sábado, 18 de junho de 2011

Toque de fé - Resumo Semanal - 18/06/2011 a 18/06/2011

TOQUE DE FÉ
Resumo Semanal - 12/06/2011 a 18/06/2011

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Toque de fé - 17/06/2011 a 18/06/2011

Sexta, 17 de junho

Opinião
“Sem costuras”


Talvez Jesus estivesse muito moderno nos Seus dias para ter de alguma forma levado os soldados a disputarem Sua veste. Ou talvez eram os “mitos” sobre essa veste específica que a tornaram tão desejada. Qualquer que seja a razão por quererem tanto a túnica de Jesus, uma coisa é certa: ela era sem costura, e o fato de Jesus a estar usando lhe acrescentou muito valor.

A veste “sem costura” significa que foi tecida como uma peça única de roupa. Não havia sido cortada e alterada para servir em quem a usasse. Para se ter uma veste como aquela, somente sob medida. Da mesma forma, Jesus foi “feito sob medida” para nossa condição pecaminosa. Ele veio e usou aquela veste sem costura para que pudéssemos trocar nossas roupas de injustiça pelo Seu manto perfeito.

Nossas vestes de injustiça estão cheias de manchas: “imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes” (Gl 5:19-21). Todavia, Cristo morreu para que pudéssemos nos vestir de “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl 5:22, 23). “O imaculado Filho de Deus pendia da cruz, a carne lacerada pelos açoites; aquelas mãos tantas vezes estendidas para abençoar, pregadas ao lenho; aqueles pés tão incansáveis em serviço de amor, cravados no madeiro; a régia cabeça ferida pela coroa de espinhos; aqueles trêmulos lábios entreabertos para deixar escapar um grito de dor. E tudo quanto sofreu [...] fala a cada filho da família humana, declarando: É por ti que o Filho de Deus consente em carregar esse fardo de culpa; por ti Ele destrói o domínio da morte e abre as portas do Paraíso” (O Desejado de Todas as Nações, p. 755).

Lembre-se disso: Você não pode usar Sua veste sem costura por cima de uma que você já tenha. Usar Sua veste sem costura significa viver a vida dEle; orar como Ele orou, falar como Ele falou, andar como Ele andou. Para usar Sua veste sem costura
é fazer o que Ele faria.

Mãos à obra

1. Calcule quanto você gasta cada mês e ano em despesas fúteis com os últimos modelos e entretenimento. Considere o que esses gastos revelam sobre suas prioridades.
2. Esboce o que é, para você, a imagem de um típico cristão. Alegre? Temente a Deus? Reprimido? Depressivo? Decidido?
3. Separe roupas ou itens que possam ser uma grande bênção se você doá-los a outros.

Allen Shingai Mavundukure – Winnipeg, Canadá

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Toque de fé - 16/06/2011 a 18/06/2011

Quinta, 16 de junho

Testemunho
Verdadeiro cristianismo


Quando lemos Marcos 5:25-32, fica bem claro que roupas são simplesmente coberturas e nada mais. Elas não são instrumentos de cura. Se esse fosse o caso, deveríamos simplesmente abolir todo cuidado com a saúde e simplesmente roupas santas curariam todas as doenças, pragas e deformidades. Como seria fácil isso, não? Não. Jesus claramente afirma que foi a fé dessa mulher que a curou, não as Suas vestes. Ela creu – fé. Ela tocou – obras. É sobre isso que se trata o cristianismo. Então, como podemos desenvolver a mesma fé magnífica que essa mulher tinha?

Compreenda que Deus é a fonte de toda vida espiritual e física (Jo 1:1-4). João se refere ao “princípio da vida compartilhado por todos os seres viventes, a antítese da morte. João evidentemente também pensa em vida espiritual e, mais particularmente, em vida eterna, a qual todo aquele que recebe a Cristo e acredita nEle, recebe acesso” (The SDA Bible Commentary, v. 5, p. 898).

Peça a Deus que lhe dê mais fé (Mc 9:17-24). Alguma vez você já foi como o pai nesses versos? Ele acreditava em Jesus. Mas, quando enfrentou a crise, as dúvidas surgiram. Apesar disso, ele levou as dúvidas a Cristo. “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” – ele implorou (v. 24). Assim como esse pai, só podemos receber aquilo que pedimos. E uma coisa é certa: Jesus sempre responderá a essas orações. Esses pedidos de fé são súplicas que curam os aspectos físico e espiritual. A mão estendida da mulher com hemorragia foi um tipo semelhante de pedido, e foi impossível a Cristo não curá-la física e espiritualmente.

Aceite a vitória de Deus em seu favor e seja agradecido(a) por isso (1Co 15:57). Muito frequentemente, tomamos a promessa de Deus de salvação por certa. No entanto, 1 Coríntios 15:57 “apresenta o tema, ou objetivo de todos os livros da Bíblia, especialmente para mostrar que a restauração do homem para favor com Deus e para sua condição original de perfeição e liberdade do pecado é ocasionada pela força do poder de Deus operando através de nosso Senhor Jesus Cristo. […] Por este triunfo sobre o poder do adversário, os redimidos darão glórias e louvores por toda a eternidade” (Ibid., v. 6, p. 813).

Mãos à Bíblia


7. Leia João 19:23, 24 e Mateus 27:35. Que significado profético a Bíblia apresenta para o que aconteceu ali e por que isso é importante?

Angela Michelle Brydges – Winnipeg, Canadá

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Toque de fé - 15/06/2011 a 18/06/2011

Quarta, 15 de junho

Testemunho
Vestido como os lírios


Em Mateus 27, lemos sobre o irônico ataque dos soldados. Eles acharam que seria provocativo vestir a Cristo em vestes reais para mostrar quanto eles O desrespeitavam e também aos Seus seguidores. Essa zombaria, por fim, foi uma zombaria para o próprio Pai, que enviara Seu Filho para salvar “o Seu povo dos seus pecados” (Mt 1:21).

Será que zombamos de Deus com as roupas que usamos? Dizemos que acreditamos nEle, mas nos vestimos como o mundo? Ellen G. White escreveu sobre como nossa aparência frequentemente revela nosso coração. “No professo mundo cristão gasta-se com joias e vestidos desnecessariamente caros o que seria suficiente para alimentar todos os famintos e vestir todos os nus. A moda e a ostentação absorvem os meios que poderiam confortar os pobres e sofredores. Roubam ao mundo o evangelho do amor do Salvador” (A Ciência do Bom Viver, p. 287, 288).

“Mas nossas roupas, conquanto modestas e simples, devem ser de boa qualidade, de cores próprias, e adequadas ao uso. Devem ser escolhidas mais com vistas à durabilidade do que à aparência. Devem proporcionar agasalho e a devida proteção. […]

A Sra. White também declarou que “nenhum adorno exterior se pode comparar em valor ou encanto àquele ‘espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus’ (1Pe 3:4)” (Ibid., p. 288).

Porque Ele é nosso Criador e quer somente o melhor para nós, podemos confiar nEle para nos dar as vestes de que precisamos. Leia Mateus 6:28-33.

Sim, podemos confiar em Deus. Não precisamos gastar tempo e dinheiro preocupados se estamos exibindo a alta da moda. Não zombe da beleza exclusiva que Deus deu a cada um de nós. Ao invés disso, busque em primeiro lugar Seu reino!

Mãos à Bíblia

6. Leia Mateus 27:27-29. Qual é a terrível ironia que aparece nesse texto? O que isso nos diz sobre a ignorância, insensatez e crueldade humanas? Será que o mundo hoje ainda trata seu Redentor de forma tão impiedosa? Lc 23:10, 11; Mc 15:17-20

Aquele que ofereceu ao mundo pecaminoso Suas vestes de justiça e perfeição foi vestido com trajes de zombaria. O mais incrível é que Jesus suportou tudo isso por causa de Seu amor pela humanidade, inclusive por aqueles que O tratavam daquela maneira. Quantos de nós, no momento em que alguém nos ameaça ou maltrata, reagimos com ira e buscamos vingança! Porém, devemos olhar para o exemplo que Jesus nos deixou.

Stephanie Yamniuk – Winnipeg, Canadá

Marcadores: , , ,

terça-feira, 14 de junho de 2011

Toque de fé - 14/06/2011 a 18/06/2011

Terça, 14 de junho

Exposição
Afeição infantil


Por que será que Jesus disse que precisamos nos tornar como criancinhas? As crianças são tão honestas – mas, na maneira de vestir, não estamos sempre lidando com honestidade, não é? Afinal, as roupas são para encobrir algo.

Parece-me que o vestuário vai além da soma de fibras naturais e artificiais tecidas e transformadas em coberturas para o corpo. Sem elas, ficamos infantis e vulneráveis. Com elas, podemos nos definir. Sem elas, nosso eu vulnerável é exposto. E, na maioria das culturas, certamente nos tempos bíblicos, as roupas definem as pessoas e posições que elas ocupam.

Sempre, desde que Deus cobriu um infeliz casal com peles de animais, roupas têm sido a transição necessária entre o que nós somos, o que dizemos que somos e como os outros nos veem. As roupas podem esconder ou revelar a verdadeira pessoa. Vamos estudar alguns exemplos.

O sumo-sacerdote (Mt 26:59-68). As vestes usadas pelos sumo-sacerdotes foram especificadas por Deus quanto ao seu estilo e limpeza. Sem estar coberto, o sacerdote jamais deveria se atrever a entrar no Templo e se apresentar diante de Deus. De certa forma, ele estava vestido em glória emprestada. Certamente esse era o motivo pelo qual ele era proibido, sob pena de morte, de rasgar suas roupas – mesmo sendo um costume entre os enlutados ou angustiados. O homem debaixo das vestes não deveria se intrometer. Então, o ato do sumo-sacerdote quando supostamente indignado ao Jesus afirmar Sua divindade era, na realidade, uma revelação de seu próprio pecado e nudez.

As vestes de Jesus (Mt 27:27-29; Mc 5:24-34; Jo 13:1-16; 19:23, 24). A mulher com o fluxo de sangue não era tão hesitante como imaginamos. Jesus era, afinal, um rabi com alguma conexão divina. Como tal, Sua habilidade para curar, especialmente quando os médicos não poderiam, havia se espalhado por todo lugar. Assim como o sumo-sacerdote, Suas roupas, independentemente de seu modelo, eram o crachá de ofício, e tocá-las – ainda que só a orla – era tocar o portador do cargo.

Os guardas de Pilatos devem ter entendido a indireta do governador de que Jesus era mais do que um professor cujas ideias inflamavam o ódio dos sacerdotes. Com certeza, eles concordavam com a visão romana de que os intrometidos sacerdotes eram apenas uma peculiaridade de uma cultura estrangeira. Eles não se importavam com nenhum outro rei além de César. Sem dúvida eles preferiram torturar um rei popular dos judeus ao invés de outro revolucionário. Esses guardas colocaram em Jesus um manto vermelho e então começaram a zombar dEle como rei. Onde eles conseguiram esse manto? Normalmente algo assim custaria mais do que suas remunerações salariais, e seria proibido para sua posição social. É possível que Pilatos o tenha dado a eles. Afinal, para ele, as roupas pareciam fazer o homem.

Os soldados romanos na cruz, dividindo as roupas de Cristo viram somente o guarda-roupa de um criminoso. Elas eram usadas como despojos de seu comércio. Eles sabiam que estavam dilacerando também a vida da pessoa ao dividirem as roupas, mas esse era o ponto. Naquele momento, imaginavam que Jesus estava nas mãos deles. Deve ter sido chocante encontrar a túnica sem costura. Isso era sinal de riqueza além do perfil comum de uma pessoa considerada de pouco benefício para a sociedade. Quão irônico eles terem definido a Jesus por Suas roupas terrestres, ao invés de considerar Sua divindade!

Quando comemoramos a Santa Ceia, frequentemente separamos tempo para visualizar o que realmente aconteceu quando Jesus ministrou aos Seus discípulos, lavando seus pés. Ele Se abaixou para executar o que somente um servo faria. Mas, na maneira de Se vestir, Ele Se elevou. Jesus “tirou Sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.” Então, após lavar os pés dos discípulos, Ele foi “enxugando-os com a toalha que estava em Sua cintura” (Jo 13:5). Assim como logo aconteceria na cruz, Suas vestes foram removidas e postas de lado. Como o vinho e o pão, Jesus estava entregando Seu ser, a forma humana de Si próprio, a fim de oferecer aos Seus seguidores Seu íntimo. Nenhuma roupa em forma de pecador coberto por pele ou mesmo vestes sacerdotais facilmente rasgáveis poderiam ser suficientes. Ao invés disso, Ele deu Seu corpo como prova de Sua realidade. Roupas podem fazer um homem, mas certamente não um Deus.

Pense nisto


1. Teria sido mais apropriado para a mulher com o fluxo ter tocado no próprio Jesus? Por que sim ou por que não?
2. Como as roupas podem mostrar nosso estado espiritual?

Mãos à Bíblia

“O sumo sacerdote, aquele entre seus irmãos sobre cuja cabeça tiver sido derramado o óleo da unção, e que tiver sido consagrado para usar as vestes sacerdotais, não andará descabelado, nem rasgará as roupas em sinal de luto” (Lv 21:10).

5. O que podemos ler na atitude do sumo sacerdote, ao rasgar suas vestes, em reação à resposta que Cristo lhe deu? Mt 26:59-68; Mc 15:38; Hb 8:1

Ao rasgar as próprias vestes, Caifás demonstrava horror diante da suposta blasfêmia que diziam ter Cristo proferido, ao Se declarar Filho de Deus. A lei mosaica proibia ao sumo sacerdote rasgar suas vestes clericais (Lv 10:6; 21:10). Elas simbolizavam a perfeição do caráter de Deus. Rasgá-las era o mesmo que profanar o caráter divino. Assim, Caifás era culpado de transgredir a própria lei que ele mesmo defendia. Isso o tornava indigno de seu ofício. O simbolismo do gesto de rasgar as vestes era profundo. Era o começo do fim de todo o sistema terrestre de sacerdócio e sacrifício.

Lincoln E. Steed – Hagerstown, EUA

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Toque de fé - 13/06/2011 a 18/06/2011

Segunda, 13 de junho

Evidência
Conexão através das roupas

A bainha que a mulher tocou não foi o que normalmente conhecemos como bainha. Ela se concentrou borda azul em volta da beirada da veste de Jesus, ou as franjas penduradas nessa orla. Assim como outros fiéis homens judeus, Jesus usava sua veste em resposta à ordem direta de Deus dada através de Moisés. Leia sobre essa ordenança em Números 15:38, 39.

A ideia era de que a roupa ­– com a distinta borda e franjas – relembrariam aos filhos de Israel de sua exclusiva conexão com Deus. A qualquer momento que eles levantassem sua mão ou pé, aquela distinta borda azul com as franjas balançando os relembraria que eles pertenciam a Deus e que suas ações deveriam refletir essa ligação a Ele.

Sempre associamos a roupa de uma pessoa com uma profissão específica. Vemos um casaco branco sobre uma roupa solta verde e pensamos em “profissionais médicos”. Um uniforme azul com galões [enfeites que alguns oficiais usam em suas fardas nos ombros] e botões de metal nos lembram o exército ou a polícia. Um capacete, macacão e botas pesadas? Trabalhadores de construção! Quando se trata de roupas expressando uma conexão com Deus, pensamos nas vestes sacerdotais, no hábito (roupa) de uma freira, o colarinho de um padre ou num terno preto. No entanto, o fato é que a roupa de todo cristão deveria refletir sua conexão com Deus.

Assim, essa mulher doente, com sua condição médica desesperadora, olhou para as vestes de Jesus. A orla azul com as franjas devem ter enfatizado que diante dela estava um Homem verdadeiramente conectado com Deus! E isso falou alto em seu coração, porque por anos ela vinha se sentindo um tanto desligada de Deus. Na verdade, mesmo uma parte da lei aumentou seus sentimentos de isolamento. Leia Levítico 15:25.

Mas naquele dia, olhando para as vestes de Jesus, tudo o que ela podia pensar era na possibilidade de se reconectar com Deus através de Jesus. Se ela tão-somente encontrasse uma maneira para se conectar com Ele… Se ela pudesse apenas tocar a borda de suas vestes… Dizem que “as roupas fazem o homem”, mas naquele dia as roupas refizeram uma mulher.

Mãos à Bíblia

3. Leia Mateus 20:20-28. Depois de passar muito tempo com Jesus, que importante lição os discípulos tinham deixado de aprender?

4.
Leia João 13:1-16. Qual é a lição ensinada por Jesus? Por que esta é a chave para com­preendermos o que significa seguir a Cristo?

Nick Taliaferro – Filadélfia, EUA

Marcadores: , , ,

domingo, 12 de junho de 2011

Toque de fé - 12/06/2011 a 18/06/2011

Toque de fé


“Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada” (Mc 5:28).

Prévia da semana: Cristo, como ser humano, usava roupas. A falta de roupas indica status inferior ou humilhação. Embora fosse nosso Criador e Rei do Universo, Ele suportou humildemente o escárnio e os insultos do sumo sacerdote e dos soldados pagãos.

Leitura adicional: Sl 30:11; 35:26; 73:6; Pv 31:25; Zc 3:1-7; Gl 5:19-23; Mt 26:59-68; 27:27-29; Mc 5:24-34; Jo 13:1-16; 19:23, 24. Leia também o capítulo 36 de O Desejado de Todas as Nações.

Domingo, 12 de junho

Introdução
Super-herói ou super humilde


Eu cresci assistindo ao Superman. Eu queria ser exatamente como ele – salvando e recebendo a confiança de que eu poderia ajudar. Apesar de que, durante o dia, Clark Kent era um repórter de jornal, ele usava sua capa e conquistava garotas bonitas à noite. Eu também queria usar capa e ter todo aquele charme e beleza. Mas, quando eu conheci a Jesus melhor, descobri que Ele não estava preocupado em ser um super-herói, e passou Sua vida sendo um super humilde.

Antes que Seu ministério começasse, Jesus ajudou Seu pai terrestre na oficina de carpintaria. Suas mãos eram sujas e grossas, e eu, sendo também um pouco carpinteiro, tenho certeza de que Ele deve ter machucado vários dedos. Jesus pertencia a uma família pobre, mas que amava a Deus.

Quando Jesus estava no Getsêmani com Seus discípulos, Ele Se preparava para o mais heroico trabalho que já existiu. Estava tão sobrecarregado pelo peso da missão de salvar a humanidade que pediu que essa tarefa fosse tirada dEle, se o Pai assim permitisse (Mt 26:36-46). Ele confiava em Deus e sabia que Sua missão seria salvar vidas, mesmo que significasse perder a Sua própria.

Ao invés de vestir sua capa e voar sobre a cidade de Metrópolis, Ele tirou Sua roupa exterior e jogou toalha sobre as gostas. Ao lavar os pés dos Seus discípulos, Ele Se humilhou. Ele queria que eles vissem que ser um herói não significa vestir capas charmosas, mas tirar a imagem que as pessoas nos deram e refletir a Deus, o Criador da humanidade.

Nesta semana examinaremos as roupas na Bíblia no contexto de Jesus. Estudaremos sobre a mulher que acreditou que tudo o que ela precisava fazer era tocar Suas vestes. Também veremos mais sobre Jesus, que colocou de lado Sua veste para poder lavar os pés dos discípulos. Ainda estudaremos sobre o sumo-sacerdote que, diante do Senhor, rasgou suas próprias vestes num ato que selou sua condenação. Veremos Jesus nas vestes de zombaria, postas nEle pelos soldados romanos. Finalmente, veremos os soldados lançando sortes pela veste de Jesus, cumprindo uma antiga profecia. Apenas roupas, mas cheias de significado e simbolismo.

Mãos à Bíblia

1. Leia Marcos 5:24-34 e Lucas 8:43-48. Que significado existe no fato de que a mulher acreditou que seria curada apenas tocando as vestes de Jesus?

2.
Por que Jesus quis saber quem havia tocado Suas vestes?

Harry Yamniuk – Winnipeg, Canadá

Marcadores: , , ,