sábado, 16 de outubro de 2010

JÔNATAS


“E Jônatas disse a seu escudeiro: ‘Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos’” (1Sm 14:6).

Prévia da semana: A amizade e o desprendimento de Jônatas são um exemplo raro de altruísmo e amor cristãos.

Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, p. 649, 652–660, 713.

Domingo, 17 de outubro

Introdução
Quem está tocando o segundo violino?

Na indústria dos filmes, já foram travados e perdidos muitos casos no tribunal sobre que nome deve ser colocado em primeiro lugar nos créditos. O que isso diz sobre a natureza humana? Batman e Robin, o Presidente e a Primeira Dama, Josué e Calebe, Paulo e Silas, Pedro e João. Quem é o principal e quem é o que apoia?

O incrível relacionamento que existia entre o filho de um rei e o futuro rei ungido tem intrigado a mente das pessoas por séculos. Enquanto um estava sendo elevado à realeza e honra, o outro era lembrado de que o trono nunca seria seu. Contudo, a amizade deles era maior. Davi e Jônatas se uniram num momento crucial de suas vidas. Eles precisavam um do outro.

Na natureza, também existem relações que trazem benefício mútuo. Para que algumas variedades de orquídeas sejam fertilizadas, uma abelha tem de entrar na flor e caminhar até o topo para obter o pólen e o néctar. Depois, ela sai por outra abertura. O pólen se gruda às patas da abelha, que poliniza outras flores. Assim, tanto as necessidades da flor quanto as da abelha são satisfeitas.

A maioria das pessoas tem apenas um – talvez dois – amigos íntimos durante sua vida toda. Contudo, na vida de toda pessoa há uma necessidade de poder partilhar pensamentos íntimos. Todos precisamos de alguém que nos conheça, com todos os nossos defeitos, mas nos ame da mesma forma.

Há quatro características de um amigo íntimo: abnegação, lealdade, aceitação incondicional e encorajamento. O egoísmo, porém, não é parte de uma verdadeira amizade. Você não pode se aproveitar de um amigo, nem pode manipulá-lo. Tem de ser uma partilha equitativa. Um amigo não abandona o outro quando as coisas ficam difíceis. Quando as coisas começam a se amontoar contra seu amigo, você está lá para apoiá-lo. Na verdade, você estará lá para encorajá-lo e animá-lo para que ele possa ser vencedor. Seu amigo pode ser ele mesmo quando está com você. Pode chorar e derramar o coração, e você irá ouvi-lo. Pode até agir como bobo, e não irão cair no seu conceito por causa disso.

Como é uma amizade íntima através dos seus olhos? Em sua amizade, um é mais dominante que o outro? Um de vocês está fazendo mais esforços para a amizade funcionar? Se sim, o outro está num papel de apoio?

Em nosso estudo esta semana, examinaremos algumas características cruciais de uma amizade incrível que pode estabelecer um padrão para sua vida, mas, o mais importante, que reflete a amizade que Jesus deseja ter com você.

Mãos à Bíblia

1. Que características da amizade são destacadas nos seguintes textos? Êx 33:11; Jó 16:20, 21; Pv 17:17; 27:9; Ec 4:10; e Jo 15:13-15


Kevin Gredig – Palmerston North, Nova Zelândia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial