segunda-feira, 18 de abril de 2011

O casaco de cores diferentes - 18/04/2011 a 23/04/2011

Segunda, 18 de abril

Evidência
Cobertos de inveja


Kethoneth passim. Se você falar essa expressão para algum amigo, ele vai lhe perguntar que língua é essa.1 Se você repetir a expressão em português, “casaco colorido”, a maioria das pessoas a associarão com Jacó dando um casaco desse para o seu filho José. Imediatamente imaginamos um belo manto longo listrado. Essa imagem está diretamente influenciada pela expressão kethoneth passim. Ela sugere que o casaco tinha amplas mangas longas e muitas cores diferentes.2 Essa mesma frase é encontrada em outro lugar em referência à filha do rei Davi, chamada Tamar (2Sm 13:18, 19). Casacos assim eram geralmente usados por pessoas de distinção como um símbolo de seu status social. No entanto, o casaco de Tamar era semelhante aos usados por princesas, como símbolo de sua realeza e pureza, enquanto o casaco de José, criado pela parcialidade de seu pai, o colocava acima de seus irmãos.

Ellen G. White comenta que as ações de Israel podem ter alimentado a suspeita de que ele daria o direito de primogenitura a José, ultrapassando todos os dez irmãos mais velhos (Patriarcas e Profetas, p. 209). Não seria essa a primeira vez (Gn 27).

Situações como essa ocorrem com frequência hoje. Os pais algumas vezes tratam um filho melhor do que o outro. Felizmente, temos um Pai Celestial que nos conhece individualmente, vê a cada um como exclusivo e concede a todos a mesma intensidade de amor e bondade. Deus, nosso Pai, tem um plano para cada um de nós. Não devemos depender do que nossos pais terrestres pensam, mas do que Deus deseja que você se torne.

1 Richard W. Coffen, Snapshots of God: A Daily Devotional. (Hagerstown: Review and Herald, 2009), p. 15.
2 Strong’s Exhaustive Concordance, p. 1890.


Mãos à Bíblia

2. O que Gênesis 34 nos diz sobre o caráter dos irmãos de José?

3. Em Gênesis 37:2, o que piorou ainda mais as relações entre José e seus irmãos?

José contava a seu pai sobre a má conduta dos irmãos. O texto não diz especificamente o que eles faziam. Mas, considerando o comportamento passado deles, muito provavelmente tenha sido algo que precisava ser resolvido, antes que trouxessem ainda mais vergonha e dificuldade sobre si mesmos e sua família.

Oneil Hall – Jamaica, Caribe

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial