sábado, 30 de outubro de 2010

Abigail - Resumo Semanal - 30/10/2010 a 30/10/2010

ABIGAIL, SENHORA DAS CIRCUNSTÂNCIAS
Resumo Semanal - 24/10/2010 a 30/10/2010

Ivanaudo Barbosa

Objetivo deste estudo: Mostrar que uma pessoa sábia, prudente, humilde e corajosa, pode mudar o rumo da história.

Verdade central: A mulher que mudou o rumo da história.

Introdução

Abigail, a pérola do Carmelo
O nome Abigail tem no hebraico o significado de “Fonte de alegria”, ou “Alegria de seu pai”. A Enciclopédia Judaica diz que “Abigail foi uma das mulheres mais notáveis na história judaica. Ela foi uma das quatro grandes belezas, as outras três são Sara, Raabe, e Ester” (Enciclopédia Judaica, Charles, Foster, Meg. 15 a). A Bíblia afirma que “a mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”(Pv 14:1). E mais: “No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos insensatos vem a lume” (Pv 14:33). Abigail aparece como uma mulher de destaque por ter muitas características e tão diversificadas como: “inteligente, bonita, pacificadora, corajosa, paciente, sábia, ponderada, humilde, bondosa, dotada de muito tato, generosa e com destaque de sua fé em Deus”. É claro que não há espaço neste comentário para falar de todas as qualidades dessa extraordinária mulher. Mas vamos comentar algumas. Da vida de Abigail, ao juntar todas estas peças, cheguei à conclusão de que Abigail mudou o rumo da história de Davi. E se isso aconteceu, ela mudou o rumo da história da humanidade, porque de Davi nasceu o Messias, o Salvador do mundo. Vejamos alguns desses traços a seguir.

I. Abigail, uma mulher disposta a ouvir

Davi estava acuado no deserto. Perseguido por Saul, sem casa, sem direito a uma vida familiar plena e, sem dúvida, vivendo com escassez de alimento. Mesmo nessa vida de sofrimento, ele foi capaz de respeitar a propriedade alheia e ainda dedicar tempo para proteger os rebanhos e os pastores de Nabal.

Sabendo que Nabal estava tosquiando as ovelhas, fazendo festa e se alegrando, viu nesse quadro uma oportunidade para pedir uma recompensa pelos seus esforços e pelo trabalho de ter protegido seus bens. Enviou seus servos com uma saudação amável e acrescentou: “Dê-me qualquer coisa que alcançar sua mão.”

Entretanto, recebeu como resposta um tratamento desprezível. Nabal o comparou a servo fugitivo. Perguntou em tom zombeteiro: Quem é Davi? Suas palavras refletem insultos e humilhação. Para ele, Davi não valia nada, não era ninguém. Era um insignificante querendo ser alguém. Mas ele bem que conhecia Davi. Com certeza, conhecia sua história como guerreiro e defensor de Israel. Ellen White diz que “quando os moços voltaram com as mãos vazias, e relataram o acontecido a Davi, ele ficou cheio de indignação... Essa reação impetuosa estava mais em harmonia com o caráter de Saul do que com o de Davi, o filho de Jessé. Porém, Davi tinha ainda que aprender lições de paciência na escola da aflição” (Patriarcas e Profetas, p. 715).

Então, entra em cena esta mulher extraordinária – Abigail. Um de seus moços, que ouvira Nabal despachar os servos de Davi, de mãos vazias e humilhados, correu e relatou a ela tudo o que havia acontecido. Abigail estava ocupada atendendo servos e servas. Estava ocupada em seu trabalho. Mas, ao receber o aviso de que Davi iria atacar sua casa, ela ouviu atentamente o portador da terrível notícia (1Sm 25:14-17), pois ela era uma boa ouvinte. Ela parou para ouvir. Os servos de Nabal reconheceram que seu senhor era “um homem tão mau que ninguém [conse-guia] conversar com ele” (1Sm 25:17, NVI). Então, procuraram alguém que os ouvisse – Abigail. Esse ato de Abigail em ter parado para ouvir mudou o curso da história.


II. Abigail, mulher de ação

Ellen White diz que “Abigail viu que algo devia ser feito para evitar o resultado da falta de Nabal”. Pronta estava ela para ouvir, disposta estava ela para agir. “Ela fez mais que ouvir; ela agiu.” Enquanto Nabal, o tolo, estava ocupado com bebidas, comidas e festejos, essa valente mulher saiu para enfrentar um exército irado. “Então, Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.” Isso é ação.

E então, Abigail se encontrou com Davi. Veja como ela aliou a ação à sabedoria. Ellen White diz que “Abigail se dirigiu a Davi com tanta reverência como se falasse a um rei coroado. Nabal tinha escarnecedoramente exclamado: "Quem é Davi?" (1Sm 25:10), mas Abigail o chamou de “senhor meu”(Patriarcas e Profetas, p. 715). Ali estava um contraste: O homem que deveria ser o rei de Israel, numa atitude precipitada, precisando aprender a governar primeiramente a si mesmo. Alguém poderia perguntar: “Como Davi poderia governar sobre Israel se não podia reinar sobre si mesmo?” Ele tinha que aprender a ser um homem de Deus. É aqui que entra Abigail. Uma mulher de ações racionais, que aprendeu a lidar com um esposo denominado “Filho de Belial”. Tinha anos de experiência como esposa de Nabal. Ellen White declara que “Abigail tinha sabedoria para reprovar e aconselhar. A paixão de Davi se esvaiu sob o poder de sua influência e raciocínio” (Patriarcas e Profetas, p. 717).

Medite com sua classe:
1- Emerson disse: “Seus atos falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você está dizendo.” E o autor da lição escreveu: “Nossos atos confirmam ou contradizem o que dizemos.” O que isso diz sobre nossa vida como cristãos?

III. Abigail, a intercessora

As palavras de Abigail a Davi expressam a nobre e exaltada virtude da intercessão. O autor da lição reconhece que “a melhor forma de intercessão é a oração intercessora.” E acrescenta: “A intercessão é marcada por um denominador comum: aquele que intercede deve se identificar muito de perto com aquele por quem está intercedendo, quer o intercessor obtenha proveito na transação, quer não.” Foi exatamente isso que aconteceu. Abigail, não tinha culpa de nada. Ela não estava envolvida no processo de desprezo e recusa de atender Davi e seus servos. Mas, ao interceder, ela tomou para si a falha do seu esposo, e pediu perdão.

Por certo, Abigail conhecia Deuteronômio 32:35 que diz: “A mim pertence a vingança e a retribuição” (NVI). Isso foi escrito em 1.400 aC, cerca de 500 anos antes de Abigail. Mas, certamente ela conhecia muito bem essa passagem. Ellen White retrata o quadro com estas palavras: “‘Agora, pois, meu senhor, vive o Senhor, e vive a tua alma, que o Senhor te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse...’ E ainda pleiteou como se ela mesma fora quem tivesse provocado o ressentimento do chefe” (Patriarcas e Profetas, p. 716).Ellen White acrescenta que“Abigail intercedeu com eloquência e com sucesso diante de Davi”(Manuscript Releases, v. 21, p. 214).

Em 2001 foi apresentado o resultado de um estudo feito na Coreia do Sul com 219 mulheres com idades entre 26 e 46 anos. A pesquisa mostra o resultado positivo da oração intercessora em favor dessas mulheres que foram fertilizadas in vitro e na transferência de embriões. Os nomes dessas mulheres foram entregues a grupos de oração intercessora. As mulheres não sabiam do fato e nem os que oravam conheciam as mulheres (Jornal Médico de 1998).

Resultados:


Passaram por tratamento de fertilização

219
mulheres

Idade: 26-46

Sucesso obtido: 50%

Resultado Normal na Coreia: 26%

Receberam implantação de embrião no útero

219
mulheres

Idade: 26-46

Sucesso obtido: 16.3%

Resultado normal na Coreia: 8%



Veja no quadro acima o resultado da ORAÇÃO INTERCESSORA. Agora, anime seu aluno e você mesmo a começar a orar por alguém.


IV. Abigail, mulher corajosa

Você acha que foi fácil para Abigail ter feito o que ela fez? Dentre suas nobres qualidades, a coragem era o resultado de conservar seu “senso de valor próprio”. Urgentemente, passou a tomar as providências necessárias a fim de evitar o ataque, pois era uma mulher destemida (1Sm 25;18, 23, 42).

Você pode imaginar a coragem dessa mulher? Ela, com uns jumentos carregados de alimentos e alguns servos, indo enfrentar 400 homens armados e zangados! Observe que Abigail não disse nada ao seu esposo. Ela foi corajosa e, ao mesmo tempo, sensível ao que seus criados lhe falaram e resolveu agir por conta própria. Ellen White deixa bem claro que Abigail conhecia Davi. Conhecia suas lutas em favor do seu povo. Por isso, ela faz um comparativo sensato entre a guerra que Davi estava prestes a começar contra sua casa e as guerras que ele devia travar pelo Senhor. Veja as palavras dela nos escritos de Ellen White: “...porque meu senhor guerreia as guerras do Senhor, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias” (1Sm 25:26-28). Abigail apresentou por inferência a conduta que Davi deveria adotar. Ele faria as guerras do Senhor. “Não deveria procurar vingança de ofensas pessoais, embora estivesse sendo perseguido como um traidor” (Patriarcas e Profetas, p. 716). Resultado: “...Davi tremeu ao pensar quais poderiam ser as consequências de seu intuito precipitado” (Patriarcas e Profetas, p. 717).

Com estas palavras,Abigail foi capaz de promover nobreza em Davi. O autor da lição afirma que a observação de Abigail: “não se ache mal” em Davi (1Sm 25:28) era tanto uma declaração como uma advertência para que Davi não se desqualificasse para o grande ofício para o qual havia sido ungido – o de ser rei. Para que ele não carregasse um peso em sua consciência quando chegasse ao trono de Israel, por ter se vingado com suas próprias mãos. A coragem de Abigail fez Davi refletir e mudar de ideia.

Medite com sua classe:
Se Abigail pôde usar palavras calmas e acertadas para aplacar a ira de Davi, qual seria o resultado dessa técnica se fosse usada em nossos relacionamentos? Peça sugestões aos seus alunos.

Conclusão: A história que restou...

À semelhança da história de Jônatas, o que seria natural esperar neste final de história? O natural seria ver Abigail sendo a esposa do rei Davi, cuidando dos filhos, sendo uma rainha influente no reino por sua inteligência e sabedoria, etc. Mas, a história termina em silêncio… Tudo o que sabemos além disso é que ela teve um filho chamado Daniel (1Cr 3:1) ou Quileabe (2Sm 3:3), que era o segundo na linha do trono em ordem de nascimento. Porém, tanto Abigail como seu filho desaparecem da cena depois do incidente de Ziclague. Essa mulher de caráter firme, bonita, inteligente, corajosa, sensível, boa ouvinte e líder, apareceu no cenário para mudar a história. As circunstâncias não lhe eram favoráveis. Mas ela não se deixou vencer. Isso nos ensina que quase nada é impossível quando uma mulher está determinada a fazer a coisa certa. Ore a Deus agradecendo o legado de Abigail. E não se esqueça de orar por sua esposa, suas filhas e sua mãe. Talvez você esteja vivendo com uma Abigail e ainda não descobriu… Seja grato a Deus pela esposa sábia e prudente que tem ajudado você, seus filhos e sua Igreja…


Ivanaudo Barbosa Oliveira, nascido em Jacobina/BA e casado com Magali Barbosa de Oliveira, tem dois filhos: Audrey e Edrey. Na União Sul-Brasileira foi pastor distrital, departamental, secretário, presidente de associação e secretário da União. Em 2004, passou a ser Secretário e Ministerial da União Nordeste-Brasileira, onde atua até o presente.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Abigail - 29/10/2010 a 30/10/2010

Sexta, 29 de outubro

Opinião
Mulher sensata

Abigail representa todas as pessoas que não deixam que as circunstâncias difíceis as derrubem. Abigail era uma mulher sensata. Primeiro, ela ouviu o que os servos tinham a lhe dizer sobre Nabal e os homens de Davi. Ela respondeu com ação imediata, pois sabia que não havia tempo a perder. Algo tinha de ser feito, ou pessoas inocentes morreriam.

Ela foi organizada e minuciosa na escolha dos suprimentos que levou a Davi. E fez tudo em tempo recorde. Deu instruções a seus servos sobre o que precisava ser feito e como fazê-lo. Eles seguiram as instruções dela cuidadosamente. Como resultado, ela conseguiu alcançar Davi antes que ele chegasse a Nabal. Davi pôde ver que mulher inteligente e sábia ela era. Deu ouvidos ao que ela disse e se arrependeu de seus atos.

Quando Abigail voltou para casa após o encontro com Davi, decidiu esperar até a manhã seguinte para contar a Nabal o que havia acontecido. Essa foi uma jogada inteligente de sua parte. Nabal tinha estado festejando e bebendo, e ela sabia que ele não estava em seu são juízo. Talvez ele não tivesse compreendido a seriedade do ato que praticara se ela tivesse lhe contado naquela noite o que havia feito. Talvez Nabal tivesse se manifestado daquela maneira por estar embriagado, ou com raiva. Portanto, ela esperou até a manhã seguinte, quando ele estava sóbrio. Ela desejava ter certeza de que ele estivesse plenamente ciente do impacto de sua tolice – de que ele poderia ter perdido tudo, inclusive a vida.

Abigail também compreendia que Deus retribuiria a todos os inimigos de Davi, inclusive Nabal, e foi sábia em pedir a Davi que se lembrasse dela (1Sm 25:31). Após a morte de Nabal, Davi realmente se lembrou de Abigail e a tomou como esposa.

Podemos ver, na história de Abigail, como Deus cuida de Seu povo. No fim, o Senhor vingou Davi da atitude e comportamento ingratos de Nabal. Também libertou Abigail dos laços de um marido mesquinho e tolo.

Mãos à obra

1. Inicie um diário de oração intercessória. Anote tanto as pessoas pelas quais você está orando, quanto as respostas às suas orações. Como o orar por outras pessoas ajuda você espiritualmente? Por que precisamos interceder por outros, se eles têm a liberdade de fazer suas próprias escolhas?

2. Crie um cartaz com o nome Abigail como seu enfoque. Decore-o com itens que representem as características que Abigail exibiu em sua vida. Crie um segundo cartaz usando seu nome e as características que você exibe.

3. Quão facilmente as pessoas podem ser mal compreendidas? Por que reagimos tão rápida e negativamente quando achamos que alguém nos tratou mal? Como cristãos, qual deve ser nossa reação para com aqueles que nos maltratam?

Kayla D. Beard | Silver Spring, EUA

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Abigail - 28/10/2010 a 30/10/2010

Quinta, 28 de outubro

Aplicação
Enfrentando dificuldades


Circunstâncias difíceis podem ser desanimadoras e deprimentes, mesmo para o mais forte cristão. Elas podem levar você a fazer uma dessas duas coisas: (1) apegar-se ao Senhor enquanto luta em oração em busca de uma solução para o seu problema, ou (2) afundar-se cada vez mais no desespero.

A situação de José parecia sem esperança. Podemos só imaginar como ele deve ter-se sentido depois que seus irmãos o venderam para a escravidão. Ele deve ter ficado com o coração partido, sem saber o que o aguardava à frente ou se jamais veria seu pai de novo. Mas decidiu que confiaria no Senhor, e seria obediente a tudo que seu pai lhe ensinara.

Há também Ester e Daniel. Cada um deles decidiu ser obediente ao seu Deus, mesmo em face da morte. Sua fé os ajudou a se sobreporem às suas cruéis circunstâncias; e o Senhor honrou essa fé.

Abigail também foi uma mulher de fé. Não teve medo de tomar uma atitude que salvou vidas inocentes, embora talvez tivesse de enfrentar a ira do marido mais tarde. Como resultado de suas ações rápidas e corajosas, conseguiu impedir Davi de fazer algo do qual teria se arrependido. Não permitiu que sua situação afetasse sua fé ou mudasse seu modo de ser. Ela era uma mulher que podia ser usada por Deus, e foi guiada pelo Espírito para falar a Davi.

Jesus é nosso exemplo perfeito. Veio à Terra para nos salvar de nossos pecados. Era pobre e rejeitado, um homem de dores, ferido e moído por nossas transgressões (Isaías 53). Contudo, ergueu-Se acima de Suas circunstâncias para realizar o que veio fazer. Quaisquer que possam ser suas circunstâncias, lembre-se de Jesus e dos muitos outros homens e mulheres fiéis da Bíblia. Veja alguns outros conselhos que ajudarão você a se sobrepor a suas circunstâncias:

Confie no Senhor (Sl 52:8). Ele conhece sua situação e tem uma solução.

Ore sem cessar (1Ts 5:17, 18). Não desista até que Deus o abençoe e lhe mostre o caminho a tomar.

Obedeça (Jr 7:23). Decida que, não importa o que aconteça, você será obediente a Deus e à Sua Palavra.

Vá onde quer que Ele guie (Mt 16:24-26). Ele nunca deixará nem desamparará você.

Mãos à Bíblia


Ao contrário de muitos de nós, Davi aceitou a crítica construtiva e percebeu nas palavras da Abigail a direção de Deus, evitando que ele causasse um banho de sangue. Na manhã seguinte, ao ser informado do que ocorrera, Nabal ficou aterrorizado. Provavelmente, tenha sofrido um ataque cardíaco e morreu dez dias depois. Davi não se esqueceu de Abigail e enviou homens com uma proposta de casamento.

8. No contexto do estudo desta semana, o que as últimas palavras de Abigail registradas na Bíblia nos dizem sobre ela? Que outros exemplos bíblicos expõem o mesmo princípio em ação? 1Sm 25:41

Sarah Stewart | Silver Spring, EUA

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Abigail - 27/10/2010 a 30/10/2010

Quarta, 27 de outubro

Evidência
Contexto histórico


“Após a rejeição de Saul, Samuel foi chamado para selecionar e treinar um homem segundo o coração de Deus (1Sm 13:14), alguém que não se colocasse acima da lei, mas que obedecesse a Deus. O treinamento de Davi, como o de Cristo, ocorreu na presença de ciúmes e ódio. Embora às vezes Davi caísse em transgressão da lei que ele reverenciava e advogava, sempre humilhava o coração diante dessa lei que ele considerava suprema”.1

Quando Samuel morreu, Davi “chorou-o tão sentida e ternamente como um filho fiel o poderia fazer por um pai dedicado. ... Enquanto a atenção de Saul estava ocupada em lamentação pela morte de Samuel, Davi aproveitou o ensejo para procurar um lugar de maior segurança; assim, fugiu para o deserto de Parã” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 664).

O deserto de Parã é um “deserto que se estende do sul de Judá para o sul, em direção ao Sinai. ... Uma vez que as tribos que habitavam essa região eram de natureza predatória, Davi encontraria uma recepção muito fria ao fugir para Parã, e sem dúvida reconheceu seu erro. Essa recepção... fez Davi sentir a necessidade de definida ajuda do alto”.2

Nabal morava em Maom com sua esposa Abigail. Suas ovelhas estavam no Carmelo. “Durante sua estada no deserto de Zife e Maom, antes da mudança para En-Gedi, Davi e seus homens haviam se familiarizado com os pastores de Nabal e haviam deixado uma impressão muito favorável. Por morar perto do deserto, Nabal estava constantemente exposto a bandos de saqueadores”.3

Davi enviou homens a solicitar provisões para os homens de Nabal. “Ele havia preservado os rebanhos de Nabal sem nenhuma despesa para o proprietário destas. Os donos de ovelhas normalmente ficavam felizes em recompensar os que os ajudavam a não ter perdas. A solicitação de suprimentos por parte de Davi era legítima e estava em harmonia com os costumes da época”.4

1. The SDA Bible Commentary, v. 2, p. 449.
2. Ibid., v. 2, p. 573.
3. Ibid., p. 573, 574.
4. Ibid., p. 574.


Mãos à Bíblia

7. Abigail foi muito franca a respeito do marido. O que isso revela sobre ela? Como este fato torna ainda mais notável sua intercessão? 1Sm 25:25, 26

Abigail manteve sua integridade pessoal. Ela não mentiu em favor de Nabal. Frequentemente, aqueles que se encontram em um relacionamento abusivo começam a se sentir responsáveis pelas ações do abusador e se sentem culpados. Abigail não fez assim. Ela manteve um forte senso de valor próprio.

Patience Barnes | Mt. Pleasant, EUA

Marcadores: , , ,

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Abigail - 26/10/2010 a 30/10/2010

Terça, 26 de outubro

Testemunho
Uma mulher de paz


“‘Todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso’, recorreu a Davi, ‘e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.’ 1 Sam. 22:2. Ali tinha Davi um pequeno reino, que lhe era próprio, e neste prevaleciam a ordem e a disciplina. Mas, mesmo em seu retiro nas montanhas, estava longe de se sentir livre de perigo; pois que recebia prova contínua de que o rei não havia abandonado seus propósitos homicidas” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 658).

“Com seu grupo de fugitivos estava a adquirir preparo para assumir a obra que Saul, por causa de sua paixão assassina e cega indiscrição, estava se tornando inteiramente inapto a fazer” (Ibid.)

“Davi e seus homens tinham sido como uma muralha protetora aos pastores e rebanhos de Nabal; e agora pedia-se àquele homem rico que fornecesse de sua abundância algum recurso à necessidade daqueles que lhe haviam prestado tão valioso serviço. Davi e seus homens poderiam ter-se servido dos rebanhos e gado; mas não o fizeram. Portaram-se honestamente. Sua bondade, entretanto, nada valera junto a Nabal. A resposta que este enviou a Davi indicava o seu caráter: ‘Quem é Davi, e quem o filho de Jessé? muitos servos há hoje, e cada um foge a seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?’ 1 Sam. 25:10 e 11. ...

“Nada tendo de ostentação ou orgulho, antes cheia da sabedoria e amor de Deus, Abigail revelou a força de sua devoção para com sua casa, e esclareceu a Davi que o procedimento indelicado de seu marido de nenhuma maneira fora premeditado contra ele como uma afronta pessoal, mas que simplesmente tinha sido a explosão de uma natureza infeliz e egoísta. ...

“Abigail não tomou para si o crédito deste raciocínio a fim de demover a Davi de seu precipitado propósito, mas deu a Deus a honra e o louvor. Ofereceu então sua rica provisão como oferta pacífica aos homens de Davi” (Idem, p. 665, 666).

Mãos à Bíblia

5. Leia cuidadosamente o discurso de Abigail em 1 Samuel 25:23-31. Contraste com a resposta de Nabal (v. 10, 11). Qual é a diferença entre as duas?

6. Como foram as palavras de Abigail a Davi? O que ela tentava fazer? Êx 32:32; Et 7:2-4; Is 53:12; Dn 9:15-19; Rm 8:34

Abigail poderia ter visto a ameaça à vida de Nabal como um meio de se livrar de seu marido tolo e recuperar a liberdade. Em vez disso, escolheu se identificar com ele e implorar por sua vida indigna. Aquele que intercede deve estar disposto a pôr de lado seus próprios interesses e pedir o que seja melhor para a outra pessoa.

Ann Stewart | Silver Spring, EUA

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Abigail - 25/10/2010 a 30/10/2010

Segunda, 25 de outubro

Exposição
Sabedoria ou loucura


Tão diferentes como a noite e o dia (1 Samuel 25). A personagem pouco conhecida desta semana é Abigail. Sua história se encontra em 1 Samuel 25. Ela era uma mulher “inteligente”, mas Nabal era “mau e grosseiro” (verso 3). Na verdade, é-nos dito que seu nome significa “tolo” ou “tolice”. Vamos examinar outras diferenças entre essas duas pessoas:

1. Nabal era apressado em suas palavras e muitas vezes dizia coisas erradas. Abigail era cuidadosa no que dizia, falando palavras de sabedoria. Jesus diz em Mateus 15:11 que “O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’.” O que está no coração, mais cedo ou mais tarde, virá à luz em palavras ou atos. A tolice do coração de Nabal era vista tanto em suas palavras como em seus atos. Por outro lado, Abigail tinha um coração sensato. Era respeitosa, compassiva e grata, e foi abençoada por suas palavras e atos.

2. Nabal recusou a solicitação de Davi por ajuda. Esta foi uma decisão descuidada e tola. Abigail foi sábia em decidir ir rapidamente a Davi e suplicar seu perdão, levando-lhe os suprimentos de que ele e seus homens precisavam.

O descuido de Nabal colocou muitas vidas em perigo. Muitas vezes, as escolhas que fazemos afetam a outros, mesmo que não seja nossa intenção fazê-lo. A escolha de Abigail a levou a intervir em favor de outros. Ela pensava não somente em si, mas no bem-estar de outras pessoas que não mereciam ser punidas. Em Daniel 9:15-19, Daniel orou por seu povo, que estava cativo na Babilônia por muitos anos. Ele orou para que a ira de Deus se desviasse deles e para que eles fossem finalmente libertados e pudessem voltar livremente para sua terra. Tiago 5:6 diz que “a oração de um justo é poderosa e eficaz”. A oração intercessória é uma das formas em que podemos intervir a favor de alguém; e talvez nossas orações levem à salvação dessa pessoa.

3. Nabal tinha um coração egoísta e ingrato. Abigail tinha um coração generoso e grato. “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (2Co 9:7).

4. Nabal não tinha nenhum respeito por Davi – um homem escolhido por Deus para ser o governante de Israel. Ele era arrogante, e sua tolice o levou à morte. Abigail reconhecia que Davi era um homem de Deus, o escolhido pelo Senhor para ser o próximo governante de Israel. Ela logo foi tirada de suas terríveis circunstâncias e se tornou a esposa do rei Davi. Leia Mateus 23:12 e Ezequiel 21:26.

Sabedoria versus tolice (1Sm 25:3; Sl 111:10; Ec 7:25). Vamos olhar um pouco mais de perto para o significado dessas palavras de sabedoria e a tolice (ou loucura) em relação à nossa história. Os sinônimos para as palavras “tolice” ou loucura são insensatez e estupidez. Como vimos anteriormente, o nome Nabal significa “tolo”. Também significa “ímpio”. Suas palavras e comportamento tolos eram evidências de sua impiedade. Leia 1 Samuel 25:3.

Salomão procurou entender por que as pessoas fazem o que fazem. Ele escreveu: “Dediquei-me a aprender, a investigar, a buscar a sabedoria e a razão de ser das coisas, para compreender a insensatez da impiedade e a loucura da insensatez.” (Ec 7:25). Ele reconheceu que aqueles que são verdadeiramente sábios são os que temem e obedecem a Deus (leia Provérbios 9:10). Nabal era uma pessoa ímpia e um tolo, porque não temia a Deus.

Abigail é chamada uma mulher “inteligente” (1Sm 25:3). Essa palavra vem do hebraico sekel, que significa “inteligência”, “discrição”, “conhecimento”, “prudência”, “bom senso”, “compreensão”, “sabedoria”. Abigail era sábia porque temia a Deus e compreendia Seu poder. Ela sabia que um dia Ele exaltaria Davi e o vingaria de todos os seus inimigos. Foi sua reverência por Deus que a capacitou a seguir a direção do Espírito Santo e a ir ao encontro de Davi. Leia 1 Samuel 25:32. Se, como cristãos, devemos fazer escolhas sábias – escolhas para fazer o bem, fazer o que é correto e obedecer à Palavra de Deus – então nós também precisamos seguir o exemplo de Abigail e temer a Deus. Porque “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Sl 111:10).

Mãos à Bíblia


3. Leia 1 Samuel 25. Qual é a essência da história de Abigail? Que lições podem ser imediatamente tiradas dela? Que perguntas permanecem?

Depois de receber o relatório do servo, Abigail agiu. Preparou: passas, figos, ovelhas prontas para ser cozidas, cereais tostados, pão e vinho. Ela não enviou simplesmente seus presentes e esperou para ver o que acontecia. Assumiu a responsabilidade e saiu a caminho para encontrar Davi. Apesar de ser casada com um homem dominador e precipitado, não permitia que ele esmagasse seu espírito. Não se permitia ser uma vítima. Ainda mantinha seu senso de valor próprio e estava pronta a arriscar a vida a fim de proteger sua casa.

4. Que ensinam os versos a seguir sobre o significado de nossas ações? Mt 7:21; 25:31-46; Tg 2:14-17

Nossos atos confirmam ou contradizem o que dizemos. Os atos de Abigail, Davi e Nabal dizem muito sobre o espírito que motivava seus atos.

Tresa Beard | Silver Spring, EUA

Marcadores: , , ,

domingo, 24 de outubro de 2010

Abigail - 24/10/2010 a 30/10/2010

ABIGAIL


“A sabedoria repousa no coração dos que têm discernimento, e mesmo entre os tolos ela se deixa conhecer.” (Pv 14:33).

Prévia da semana: Abigail foi um exemplo de mulher sensata que soube agir em momentos de crise. Em contraste seu marido, Nabal, agiu como um louco, assim como muitos fazem hoje.

Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, p. 664–668.

Domingo, 24 de outubro

Introdução
Abigail


Quão bem você lida com situações difíceis: conviver com um colega de trabalho irritante ou com um namorado(a) teimoso(a), a perda de emprego, do lar, ou mesmo de um ente querido? É muito fácil dizer às pessoas o que você acha – ou “cair fora”. Pode ser até mais fácil desistir de Deus quando as coisas não vão bem. Às vezes nos vemos em situações difíceis sobre as quais não temos nenhum controle e nas quais não pedimos para estar. Oramos e desejamos que as coisas melhorem. Mas simplesmente parece que Deus não nos ouve. Às vezes Ele está preparando alguma coisa para nós, e, dependendo de como lidamos com a situação, Ele pode nos usar para realizar grandes coisas.

Muito provavelmente Abigail não teve o luxo de escolher seu marido, Nabal. E, infelizmente, ele era “mau e grosseiro” (1Sm 25:3). Mas, em meio a suas lutas, das quais ninguém sabia, ela mostrava paciência. Diante da ameaça de destruição por Davi e seu exército, por causa da loucura de seu marido, ela colocou sua própria vida em jogo: pediu que o pecado de Nabal fosse colocado sobre ela.

Quantas vezes levamos os pecados de outros? Ela poderia ter permitido que Nabal colhesse os resultados de seus próprios atos, e simplesmente ter pedido a Davi que a perdoasse, bem como ao resto de sua casa. Mas, em vez disso, fez o que era honroso. E Deus a abençoou por isso. Não só lhe poupou a vida e a vida dos da casa de Nabal, mas lidou com seu marido mau no devido tempo.

“A Mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles” (Dt 32:35).

Aprendamos algumas lições da história de Abigail. Primeira, Deus conhece nosso coração e sempre ouve nosso clamor. Ele sabe como nos sentimos no coração. Segunda, Ele permite que passemos por provas a fim de realizar Sua vontade em nossa vida, ou na vida de outros, e está sempre trabalhando para o bem daqueles que O amam. Terceiro, quando as pessoas fizerem o mal contra você, continue a fazer o bem de qualquer forma, a ser amável e recue, permitindo que Deus lide com elas. Deus é justo. Talvez Ele não lide com uma situação da maneira como desejamos ou esperamos, mas lidará com ela. E, o mais importante, Ele lidará com os outros da maneira como você deseja que Ele lide com você. Ele está tentando salvar a todos nós.

Mãos à Bíblia

1. Como as Escrituras destacam a necessidade de ouvir? Is 28:23; Mt 15:10; Tg 1:19

2. Por que Davi ficou tão ofendido pela resposta de Nabal? O que Davi entendeu? 1Sm 25:1-11

Larie S. Gray | Silver Spring, EUA

Marcadores: , , ,