sexta-feira, 8 de abril de 2011

De exaltado a caído - 08/04/2011 a 09/04/2011

Sexta, 8 de abril

Opinião
Humildade com dignidade


O oposto de orgulho é humildade. Apesar de que a verdadeira humildade não se trata de se considerar como uma peça inútil de entulho. Não se trata de ignorar nosso senso de autoestima. Ao contrário, tem a ver com reconhecer honestamente nosso próprio valor aos olhos de Deus.

Em 1 Coríntios 15:10, Paulo afirma, “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e Sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo”.

É fácil de se detectar o orgulho. Em 1 Coríntios 4:6, 7, Paulo disse que os coríntios estavam com o “nariz empinado” ou orgulhosos porque eles estavam se comparando uns aos outros até mesmo nas coisas espirituais. “Eu recebi mais dons espirituais do que você. Fui batizado pelo próprio Paulo; você, só foi batizado por Apolo. Portanto, sou melhor que você!”

O orgulho é arrogância baseada em possuir qualidades ou coisas materiais. O orgulho nos engana, fazendo com que pensemos que estamos acima dos outros e, muitas vezes, acima do próprio Deus. O orgulho mente quando nos diz que podemos ter sucesso independentemente de Deus.

Uma das características principais de Lúcifer foi o orgulho (Is 14:12-14). Quando agimos orgulhosamente, fazemos exatamente como Satanás. Todas as vezes que fazemos como Satanás, ele ganha autoridade e poder em nossa vida!

No entanto, para destruir nosso senso de autoestima, basta brincar com a versão distorcida de humildade criada por Satanás. Quando nos anulamos, rejeitamos o valor que Deus colocou sobre nós ao ter-nos criado à Sua imagem e enviar Seu Filho para morrer por nós.

Cristo não morreu por lesmas, mas por você, um ser humano, porque Ele te ama. Cristo pagou por sua vida com Sua própria vida, e isso dá a você um valor incalculável!

A verdadeira humildade é reconhecer o bem em você e compreender que isso vem de Deus. É uma humildade com dignidade. Nossa vida é preciosa e significativa porque nossos talentos, dons, bênçãos e propósitos provêm dEle. Por tudo o que somos e temos, damos crédito a Deus.

Mãos à obra

1. Discuta com seus amigos se nós deveríamos ou não ser sempre completamente honestos. Existem ocasiões quando a completa verdade não é a melhor escolha? Como Satanás usa a verdade para enganar as pessoas?
2. Pesquise exemplos na Bíblia nos quais Satanás obviamente esteve envolvido. Qual caráter mascarado ele usou em cada situação?
3. Crie um ícone exclusivo para usar no seu celular ou computador que reflita sua vitória, através de Cristo, sobre Satanás.
4. Cante ou toque o hino “Castelo Forte” e medite em sua letra.

Faith Toh – Cingapura, República de Cingapura

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial