domingo, 24 de outubro de 2010

Abigail - 24/10/2010 a 30/10/2010

ABIGAIL


“A sabedoria repousa no coração dos que têm discernimento, e mesmo entre os tolos ela se deixa conhecer.” (Pv 14:33).

Prévia da semana: Abigail foi um exemplo de mulher sensata que soube agir em momentos de crise. Em contraste seu marido, Nabal, agiu como um louco, assim como muitos fazem hoje.

Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, p. 664–668.

Domingo, 24 de outubro

Introdução
Abigail


Quão bem você lida com situações difíceis: conviver com um colega de trabalho irritante ou com um namorado(a) teimoso(a), a perda de emprego, do lar, ou mesmo de um ente querido? É muito fácil dizer às pessoas o que você acha – ou “cair fora”. Pode ser até mais fácil desistir de Deus quando as coisas não vão bem. Às vezes nos vemos em situações difíceis sobre as quais não temos nenhum controle e nas quais não pedimos para estar. Oramos e desejamos que as coisas melhorem. Mas simplesmente parece que Deus não nos ouve. Às vezes Ele está preparando alguma coisa para nós, e, dependendo de como lidamos com a situação, Ele pode nos usar para realizar grandes coisas.

Muito provavelmente Abigail não teve o luxo de escolher seu marido, Nabal. E, infelizmente, ele era “mau e grosseiro” (1Sm 25:3). Mas, em meio a suas lutas, das quais ninguém sabia, ela mostrava paciência. Diante da ameaça de destruição por Davi e seu exército, por causa da loucura de seu marido, ela colocou sua própria vida em jogo: pediu que o pecado de Nabal fosse colocado sobre ela.

Quantas vezes levamos os pecados de outros? Ela poderia ter permitido que Nabal colhesse os resultados de seus próprios atos, e simplesmente ter pedido a Davi que a perdoasse, bem como ao resto de sua casa. Mas, em vez disso, fez o que era honroso. E Deus a abençoou por isso. Não só lhe poupou a vida e a vida dos da casa de Nabal, mas lidou com seu marido mau no devido tempo.

“A Mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles” (Dt 32:35).

Aprendamos algumas lições da história de Abigail. Primeira, Deus conhece nosso coração e sempre ouve nosso clamor. Ele sabe como nos sentimos no coração. Segunda, Ele permite que passemos por provas a fim de realizar Sua vontade em nossa vida, ou na vida de outros, e está sempre trabalhando para o bem daqueles que O amam. Terceiro, quando as pessoas fizerem o mal contra você, continue a fazer o bem de qualquer forma, a ser amável e recue, permitindo que Deus lide com elas. Deus é justo. Talvez Ele não lide com uma situação da maneira como desejamos ou esperamos, mas lidará com ela. E, o mais importante, Ele lidará com os outros da maneira como você deseja que Ele lide com você. Ele está tentando salvar a todos nós.

Mãos à Bíblia

1. Como as Escrituras destacam a necessidade de ouvir? Is 28:23; Mt 15:10; Tg 1:19

2. Por que Davi ficou tão ofendido pela resposta de Nabal? O que Davi entendeu? 1Sm 25:1-11

Larie S. Gray | Silver Spring, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial