segunda-feira, 6 de junho de 2011

A veste nupcial - 06/06/2011 a 11/06/2011

Segunda, 6 de junho

Exposição
Parábolas, vestes e ir para o Céu

Resultados nus (Gn 3:9-19). Quando Adão e Eva desobedeceram uma ordem direta de Deus, suas vestes espirituais de inocência foram retiradas deles. Então fizeram suas próprias vestes de folhas de figueira para cobrirem sua nudez. Desafortunadamente, para Adão e Eva e para o resto da humanidade, o pecado tem feito a todos nós espiritualmente desgraçados aos santos olhos de Deus. E nada do que tentemos fazer pode nos tornar dignos de entrar em Seu reino e participar da celebração nupcial do Noivo e Sua Noiva.

Julgamento (Ec 12:14; Dn 7:10; Mt 22:1-8). Deus não tolerará para sempre a quantidade de erros que continuam a fluir como um rio caudaloso desde o primeiro pecado até agora. Um tempo está chegando quando cada um será julgado e o pecado será removido do planeta por toda a eternidade. Os livros do juízo serão abertos e mesmo os motivos por trás das ações de cada um se tornarão conhecidos a todos. No entanto, agora já podemos ter certeza do resultado – mas não porque o resultado seja manipulado ou o júri subornado. Podemos saber o resultado por causa do que Ele revelou a nós através da parábola das vestes nupciais. Ele estende a todos a escolha de aceitar a veste nupcial – as roupas de Sua justiça.

“Todas as pessoas terão que se pôr em pé diante de Deus e ser julgadas pelo que fizeram nesta vida. Não poderemos usar as inconsistências da vida como desculpas por termos falhado em viver propriamente. Para viver corretamente, precisamos (1) reconhecer que os esforços humanos à parte de Deus são fúteis; (2) colocar Deus em primeiro – agora; (3) receber todas as coisas boas como um presente de Deus; (4) ter consciência de que Deus julgará tanto os maus quanto os bons; (5) saber que Deus julgará a qualidade de vida de cada pessoa.”1

O convite do evangelho (Mt 22:1-8). O convite para participar da festa de casamento do Rei foi estendido primeiramente ao povo judeu. Eles foram os que Deus originalmente escolheu para convidar o mundo a aceitar a salvação. Mas, sem dar muita atenção aos esforços feitos pelo Rei e Seus servos e para o amor que Ele expressou ao estender o convite a eles, por fim, O rejeitaram. O Rei, ainda os amando, deu-lhes outra chance. Novamente Ele os convidou. Uma vez mais, eles demonstraram nada mais que desprezo por Ele e Seu convite. E, a esse tempo, não somente recusaram Seu convite, mas também mataram Seus mensageiros. Como nação, o povo rejeitou a Jesus como seu Rei. Eles rejeitaram a veste da justiça que Ele ofereceu para que cobrissem o pecado e os tornassem aptos a participar da última festa de casamento. Em vez disso, o juízo veio através da destruição de Jerusalém.

Gentios convidados (Mt 22:9-14; Ap 21:2, 9). Após a nação judaica rejeitar a mensagem do evangelho, o convite foi aberto aos gentios – ou seja, a todos os que não eram judeus. Se queremos entrar no reino e comparecer à festa de casamento preparada pelo Rei, precisamos nos humilhar e aceitar não somente o convite do Rei, mas também a roupa de casamento determinada por Ele. Para entrar, precisamos usar o manto da justiça que o Rei dá a todos os que professam fé nEle como seu Salvador. É somente a justiça de Cristo, que a veste nupcial representa, que nos permitirá entrada no Seu reino.

Se as vestes nupciais refletem a justiça de Cristo, “a rejeição da veste representa a rejeição daqueles traços de caráter que qualificam os homens a se tornarem filhos e filhas de Deus. Como os convidados na parábola, não possuímos algo apropriado para vestir. Somos aceitos na presença do grande Deus somente quando cobertos na perfeita justiça de Jesus Cristo, pelos Seus méritos. Essas são as ‘roupas brancas’ que os cristãos são aconselhados a comprar (Ap 3:18; cf. cap. 19:8).”2

Somente um caráter que reflita a Jesus e que é desenvolvido através de Seu poder nos adequará para o Reino. Hoje, Cristo continua a enviar Seu convite para o casamento e a festa. Ele ainda oferece vestes nupciais para aqueles que aceitam o convite. Se aceitarmos a veste de Sua justiça, permitindo que cubra nossos pecados, Ele nos deixará entrar na festa celestial de casamento que Deus está preparando.

1. Life Application Study Bible. p. 1150, 1151.
2. The SDA Bible Commentary, v. 5, p. 480.


Pense nisto


1. Você aceitou a roupa que Jesus Cristo oferece? Por que sim ou por que não?
2. Por que nossas ações serão julgadas, sendo que seremos salvos pela graça através da fé em Jesus, nosso Senhor e Salvador?
3. O que a perfeição cristã significa? Que traços de caráter nos qualificam a sermos filhos de Deus e como podemos desenvolver esses traços?
4. Os seguintes versos também envolvem metáforas de vestuário relacionados à justiça e salvação. Qual desses versos fala mais a você e por quê? Sl 132:16; Is 61:10; Ap 3:4, 5; 19:7, 8.
5. Leia sobre outro conjunto de roupas em Apocalipse 17:4 e 18:16. Como essa roupa se contrasta com a que estamos estudando nesta semana?

Mãos à Bíblia

2. Leia Mateus 22:1-8. Como essa parte da parábola se relaciona ao que vimos no capítulo anterior? Que tema idêntico aparece?

Todos os preparativos foram feitos pelo rei. Tudo que o povo tinha a fazer era aceitar o que lhes era oferecido. Porém, alguns simplesmente ignoraram o convite. Outros perseguiram os mensageiros. Nas palavras do rei, os que rejeitaram o convite “não eram dignos”. Porém, à luz da universalidade de todo o pecado humano, quem é realmente digno de ser convidado para a festa do Rei? No fim, como veremos, “dignidade” no sentido bíblico, vem do que Cristo faz por nós. Nossa dignidade não está em nós mesmos, mas no que permitimos que Deus faça por nós e em nós.

Malou Escasa – Baler, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial