segunda-feira, 23 de maio de 2011

Brasa tirada do fogo - 23/05/2011 a 28/05/2011

Segunda, 23 de maio

Exposição

Perfeito aqui e agora!


Roupas para a ocasião certa, parte 1 (Êx 3:1-14). Todo mundo sabe que “se produzir” para uma ocasião especial conta muito, principalmente para as mulheres. O objetivo é aparecer “absolutamente divina, querida!” Estamos bem acostumados com isso, desde a Cinderela até o Oscar.

Quando Moisés se encontrou com Deus pela primeira vez, havia certas dificuldades no assunto vestuário. Deus estava vestindo um fogo, que, por alguma razão, não queimou o arbusto onde Ele estava Se ocultando (Êx 3:2, 3). Jeová tinha escolhido Seu traje cautelosamente porque, se Ele não usasse algo informal e protetor para evitar que Moisés O visse, o pobre homem teria sido consumido pela glória de Deus.

E Moisés estava calçando suas sandálias, que não eram muito próprias para a ocasião. As asas dos serafins, como véus, eram uma veste mais apropriada para a presença de Deus (Is 6:2), mas como Moisés saberia disso? O que ele provavelmente sabia era que, quando Adão e Eva pecaram, tentaram se cobrir com folhas (Gn 3:7). Eles foram expulsos do jardim, e, para evitar que retornassem, Deus posicionou “querubins e uma espada flamejante que se movia” para guardar o caminho da árvore da vida (Gn 3:24).

Agora a Divindade havia descido do Céu até esse arbusto, ocasião para não se usar sandálias. Deus não entrou simplesmente numa carruagem ardente, indo até à Rodovia Órion, entrando em uma ou duas direitas. Ao invés disso, Ele desceu uma longa distância. E, ainda assim, Ele não pressionou a Moisés. O homem escolheu se aproximar para encontrar Deus (Êx 3:3, 4) e Ele o conduziu para salvar uma nação inteira de escravos.

Nesta cena, somos introduzidos às expressões “Eu Sou o que Sou” e “Eu Sou”. Quando Deus chamou a Moisés, ele disse, “Eis-me aqui” (verso 4), mas note que isso ocorre imediatamente depois de Deus tê-lo chamado pelo seu nome por duas vezes. Esse foi um encontro muito pessoal e próximo – Deus Se voltando para o homem e o homem se voltando para Deus. E, quando o homem quis entender sua parte nessa Campanha Cósmica de Salvação, Deus disse, “Eu sou” (verso 6). Ele é o único em todo o Universo que é tão completo e absoluto que pode ser definido pelo fato de que Ele é – “de eternidade a eternidade” (Sl 90:2). Ele poderia ter dito, “Eu sou justo. Eu sou misericordioso. Eu sou amor.” Mas o que Ele disse foi, “Eu sou”. E esse mesmo Deus eterno nos encontra aqui e agora.

Roupas certas para a ocasião certa, parte 2 (Lc 15:17-19). Como já vimos, é importante o modo como nos vestimos para certos encontros. Quando o filho pródigo voltou para casa, seu pai correu, o abraçou e o beijou enquanto ele vestia o pior traje da sua vida, mas era tudo o que possuía naquele momento. Aquela roupa não era boa o bastante – não para aquela ocasião. “Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés” (verso 22). Depois veio a festa, muito mais especial que qualquer cerimônia de Oscar.

Que incrível! Uma estrela de Hollywood supostamente teria dito, “O problema com a gratificação imediata é que ela não é rápida o suficiente.” Deus oferece algo muito superior a gratificações imediatas. Deus oferece salvação imediata. Jesus disse ao ladrão na cruz: “hoje (aqui e agora) você foi salvo”. Ambos estavam em uma situação aparentemente sem esperança. Mas o ladrão se voltou para Jesus. Jesus Se voltou para o ladrão, e, de repente, houve salvação (Lc 23:39-43)!

E sobre nossas roupas (Ef 2:8-10)? Para aqueles de nós que não são ladrões na cruz, há a questão de o que fazer depois do momento de fé e graça (Ef 2:8). Com quais sapatos vamos andar a partir de agora? São eles as boas obras “as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (verso 10).

Essas boas obras não nos salvam. São o que fazemos no plano da salvação. São o que fazemos como resultado de sermos salvos. Como Moisés, que foi resgatar sua nação, estamos fazendo coisas que “cooperam” com o plano de Deus para a salvação (Rm 8:28). Essas boas obras não são tanto uma obrigação como uma esperança. Nós nos voltamos para o Deus que Se voltou para nós. Após colocarmos nossos pés em Sua direção, calçamos nossos sapatos e andamos pelo caminho das boas obras através do poder de Seu Santo Espírito. Em resposta, Ele dá a cada um de nós o manto da justiça, que é absolutamente perfeito.

Não importa o que estejamos vestindo neste momento. O Deus que Se tornou humano está voltado para você. Mais do que isso, Ele está correndo em sua direção, levando um manto lavado em sangue para torná-lo branco. Especialmente para você. Aqui e agora!

Pense nisto


1. Quais partes de sua vida particular você está tentando proteger e por quê? Se você fosse entregar essas partes de sua vida para Deus, o que Ele daria em troca e por quê?

2. Se você perguntasse a Deus qual parte você tem no plano da salvação do mundo, o que você acha que Ele responderia?

Mãos à Bíblia

“Depois disso Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo” (Zc 3:1).

2.
Que grandes e importantes verdades são reveladas no texto acima, especialmente no contexto do grande conflito?

Alguns pontos cruciais são representados poderosamente. Primeiro, o único acusado era Josué, o sumo sacerdote, que representava todo o povo de Deus. Descrito na visão como um sacerdote diante do Senhor, Josué representava Israel em todas suas faltas, defeitos e pecados.

Naturalmente, Satanás estava ali para realizar a acusação. Porém, ao lado de Cristo, as acusações do inimigo caem por terra: “Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: ‘Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite’” (Ap 12:10).

Phillip Whidden – Pequim, China

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial