domingo, 12 de junho de 2011

Toque de fé - 12/06/2011 a 18/06/2011

Toque de fé


“Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada” (Mc 5:28).

Prévia da semana: Cristo, como ser humano, usava roupas. A falta de roupas indica status inferior ou humilhação. Embora fosse nosso Criador e Rei do Universo, Ele suportou humildemente o escárnio e os insultos do sumo sacerdote e dos soldados pagãos.

Leitura adicional: Sl 30:11; 35:26; 73:6; Pv 31:25; Zc 3:1-7; Gl 5:19-23; Mt 26:59-68; 27:27-29; Mc 5:24-34; Jo 13:1-16; 19:23, 24. Leia também o capítulo 36 de O Desejado de Todas as Nações.

Domingo, 12 de junho

Introdução
Super-herói ou super humilde


Eu cresci assistindo ao Superman. Eu queria ser exatamente como ele – salvando e recebendo a confiança de que eu poderia ajudar. Apesar de que, durante o dia, Clark Kent era um repórter de jornal, ele usava sua capa e conquistava garotas bonitas à noite. Eu também queria usar capa e ter todo aquele charme e beleza. Mas, quando eu conheci a Jesus melhor, descobri que Ele não estava preocupado em ser um super-herói, e passou Sua vida sendo um super humilde.

Antes que Seu ministério começasse, Jesus ajudou Seu pai terrestre na oficina de carpintaria. Suas mãos eram sujas e grossas, e eu, sendo também um pouco carpinteiro, tenho certeza de que Ele deve ter machucado vários dedos. Jesus pertencia a uma família pobre, mas que amava a Deus.

Quando Jesus estava no Getsêmani com Seus discípulos, Ele Se preparava para o mais heroico trabalho que já existiu. Estava tão sobrecarregado pelo peso da missão de salvar a humanidade que pediu que essa tarefa fosse tirada dEle, se o Pai assim permitisse (Mt 26:36-46). Ele confiava em Deus e sabia que Sua missão seria salvar vidas, mesmo que significasse perder a Sua própria.

Ao invés de vestir sua capa e voar sobre a cidade de Metrópolis, Ele tirou Sua roupa exterior e jogou toalha sobre as gostas. Ao lavar os pés dos Seus discípulos, Ele Se humilhou. Ele queria que eles vissem que ser um herói não significa vestir capas charmosas, mas tirar a imagem que as pessoas nos deram e refletir a Deus, o Criador da humanidade.

Nesta semana examinaremos as roupas na Bíblia no contexto de Jesus. Estudaremos sobre a mulher que acreditou que tudo o que ela precisava fazer era tocar Suas vestes. Também veremos mais sobre Jesus, que colocou de lado Sua veste para poder lavar os pés dos discípulos. Ainda estudaremos sobre o sumo-sacerdote que, diante do Senhor, rasgou suas próprias vestes num ato que selou sua condenação. Veremos Jesus nas vestes de zombaria, postas nEle pelos soldados romanos. Finalmente, veremos os soldados lançando sortes pela veste de Jesus, cumprindo uma antiga profecia. Apenas roupas, mas cheias de significado e simbolismo.

Mãos à Bíblia

1. Leia Marcos 5:24-34 e Lucas 8:43-48. Que significado existe no fato de que a mulher acreditou que seria curada apenas tocando as vestes de Jesus?

2.
Por que Jesus quis saber quem havia tocado Suas vestes?

Harry Yamniuk – Winnipeg, Canadá

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial