Jônatas - 21/10/2010 a 23/10/2010
Quinta, 21 de outubro
Aplicação
Jesus em Jônatas
Em sua vida, Jônatas mostrou o que é uma verdadeira amizade, unida por Deus. A fim de criamos uma amizade uns com os outros que seja centralizada em Cristo e reflita as características que Jesus exemplificou em sua vida, precisamos:
Deixar de lado a posição. 1 Samuel 18:1-4 repete a ideia de que Jônatas amava Davi como a si mesmo. Isto levou a uma aliança entre eles. Porém, mais do que isso, levou Jônatas a dar a Davi seu manto, sua espada, arco e cinturão. Jônatas era o legítimo sucessor ao trono de seu pai, mas ao dar seu manto e armas a Davi, indicou simbolicamente que estava disposto a renunciar a esse direito para que Davi fosse coroado. Jesus teve de deixar Sua posição à mão direita de Deus para que pudéssemos ser elevados a cidadãos do reino de Deus.
Interceder uns pelos outros. Vemos um lado diferente da amizade de Jônatas em 1 Samuel 19:1-6. Saul está novamente tramando a morte de Davi, mas Jônatas vem em auxílio de Davi, intercedendo por ele e suplicando que sua vida fosse poupada. Mesmo em Seu ministério terrestre vemos a intercessão de Jesus por outros, e hoje Ele intercede por nós no Céu.
Encorajar os que estão no deserto. Havendo escapado para o deserto de Zife, Davi fica sabendo que Saul ainda o está procurando para matá-lo. Você já se sentiu como se estivesse passando por uma experiência de deserto? Que Deus está em silêncio e as provações nesta vida parecem grandes demais para serem suportadas? O quadro que temos em 1 Samuel 23:15-18 é o de Jônatas indo ao deserto para encontrar e encorajar Davi. Que belo quadro temos aqui de Cristo e do encorajamento que Ele nos dá através do Espírito Santo em tempos de provação.
Como Jônatas, devemos lembrar aos que estão no deserto o caráter fiel de Deus em cumprir as promessas que Ele nos fez através de Sua Palavra. Jônatas intercedeu por seu amigo, encorajou-o e renunciou a seus direitos por ele. Jesus faz todas essas coisas por nós, e somos chamados a mostrar a mesma amizade a outros que precisam de nós.
Mãos à Bíblia
7. Qual foi o fim de Jônatas? Como entender isso? 1Sm 31:1-7; 2Sm 1:5-12
Embora saibamos que o bem vencerá o mal no fim, quando Jesus voltar, a realidade é que os bons nem sempre ficam bem nesta vida e os maus nem sempre ficam mal. Muitas vezes, Deus interfere e salva miraculosamente e protege Seus filhos, mas nem sempre é assim.
8. Que personagens da Bíblia, embora tenham sido fiéis, não receberam o que mereciam? Gn 39:10-20; Jó 1:1,2, 13-21
Tamar Paul – Palmerston North, Nova Zelândia
Marcadores: 21 de outubro, Jônatas, lição escola sabatina, Quinta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial