terça-feira, 17 de maio de 2011

Roupas de esplendor - 17/05/2011 a 21/05/2011

Terça, 17 de maio

Exposição
Boa aparência


“A vestidura branca é a pureza de caráter, a justiça de Cristo comunicada ao pecador. Esta é na verdade uma vestimenta de textura celeste, que somente pode ser comprada de Cristo...” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 88).

Uma história de roupas (Gn 3:7, 8, 21). As roupas se tornaram importantes quando Adão e Eva se renderam às tentações de Satanás. Quando comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, seus olhos revelaram a si próprios sua nudez. O pecado iguala a nudez tanto no nível físico como no espiritual. Com vergonha de sua nudez, eles costuraram folhas de figueira para se cobrirem. Embora Deus tivesse pronunciado julgamento sobre eles, Ele foi misericordioso. Deu-lhes outra chance para a vida eterna. Gênesis 3:21 nos conta que Ele lhes fez roupas de pele de animais. Isso nos mostra que Deus está no comando para nos vestir apropriadamente. Adão e Eva fabricaram as primeiras roupas, mas Deus os vestiu com roupas adequadas. Essas vestimentas “eram um lembrete constante de sua inocência perdida, da morte como salário do pecado e do Cordeiro Prometido que iria, através de Sua morte substitutiva, tirar os pecados do mundo. Ele [Adão], a quem tinha sido confiado o cargo de protetor da criação animal, se encontrou agora tristemente tirando a vida de um deles. Eles precisaram morrer para que ele pudesse viver (The SDA Bible Commentary, v. 1, p. 235.)

Ao se vestirem, Adão e Eva procuraram se salvar; mas eles não puderam. Somente as vestes de salvação e justiça de Deus poderiam fazer isso.

Vestes de esplendor (Is 61:10; Lc 4:16-29; Ef 6:11-17). As vestes de esplendor são características espirituais que precisamos desenvolver. Essas características removem o orgulho e louvam ao nosso Salvador. Isaías 61:10 nos diz que estamos vestidos com salvação e justiça. Quando Jesus vive em nós, refletimos Seu amor, graça, salvação e muito mais. Quando usamos essas vestes de esplendor, o mundo sabe que somos dEle.

Efésios 6:11-17 afirma que somos chamados para vestir toda a armadura de Deus. A armadura de Deus consiste em verdade, justiça, prontidão, fé, salvação e o Espírito Santo. Com essa armadura, podemos resistir às investidas de Satanás. Com ela, nosso caráter é aperfeiçoado e seremos capazes de permanecer firmes por Cristo.

Quando alguém vai para uma “balada”, se veste de uma certa forma. Quando alguém vai a um restaurante caro, se veste de acordo. Quando alguém caminha com Jesus, tem certa aparência. Quando as pessoas nos veem e nos ouvem, elas deveriam ser capazes de afirmar que andamos com Jesus. Todo nosso ser deveria ser uma testemunha. O próprio Jesus deixou um exemplo para nós. Lucas 4:16-20 nos diz que, quando Ele estava na Terra, as pessoas se maravilhavam com Suas palavras e comportamento. De fato, seus olhos estavam fixos nEle.

Recebendo vestes de esplendor (1Sm 16:7; Is 3:18-23; 1Jo 2:15). Nos dias de hoje, a moda está em alta na agenda do mundo. No entanto, a moda oferece muitos estilos inapropriados. Deus tem algo melhor para oferecer – vestimentas que nos cobrirão espiritualmente. Isaías 3:18-23 nos mostra como um dia Deus tirará de nós tudo o que nos causa tanto orgulho, incluindo nossas roupas e acessórios caros. 1 Samuel 16:7, nos diz que o Senhor não nos vê do modo como nós enxergamos. Enquanto admiramos a aparência exterior de uma pessoa, Ele olha para o coração.

Como mordomos de Deus, temos a responsabilidade de retratar a Cristo fielmente. Não devemos fazer da beleza exterior nosso foco principal. Ao contrário, devemos nos concentrar em nossa beleza interior, desenvolvendo as qualidades de nosso Salvador. Essas qualidades serão refletidas na escolha de nossos trajes exteriores.

Fomos chamados para ser pessoas espirituais, que pensam, sentem e agem em harmonia com os princípios do Céu; mas, por causa do pecado, às vezes vamos no sentido exatamente contrário a isso. Porém, existe esperança. Deus providenciou vestimentas de esplendor para nós. Para que o Espírito Santo recrie em nós o caráter de Cristo, devemos nos envolver com o que produzirá pureza semelhante. Nossa beleza não deveria consistir em um estilo exterior, mas no estilo imperecível de um espírito gentil e calmo.

O texto do 1 João 2:15 nos encoraja a não amarmos o mundo ou as coisas que nele há. O mundo não pode nos salvar. Vamos aceitar e conservar as vestes de esplendor dadas a nós pelo nosso Salvador.

Pense nisto


1. O que você acha de pessoas que não demonstram importância ao seu visual exterior, mas afirmam estar conectadas espiritualmente?
2. Por que é tão difícil as pessoas aceitarem as vestes de esplendor que Deus quer dar, mas é tão fácil aceitar roupas de grife?
3. Pense em ambos os seus “guarda-roupas”: o físico e o espiritual. Como eles se assemelham/contrastam um com o outro? Qual armário está mais repleto e por quê?

Mãos à Bíblia


4. Leia Isaías 51:6-8. Que mensagem o Senhor está trazendo ao povo? Que contrastes são apresentados? Que esperança é oferecida?

Uma roupa pode ser danificada ou desgastada facilmente. Basta um pequeno descuido, e as melhores e mais ricas vestes podem ser arruinadas. Que paralelo apropriado para este mundo e as pessoas que nele vivem! Quão depressa passamos por aqui e quão depressa vamos embora!

No entanto, a vestimenta da justiça de Cristo é a única que traz salvação. Nesse ponto, o Senhor nos mostra as duas únicas opções dos seres humanos: destruição e morte eterna, ou vida sem fim em uma nova Terra, que não “envelhecerá como um vestido” (Is 51:6), mas permanecerá para sempre.

Andre-Paul Wright e Dian Bailey – Kingston, Jamaica

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial