram mais do que apenas ervas amargas e carne de carneiro, assim como os alimentos da Ceia não eram apenas vinho e pão. Eles tinham um significado espiritual. Comer, uma atividade comum e essencial para a vida, pode ser um ato sagrado e tornar-se um ritual religioso. Não por acaso, na Bíblia, o ato de comer é frequentemente associado ao sacrifício. Comer pode ser um gesto de amizade e reconciliação, uma expressão de alegria e gratidão.

Como destaca a antropóloga Gillian Feeley-Harnik, as refeições representavam o “comportamento apropriado” entre grupos sociais em relação uns aos outros e a Deus. “Quem pode comer o que e com quem é uma expressão direta das relações sociais, políticas e religiosas.” O alimento era “uma das mais importantes linguagens” que os judeus usavam para “expressar relações” entre as pessoas e entre os seres humanos e Deus. No período intertestamentário, as leis dietéticas se tornaram a base para a distinção social entre judeus e não judeus. “Os cristãos do I século d.C., como judeus praticantes, usaram a linguagem do alimento para estabelecer a legitimidade de Jesus e a novidade de sua interpretação da lei, que requeria diferentes tipos de relações entre seres humanos e Deus do que aqueles advogados por outros judeus sectários.”7

Há uma discussão acadêmica sobre a questão de a Ceia ser uma espécie de nova Páscoa ou não. Alguns estudiosos acham que se tratava de outro tipo de ritual.8 Mas parece não haver dúvida de que a Ceia é a Páscoa cristã. Entre os argumentos apoiando esta ideia estão os seguintes:9

1. Há declarações explícitas nos evangelhos sinóticos indicando essa relação.
2. A refeição de Jesus e dos discípulos foi feita à noite, como ordenado em relação à Páscoa.
3. Os participantes ficaram reclinados em vez manter a postura normal de ficar sentados durante as refeições comuns.
4. Os participantes tomaram vinho, como prescrito para a Páscoa.
5. A refeição foi encerrada com um hino, o que aponta para o Hallel (recitação de salmos como forma de oração e louvor) no fim da ceia pascal.
6. Após a Ceia, Jesus foi para o Getsêmani e não para Betânia. Este local ficava fora da área para onde alguém poderia ir durante a noite de Páscoa, enquanto o Getsêmani não ficava.
7. As palavras ditas por Jesus durante a instituição da Ceia têm paralelo com o costume do oficiante da Páscoa de explicar o significado dessa cerimônia durante o ritual.

A Páscoa tinha que ver com liberdade e, portanto, era um tipo de Cristo, nosso “Cordeiro pascal” e Libertador da escravidão do pecado. A Ceia do Senhor, como Páscoa cristã, também celebra a salvação de Deus. Ambos os rituais foram instituídos para simbolizar realidades muito importantes. Se o ser humano tem o poder de transformar metais e pedras comuns, por exemplo, em símbolos de relações ternas e eternas, o poder de Deus é muito maior! Ele pode pegar um alimento comum e dar-lhe um sentido transcendental.

Tanto a Páscoa quanto a Ceia são refeições rituais, com explicações, simbolismos, celebrações periódicas e regras específicas. São memoriais de eventos fundamentais na história do povo de Deus. Ao mesmo tempo em que a Ceia ligava a experiência dos primeiros cristãos com a história judaica, ela os distinguia como povo especial. Embora os rituais fossem diferentes, as funções eram similares. Havia uma conexão histórica, tipológica, ritual e espiritual.

Ellen White comenta: “Conquanto a instituição da Páscoa apontasse para trás, ao maravilhoso livramento dos hebreus, ela também apontava para a frente, mostrando a morte do Filho de Deus antes que ocorresse. Na última Páscoa que nosso Senhor observou com Seus discípulos, Ele instituiu a Ceia do Senhor em lugar da Páscoa, para que fosse observada em memória de Sua morte. Não tinham mais necessidade da Páscoa, pois Ele, o grande Cordeiro antitípico, estava pronto para ser sacrificado pelos pecados do mundo. O tipo encontrou o antítipo na morte de Cristo.”10 Na mesma linha, ela enfatiza: “Quando o Salvador rendeu Sua vida no Calvário, cessou a significação da Páscoa, e a ordenança da Ceia do Senhor foi instituída como memorial do mesmo acontecimento de que a Páscoa fora tipo.”11

Para os cristãos, portanto, a Ceia do Senhor tem imenso valor. Trata-se de um evento simples, em que o povo de Deus come e bebe junto, mas com múltiplos e profundos significados. É um convite para encontrar Cristo, se identificar com Ele e unir-se a Ele pela presença do Espírito Santo. Enquanto o primeiro casal pecou e morreu ao comer com incredulidade e desobediência, os crentes recebem vida ao comer/beber com fé e obediência.

Vivendo sob uma nuvem


Muita gente vive tentando descobrir qual é a vontade de Deus. Alguns se perguntam: “Será que devo ir ou ficar? Devo casar ou comprar um carro? Devo estudar teologia ou medicina?” Seria bom se Deus desse uma resposta direta, não é? Pois bem, no tempo de Moisés, isso ocorria. Deus Se manifestava com frequência através de uma nuvem. Isso não quer dizer que Ele esteja mais distante hoje. Significa que deseja que usemos nossa razão e sigamos as instruções dadas.

De qualquer modo, naquela época, era assim que as coisas funcionavam. Deus Se manifestava de modo visível e quase tangível. A teofania (isto é, a manifestação de Deus) é um motivo recorrente no livro de Êxodo e também recebe destaque em Números. A presença de Deus era representada pela nuvem de dia e o pilar de fogo à noite, fenômeno que guiou e protegeu o povo de Israel desde a saída do Egito até a entrada em Canaã e depois sinalizou a presença divina no santuário e no templo. Diz o relato: “Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite” (Êx 13:21, 22). No cânon do Antigo Testamento, a expressão “coluna de nuvem” é usada somente treze vezes, mas o conceito aparece muito mais.

Em nosso dia a dia, nuvem geralmente é sinônimo de coisa ruim, especialmente quando uma “nuvem escura” paira sobre a cabeça de alguém. Mas, no caso de Israel, a situação era diferente. Naquele contexto cultural, a manifestação de Deus na nuvem ou no fogo era sinal do favor divino. A nuvem representava proteção, providência, liderança, direção, julgamento quando necessário e descanso. Era, ao mesmo tempo, escudo, ar-condicionado, GPS...

Por isso, quando você achar que há uma nuvem sobre sua cabeça, saiba que ela pode ser uma nuvem boa, se fizer você olhar para cima e buscar a direção de Deus. O problema é que, às vezes, somos muito vagarosos ou apressados e não queremos seguir o ritmo da nuvem. Porém, você pode ter certeza de que Deus conhece o ritmo adequado e o melhor caminho. Mesmo quando a nuvem divina guiava o povo pelos lugares mais difíceis, Deus sabia o que estava fazendo, pois Israel não estava preparado para passar pelo caminho mais fácil, no litoral, onde poderia ter que enfrentar inimigos mais fortes. Agora, para seguir a nuvem e viver sob a nuvem, é preciso ter fé e confiança.

O povo de Israel era muito privilegiado por ter a presença divina em seu meio. Imagine então o privilégio de Moisés, com quem Deus falava face a face (panim el panim)! Somente nos dez primeiros capítulos de Números, a expressão “Deus disse a Moisés” aparece 23 vezes. Não foi por acaso que Moisés argumentou com Deus que, se a presença divina não fosse com o povo, então ele também não iria, pois a presença divina era o diferencial de Israel em relação às outras nações (Êx 33).

Um lugar especial da revelação de Deus a Moisés era a tenda do encontro, ou, como diz o Targum Onqelos, a “tenda do lugar da instrução”. Essa tenda era “uma espécie de ponto de teofania pós-Sinai”.12 Contudo, o plano de Deus não era de Se manifestar apenas a Moisés, mas habitar no meio do povo, no santuário. “O propósito para o êxodo do Egito era que Deus pudesse habitar no meio de Seu povo. A vinda da presença gloriosa de Deus ao recém-construído tabernáculo forma o clímax do livro do Êxodo (40:34).”13 Se a nuvem era um tipo de templo móvel, o tabernáculo seria “uma espécie de Sinai móvel”.14 Só para lembrar, o Sinai era o monte das revelações de Deus, o lugar em que Ele deu a lei a Moisés e, por extensão, a Israel e ao mundo.

Às vezes, não paramos para apreciar devidamente a importância da presença de Deus conosco, mas deveríamos fazê-lo. Talvez os israelitas piedosos valorizassem mais essa presença do que nós. O templo se tornou tão fundamental na vida espiritual, social e econômica de Israel porque a presença de Deus era percebida ali. “Jerusalém era preciosa para os crentes do Antigo Testamento porque o templo estava lá, e o templo era precioso para eles porque Deus estava lá.”15

Especificamente, quem estava na nuvem? Em Êxodo 33:20, a “presença” de Deus é, literalmente, a “face” de Deus. Portanto, a presença de Deus é o próprio Deus. Porém, podemos avançar um pouco mais. Se interpreto corretamente os dados bíblicos, eu diria que a melhor resposta é: o Espírito Santo. Ou seja, Deus manifestava Sua glória na nuvem através do Espírito Santo.

Note que, em Êxodo 14:19 e 20, há uma clara distinção entre o anjo de Deus (mal’ak ha’elohim) e o pilar de fogo e nuvem: “A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás, entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite.” Isso indica que o anjo de Yahweh não era identificado com a nuvem.

Isaías (63:9, 10), aparentemente se referindo ao mesmo episódio, também faz uma diferença entre o anjo da presença de Deus e o Espírito Santo: “Em toda a aflição do Seu povo Ele também Se afligiu, e o anjo da Sua presença os salvou. Em Seu amor e em Sua misericórdia Ele os resgatou; foi Ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados. Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o Seu Espírito Santo. Por isso Ele Se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles.”

Esse texto, ao lado de outros, como Neemias 9:12-20, que também menciona o “bom Espírito” de Deus instruindo o povo de Israel, permite dizer que o Espírito Santo era a glória divina na forma de uma nuvem. Há uma impressionante correspondência entre o trabalho do Espírito e a função da coluna de nuvem e fogo. Podemos dizer que a nuvem de glória do Antigo Testamento tipificava a presença do Espírito Santo no Novo Testamento.

Essa presença gloriosa de Deus se manifestou de modo especial na vida de Jesus. Diz João (1:14): “Aquele que é a Palavra tornou-Se carne e viveu [no grego, skenoo, literalmente ‘tabernaculou’] entre nós. Vimos a Sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” E a mesma presença deve se manifestar na vida dos crentes, que são templos nos quais Deus habita e resplandece através do Espírito Santo (1Co 3:16, 17; 2Co 3:17, 18).

De passagem, vale mencionar que, como adventistas, devemos sempre olhar para o céu em busca da nuvem que, por ocasião da volta de Jesus, manifestará novamente a presença de Deus e nos guiará para a verdadeira terra prometida.

O toque das trombetas


Assim como a coluna de nuvem controlava os movimentos do povo, as trombetas também tinham essa finalidade. Além disso, convocavam os líderes, os soldados e o povo para a guerra e a adoração. Toques longos eram usados para reunir todo o povo; toques a rebate eram sinais para a batalha ou a partida. Em tempo de guerra e crise, os toques das trombetas eram como um lembrete a Deus de que Seu povo precisava de ajuda. Ou seja, eram um pedido de socorro, uma oração coletiva. E, em momentos de alegria, o som das trombetas anunciava as bênçãos de Deus.

Mas é bom saber de que trombetas estamos falando, pois havia mais de um tipo de trombeta naquela época. Diferentes instrumentos expressam necessidades, sentimentos e emoções diferentes.

A Bíblia menciona dois instrumentos feitos de chifres de animais: o shofar e o qeren. O toque do shofar, mencionado 72 vezes e geralmente traduzido como corneta e trombeta, foi usado, por exemplo, para advertir o povo sobre a manifestação de Deus no Sinai, sinalizar a queda do muro de Jericó, anunciar a coroação do rei Salomão, relembrar a chegada da lua nova e proclamar o ano do jubileu. Apenas em casos excepcionais, era usado como instrumento musical em si. Apesar disso, é o único instrumento musical antigo ainda usado nas sinagogas judaicas.

Porém, este não é o tipo de instrumento que encontramos em Números 10:1 e 2. A trombeta mencionada ali era feita de metal e chamada em hebraico chotzotzerah, palavra que ocorre 28 vezes no plural e uma no singular no Antigo Testamento. Descrevendo a construção dessas trombetas, Josefo16 diz que eram tubos retos, com quase um cúbito de comprimento (cerca de 50 cm), mais grossos do que uma flauta e terminando em formato de sino. Moedas judaicas do II século d.C. retratam trombetas que parecem com a descrição do historiador, embora outra representação de um par de trombetas do templo mostre-as como sendo mais longas.

Para nós, as trombetas podem já não ser tão importantes, mas elas ainda conservam um simbolismo especial. É ao som da última trombeta, quando Jesus voltar, que os mortos voltarão à vida, os vivos serão transformados e os anjos reunirão os eleitos (Mt 24:31; 1Co 15:52). Se em alguns lugares os fiéis costumam ser chamados à adoração pelos sinos, no fim dos tempos eles serão convocados pelas trombetas.

Por isso, para concluir à moda de João no Apocalipse, quem tem olhos olhe para a nuvem e quem tem ouvidos ouça a trombeta. Use todos os sentidos para perceber os movimentos e a direção de Deus.

1. Roy Gane, Bajo la Sombra de la Shekina (Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 2009), 37.
2. Todas as citações bíblicas são da Nova Versão Internacional.
3. C. E. Armerding, “Festivals and Feasts”, em Dictionary of the Old Testament: Pentateuch, editado por T. Desmond Alexander e David W. Baker (Downers Grove: InterVarsity, 2003), 312.
4. Ver Federico M. Colautti, Passover in the Works of Josephus (Leiden: Brill, 2002).
5. Tamara Prosic, “Passover in Biblical Narratives”, Journal for the Study of the Old Testament 82 (1999): 47. Ver Erwin R. Goodenough, Jewish Symbols in the Greco-Roman Period, edição abreviada (Princeton: Princeton University Press, 1988), 49-51.
6. Francis D. Nichol, editor, The Seventh-day Adventist Bible Commentary, edição eletrônica (Hagerstown: Review and Herald, 2002), 1:551.
7. Gillian Feeley-Harnik, The Lord’s Table: Eucharist and Passover in Early Christianity (Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1981), 2, 19, 95, 96, 166.
8. Ver, por exemplo, os argumentos apresentados por Mark A. Throntveit, “The Lord’s Supper as New Testament, Not New Passover”, Lutheran Quarterly 11 (1997): 271-289. Como diz o título do artigo, Throntveit favorece a ideia de que a Ceia é um testamento da última vontade de Cristo, e não uma nova Páscoa.
9. Os argumentos a seguir foram listados por Leon Morris, que se baseia, em grande parte, em uma importante obra de Joachim Jeremias sobre o assunto. Os dois autores discutem também os argumentos contrários a esse ponto de vista. Ver Leon Morris, The Gospel According to John, edição revisada (Grand Rapids: Eerdmans, 1995), 684-687; e Joachim Jeremias, The Eucharistic Words of Jesus (Philadelphia: Fortress, 1966).
10. Ellen G. White, “The Life of Christ”, Youth's Instructor, 1o de maio de 1873.
11. Ellen G. White, Patriarcas e Profetas (Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2001 [CD-Rom]), 539.
12. John Durham, Exodus (Waco: Word, 1987), 440.
13. B. T. Arnold e B. E. Beyer, Encountering the Old Testament (Grand Rapids: Baker, 1999), 114.
14. R. E. Averbeck, “Tabernacle”, em Dictionary of the Old Testament: Pentateuch, editado por T. Desmond Alexander e David W. Baker (Downers Grove: InterVarsity, 2003), 824.
15. James M. Hamilton Jr, God’s Indwelling Presence: The Holy Spirit in the Old & New Testaments (Nashville: B & H Academic, 2006), 38.
16. Antiguidades 3.12.6.


Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Trombeta, sangue, nuvem e fogo - 23/10/09 a 24/10/09

Sexta, 23 de outubro

Opinião
Confie nEle e seja salvo


Meu filho Patrick, de cinco anos de idade, estava sentado ao meu lado durante a Santa Ceia. Ele perguntou: “Por que não deixam as crianças comerem o pão e beberem o suco?” Expliquei-lhe que ele iria participar quando fosse batizado. Ultimamente, comecei a perceber que a resposta que dei a ele não foi correta.

Três meses depois, na Santa Ceia seguinte, a esposa do pastor preparou pão especial semelhante ao pão feito para a Comunhão. Também proveu outro tipo de suco de frutas para as crianças. Então, elas tiveram um ritual na classe delas para que suas professoras pudessem ensinar a elas sobre o sacrifício de Jesus na cruz por seus pecados. Patrick estava feliz por ser envolvido e por aprender importantes lições de sua primeira Santa Ceia.

“As crianças precisam ser treinadas desde cedo e obter compreensão desta cerimônia”, nosso pastor disse. Duas importantes lições para mim foram que a salvação é para todos e que nossas crianças devem ser ensinadas sobre Jesus desde o princípio da vida.

Todos podem participar da Santa Ceia, não importando qual seja a denominação ou religião cristã à qual pertencem, porque a promessa da salvação de Deus é dada a todos (Jo 3:16, 17; Hb 5:9).

Se no passado o pecado podia ser perdoado trazendo-se o cordeiro para ser sacrificado perante o Senhor, e se agora o pecado é perdoado reivindicando-se o sacrifício de Cristo na cruz, então podemos nos arrepender e ser salvos. “Cristo é a nossa única esperança. ‘Nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.’ ‘Em nenhum outro há salvação’ (At 4:12) (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 73).

Meu filho compreendeu como Deus fez provisão para nós através de Suas maravilhosas promessas de perdão e salvação. Podemos aprender a confiar nessas mesmas promessas maravilhosas que nos são dadas.

Mãos à Obra

1. Reflita em sua própria vida de cristão e anote as maneiras pelas quais a direção de Deus tem sido como a nuvem, o fogo ou a trombeta.
2. Faça um esquema cronológico dos eventos de Êxodo 14 a Números 14.
3. Leia Êxodo 12 e aliste todos os detalhes que você conseguir descobrir sobre a comemoração da Páscoa, e todas as maneiras pelas quais Jesus cumpriu esses detalhes.
4. Comemore a Santa Ceia com sua família ou alguns amigos chegados num local especial (por exemplo, na praia, lavando os pés no oceano; ou na sala de estar de alguém, após momentos de adoração musical).
5. Planeje uma Festa Ágape para sua próxima Santa Ceia. Esse é geralmente um evento noturno e inclui o lava-pés, uma refeição simples com música para reflexão, a cerimônia da Comunhão e testemunhos.

Osvald Taroreh | Jakarta, Indonésia

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Trombeta, sangue, nuvem e fogo - 22/10/09 a 24/10/09

Quinta, 22 de outubro

Aplicação
Lembrança de sua salvação


A Páscoa devia lembrar aos israelitas a capacidade de Deus para salvá-los e de Sua promessa de dar-lhes uma nova terra. No Novo Testamento, Jesus deu a Seus discípulos outra lembrança da salvação (Mt 26:36-43). Pela descrição desses dois eventos, podemos compreender como enriquecer nossa experiência de comunhão para fortalecer nossa vida espiritual:

Lembre-se de como você aceitou a salvação de Deus (Êx 12:17). Deus instruiu os israelitas a comemorar anualmente a Páscoa, porque Ele os havia tirado do Egito. Jesus nos tira do pecado. O serviço da Comunhão, portanto, é uma ocasião para relembrarmos que Ele é nosso Salvador, e de como Ele nos salva.

Prepare um sacrifício especial (Êx 12:3-6). Os israelitas sacrificaram um cordeiro sem mácula. Que sacrifício especial podemos fazer? Uma oferta de gratidão? Um sacrifício de tempo e esforço para ajudar alguém necessitado ou ajudar com uma atividade da igreja? Use seu sacrifício para refletir em quão maior foi o sacrifício que Jesus fez.

Faça algo especial neste dia (Êx 12:7, 26, 27). Os israelitas deviam colocar sangue nos batentes das portas. Esse era um testemunho público de sua fé e um símbolo do sangue de Cristo como expiação pelo pecado. Você também pode colocar um “sinal” em sua porta. Esse “sinal” pode dar origem a uma oportunidade de testemunhar de sua fé. Também pense num amoroso caráter cristão como sinal da expiação pelo pecado feita por Cristo.

Tenha uma refeição especial (Êx 12:8-11). Participar de uma refeição como a Ceia do Senhor é uma ocasião perfeita para companheirismo e para compartilhar sua gratidão com outros membros da igreja. Ou participe de uma “refeição” “comendo” a Palavra de Deus, quer estudando sozinho, quer com amigos.

Repita as promessas de Deus. O Senhor havia prometido aos israelitas que Ele lhes daria a Terra Prometida (Êx 12:25). Ele promete que nos dará a terra prometida celestial.

Mãos à Bíblia

7. Que características se pode observar na jornada dos israelitas, o povo da aliança, sob a orientação de Deus? Nm 10:11-36

Note a ordem. Três exércitos tribais seguiam a nuvem e a arca. Então, os levitas, com seus carros, levavam as várias partes do santuário portátil. Vinham, em seguida, mais três exércitos tribais. Depois, vinham os coatitas, carregando as mobílias do santuário. Seis exércitos vinham atrás, protegendo de ataques a retaguarda. Tudo era feito com muita ordem. O caminho mais rápido do Egito até Canaã era pela região costeira “pelo caminho da terra dos filisteus”. Mas Deus sabia que Israel não estava preparado para a guerra (Êx 13:17). Consequentemente, quando sinalizou a marcha, a coluna da nuvem levou a nação para o nordeste, pelo deserto de Parã (Nm 10:11, 12).

Danny e Rachel Handoko | Eindhoven, Países Baixos

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Trombeta, sangue, nuvem e fogo - 21/10/09 a 24/10/09

Quarta, 21 de outubro

Testemunho
"Eis o Cordeiro de Deus"

“A Páscoa devia ser tanto comemorativa como típica, apontando não somente para o livramento do Egito, mas, no futuro, para o maior livramento que Cristo cumpriria libertando Seu povo do cativeiro do pecado. O cordeiro sacrifical representava ‘o Cordeiro de Deus’, em quem se acha nossa única esperança de salvação. Diz o apóstolo: ‘Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós’ (1Co 5:7). Não bastava que o cordeiro pascal fosse morto, seu sangue devia ser aspergido nas ombreiras; assim os méritos do sangue de Cristo devem ser aplicados à pessoa. Devemos crer que Ele morreu não somente pelo mundo, mas que morreu por nós, individualmente. Devemos tomar para nosso proveito a virtude do sacrifício expiatório” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 277).

“A salvação dos homens depende de uma contínua aplicação do sangue purificador de Cristo em seu coração. Portanto, a Ceia do Senhor não devia ser observada só ocasionalmente ou anualmente, mas com mais frequência que a Páscoa anual.... Esta solene ordenança comemora um evento muito maior do que o livramento dos filhos de Israel do Egito. Esse livramento era um tipo da grande expiação que Cristo efetuou pelo sacrifício de Sua própria vida para o livramento final de Seu povo” (Ellen G. White, Spirit of Prophecy, v. 3, p. 228).

“O exemplo de Cristo proíbe exclusão da ceia do Senhor” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 658). Por quê? Porque (a) “por Seu Santo Espírito, Cristo ali está para pôr o selo à Sua ordenança. Está ali para convencer e abrandar o coração.... Todo discípulo é chamado a participar publicamente, e dar assim testemunho de que aceita Cristo como seu Salvador pessoal... Todos quantos ali chegam com a fé baseada nEle, serão grandemente abençoados” (Ibid.); (b) “A santa ceia aponta à segunda vinda de Cristo. Foi destinada a conservar viva essa esperança na mente dos discípulos... Nas tribulações, encontravam conforto na esperança da volta de seu Senhor” (Ibid., p. 659); (c) “Receberemos vigor espiritual de cada comunhão. O serviço forma uma viva conexão pela qual o crente é ligado a Cristo, e assim ao Pai” (Ibid., p. 661).

Mãos à Bíblia


5. Que pedido Moisés fez a Hobabe, filho de Jetro? Qual foi a resposta dele? Nm 10:29-32

Aqui vemos a humanidade de Moisés fraquejando diante do desafio de guiar o povo. O mesmo Deus que abrira o Mar Vermelho também poderia abrir o caminho através dos desertos e prover alimento e água.

6. Que evidências temos da humanidade de Jesus? Como se referiam essas evidências às necessidades físicas do Mestre? Mt 26:36-43
Até o Salvador sentia, às vezes, necessidade de simpatia e apoio humanos. Embora amasse todos os discípulos, Ele estava mais próximo especialmente de Pedro, Tiago e João. No Getsêmani, Ele pediu que orassem com Ele. No Monte da Transfiguração, os mesmos três dormiram em vez de orar. Mas o Céu enviou Moisés e Elias para encorajar Cristo a avançar com o plano de Sua morte redentora (Lc 9:28–31).

Roy Maju Hutasoit | Bandung, Indonésia

Marcadores: , , ,

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Trombeta, sangue, nuvem e fogo - 20/10/09 a 24/10/09

Terça, 20 de outubro

Exposição

A Páscoa ou a Ceia do Senhor?


Jesus é o verdadeiro sacerdote de Deus. Não precisamos de ninguém mais que cumpra o mesmo propósito. O cordeiro sacrifical era apenas um prelúdio do sacrifício de Jesus na cruz por nossos pecados. É por isso que Jesus é chamado o Cordeiro de Deus: “No dia seguinte João viu Jesus aproximando-Se e disse: Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1:29, NVI).

Hoje em dia, quando muitos cristãos celebram a Ceia do Senhor, estão celebrando a Páscoa. A Ceia do Senhor comemora, como a Páscoa o fazia, o sacrifício de Jesus como “Cordeiro de Deus”. O pão asmo representa Seu corpo, e o vinho representa Seu sangue.

“Embora possa ser compreendida e praticada em diferentes formas por diversos cristãos, a Ceia do Senhor é de importância central para todos os crentes. O rito instituído na última ceia de Cristo é chamado por diferentes nomes, geralmente intercambiáveis: Eucaristia, ação de graças pelas boas dádivas de Deus; Comunhão, enfatizando o companheirismo com Cristo; e Ceia do Senhor, denotando a origem do ritual.”*

“No décimo quarto dia do mês, à tarde, celebrava-se a Páscoa, comemorando as suas cerimônias solenes e impressionantes o livramento do cativeiro do Egito, e apontando ao futuro sacrifício que libertaria do cativeiro do pecado. Quando o Salvador rendeu Sua vida no Calvário, cessou a significação da Páscoa, e a ordenança da Ceia do Senhor foi instituída como memorial do mesmo acontecimento de que a Páscoa fora tipo” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 539).

A Ceia do Senhor no Antigo Testamento (Êx 12:1-29; Nm 9). O Senhor instituiu a Páscoa exatamente antes de libertar os israelitas do Egito. Tinha o objetivo de prefigurar o Cordeiro de Deus, que livraria Israel do cativeiro do pecado.

Moisés instruiu os israelitas a matar um cordeiro pascal e a pintar o batente de suas portas com o sangue do cordeiro. Naquela noite, o anjo do Senhor mataria todos os primogênitos do sexo masculino da casa que não tivesse o sangue do cordeiro (Êx 12:21-24).

“A Páscoa apontava para o passado, ao livramento dos filhos de Israel, e também era um tipo, apontando para o futuro a Cristo, o Cordeiro de Deus, morto para a redenção do homem caído. O sangue salpicado sobre os batentes das portas prefigurava o sangue expiatório de Cristo, e também a contínua dependência que o homem pecaminoso tem dos méritos desse sangue para ser protegido do poder de Satanás e para alcançar a redenção final. Cristo comeu a ceia pascoal com Seus discípulos imediatamente antes de Sua crucifixão, e na mesma noite instituiu a ordenança da Ceia do Senhor, para ser observada em comemoração de Sua morte. A Páscoa havia sido observada para comemorar a libertação dos filhos de Israel do Egito. Havia sido tanto comemorativa quanto típica. O tipo havia encontrado o antítipo quando Cristo, o Cordeiro de Deus sem mácula, morreu sobre a cruz. Ele deixou uma ordenança para comemorar os eventos de Sua crucifixão” (Ellen G. White, Spirit of Prophecy, v. 1, p. 201).

A Ceia do Senhor no Novo Testamento (Lc 22:14-20). Os cristãos comemoram a Páscoa de um modo especial, que é seu próprio. Contudo, há um significado diferente para essa observância especial. No Novo Testamento, Jesus é retratado como o Cordeiro Pascoal a ser sacrificado a fim de nos libertar da escravidão do pecado. Para os cristãos, então, a Ceia do Senhor é um memorial e um tributo a Jesus pelo que Ele sofreu em nosso favor. Os adventistas do sétimo dia seguem os rituais da última Ceia que Jesus ordenou a Seus discípulos.

Nos versos seguintes, lemos sobre a primeira Ceia do Senhor: “E lhes disse: ‘Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer’. ... Tomando o pão, deu graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: ‘Isto é o Meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de Mim’. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no Meu sangue, derramado em favor de vocês’” (Lc 22:15, 19, 20, NVI).

Sobre a importância da Ceia do Senhor, lemos que “a salvação dos seres humanos depende de uma contínua aplicação do sangue purificador de Cristo em seu coração. Portanto, a Ceia do Senhor devia ser observada mais frequentemente que a Páscoa anual. Esta solene ordenança comemora um evento muito maior do que o livramento dos filhos de Israel do Egito. Esse livramento era um tipo da grande expiação que Cristo efetuou pelo sacrifício de Sua própria vida para a redenção final de Seu povo” (Ellen G. White, The Signs of the Times, 25 de março de 1880).

* Commentary Reference Series, v. 12 – SDA Theology, p. 595.

Mãos à Bíblia

4. Qual era o propósito do toque das trombetas? Que lições espirituais podemos tirar do uso das trombetas? Nm 10:1-10

O Senhor usava essas trombetas a fim de lembrar a Israel sobre Sua presença e cuidado. Tanto pela vista (a nuvem e o fogo) como pelo som (as trombetas) eles tinham lembretes especiais da direção e presença de Deus entre eles. Hoje, não temos a nuvem, o fogo nem as trombetas de prata para nos lembrar sobre a direção e presença de Deus. Mas temos a revelação do que Deus fez por nós por meio de Jesus, que nos dá a certeza de Seu amor e cuidado.

Henky Wijaya | Malang, Indonésia

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Trombeta, Sangue, Nuvem e Fogo - 19/10/09 a 24/10/09

Segunda, 19 de outubro

Evidência

Direção celestial para a viagem


“Números é o livro do teste. Números (em latim numeri, em grego arithmoi) tem esse nome porque os israelitas foram contados duas vezes (capítulos 1 e 26); a primeira vez no início da viagem, a segunda vez no fim de 38 anos de vagueações no deserto. Números é um livro sobre o período no deserto, cobrindo o tempo desde o segundo mês do segundo ano após o êxodo do Egito até o décimo mês do quadragésimo ano.”1

Nesta semana, estamos estudando Números 9 e 10. Esses capítulos falam sobre o preparo dos israelitas para sua viagem até a Terra Prometida. Em Números, Deus deu diretrizes estritas para os israelitas. “Ele desejava que tivessem um estilo de vida diferente das nações ao seu redor. Desejava que fossem pessoas santas. Deus estava preparando o povo, tanto espiritual quanto fisicamente, para receber a herança.”2

Também estamos nos preparando para entrar na terra prometida do Céu. Deus também nos dá diretrizes estritas para que tenhamos uma vida pura na igreja. Esta é nosso “acampamento”. Deus está nos preparando ao purificar e santificar nossa vida para podermos receber a herança celestial.

Números 9:15 e 16 retrata como Deus protegeu os israelitas em sua viagem à Terra Prometida. “Uma coluna de nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite guiava e protegia os israelitas enquanto viajavam pelo deserto. A nuvem e o fogo não eram meramente fenômenos naturais; eram o veículo da presença de Deus e a evidência visível de que Ele acompanhava e dirigia Seu povo.”3

Deus também deu as trombetas de prata para orientar a direção. A coluna de nuvem e de fogo eram visíveis, enquanto as trombetas tornavam conhecida a intenção do Senhor de forma audível.

Antes de entrarmos no Céu, precisamos seguir a direção de Deus para conhecer Sua vontade em nossa vida. Pela direção do Espírito Santo de dia e à noite, Ele revelará Sua vontade em nossa vida ao nos dirigirmos para nossa terra prometida.

1. Merrill F. Unger, Unger’s Bible Handbook: An Essential Guide to Understanding the Bible, 1st edition (Chicago: Moody Press, 1967), p. 121.
2. New Living Translation: Life Application Study Bible (Wheaton, Ill.: Tyndale House Publishers, Inc., 1996), p. 196, 197.
3. Ibid., p. 211.


Mãos à Bíblia

3. Como a manifestação da presença de Deus revelava ao povo a vontade de Deus, pelo menos no que se refere ao movimento? Nm 9:15-23

A existência da nuvem durante o dia e da coluna de fogo à noite também era um lembrete muito poderoso para eles da presença permanente de Deus. De acordo com Números 9:16, “assim era de contínuo: a nuvem os cobria, e, de noite, havia aparência de fogo”. Não importava onde eles estivessem, que provas eles enfrentassem, com que inimigos eles se encontrassem, lá – pairando no céu – estava um marcador visível da presença de Deus entre eles.

Fritz e Joice Manurung | Jakarta, Indonésia

Marcadores: , , ,

domingo, 18 de outubro de 2009

Trombeta, Sangue, Nuvem e Fogo - 18/10/09 a 24/10/09

Trombeta, Sangue, Nuvem e Fogo


“Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois, Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado” (1Co 5:7, NVI).

Prévia da semana: Os filhos de Israel eram ciranças espirituais, e Deus lhes deu muitos exemplos concretos de Seu cuidado e direção. Em nossa fase da história e desenvolvimento, embora dependamos mais fortemente nas Escritouras e do Espírito Santo, Deus ainda usa muitas experiências sensoriais para nos alcançar.

Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, p. 374–386

Domingo, 18 de outubro

Introdução
Código Vermelho


O Ano Novo lunar é um importante festival chinês. Segundo a lenda, um monstro surgia toda véspera do Ano Novo chinês e matava muitas pessoas. Isso aconteceu durante muito tempo, até que um imortal chegou e ensinou às pessoas que o monstro tinha medo da cor vermelha e de barulhos altos. No Ano Novo seguinte, as pessoas mataram seus animais e borrifaram ou esfregaram o sangue no batente das portas.

Quando o monstro viu o sangue vermelho, fugiu correndo. Hoje em dia, os chineses colocam papel ou pano vermelho no batente das portas e soltam fogos de artifício no Ano Novo. Na véspera do Ano Novo, as famílias se reúnem para comer peixe e galinha, que são servidos inteiros.

Deus instruiu os israelitas a matar um cordeiro e borrifar o sangue nos batentes das portas no dia anterior ao da sua libertação do Egito. Foi o sacrifício da Páscoa do Senhor. Eles deviam comer o cordeiro após assá-lo no fogo (Êx 12:9). Deviam comer seu cordeiro pascal prontos para correr e lutar (Êx 12:11). A Páscoa do Senhor significou a libertação dos israelitas da perseguição e escravidão por parte dos egípcios.

Antes de partirem de seu acampamento no Sinai, os filhos de Israel comemoraram seu primeiro aniversário de Páscoa em liberdade. Deus não queria que se esquecessem de sua miraculosa redenção da escravidão egípcia. Em sua marcha tribal de três dias, a nação tinha sido guiada por Deus, numa coluna de nuvem e de fogo. A nuvem os conduzira em direção ao leste e ao norte no deserto de Parã.

Jesus Cristo, nosso Cordeiro pascal, nos libertou da escravidão do pecado. A Ceia do Senhor é a Páscoa cristã. A exemplo dos israelitas após terem comido o cordeiro pascoal, recebemos instruções para pregar o evangelho e para vigiar e orar, a fim de não entrarmos em tentação (Mt 26:41). Como os israelitas no deserto de Parã, devemos seguir Suas instruções sem nos preocuparmos com o que nos acontecerá. A chave é confiar nEle, nosso sábio Pai.

Nesta semana, estudaremos sobre a Ceia do Senhor, uma lembrança de Seu sacrifício e do que precisamos fazer em Seu nome.

Mãos à Bíblia


1. Que lições podemos tirar da instituição da Páscoa? Pense, por exemplo, em obediência, graça, redenção, fé e juízo. Nm 9:1-5; Êx 12:1-29

Os israelitas foram chamados a se lembrar da noite de sua libertação especial do Egito e a salvação que Deus havia preparado para eles.

2. Como os seguidores de Jesus devem comemorar a Páscoa hoje? Lc 22:15, 19, 20. De que essa cerimônia deve nos lembrar?

“A ordenança da Ceia do Senhor foi dada para comemorar a grande libertação operada em resultado da morte de Cristo. [...] É o meio pelo qual Sua grande obra em nosso favor deve ser conservada viva em nossa memória” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 652, 653).

Daniel Saputra | Palembang, Indonésia

Marcadores: , , ,