O casaco de cores diferentes - 20/04/2011 a 23/04/2011
Quarta, 20 de abril
Testemunho
O poço do homem é o pedestal de Deus
A antiga transgressão de Jacó influenciou o amargo e rebelde caráter de seus filhos, causando-lhe grande dor. “Houve um, entretanto, de caráter grandemente diverso – o filho mais velho de Raquel, José, cuja rara beleza pessoal não parecia senão refletir uma beleza interior do espírito e do coração. […] Escutava as instruções do pai e gostava de obedecer a Deus. […] Morrendo-lhe a mãe, suas afeições prenderam-se mais intimamente ao pai, e o coração de Jacó estava ligado a este filho de sua velhice. Ele ‘amava a José mais do que a todos os seus filhos’ (Gn 37:3). Mas […] Jacó imprudentemente manifestou sua preferência por José, e isto provocou a inveja dos outros filhos” (Patriarcas e Profetas, p. 209).
Vermelho. Azul. Verde. Amarelo. Laranja. Violeta. Apenas imagine o casaco de José. Numa época em que vestuário era muito comum e igual, esse presente certamente deve ter se destacado. Mal Jacó sabia que isso causaria sua mais profunda tristeza. “José, desconhecendo o que lhe sucederia, aproximou-se de seus irmãos com alegria de coração para encontrá-los após sua longa e exaustiva viagem. Seus irmãos rudemente o empurraram […] José ficou assustado com seus olhares de ira. […] Ao eles darem expressão aos seus sentimentos de inveja, Satanás tomou controle de suas mentes, e eles não tiveram senso algum de piedade e nenhum sentimento de amor por seu irmão. Eles o despiram de seu casaco de muitas cores com o qual estava vestido, um símbolo do amor de seu pai, e que havia instigado neles sentimentos de inveja. […]
E eles pegaram o casaco de José, e mataram um cabrito e imergiram o casaco em sangue; e pegaram o casaco de muitas cores, e levaram ao seu pai” (The Spirit of Prophecy, v. 1, p. 128-130).
Felizmente, o que os irmãos de José fizeram por maldade, o Senhor tornou em bênção (Gn 50:20). “Deus planejou que ele deveria adquirir experiência pelas tentações, adversidades e dificuldades, para prepará-lo a assumir um cargo de exaltada posição” (Ibid, p. 131-133).
Não tenha medo quando os esquemas humanos o lançam num vale obscuro e desesperador. Deus é fiel para exaltá-lo a uma posição de honra para que Ele possa receber a glória!
Mãos à Bíblia
5. Que grande contraste é visto em Gênesis 37:12-25 entre o bem e o mal, entre a inocência e a traição?
6. O que é mais significativo sobre o que aconteceu em Gênesis 37:23?
Shountae Boothe – Jamaica, Caribe
Marcadores: 20 de abril, lição escola sabatina, O Casaco de Cores Diferentes, Quarta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial