sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vestes sacerdotais da graça - 29/04/2011 a 29/04/2011

Sexta, 29 de abril

Opinião
Graça versus obras

Uma história que foi encaminhada por e-mail capta a verdade da graça surpreendentemente bem. Nela, há uma fila de pessoas fora do Céu esperando para entrar. Pedro anuncia que 100 pontos são requeridos para a entrada. Cada pessoa tem sua chance de dizer a ele o que fez para merecer a entrada. Então ele decide a pontuação merecida.

A primeira pessoa declara que esteve casada com a mesma mulher por 50 anos e jamais a traiu em pensamentos ou ações. Pedro lhe dá três pontos. Surpreso, o homem acrescenta que ele foi à igreja durante toda sua vida e a apoiou financeiramente e trabalhou por ela. Pedro adiciona mais um ponto. Quebrando sua cabeça, o homem lembra que ele também iniciou um projeto de sopão e trabalhou no abrigo para os veteranos sem-teto. Pedro lhe dá mais dois pontos. Irritado, o homem grita, “Se continuar desse jeito, a única forma de eu entrar no Céu vai ser pela graça de Deus!” Pedro então acrescenta 100 pontos e lhe dá as boas-vindas.

É claro que essa história não é verdadeira. No entanto, nos leva ao ponto de que não importa quão bons sejamos, ainda é pela graça de Deus que nós somos bem-vindos no Céu. Os sacerdotes eram cobertos por suas vestes sacerdotais, mas eles ainda tinham tarefas específicas para executar. Essas ações iam desde manter sua cabeça coberta todo o tempo até não se aproximar de uma pessoa morta.

A graça de Deus nos cobre. É a única forma de sermos salvos. Ao crescermos nessa graça, o Espírito Santo nos fortalece para obedecermos Suas ordens gerais para todos os cristãos e Suas orientações específicas a cada indivíduo. Ele chama a todos nós para guardarmos os Dez Mandamentos, que estão baseados no amor a Deus e ao próximo. Depois, Ele nos chama para sermos missionários quer seja longe de casa, ou em nossa vizinhança. Nossas obras não nos salvarão. Elas são uma consequência natural de nossa salvação, de nosso relacionamento com o Salvador. Nós não praticamos “boas ações” para sermos salvos, mas porque estamos salvos.

Mãos à obra

1. Você tende mais para a salvação pelas obras ou para a salvação pela graça? Por quê?
2. Desenhe uma ilustração de sua jornada espiritual que retrate em que ponto a graça se encaixa.
3. Alcance alguém que lhe feriu, seja através de uma palavra bondosa, uma refeição ou algum outro favor inesperado.
4. Componha uma canção na qual a graça supere o caos.

Tompaul Wheeler – Nashville, EUA

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quinta, 28 de abril

Aplicação
Hipotermia espiritual


Uma empresa de roupas de montanhismo indica três elementos indispensáveis para os montanhistas: (1) uma segunda pele na primeira camada de roupa, mais fina, diretamente em contato com a pele, com a função de retirar o suor do corpo para que este não se congele, causando hipotermia; (2) uma aconchegante camada do meio para reter o calor; e (3) resistência ao vento, repelir a umidade externa e permitir a transpiração é a função da terceira camada. Comparemos a seguir alguns privilégios espirituais com a função de cada uma das três camadas de roupas próprias para baixas temperaturas.
Segunda pele – a camada mais íntima. Quando observamos viajantes espirituais ensopados de suor, trabalhando sob pesados fardos, podemos lhes apresentar um Deus que nos veste com Sua especial “segunda pele”, que tem a função de remover a desconfortável sensação pegajosa de suor e os riscos fatais de acabarmos congelados por nossos pecados (Sl 103:1-12). Além disso, podemos repartir as boas-novas de que Deus oferece essa amizade íntima para Se unir pessoalmente a cada um de nós ao prosseguirmos adiante e para o alto em nossa jornada espiritual diária (Mt 11:28-30; Gl 5:1).

Calor – a camada do meio.
Ao encontrarmos viajantes desanimados, podemos aquecer seu estado de espírito congelado lhe oferecendo nosso companheirismo. Podemos repartir um calor ainda maior lhe apresentando a Cristo, o Companheiro constante (2Co 13:14; 1Jo 1:1-4).

Resistência – a protetora camada exterior.
Da mesma forma como prestamos atenção aos viajantes experientes já castigados pelo tempo, podemos refletir o amor de Deus que tem o poder de prevenir e curar os danos do pecado. Podemos indicar Seu amor como a mais valiosa de todas as coberturas protetoras (1Pe 4:8).
Assim como as rajadas geladas e as nevascas das provações causadas pelo inimigo têm o objetivo de congelar o amor em todos os corações humanos, nós podemos, com a ajuda de Deus, combater o terrível mau tempo usando e compartilhando as vestes espirituais apropriadas.

Mãos à Bíblia
5. Leia Hebreus 4:14 e 15. Que esperança esses dois versos trazem a sua vida e a sua luta contra a tentação?

Por Cristo habitar hoje, como nosso sacerdote, no santuário celestial, Ele também usa o peitoral em Seu coração. Ele vive “sempre para interceder” (Hb 7:25). É tocado pelos nossos problemas, dores e tentações.

6. Que promessas há para nós em Hebreus 8:10-13? Como essas promessas deveriam se manifestar em nossa vida?

Ao sermos cobertos com as vestes de justiça, podemos praticar essa justiça em nossa própria vida. Isso é o coração e a alma da Nova Aliança.

Kristi Rich –
Bozeman, EUA

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vestes sacerdotais da graça - 27/04/2011 a 29/04/2011

Quarta, 27 de abril

Evidência

Cristo, nosso exemplo

Frequentemente quando estamos enfrentando tempos difíceis e tentação, é fácil cair no sentimento de que ninguém jamais esteve na “nossa pele”. Hebreus 4:15 diz que Jesus “passou por todo tipo de tentação – porém, sem pecado”. Quando temos sentimentos de desespero e solidão, podemos nos lembrar de que temos um Advogado que já esteve lá e está desejoso de percorrer o caminho conosco.

Algumas vezes é fácil permitir que nosso orgulho se intrometa no caminho. A natureza humana não gosta de pedir ajuda. Precisamos correr para nosso compassivo Pai Celestial e deixar que Ele coloque Seus amorosos braços sobre nós e nos guie quando estivermos em tentação.

Um dia eu estava realmente desencorajada. Nada parecia dar certo. Eu tinha um exame de inglês difícil esgotando meus pensamentos, e eu não tinha ideia de onde poderia encontrar ajuda. Mas uma amiga mencionou que, quando ela esteve na mesma situação, ela também ficou preocupada com o teste. Ela compartilhou comigo que Deus lhe deu força para se preparar, e Ele a ajudou a passar. Ela ainda me deu algumas dicas que ajudaram a acalmar algumas das minhas inquietações. Isso ilustra nosso texto para hoje. Jesus esteve na mesma situação que estamos enfrentando, e Ele é capaz de oferecer encorajamento.

O músico contemporâneo cristão Steve Green tem um hino sobre o legado que deixamos para aqueles que nos seguem: “Que aqueles que vêm após nós nos encontrem fiéis, que o fogo da nossa devoção iluminar o caminho deles.” Como cristãos, estamos deixando um legado para aqueles que nos cercam. Assim como Cristo deixou um legado, abrindo um caminho para nós, que sejamos uma luz aos outros.

Hebreus 12:2 diz que a única forma de terminar a corrida da vida e receber a coroa da justiça sobre nossas cabeças é fixar nossos olhos em Jesus. Ele é o único que pode nos dar a força, a graça e a misericórdia do perdão para correr e terminar a corrida.

Mãos à Bíblia

De todos os ornamentos usados pelos sacerdotes, o mais elaborado era o peitoral do juízo (Êx 28:15), vestido pelo sumo sacerdote.

4. Qual é o significado das pedras diferentes no peitoral? O que significa o fato de que o sacerdote deveria levar “os nomes dos filhos de Israel... sobre seu coração” (v. 29)? Êx 28:15-30; Ap 21:12-14

O sacerdote levava os nomes de Israel, representando o povo e sua dependência de Deus em todos os sentidos: do material ao espiritual.

Eric Beavon – Belgrade, EUA

Marcadores: , , ,

terça-feira, 26 de abril de 2011

Vestes sacerdotais da graça - 26/04/2011 a 29/04/2011

Terça, 26 de abril

Testemunho
Roupa apropriada

“A Moisés, perante a sarça ardente, foi determinado que tirasse as sandálias, porque a terra em que estava era santa. Semelhantemente, os sacerdotes não deveriam entrar no santuário com sapatos nos pés. Partículas de pó que a eles se apegavam, profanariam o lugar santo. Deviam deixar os sapatos no pátio, antes de entrarem no santuário, e também lavar tanto as mãos como os pés, antes de ministrarem no tabernáculo, ou no altar dos holocaustos. Desta maneira ensinava-se constantemente a lição de que toda a contaminação deveria ser removida daqueles que se aproximavam da presença de Deus” (Patriarcas e Profetas, p. 350).

“Foi dado à igreja ‘que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante’ (Ap 19:8). O linho fino, diz a Escritura, ‘é a justiça dos santos’ (Ef 5:27). A justiça de Cristo e Seu caráter imaculado, é, pela fé, comunicada a todos os que O aceitam como Salvador pessoal. [...]

“Isto fizeram os transgressores da lei de Deus desde o dia em que Adão e Eva desobedeceram. Coseram folhas de figueira para cobrir a nudez causada pela transgressão. Cobriram-se com vestidos de sua própria feitura; por suas próprias obras procuraram encobrir os pecados e se tornarem aceitáveis a Deus.

“Isso jamais pode ser feito, porém. O homem nada pode idear para suprir as perdidas vestes de inocência. Nenhuma vestimenta de folhas de figueira, nenhum traje mundano pode ser usado por quem se assentar com Cristo e os anjos na ceia das bodas do Cordeiro.
“Somente as vestes que Cristo proveu podem nos habilitar a aparecer na presença de Deus. Essas vestes de Sua própria justiça Cristo dará a todos os que se arrependerem e crerem. [...]

“Esse vestido fiado nos teares do Céu não tem um fio de origem humana. Em Sua humanidade, Cristo formou caráter perfeito e nos oferece esse caráter” (Parábolas de Jesus, p. 310, 311).

Mãos à Bíblia

“São estas as vestes que farão: um peitoral, um colete sacerdotal, um manto, uma túnica bordada, um turbante e um cinturão. Para que o sacerdote Arão e seus filhos me sirvam como sacerdotes, eles farão essas vestes sagradas” (Êx 28:4).

3. Que lições espirituais podemos encontrar em Êxodo 28, na descrição da roupa que deveria ser feita para Arão, o sumo sacerdote, e para os sacerdotes em geral?

As cerimônias do santuário e as vestes dos sacerdotes, cheias de simbolismo, representavam o caráter e a obra de Jesus em nosso favor.

Bethany Geraci – Nevada City, EUA

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vestes sacerdotais da graça - 25/04/2011 a 29/04/2011

Segunda, 25 de abril

Exposição
Planos para os sacerdotes atuais


Pequenos detalhes (Êx 28). Em Êxodo 28 Deus explica como cada sacerdote deveria se vestir para seu trabalho. Deus Se importa com os detalhes? Sim! Sendo que Deus Se importa com os detalhes das vestes sacerdotais, você acredita que Ele Se importa com você?

Deus tem um plano para sua vida – um plano detalhado. É muito triste que mais pessoas não separem tempo para perguntar a Deus sobre os planos dEle para sua vida.

Todo mundo está fazendo (Êx 28; 32:1-6; Lv 21:7-24; 22:1-8; 2Co 5:17). Existe um ditado popular que diz, “Quando o gato sai, os ratos fazem a festa”. Foi exatamente isso que aconteceu com o povo de Israel. Moisés saiu do acampamento para se encontrar com Deus, e, quando ele ficou fora por um longo tempo, o povo começou a reclamar e a pressionar Arão a fazer para eles um outro deus. O que Arão fez? Talvez ele tenha desejado ser aceito pelo povo. Talvez ele não quisesse ser diferente. De qualquer forma, ele fez para eles um bezerro de ouro. Então, anunciou que no dia seguinte haveria uma festa para o Senhor. Ele misturou a religião do Egito com a verdadeira religião de Deus e colocou uma etiqueta no resultado, indicando “Deus do Céu”.

Muitos de nós temos o mesmo clamor, “Dê-nos uma religião como a de todo mundo.” Misturamos as coisas profanas com as sagradas e rotulamos o resultado como “cristão”, então consideramos isso bom. Achamos que as pessoas irão gostar mais de nós desse jeito. Acreditamos que vamos nos encaixar melhor dessa maneira. Mas nos padrões de quem?

Imagine que você acabou de ser contratado como um iniciante num admirado time popular de vôlei. É a oportunidade da sua vida! Que uniforme você vai usar? Você poderia usar o uniforme de outro time, mas desde que você assinou um contrato com um time específico, aquele time espera que você se vista como eles. Muitos dos textos bíblicos dão orientações específicas de como um sacerdote deveria se vestir e agir. Muitas vezes nós tentamos jogar no time de Deus, mas queremos agir e parecer com as pessoas em geral.

George Barna fez um estudo com evangélicos, e os resultados foram desconcertantes. Ele descobriu que 98% dos jovens que alegavam ser evangélicos não refletiam em sua vida diária atitudes ou ações semelhantes às de Cristo.*

Em Levítico 22:1-8, Deus detalha o que significa ser limpo e impuro – detalhes que fariam algumas pessoas se contorcerem incomodadas, se eles fossem lidos em voz alta na hora do culto. Deus espera mais das pessoas que se dizem ser dEle. Ele Se importa com os detalhes. É por causa da Sua graça que Ele deseja que sejamos novas criaturas (2Co 5:17).

Deus quer que tenhamos algo mais do que o mundo tem para oferecer. Através de Sua Palavra, Ele oferece as indicações e orientações de como chegar lá. Essas indicações são muito claras. Ainda assim, frequentemente falhamos em tomar Sua rota direta. Algumas vezes não tomamos a Sua rota porque parece ser muito longa e cheia de curvas, muito cheia de montanhas e vales. Às vezes não seguimos as instruções de Deus porque elas nos levam para a direção oposta de todas as outras. “Aquela pessoa faz isso, mas ela é líder na igreja!” Encontramos desculpas. “Bem, alguns de meus amigos não vão à igreja no sábado, e eles parecem tão boas pessoas!”

O mundo diz: “Vamos tornar bonita a aparência.”
Deus diz: “Vamos tornar bonito o interior.”
O mundo diz: “Tudo é relativo. Não há nada absoluto.”
Deus diz: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida.”
O mundo diz: “Vamos fazer testes vocacionais e de compatibilidade para descobrirmos nossa direção.”
Deus diz: “Pergunte-Me.”

Qual dessas perspectivas você quer escolher?

Não desista! (Hb 4:14, 15; Ap 21:12-14). Frequentemente somos como Pedro. Andamos junto com Cristo, e, embora possa estar escuro e tempestuoso, nós não percebemos o perigo. Alguns descrevem isso como a “experiência do topo da montanha”. Muito logo, no entanto, nós nos voltamos. Ficamos distraídos. Vemos algo convidativo, divertido. Tiramos os olhos de Jesus e começamos a afundar na água. Só então nos damos conta de quão escuro é o mundo, quão perto estamos de nos afogar. “Senhor, salva-me!” – gritamos assim como fez Pedro. Então Cristo estende o braço para nos salvar de nós mesmos (Mt 14:22-32). Isso é graça. Hebreus 4:14, 15 diz que, porque temos um Sumo Sacerdote com quem podemos nos identificar, não desistamos do que acreditamos!

A graça de Deus abriu um caminho diante de nós, mas, quando saímos fora do trilho, começamos a afundar na vida espiritual, e a jornada começa a ser longa e cansativa. Aceite a graça de Deus e permaneça no trilho que Ele fez para você. Qual é o seu destino? Leia Apocalipse 21:12-14 e veja o que Ele tem para você.

*George Barna, Think Like Jesus. (Mineápolis: Baker Books, 2003), p. 26.


Pense nisto


1. Como os cristãos deveriam ser diferentes dos não cristãos?
2. Como a graça de Deus nos dá oportunidades mais práticas?

Mãos à Bíblia

“A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido” (Lc 12:48). Por causa desse princípio, o pecado de Arão quanto ao bezerro de ouro se tornou muito pior.

2. Leia Êxodo 32:1-6. Que possível desculpa Arão poderia ter dado para participar dessa apostasia vergonhosa?

Arão teve privilégios que poucos na história tiveram. Quando veio um grande teste, falhou! No entanto, Deus o perdoou. Mais do que isso, permitiu que ele usasse as vestes sagradas como primeiro sumo sacerdote da nação da aliança, um tipo do ministério sumo sacerdotal do próprio Jesus (Hb 8:1). A vida de Arão é um exemplo especial da misericórdia e redenção à disposição de todos em Cristo.

Twyla Geraci – Belgrade, EUA

Marcadores: , , ,

domingo, 24 de abril de 2011

Vestes sacerdotais da graça - 24/04/2011 a 29/04/2011

Vestes sacerdotais da graça


“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Prévia da semana: A função sacerdotal de Arão e de suas vestes ilustra o que Cristo tem feito no santuário celestial. Como Jesus foi tentado como nós e levou nossos pecados, Ele nos representa diante de Deus e nos reconecta à Sua perfeição.

Leitura adicional: Êx 28; 32:1-6; Lv 21:7-24; 22:1-8; 2Co 5:17; Hb 4:14, 15; Ap 21:12-14. Filhos e Filhas de Deus, capítulo 4; Caminho a Cristo, capítulo 6.

Domingo, 24 de abril

Introdução
O que tem no seu guarda-roupa?


A luz se ofusca, o comprimento da passarela parece não ter fim. A música começa a tocar em um ritmo de blues. Vestida da melhor forma, a audiência espera o desfile de moda para esta estação. Impacientes, mulheres se mexem em seus lugares, com braços gentilmente cruzados. De repente, as luzes começam a brilhar e modelos com passos decididos dominam a passarela. Luzes cintilantes criam um efeito dramático. Ao cada modelo parar no fim da pista, seu olhar desafia a audiência a desejar e adquirir a peça que ela está vestindo. As roupas da nova estação estão todas diante de mim, todas para o meu deleite visual, ao meu alcance com apenas um único deslize de um cartão de crédito. Todas aquelas roupas parecem vir com uma auréola angelical e o som de sinos celestiais. Enquanto me deleito com a interpretação da opinião de estilo do designer, minha mente é arrastada pela corrente do “eu”. Estou maravilhada com o pensamento da renovação que meu guarda-roupas terá. Quão extravagante eu serei usando estas roupas...

De repente a música para. As luzes escurecem. Todos na sala parecem ter desaparecido. Meu coração é tudo o que ouço – o ritmo “tum-tum”... Então um refletor brilha cegamente em cima de mim. Eu sinto olhos penetrando minha alma, mas estou completamente sozinha. Quando olho para mim, vejo que estou vestida em trapos ­­(desejos sujos). Um frio percorre meu corpo. Apesar dos trapos, me sinto nua. Uma voz ressoa ao me falar: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapos da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam” (Is 64:6, RA).

Envergonhada, eu curvo minha cabeça e começo a soluçar. Então, uma voz gentil encobre meu sentimento de nudez e vergonha, ao dizer, “Minha graça é suficiente para você” (2Co 12:9).

Qual é sua prioridade? Você está se vestindo do guarda-roupa de Cristo? Ou dos padrões de moda do mundo e permitindo que isso o distraia do fato de que você poderia ser parte de uma geração escolhida, de um sacerdócio real? Você se esqueceu de quão longe a graça de Deus pode alcançá-lo? O que você tem no seu guarda-roupa da vida? Durante esta semana exploraremos o simbolismo das vestes sacerdotais da graça.

Mãos à Bíblia


Arão e seus filhos foram os primeiros sacerdotes do tabernáculo de Israel. Exercer o sacerdócio era uma honra sagrada. Os sacerdotes deviam demonstrar santidade e pureza. Afinal, eram eles que se apresentavam diante do Senhor, em lugar do povo.

1. O que era exigido dos sacerdotes e o que essas coisas deveriam representar? Lv 21:7-24; 22:1-8

O sacerdócio deveria ser algo diferente, sagrado, especial. Os sacerdotes eram símbolos de Jesus. Seu trabalho deveria simbolizar, em sombras e tipos, o que Jesus faria em nosso favor.

Manouchka Bien-Aime – Nassau, Bahamas

Marcadores: , , ,