quarta-feira, 13 de abril de 2011

Roupa de inocência - 13/04/2011 a 16/04/2011

Quarta, 13 de abril

Evidênci
Cobertos pela nudez


Imagine um mundo onde nunca tenha se ouvido falar de escândalo sexual. Nada de pornografia. Nada de prostituição. Nada de infidelidade. Esse mundo é perfeito. Deus mesmo disse que ele era “muito bom” (Gn 1:31). Gênesis 2 conta como Ele criou o homem e a mulher e a instituição do casamento. Estranho como isso possa parecer hoje, o homem e a mulher estavam nus e não se envergonhavam (Gn 2:25). O que essa “nudez” significava? “Adão e Eva não tinham necessidade de roupas materiais, pois o Criador lhes havia envolvido com um manto de luz, um manto simbólico de Seu justo caráter, o qual se refletia perfeitamente neles” (The SDA Bible Commentary, v. 1, p. 227).

Após Adão e Eva desobedecerem a Deus, eles não estavam mais qualificados para usar suas vestes simbólicas, pois não mais refletiam a imagem do caráter justo de seu Criador. De repente eles se sentiram nus e se envergonharam; tentaram consertar essa situação por si próprios, confeccionando novas roupas com folhas de figueira. Mais tarde, ao Deus caminhar pelo jardim e chamar a Adão, o casal se escondeu com medo. Por quê? Eles já não estavam nus antes? Por que se esconderam de Deus agora? Algo aconteceu que não estava diretamente relacionado às roupas. Pela primeira vez na História, os seres humanos tinham alguma coisa para esconder. Adão não disse a Deus que ele tinha pecado, mas reconheceu que tinha algo para esconder. A resposta de Adão é estarrecedora: “Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gn 3:10).

Antes que Adão e Eva deixassem o jardim, Deus fez para eles roupas de pele (Gn 3:21). Essas roupas os protegeriam das mudanças climáticas que ocorreriam como resultado de seu pecado. Além disso, elas precisavam ser mais apropriadas para o pesado trabalho físico que se estendia diante deles. Mas, ainda mais importante, “as peles eram um lembrete constante de que eles haviam perdido sua inocência, de que a morte é o salário do pecado e do prometido Cordeiro de Deus que iria, por Sua própria morte substitutiva, tirar os pecados do mundo” (Ibid., p. 235).

Mãos à Bíblia

5. Qual foi a primeira coisa que aconteceu depois que Adão e Eva caíram? O que isso sugere quanto aos resultados da transgressão? Gn 3:6-11

6. Qual é o significado da reação de Adão e Eva à sua nudez? Gn 3:7

Morris-Andrew Thompson – Upper Marlboro, EUA

No próximo sábado, todas as atenções serão para seus convidados especiais.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial