segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vestes sacerdotais da graça - 25/04/2011 a 29/04/2011

Segunda, 25 de abril

Exposição
Planos para os sacerdotes atuais


Pequenos detalhes (Êx 28). Em Êxodo 28 Deus explica como cada sacerdote deveria se vestir para seu trabalho. Deus Se importa com os detalhes? Sim! Sendo que Deus Se importa com os detalhes das vestes sacerdotais, você acredita que Ele Se importa com você?

Deus tem um plano para sua vida – um plano detalhado. É muito triste que mais pessoas não separem tempo para perguntar a Deus sobre os planos dEle para sua vida.

Todo mundo está fazendo (Êx 28; 32:1-6; Lv 21:7-24; 22:1-8; 2Co 5:17). Existe um ditado popular que diz, “Quando o gato sai, os ratos fazem a festa”. Foi exatamente isso que aconteceu com o povo de Israel. Moisés saiu do acampamento para se encontrar com Deus, e, quando ele ficou fora por um longo tempo, o povo começou a reclamar e a pressionar Arão a fazer para eles um outro deus. O que Arão fez? Talvez ele tenha desejado ser aceito pelo povo. Talvez ele não quisesse ser diferente. De qualquer forma, ele fez para eles um bezerro de ouro. Então, anunciou que no dia seguinte haveria uma festa para o Senhor. Ele misturou a religião do Egito com a verdadeira religião de Deus e colocou uma etiqueta no resultado, indicando “Deus do Céu”.

Muitos de nós temos o mesmo clamor, “Dê-nos uma religião como a de todo mundo.” Misturamos as coisas profanas com as sagradas e rotulamos o resultado como “cristão”, então consideramos isso bom. Achamos que as pessoas irão gostar mais de nós desse jeito. Acreditamos que vamos nos encaixar melhor dessa maneira. Mas nos padrões de quem?

Imagine que você acabou de ser contratado como um iniciante num admirado time popular de vôlei. É a oportunidade da sua vida! Que uniforme você vai usar? Você poderia usar o uniforme de outro time, mas desde que você assinou um contrato com um time específico, aquele time espera que você se vista como eles. Muitos dos textos bíblicos dão orientações específicas de como um sacerdote deveria se vestir e agir. Muitas vezes nós tentamos jogar no time de Deus, mas queremos agir e parecer com as pessoas em geral.

George Barna fez um estudo com evangélicos, e os resultados foram desconcertantes. Ele descobriu que 98% dos jovens que alegavam ser evangélicos não refletiam em sua vida diária atitudes ou ações semelhantes às de Cristo.*

Em Levítico 22:1-8, Deus detalha o que significa ser limpo e impuro – detalhes que fariam algumas pessoas se contorcerem incomodadas, se eles fossem lidos em voz alta na hora do culto. Deus espera mais das pessoas que se dizem ser dEle. Ele Se importa com os detalhes. É por causa da Sua graça que Ele deseja que sejamos novas criaturas (2Co 5:17).

Deus quer que tenhamos algo mais do que o mundo tem para oferecer. Através de Sua Palavra, Ele oferece as indicações e orientações de como chegar lá. Essas indicações são muito claras. Ainda assim, frequentemente falhamos em tomar Sua rota direta. Algumas vezes não tomamos a Sua rota porque parece ser muito longa e cheia de curvas, muito cheia de montanhas e vales. Às vezes não seguimos as instruções de Deus porque elas nos levam para a direção oposta de todas as outras. “Aquela pessoa faz isso, mas ela é líder na igreja!” Encontramos desculpas. “Bem, alguns de meus amigos não vão à igreja no sábado, e eles parecem tão boas pessoas!”

O mundo diz: “Vamos tornar bonita a aparência.”
Deus diz: “Vamos tornar bonito o interior.”
O mundo diz: “Tudo é relativo. Não há nada absoluto.”
Deus diz: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida.”
O mundo diz: “Vamos fazer testes vocacionais e de compatibilidade para descobrirmos nossa direção.”
Deus diz: “Pergunte-Me.”

Qual dessas perspectivas você quer escolher?

Não desista! (Hb 4:14, 15; Ap 21:12-14). Frequentemente somos como Pedro. Andamos junto com Cristo, e, embora possa estar escuro e tempestuoso, nós não percebemos o perigo. Alguns descrevem isso como a “experiência do topo da montanha”. Muito logo, no entanto, nós nos voltamos. Ficamos distraídos. Vemos algo convidativo, divertido. Tiramos os olhos de Jesus e começamos a afundar na água. Só então nos damos conta de quão escuro é o mundo, quão perto estamos de nos afogar. “Senhor, salva-me!” – gritamos assim como fez Pedro. Então Cristo estende o braço para nos salvar de nós mesmos (Mt 14:22-32). Isso é graça. Hebreus 4:14, 15 diz que, porque temos um Sumo Sacerdote com quem podemos nos identificar, não desistamos do que acreditamos!

A graça de Deus abriu um caminho diante de nós, mas, quando saímos fora do trilho, começamos a afundar na vida espiritual, e a jornada começa a ser longa e cansativa. Aceite a graça de Deus e permaneça no trilho que Ele fez para você. Qual é o seu destino? Leia Apocalipse 21:12-14 e veja o que Ele tem para você.

*George Barna, Think Like Jesus. (Mineápolis: Baker Books, 2003), p. 26.


Pense nisto


1. Como os cristãos deveriam ser diferentes dos não cristãos?
2. Como a graça de Deus nos dá oportunidades mais práticas?

Mãos à Bíblia

“A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido” (Lc 12:48). Por causa desse princípio, o pecado de Arão quanto ao bezerro de ouro se tornou muito pior.

2. Leia Êxodo 32:1-6. Que possível desculpa Arão poderia ter dado para participar dessa apostasia vergonhosa?

Arão teve privilégios que poucos na história tiveram. Quando veio um grande teste, falhou! No entanto, Deus o perdoou. Mais do que isso, permitiu que ele usasse as vestes sagradas como primeiro sumo sacerdote da nação da aliança, um tipo do ministério sumo sacerdotal do próprio Jesus (Hb 8:1). A vida de Arão é um exemplo especial da misericórdia e redenção à disposição de todos em Cristo.

Twyla Geraci – Belgrade, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial