quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Calebe - 07/10/2010 a 09/10/2010

Quinta, 7 de outubro

Aplicação
Esperar em Deus


Hoje, tudo parece rápido. Uma pessoa dificilmente consegue se manter atualizada diante dos últimos avanços tecnológicos. Ao mesmo tempo, a paciência parece ter desaparecido. Deus nos pediu que fôssemos pacientes e que esperássemos nEle. Vale a pena meditarmos no exemplo de Calebe, pois ele esperou em Deus. A seguir, algumas sugestões para fazer o mesmo:

Lance todas as suas preocupações sobre o Senhor (1Pe 5:7). Com coragem e confiança, entregue suas preocupações e tarefas a Ele. Ele demonstrou para Calebe que Se importava com Israel. Ele fará o mesmo por você. Enfrente seus gigantes com coragem, e você se tornará mais forte em fazer a vontade de Deus.

Aja de acordo com o que Deus espera, mesmo que signifique ir contra a maioria (Nm 13:30). À medida que você espera, ouça a voz de Deus e aja com prontidão quando O ouvir. Muitas vezes deixamos para depois. O resultado é que perdemos as muitas bênçãos que Deus tem reservadas para nós. Faça o compromisso de seguir prontamente a Sua voz.

Deixe Deus guiar você e siga-O voluntariamente (Js 14:8). Em um mundo em que muitas instruções se opõem ao caminho de Deus, fortifique sua mente com a Palavra dEle, de forma que possa conhecer Sua vontade e seguir prontamente Sua direção quando Ele chamar.

Exercite e fortaleça sua fé (Js 14:14). Calebe viveu para herdar o que Deus havia prometido, porque sua fé em Deus nunca vacilou. Ele somente pôde demonstrar tal bravura e coragem em face de oposição, montanhas de dificuldades e gigantes em seu caminho porque sua fé estava enraizada em Cristo.

Seja paciente (Sl 37:7). Esses 40 anos de vagueações no deserto devem às vezes ter parecido uma eternidade, mas a inabalável confiança de Calebe e sua entrega a Deus durante esses anos difíceis (que não ocorreram por sua culpa) foram uma forte evidência de que seu caráter era o de um filho de Deus.

Mãos à Bíblia

7. Que outra indicação temos sobre o caráter de Calebe? Jz 1:14, 15

Embora Acsa fosse sua filha, qualquer terra que ela recebesse deixaria efetivamente de pertencer à família imediata de Calebe e se tornaria parte da propriedade de seu marido. O surpreendente é que Calebe não só lhe deu o campo, mas também deu as fontes de água. Provérbios 11:25 afirma: “O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá”.

8. Que implicações essa história tem para nossa vida espiritual, por exemplo, na área do perdão? Mt 6:15; 18:21-35

Helyne Frederick – Mount Rose, Índias Ocidentais

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial