quinta-feira, 21 de abril de 2011

O casaco de cores diferentes - 21/04/2011 a 23/04/2011

Quinta, 21 de abril

Aplicação
Vestindo as cores certas


Deus criou um caleidoscópio na Natureza e nos projetou para que pudéssemos apreciar sua variedade de cores. Ele mesmo confirmou a importância das cores quando o arco-íris apareceu a Noé após o Dilúvio (Gn 9:12-16). Hoje, partidos politicos, gangues e times esportivos frequentemente são representados por cores específicas.

As cores que usamos determinam de que lado estamos e pelo que lutamos. Até o nosso verdadeiro caráter é frequentemente descrito como nossas “verdadeiras cores”.

Uma vez que compreendamos a importância das cores, como então poderemos usar as cores certas?

Vista as cores de Deus. Leia Efésios 6:10-16. As cores dessa armadura são uma representação bem gráfica de alguém que permanece firme no Senhor. Quando você veste essa armadura, faz o mundo entender que você pertence a Ele!

Siga o plano perfeito de Deus. Leia Mateus 5:43-48. Perfeição aqui retrata “‘alguém que alcançou o alvo’” (The SDA Bible Commentary, v. 5, p. 341). A ideia de amar nossos inimigos é assustadora e parece ser impossível. Contudo, podemos progredir com a ajuda do Espírito Santo (Fp 3:12-14). Nossa oração não deveria ser de derrota, mas de perseverança.

Corte o pecado pela raiz. O pecado não pode ser acariciado e ter permissão de nos infestar até que tenha o melhor de nós. Esse foi o erro de Jacó. Ele cultivou os pecados do engano e favoristismo, e isso lhe causou muita dor. Freie o compartamento negativo que tão facilmente toma conta de você. Afaste-se dessa situação, pois certamente o(a) levará por uma estrada que você não deseja percorrer. Deus proverá um escape.

Preste contas. Mesmo que não percebamos, as pessoas estão nos observando. Abrace a responsabilidade que temos de ser o “sal da Terra” (Mt 5:13). Lembre-se de que seremos reconhecidos pelos nossos frutos.

Mãos à Bíblia

7. O que revela a linguagem usada pelos irmãos diante de seu pai, em Gênesis 37:26-36?

Perceba que a pergunta dos irmãos não se referia à “túnica de nosso irmão”, mas à “túnica de teu filho”, o que indica frieza. No entanto, esse ato “resolveu” um problema apenas para provocar muitos outros. Certamente, esses homens lutaram ao longo dos anos com a culpa e o remorso.

8. Leia Gn 42:13, 21-23, 32; 44:28. O que esses versos dizem sobre o impacto das ações dos irmãos sobre si mesmos e sua família, a longo prazo?

Sherwin Richard Scott – Santa Lúcia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial